• Nenhum resultado encontrado

As Atividades do GPEB e a formação de pesquisadores em Epistemologia da Biologia

CAPÍTULO 6 ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS DADOS

6.1.1. As Atividades do GPEB e a formação de pesquisadores em Epistemologia da Biologia

Neste item é apresentada discussão sobre as concepções dos participantes sobre as atividades do GPEB, o perfil dos sujeitos como pesquisadores e alguns assuntos relacionados às discussões que emergiram no debate do grupo, mas, que não eram objetos de análise desta pesquisa.

6.1.1.1 Considerações sobre o grupo

A proposta de grupos de estudos e pesquisas que priorizem atividades de contextualização e interdisciplinaridade nos currículo de cursos de graduação em Ciências Biológicas ainda é recente e são pouco encontradas nas universidades. Compreende-se que o GPEB possibilitou aos alunos de um curso de graduação uma situação de ensino diferente em relação às atividades existentes em seu currículo. Já nas atividades iniciais os sujeitos relataram que era a primeira vez que entravam em contato com discussões epistemológicas.

Ao longo das atividades do GPEB emergiram críticas por parte dos sujeitos em relação à estrutura curricular do curso de graduação, como a falta de discussões epistemológicas (síntese XI) e a fragmentação do conhecimento (síntese XIII). Estas

considerações corroboram com as ideias apresentadas no início deste trabalho sobre o papel do conhecimento biológico para a formação do pesquisador, uma contribuição que possibilita ao pesquisador ou professor refletir sobre seu conhecimento, questioná-lo, refletir sobre sua prática e modifica-la.

Ao possibilitar que os sujeitos da pesquisa fossem envolvidos em atividades de pesquisa e de discussões sobre o conhecimento biológico pode-se observar como a concepção de ciência dos participantes modificou-se. Nas entrevistas, os alunos afirmaram que a forma ativa como as atividades do grupo eram feitas e como a participação efetiva nas discussões fez com que os sujeitos compreendessem que o conhecimento científico não é dogmático nem verdadeiro, e que os próprios alunos estavam inseridos e atuando em um meio científico. Desta forma, considera-se que ao longo das atividades do grupo os sujeitos romperam com a ideia de serem alunos de um curso de graduação para uma visão de estarem se tornando pesquisadores.

Pode-se considerar também, que por meio da estrutura de trabalho do GPEB e ao incentivar a participação ativa dos participantes – que foi se tornando mais efetiva ao longo dos encontros – houve o desenvolvimento de um senso crítico em relação ao conhecimento científico. Assim como relatou A01, após um ano acompanhando o grupo, adotou uma visão crítica em relação aos conteúdos das disciplinas específicas. Ao associar o aprofundamento dos conteúdos feitos pelas disciplinas específicas às atividades nas quais estes conteúdos sejam contextualizados, os cursos de graduação possibilitariam aos alunos a integração do conhecimento biológico.

6.1.1.2 Concepções dos sujeitos sobre ser pesquisador e sobre o desenvolvimento de pesquisa

A análise das atividades desenvolvidas no GPEB possibilitou, também, analisar as concepções dos alunos em relação ao estudo e o desenvolvimento de pesquisas em Epistemologia da Biologia e Ensino de Ciências. Como no ano de 2008 não houve, no grupo, sujeitos que desenvolvessem pesquisas que abordagem a problemática de gene e do material genético, não foi possível analisar os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. Entretanto, As discussões teóricas dos diferentes corpos conceituais escolhidos para serem estudados no grupo permitiu o reconhecimento das concepções dos sujeitos sobre o desenvolvimento do trabalho científico bem como o

reconhecimento de uma postura crítica sobre a atividade de pesquisa e o conhecimento biológico.

Houve, ao longo das sínteses de significação, considerações sobre a dificuldade dos sujeitos em discutir os textos propostos - por relatarem não ter conhecimento suficiente sobre genética (síntese III) ou pelo conteúdo do texto ser desconhecido (síntese IX), dificuldade para elaborar propostas didáticas que apresentassem o material genético em uma visão sistêmica (síntese VIII e IX) - ou dificuldade inicial em compreender conteúdos estudados – dificuldade em caracterizar níveis de organização e delimitar sistemas (síntese VII, VIII), dificuldade em compreender a expressão gênica como processo em um espaço de tempo (síntese IX), dificuldade em relacionar o material genético com diferentes processos no desenvolvimento dos organismos (síntese III, XI).

Considera-se, entretanto, que essas dificuldades apresentadas pelos participantes como uma superação do obstáculo da experiência primeira, no qual o pensamento sobre os fenômenos ocorrer a priori à crítica. Não foi observada, ao longo das atividades do GPEB, a tentativa dos participantes em explicar os conteúdos estudados por meio do conhecimento prévio, o reconhecimento da necessidade de se conhecer mais genética caracteriza uma compreensão da necessidade de buscar novos conhecimentos. Neste sentido pode-se afirmar que o trabalho no grupo gerou nos sujeitos a capacidade de reflexão sobre o próprio conhecimento.

Por essas dificuldades apresentadas pelos sujeitos é possível, também, considerar que as atividades propostas para o grupo foram provocativas, que despertaram interesse para os alunos conhecerem mais sobre as temáticas abordadas. Uma vez que a participação no grupo era voluntária e não fazia parte do currículo do curso, a constante presença dos alunos nos encontros pode refletir o interesse pela proposta.

Essa postura de reconhecer a necessidade por uma busca constante de conhecimento para estabelecer relações pertinentes sobre o saber foi corroborada pelas considerações apresentadas nas sínteses de significação. Nas discussões foram frequentes comentários sobre a necessidade do pesquisador em buscar respostas sobre o conhecimento (síntese I), essa concepção apresentada no primeiro encontro do grupo foi sendo refletida e, a ela incorporada novas relações - como a necessidade da articulação constante entre o conhecimento já construído e a experiência do pesquisador (síntese VI), compreensão do rigor metodológico (síntese VI) e, também do caráter coletivo da ciência como foi considerado pelos participantes nas entrevistas. Considera-se desta

forma que o grupo teve papel significativo na formação dos participantes como pesquisadores críticos e que compreendem seu papel no âmbito do desenvolvimento científico.

6.1.1.3 Discussões relacionadas com os temas de estudos do grupo

Não foi objetivo de discussão e análise deste trabalho elaborar considerações sobre a estrutura curricular de cursos de graduação ou buscar concepções dos sujeitos sobre temas relacionados aos trabalhos do grupo. Entretanto, ao longo das discussões emergiram considerações dos participantes que foram consideradas relevantes para a discussão deste trabalho.

A vivência dos alunos nas atividades do grupo gerou críticas em relação à estrutura curricular, considerando que a falta de atividades de integração do conhecimento não possibilita a formação por meio de uma visão integradora do conhecimento biológico (sínteses I e VII). Entretanto, os alunos ainda consideram relevante ao currículo as disciplinas específicas. Estas considerações corroboram com a discussão apresentada no capítulo de que os currículos de cursos de graduação possibilitariam uma visão mais integradora do conhecimento a que está formando seus alunos se houver a articulação entre o conhecimento específico e aprofundado das disciplinas com os momentos de reflexão sobre esses conhecimentos.

O questionamento de A13, apresentando na síntese XI, de que os professores universitários (cientistas) têm a compreensão das problemáticas sobre os conteúdos que ministram, e se tem essa compreensão, porque as aulas não priorizam esses novos conhecimentos. Essa visão de que o conhecimento elaborado que professores têm de determinados conhecimentos, mas, que não refletem nas suas atividades docentes caracteriza-se como uma reflexão sobre a estrutura de cursos que não priorizam a integração dos conhecimentos na formação dos profissionais.

Sobre os conceitos estudados em 2008, a estrutura curricular e a atividades oferecidas nas disciplinas específicas foram consideradas como obstáculos para a compreensão de conceitos como a interação e a complexidade dos organismos (síntese VIII) e, também, influência para uma visão determinista dos fenômenos biológicos (no caso deste trabalho, a visão determinista sobre o gene). Por fim, pode-se, também, perceber que os alunos conseguiram estabelecer relações entre as discussões do grupo e

aspectos do cotidiano ao considerarem que o conhecimento determinista sobre gene pode ter influências também sociais (síntese XI e mapa conceitual de A01).

6.1.2 A compreensão epistemológica sobre os conceitos biológicos e a problemática