• Nenhum resultado encontrado

POSSÍVEL

4 GESTÃO DEMOCRÁTICA

De acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Edu- cação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que pro- põem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, di- reção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola, é indispensável que todos os sujeitos tenham clareza e conhecimento de seu papel enquanto participante da comunidade escolar ou das instâncias colegiadas.

A diretora da escola assumiu a administração há nove meses e esperava contar com o respaldo da Secretaria da Educação, porém como este repasse financeiro é insuficiente para a manutenção da escola, a parceria já existente entre a gestão escolar, os pais e a comunidade garante o funcionamento da escola.

A parte administrativa da escola conta com a verba da prefeitura para suas despe- sas, mas nem sempre é o suficiente para fazer tudo o que a escola precisa. No relato da coordenadora da escola, ela afirma que não tem repasse da prefeitura para limpeza da piscina que a escola possui, os pais dos alunos se organizam para pagar a manutenção e limpeza dela. A diretora relata que “Não houve ainda o repasse do município para a gente

limpar piscina. Então se dependesse do órgão público, da secretaria da educação, nós não teríamos aula de natação, a gente fez a parceria com os pais para a limpeza da piscina.”

O conceito de administração como mediação diz respeito a todos os momentos para alcançar determinado fim. É o empreendimento realizado. A administração é a preocupação com todos os recursos, é a preocupação com os recursos materiais, com os recursos financeiros, com o esforço humano, com as pessoas que estão envolvidas, com as relações entre as pessoas. (PARO, 2010).

A Gestão democrática adotada na escola em questão reflete o conceito de adminis- tração de Paro (2010). Há uma preocupação real com os recursos e com a maneira como ele será utilizado, sempre visando o objetivo real da escola que é formar um ser humano histórico e o sucesso pedagógico. Paro afirma que o que existe de administrativo na edu- cação é a capacidade de conviver com o outro democraticamente.

Conforme afirmação da diretora “A gestão democrática propicia alcançar este ob- jetivo porque os alunos têm atividades na escola nos dois períodos, frequentam as aulas no horário regular e no contra turno participam da fanfarra, recentemente a escola venceu dois campeonatos de Fanfarra, os pais que ajudaram na manutenção dos instrumentos, das vestimentas e no transporte para os locais de competição, fazem aula de capoeira e natação, além das aulas de educação física, já os alunos que necessitam de reforço escolar frequentam a sala de apoio, onde uma professora em desvio de função auxilia no que for necessário e os alunos portadores de necessidades especiais recebem apoio na sala de multimeios por professora pedagoga especializada na área.”

Segundo Luck (2009) escola democrática é aquela em que os seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qua- lidade para todos.

Através de relatos o processo de gestão democrática na escola observada funciona da seguinte forma: a partir da necessidade de tomada de decisão, é convocada uma reu- nião com a equipe gestora que depois repassa o tema para a instância colegiada (organi- zações compostas por representantes da comunidade escolar e local), no caso da escola o conselho escolar, CDUE que é formado por pais, professores, alunos, servidores e a equipe gestora, todas as decisões da escola precisam do aval do conselho, que possui CNPJ e conta bancária, caso necessário é convocada uma reunião ampla envolvendo também a comunidade externa e os demais funcionários.

Além dessa reunião são convocadas reuniões bimestrais com toda a comunidade escolar, onde são repassados todos os informes que ocorreram durante o bimestre inclu- sive a prestação de contas, e se houver necessidade de uma reunião extra é chamado primeiro o CDUE e depois são chamados os demais, em seguida todas as informações são lançadas no portal da transparência do município.

É possível destacar vestígios das competências de gestão democrática e participati- va do Diretor da escola como afirma Luck (2009)

34. Lidera e garante a atuação democrática efetiva e participativa do Conselho Escolar ou órgão colegiado semelhante, do Conselho de Classe, do Grêmio Estudantil e de outros colegiados escolares.

35. Equilibra e integra as interfaces e diferentes áreas de ação da escola e a interação entre as pessoas, em torno de um ideário educacional comum, visão, missão e valores da escola.

36. Lidera a atuação integrada e cooperativa de todos os participantes da escola, na promoção de um ambiente educativo e de aprendizagem, orientado por elevadas expectativas, estabelecidas coletivamente e amplamente compartilhadas.

Capítulo 8 96

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

37. Demonstra interesse genuíno pela atuação dos professores, dos funcionários e dos alunos da escola, orientando o seu trabalho em equipe, incentivando o compartilhamento de experiências e agregando resultados coletivos.

38. Estimula participantes de todos os segmentos da escola a envolverem-se na realização dos projetos escolares, melhoria da escola e promoção da aprendizagem e formação dos alunos, como uma causa comum a todos, de modo a integrarem-se no conjunto do trabalho realizado.

39. Estimula e orienta a participação dos membros mais apáticos e distantes, levando-os a apresentar suas contribuições e interesses para o desenvolvimento conjunto e do seu próprio desenvolvimento.

40. Mantém-se a par das questões da comunidade escolar e interpreta construtivamente seus processos sociais, orientando o seu melhor encaminhamento. 41. Promove práticas de co-liderança, compartilhando responsabilidades e espaços de ação entre os participantes da comunidade escolar, como condição para a promoção da gestão compartilhada e da construção da identidade da escola. 42. Promove a articulação e integração entre escola e comunidade próxima, com o apoio e participação dos colegiados escolares, mediante a realização de atividades de caráter pedagógico, científico, social, cultural e esportivo.

O fato do repasse financeiro por parte da Secretaria da educação ser reduzido pro- porciona aos gestores que atuam com a gestão democrática soluções para administrar favoravelmente a escola, seja na parte financeira, estrutural ou educacional, o desejo e o real envolvimento e cooperação de todos os agentes que atuam na escola direta ou in- diretamente traz vantagens, pelo fato de todos saberem o que acontece com os recursos destinados a escola, e assim com a participação e dedicação a escola funciona e tem um nível de aprovação muito elevado.