• Nenhum resultado encontrado

Mapa 27 Presença Presbiteriana no Estado do Acre

5. Presença Presbiteriana no Brasil

5.2 A Estrutura Organizacional da IPB

5.2.1. As Comissões

5.2.1.1. Organização, Sistemas e Métodos

A Comissão de Organização, Sistemas e Métodos tem as seguintes atribuições regimentais. Propor à Mesa da CE-SC/IPB, para audiência dos órgãos competentes, sugestão e planos de reestruturação administrativa da IPB, visando à implantação de um Plano de Qualidade Total . PQT, da IPB e um Plano Diretor da Instituição . PDI, da IPB; e um Plano de normas e procedimentos para a Igreja, com vistas ao encaminhamento a CE/SC. Propor à Mesa CE-SC/IPB, plano de revisão de fluxos administrativos através de um processo organizador (planejamento, organização, direção e controle).Assessorar a Mesa da CE-SC/IPB, sempre que solicitada pelo presidente. Realizar estudos conjuntos com a Junta Patrimonial, Econômica e Financeira da IPB, que visem à produção de sugestões e normas de orientação para as tesourarias da IPB, entidades e de concílios a ela vinculados165.

5.2.1.2. Comissão de Previdência, Saúde e Seguridade

A Comissão de Previdência Saúde e Seguridade (CPSS) da IPB é uma comissão permanente, instituída em 1996 pelo Supremo Concílio da Igreja, cujo objetivo é instituir e acompanhar o desempenho de planos que garantam saúde e bem-estar dos ministros, funcionários e membros da denominação. A IPB, através da CPSS, oferece o plano de Previdência Complementar, de Saúde e de Seguro para missionários, ministros e obreiros da IPB. Tais planos são administrados pelo IPB Prev, conveniado à Icatu e à Unimed Central Sul Fluminense. A comissão mantém ainda uma funcionária com a função de cuidar das adesões, da documentação e do controle dos respectivos planos, bem como servir de elo entre usuários do plano, a entidade administradora e a comissão166.

165 Comissão de organização, sistemas e métodos. Disponível em: <http://www.ipb.org.br/organizacao/comissao-de-organizac ao-sistemas-e-metodos>. Acesso em: 26 maio 2017.

166 Comissão De Previdência Saúde E Seguridade. Disponível em: <http://www.ipb.org.br/organizacao/comissao-de-previdencia-saude-e-seguridade>. Acesso: 26 maio 2017.

5.2.1.3. Comissão de Relações Inter-Eclesiásticas

A Crie (Comissão de Relações Inter-Eclesiásticas) da IPB tem como objetivo estabelecer e manter relacionamentos e convênios inter- eclesiásticos no Brasil e no Exterior. Os países que mantém, atualmente, contatos oficiais com a IPB em diferentes graus, são os EUA, a Irlanda, Holanda e Escócia. No continente africano a IPB se relaciona com a Angola e Moçambique e na América Latina com o Chile, o Paraguai e a Bolívia. A Crie é uma comissão que mantém vínculos com os líderes das igrejas dos países acima, assegurando reuniões com os representantes desses países, anualmente167.

5.2.1.4. Comissão Nacional Presbiteriana de Educação

A CONAPE terá como objetivos principais: a) incentivar e fomentar a educação do ser humano, em sua formação intelectual, científica, profissional e religiosa sob a ótica da cosmovisão cristã reformada no âmbito da Igreja e de suas instituições; b) incentivar as igrejas jurisdicionadas à IPB a redescobrir sua missão educacional, pela qual sejam estimuladas a criar novas escolas e expandir as já existentes; c) promover encontros periódicos regionais e nacionais envolvendo os concílios da Igreja e representantes de instituições educacionais presbiterianas, para a realização de: intercâmbios, troca de experiências, inspiração mútua e debate de problemas; d) incentivar a produção de publicações versando sobre a cosmovisão reformada da educação formal; e) participar da ANEP – Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, por meio de sua diretoria. f) apresentar relatório anual à CE-SC/ IPB e, quadrienalmente ao SC/IPB”. Trata-se, portanto, de uma nova postura da IPB em relação à educação, ou seja, é a voz da IPB, se necessário, junto ao MEC. De um lado a Igreja terá um órgão dedicado à reflexão e promoção da cosmovisão cristã reformada de educação junto aos seus concílios e órgãos afins, bem como uma voz confessional perante o sistema educacional brasileiro. Ao mesmo tempo, e de outro lado, a Igreja terá outro órgão que reunirá suas escolas, oferecendo-lhes toda a atenção didática, pedagógica e administrativa.168

167 Comissão De Relações Inter-Eclesiásticas. Disponível:

<http://www.ipb.org.br/organizacao/comissao-de-relacoes-inter-eclesiasticas>. Acesso: 26 maio 2017

168 Comissão Nacional Presbiteriana de Educação. Disponível em:

<http://www.ipb.org.br/organizacao/comissao-nacional-pres biteriana-de-educacao>. Acesso: 26 maio 2017

5.2.1.5. Conselho de Ação Social

O Artigo 2º do Regimento Interno do CAS-IPB diz que as suas competências são:

Cadastrar todas as instituições de Ação Social, que sejam propriedades da Igreja Presbiteriana do Brasil, de um Presbitério, Sínodo ou da Igreja local, ou por eles dirigidos.

Promover encontros periódicos dos diretores destas instituições ou de seus representantes para: intercâmbio de experiências, inspiração recíproca, debate de problemas afins e sugestões de respostas.

Promover meios e modos de ampliar estes serviços, estendendo-os especialmente às regiões mais carentes.

Coordenar a assistência emergencial da Igreja Presbiteriana do Brasil a irmãos atingidos por catástrofes regionais.

Assessorar os Presbitérios na prestação de assistência aos pastores jubilados e às viúvas de pastores carentes.

Diligenciar junto às Igrejas locais, Presbitérios e Sínodos para que os espaços ociosos dos templos presbiterianos sejam ocupados com projetos sociais.

Elaborar projetos sociais, que possam ser executados por Igrejas locais, Presbitérios e Sínodos, e criar mecanismos de divulgação e incentivo à execução dos mesmos.

Supervisionar as instituições de Ação Social, às quais a IPB vota recursos.

Assessorar Igrejas, Presbitérios e Sínodos, na elaboração de seus projetos de Ação Social.

Assessorar Igrejas, Presbitérios e Sínodos, na obtenção de recursos e parcerias com os governos Municipal, Estadual e Federal.169

5.2.1.6. Conselho De Educação Cristã e Publicações

O CECEP (Conselho de Educação Cristã e Publicações) foi criado pela IPB com objetivos específicos, segundo o seu regimento: promover a Educação Cristã do povo presbiteriano em todas as faixas etárias, conforme o ensino das Sagradas Escrituras e os Símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil; supervisionar a produção de literatura e outros instrumentos necessários a Educação Cristã da IPB; incentivar a promoção de congressos e

169 Competências Regimentais. Disponível em: <http://www.casipb.com.br/v2/>. Acesso: 26 maio 2017.

simpósios de Educação Cristã; assessorar o Supremo Concílio ou a sua CE na definição e implantação de política de Educação Cristã.170

5.2.1.7. Conselho De Hinologia, Hinódia e Música da Igreja Presbiteriana do Brasil

Criado em 1999, o CHHM visa, em primeiro lugar, unir a denominação e servi-la nacionalmente conforme suas necessidades em assuntos relacionados ao ministério de música. O CHHM tem buscado ações que possibilitem que o ministério de música da IPB alcance o seu verdadeiro e real valor dentro da liturgia e, da mesma forma, para que os ministros de música entendam este valor. Para tanto, procura manter seu foco principal na realização de simpósios de música, seminários, palestras e debates sobre os temas “A Música na Igreja”, “O Culto Reformado” e “O Músico como Adorador” em diferentes regiões do Brasil171.

5.2.1.8. Junta Patrimonial, Econômica e Financeira

Compete a Junta Patrimonial, Econômica e Financeira: Elaborar, anualmente, a proposta do Orçamento da IPB, em consonância com as diretrizes do Plano Estratégico, elaborado sob a coordenação da Mesa da CE/SC-IPB para o respectivo exercício, para aprovação da Comissão Executiva do Supremo Concilio; Administrar todo o patrimônio da Igreja Presbiteriana do Brasil; Orientar as Igrejas na mordomia cristã; Acompanhar e controlar a execução orçamentária das diversas entidades internas da IPB; Planejar e executar campanhas financeiras; Examinar ou fazer examinar as contas da Tesouraria da IPB e das Confederações Nacionais, pelo menos uma vez por ano, auditando e relatando à CE-SC/IPB para aprovação final; Dar solução aos casos que o Supremo Concilio e/ou Comissão Executiva encaminhar a Junta, relatando à CE-SC/IPB a providência tomada; Solicitar, quando julgar necessário ou conveniente, orçamentos, relatórios, dados estatísticos e outros

170 Conselho de Educação Cristã e Publicações. Disponível em: <http://www.ipb.org.br /organizacao/conselho-de-educ acao-crista-e-publicacoes>. Acesso: 26 maio 2017.

171 Conselho De Hinologia, Hinódia E Música Da Igreja Presbiteriana Do Brasil . Disponível em: < http://www.ipb.org.br/organizacao/conselho-de-hinologia-hinodia-e-musica- da-igreja-presbiteriana-do- brasil>. Acesso: 26 maio 2017.

dados, das diversas comissões, departamentos e instituições da IPB; Propor alienação de bens móveis ou imóveis para os quais a Igreja não tenha projetos de utilização a curto e médio prazos, ouvidos os Concílios da região próxima a propriedade.172

5.2.1.9. Tribunal de Recursos

“Segundo o art. 22 do Código de Disciplina da IPB, compete ao Tribunal de Recursos processar e julgar os recursos extraordinários das sentenças finais dos Presbitérios e dos sínodos.”173