• Nenhum resultado encontrado

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

CAPÍTULO 11 AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS ATRAVÉS

DAS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI: ARTE

ENGAJADA COMO MÉTODO DE ENSINO

NAS DISCUSSÕES DA GEOGRAFIA AGRÁRIA

BRASILEIRA

ANDRÉ SODRÉ ROSA

Universidade Federal de Mato Grosso

RESUMO: Este trabalho trata-se da elabo-

ração de um material didático conciliando as discussões de geografia e as expressões artísticas. Tendo este estímulo temático, propomos que, através das composições

portinarianas, sejam alcançados os meios

pedagógicos, a fim de que o aluno correla- cione a arte com os conteúdos geográficos trabalhados. Portinari foi priorizado nesta atividade em razão da sua importância como artista plástico, como também da sua dedica- ção em representar manifestações sociais, sobretudo do trabalhador do campo. Em seu

layout, é exposta a grandeza de seus retra-

tos; e muitas das situações ali representadas ainda se fazem vigentes em nossa contem- poraneidade, como as dificuldades da vida do campo, o direito a terra para subsistência e a relação abstrata do homem com a ter- ra. Levando em conta os muitos contextos existentes na realidade agrária brasileira, tendemos a trazer para o ambiente escolar a reflexão sobre a história dos ciclos econô- micos e as análises da paisagem, bastante notórias nas ilustrações do artista. Esta ação destina-se às turmas do oitavo ano do ensi- no fundamental, pois a elas já são aplicados conteúdos direcionados para as questões cronológicas e cotidianas do rural brasileiro.

Palavras-chave: Metodologia de Ensino;

Didática por Meios Artísticos; Vinculação Conteúdo-Vivência Experimentada.

ABSTRACT: This present research is about

the elaboration of a didactic material rec- onciling the discussions of geography and artistic expressions. Having this thematic stimulus, we propose that, through the Porti-

nariancompositions, the pedagogical means

be reached, so that the student correlates the art with the geographic contents worked. Portinari was prioritized in this activity be- cause of his importance as a plastic artist, as well as his dedication to representing social manifestations, especially of the field work- er. In its layout, is exposed to the greatness of his portraits; and many of the situations represented there are still in force in our con- temporaneity, such as the difficulties of the life of the countryside, the right to land for subsistence and the abstract relationship of man with the earth. Taking into account the many contexts existing in the Brazilian agrar- ian reality, we tend to bring to the school environment the reflection on the history of economic cycles and the analysis of the landscape, quite notorious in the artist’s illus- trations. This action is aimed at the classes of the eighth year of elementary school, be- cause to them are already applied contents directed to the chronological and daily ques- tions of the Brazilian rural.

Keywords: Teaching Methodology; Didactic

Capítulo 11 120

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho, cuja pesquisa ainda está em desenvolvimento, tem a finalidade de incentivar a leitura e a análise de manifestações artísticas e críticas de Candido Portinari no ensino de geografia, para estimular nos alunos questionamentos e reflexões a respeito das questões agrárias no Brasil e propiciar compreensões sobre os processos de formação do campesinato nacional e o contexto historiográfico. Portinari traz, em suas telas, uma arte fortemente alicerçada na crítica social, sendo evidente o sincronismo entre obra e militân- cia política. Esta inclinação em suas retratações pictóricas registra, para além do tempo, o trabalhador do campo — o trabalhador real do Brasil rural, homem e mulher com modos e hábitos humildes, que, na maioria das vezes, não tinham acesso à terra (e continuam a não ter em nossa contemporaneidade, em muitos casos). Seus quadros em óleo externam as dificuldades e as mazelas sofridas por esta categoria, e a arma utilizada foi a documenta- ção deste espaço em toda sua complexidade.

João B. Berardo destaca aspectos importantes do caráter politizado da arte de Por- tinari:

Portinari foi socialista, e isso só serviu para glorificá-lo mais ainda: no entanto, [...] querem ignorar este fato notório, querem esconder o retrato da miséria do Brasil e da America Latina, bem como, a ânsia de seu pintor, mais revolucionário, ao expô- la com tintas berrantes, reivindicando mais e mais humanidade (BERARDO, 1983, p. 38).

Reafirma ainda sobre esta militância artística que:

[a] realidade social impõe novos graus de realismo à visão artística, exige maior conhecimento do país e de seu povo. A partir desse momento, Portinari se empenharia nessa tarefa de produzir uma arte voltada para a captação da problemática social brasileira (BERARDO, 1983, p.49).

Relatando e relacionando as percepções do meio sociocultural através de seu ofício artístico, Portinari, um dos maiores nomes da arte Moderna do Brasil, possibilita — atra- vés de suas múltiplas criações, famosas mundialmente — uma leitura crítica e densa da exploração do trabalhador rural brasileiro e de como o acesso a terra ainda gera conflitos e tragédias para a população que verdadeiramente se suja com o chão e se queima com o Sol. Portinari se convertera em cronista desta realidade e pouco se preocupava com os latifundiários ou usurpadores, sua motivação estava em pintar as paisagens e, sobretudo, o camponês. Sobre a maximização do trabalhador em suas obras, Souza ressalta que:

O homem representado na arte muralista portinariana não é mero detalhe da paisagem. Ele é antes de tudo, um ser com materialidade histórica, que se constrói pelas relações sociais e culturais, na qual está inserido o trabalho (SOUZA, 2012, p. 37).

O homem e sua relação com o solo, como também a documentação das paisagens entre as décadas de 1920 a 1940, principalmente do interior paulista (em especial a região do Vale do Paraíba, localizada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), é o que con- decora a beleza e genialidade de suas obras. Segundo Jean-Marc Besse, representação é quando “a questão da paisagem é explicitamente colocada, e a relação com os meios figurativos oferecidos pela pintura da paisagem é reconhecida” (BESSE, 2006, p. 62-63), o que nos permite apontar que todos os elementos representados no quadro se articulam para formar o todo da realidade representativa. O contemplador assimilara, através das experiências vividas, todas as interações que compõem a paisagem da arte. Assim, segun- do Lev Vigotski (1991), a ação psicológica e a “imaginação” vêm executar procedimentos capazes de combinar as muitas compreensões com as experiências vividas, seja do artista ou do contemplador; nesta conjuntura, a imaginação é a base fundamental para atribuição dos simbolismos dentro das possibilidades de cada indivíduo, que recria condições preci- sas para desenvolver uma cognitividade mais densamente complexa e livre.

Posto isto e considerando que alguns livros didáticos trazem imagens de algumas obras, sem muito contexto, o trabalho visa estimular a educação geográfica através das análises dos quadros portinarianos. A proposta é de ressignificar a questão agrária por meio deles e, dentro do ensino de geografia, alavancar, no ambiente educacional, as propostas e a empatia necessária acerca da reforma agrária. No caso, utilizamos como referência três importantes telas do artista: Cana de açúcar (1938), Café (1935) e O lavrador de café (1934), relacionando as causas expostas pelo artista por intermédio de suas representa- ções pictóricas.

No sentido artístico e científico, para Cene e Ferraz, “a relação entre artes e ciências foi muito benéfica, pois as artes, dentre muitas contribuições, auxiliaram o desenvolvimento de novas teorias, [e] a invenção da perspectiva permitiu novas maneiras de representar o espaço” (CENE; FERRAZ, 2016, p. 224). Dessa maneira, este trabalho atua na construção de mecanismos que possam auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, em que a imaginação seja uma ferramenta para criar (e recriar) uma visão crítica e criativa sobre o cotidiano vivido.

2. METODOLOGIA

Os meios metodológicos empregados neste trabalho são as compreensões interpre- tativas a respeito da obra estudada em projeções analíticas criteriosas, ou seja, o objetivo metodológico é explicar as temáticas através da leitura dos quadros, relacionando, então, pedagogia e instrumentalização da arte; estabelecendo experimentos, para quebrar os pa- radigmas na aplicação do ensino de geografia; e despertando uma geograficidade, para permitir aos alunos a construção de percepções sobre a sociedade e a natureza, enxergan- do-se como parte de ambas.

Capítulo 11 122

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

Por esse viés, pode-se entender o papel fundamental da arte na construção do indi- víduo, que, por meio desta, concebe uma realidade social, partindo de todo um imaginário: Toda a forma de representação artística somente acontece em um ambiente em que o homem pode expressar-se por meio de suas produções. A arte também é produzida, acima de tudo, por uma necessidade da expressão artística é a forma que o homem encontra para representar o seu meio social, entendendo-se arte como produto do embate homem/mundo, consideramos que ela é vida. Por meio dela o homem interpreta sua própria natureza (BIESDORF; WANDSCHEER, 2011, p. 2).

Outro apontamento importante é a projeção progressista que a arte traz para o de- senvolvimento cognitivo. Vigotski diz que “a arte é antes uma organização do nosso com- portamento visando ao futuro, uma orientação para o futuro, uma exigência que talvez nun- ca venha a concretizar-se, mas que nos leva a aspirar acima da nossa vida o que está por trás dela” (VIGOTSKI, 1991, p. 320). Com a aplicação desta metodologia, espera-se que o aluno, ao observar as telas, descreva subjetivamente ou esboce alguns entendimentos sobre aquelas representações e, consequentemente, levante questionamentos a respeito das conjunturas sociais e suas relações com o meio natural.

As obras serão analisadas por duas perspectivas: análise de leitura crítica e análise de leitura reflexiva. Estas análises possibilitarão entender: a) qual/quem era o objeto fun- damental da construção da obra; b) a interpretação e descrição das obras; e c) o impacto crítico na realidade atual e histórica sobre as obras. A respeito da atribuição de significados por meio de imagens e símbolos, ressalta-se que “o uso de signos conduz os seres hu- manos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos enraizados na cultura” (VIGOTSKI, 2001, p. 30). O propósito primordial desta prática está na tentativa de possibilitar ao aluno correlacionar a linguagem artística com as discussões da geografia, em especial as ques- tões agrárias, além de atribuir, por conta própria, significados para as telas através de suas experiências.

A aplicabilidade prática desta proposta está no seguinte direcionamento: breve con- textualização em aula, em que o professor (ou, neste caso, residente/estagiário) possa ilustrar/explicar a temática das questões agrárias brasileiras de forma linear, iniciando-se pela formação do campesinato, estendendo-se a alguns fatos cronológicos e finalizando com a contemporaneidade.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Até este momento, foi feita uma ampla verificação de referenciais teóricos, em que foram consultados inúmeros artigos e literatura que trabalham arte como estratégia de di- dática para o ensino. Assim, com a aplicação destas metodologias, que se reconhecem e caracterizam de forma mais lúdica, foram alcançados resultados bastante compensatórios,

como o trabalho desenvolvido por Cyanna M. de Fochesatto (2013), intitulado “O uso de imagens no ensino de história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner”, e “Pin- turas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio”, de Fernandes et. al (2017).

O método proposto neste trabalho tem uma grande vantagem, pois pode ser apli- cado de diversas formas: com projeções por data-show, em forma de slides para a turma toda, mas também pode ser impresso o desenho dos quadros, contendo informações e orientações para a reprodução da atividade. Para tanto, deve-se considerar a capacidade de dissertação do aluno, visto que grande parte dos discentes encontra dificuldades para desenvolver seus entendimentos de forma textual, e a alternativa para esta situação encon- tra-se na realização de apresentação oral, em que o apresentador fica livre para expor sua imaginação sobre o objeto analisado.

As ilustrações sugeridas para as dinâmicas desta atividade são: O lavrador de café

(1934), Café (1935) e Cana de açúcar (1938).

Figura 1: Cana de açúcar (1938)

Capítulo 11 124

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

Figura 2: Café (1935)

Figura 3: O lavrador de café (1934)

Fonte: Cultura Genial (site).

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração deste projeto, ainda em fase de aplicação, que tem um indicativo de ser realizado durante a estadia da residência pedagógica, com ampla atuação da recep- tora/professora da residência, tanto em sua construção como também na execução desta ação pedagógica, direciona-se para a implementação de novos olhares para a didática de geografia, a fim de gerar efeitos positivos para todos os envolvidos, principalmente como consequência das buscas por inovação ou elaboração de elementos, visando ao avanço dos meios educativos dentro da disciplina de geografia.

Este tipo de atividade, de natureza lúdica artística, pode aproximar os alunos e os professores para uma condição de horizontalidade quanto às discussões, além de permitir conhecer e explorar o universo do educando através da exposição e leitura de suas expe- riências. Acredita-se que a identificação, a compreensão, o reconhecimento e a assimilação do aluno com o objeto ocorram em caráter íntimo; por conseguinte, uma inserção (mais)

Capítulo 11 126

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

lúcida e consciente na realidade — o que é possível por meio de elementos artísticos — alimenta o ímpeto de compreendê-la e transformá-la.

Destacam-se, nesse âmbito, ao decorrer do planejamento e do desenvolvimento desta pesquisa e de todas as leituras realizadas para a sua elaboração, o importante papel do processo de formação do educador e a necessidade de explorar o ambiente escolar com ações que proporcionem aos alunos entendimentos, concepções e percepções que escapem do cotidiano da vida escolar.

REFERÊNCIAS

BERARDO, João Batista. O Político Cândido Torquato Portinari. São Paulo: ed. gráfica Nagy Ltda., 1983.

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspec- tiva, 2006. 108 p., il. (Coleção Estudos; v. 230).

BIESDORF, R; WANDSCHEER, M. F. Arte, uma necessidade humana: função social e educativa.

Intinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí- UFG, v. 2, n.

11, 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/download/20333/11824. Acesso em: 12 maio 2020.

Cultura Genial. Disponível em: https://www.culturagenial.com/. Acesso em: 3 maio 2020.

FERNANDES, Rúbia et al. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quân- tica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 509-529, ago. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6131151.pdf. Acesso em: 12 maio 2020.

FOCHESATTO, Cyanna. O uso de imagens no ensino de história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 2, p. 159-178, jul./dez. 2013.

FREIRE, Paulo. Ensinar não é Transferir Conhecimento. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autono-

mia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 56-57p.

PEREIRA, Vilma: Arte e Educação. Disponível em: http://www.arteducacao.pro.br/downloads/arte- -e-educação.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

SOUZA, A. M. O muralismo de Rivera e Portinari: a arte como possibilidade de reflexão crítica e mediação com a realidade social. Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Visuais - Habilitação em Licenciatura - Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Ouro Preto do Oeste, DF. 2012.

SUZUKI, César J. et al. Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica e interlocuções. In: Geo-

grafia e Arte: um debate epistemológico sobre suas relações. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001. DOI 10.51324/86010756.11

CAPÍTULO 12