• Nenhum resultado encontrado

GEOVANA MENEZES COMACHIO UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

POSSÍVEL

GEOVANA MENEZES COMACHIO UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

IDA MARIA TOMEI BIANCONI UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso VALÉRIA DO NASCIMENTO UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo: Este trabalho tem como objetivo

compreender o funcionamento da gestão administrativa da EMEB Prof.ª Maria Dimpi- na Lobo Duarte, localizada em Cuiabá-MT. Discorre sobre os principais pontos da ob- servação feita na escola, durante o período de 04 a 11 de setembro de 2017. A reflexão

é apresentada na perspectiva da adminis-

tração à luz da gestão democrática. A meto-

dologia utilizada foi a observação, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Os teóricos que nortearam este trabalho foram Heloísa Luck e Vitor Henrique Paro. Tendo como justificativa explicitar sobre a impor- tância de uma gestão administrativa escolar democrática, participativa e transparente, que quando eficaz, impacta positivamente em todos os setores escolares. Conclui-se que mesmo diante das dificuldades existen- tes na gestão administrativa escolar atual- mente, é possível alcançar resultados posi-

tivos e expressivos, através de uma gestão eficiente, que foca nas tomadas de decisão coletivas, administrando os recursos mate- riais e humanos democraticamente.

Palavras-chave: Educação, gestão demo-

crática, administração, participação.

Abstract: This work aims to understand the

operation of the administrative management of EMEB Prof. Maria Dimpina Lobo Duarte, located in Cuiabá-MT. It discusses the main points of the observation made at the school during the period from September 4 to 11, 2017. The reflection is presented from the perspective of the administration in the light of democratic management. The methodol- ogy used was observation, semi-structured interview and documentary research. The theorists who guided this work were Heloísa Luck and Vitor Henrique Paro. Having as jus- tification to explain about the importance of a democratic, participatory and transparent school administrative management, which, when effective, has a positive impact on all school sectors. It is concluded that even in the face of the difficulties in school adminis- trative management, it is possible to achieve positive and expressive results through effi- cient management, which focuses on collec- tive decision-making, democratically manag- ing material and human resources.

Keywords: Education, democratic manage-

ment, administration, participation.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo possibilitou compreen- der o funcionamento da gestão escolar que ocorre na EMEB Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte está localizada na Av. Fernando Cor-

rêa da Costa, 4.695, na cidade de Cuiabá-MT. Conforme o PPP revisado em agosto de 2016, a escola possui 461 alunos matriculados. A escola oferece apenas a segunda etapa do ensino fundamental, ou seja, do 4º ao 6º ano. Desde a sua fundação a escola busca cumprir sua missão de educar com qualidade, formando cidadãos para serem agentes transformadores no meio em que vivem.

É fundamental compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual. Não se trata apenas de uma concepção de sociedade que prima pela democracia como princípio fundamental, mas do entendimento de que a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, na medida em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local, conferindo sentido à proposta pedagógica, envolvendo os diferentes agentes em uma proposta de corresponsabilidade pela aprendizagem e desen- volvimento dos estudantes, através de uma gestão administrativa eficaz. Diante disso é essencial responder a seguinte questão: Como a gestão administrativa pode ter eficiência dentro da escola? Pois, mesmo com a falta de recursos financeiros e a falta de apoio da prefeitura, o fato de envolver os funcionários e a comunidade escolar nas decisões, possibi- lita que a escola faça movimentos para arrecadar fundos para manter a qualidade no ensino e nas atividades extras propostas pela escola.

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da co- munidade escolar: pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à cons- trução do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.

A realização da gestão democrática é um princípio definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º. Inciso VIII), e na Constituição Federal (Art. 206, inciso VI). O mesmo se assenta no pressuposto de que a educação é um processo social colaborativo que demanda a participação de todos da comunidade interna da escola, assim dos pais e da sociedade em geral. Dessa participação conjunta e organizada é que resulta a qualidade do ensino para todos, princípio da democratização da educação. Portanto, a gestão democrática é proposta como condição de: I) aproximação entre escola, pais e comunidade na promoção de educação de qualidade; II) de estabelecimento de ambiente escolar aberto e participativo, em que os alunos possam experimentar os princípios da cidadania [...] (LUCK, 2009).

O presente trabalho tem como objetivo compreender o funcionamento da Gestão Ad- ministrativa da escola, trazendo uma reflexão da administração observada à luz da gestão democrática. Discorre sobre os principais pontos da observação feita na escola, durante o período de 04 a 11 de setembro de 2017, sendo que os dias foram alternados.

As metodologias utilizadas para obtenção de dados foram: observação, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Os teóricos que nortearam este trabalho foram Heloísa Luck e Vitor Henrique Paro, ambos abordam sobre o tema da gestão democrática e gestão escolar, seus desafios e possibilidades. Tendo como justificativa explicitar sobre a

Capítulo 8 92

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CURRÍCULO, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS

importância de uma gestão administrativa escolar democrática, participativa e transparente, que quando eficaz, impacta positivamente em todos os setores escolares.

Mediante pesquisa e observação pôde-se concluir que a gestão administrativa tem forte influência em todos os setores da escola, trabalhando de forma unificada e eficaz, demonstrando interesse no coletivo e na obtenção de resultados positivos.