• Nenhum resultado encontrado

As principais atividades religiosas estudadas durante o trabalho de

Esta seção apresenta um resumo das principais impressões surgidas do acompanhamento das atividades religiosas na cidade de Viçosa, bem como dos relatos de fiéis e pastores. São também mencionadas as impressões de aspectos que se relacionam ao estudo, ou seja, questões referentes ao padrão de formação familiar e conjugalidade.

A descrição destas atividades é fundamental para este estudo, pois dá subsídios para analisar e entender como os mecanismos de influência religiosa afetam a vida dos fiéis.

Os padres e pastores entrevistados neste estudo relataram que nas igrejas existem atividades voltadas para os jovens justificando que elas são muito importantes para uma orientação e formação cristã e lazer adequado:

“A gente tem semanalmente um evento na igreja que é totalmente voltada para os jovens. Tem dança de rua, outros tipos de dança, tem teatro. Nós temos acampamentos anuais... A gente tem alguma viagem, intercâmbio com outra igreja. Ás vezes um passeio em outra cidade, ou um show. Além das atividades espirituais, orações, discipulado. Essas coisas assim”. (pastor M, 39 anos, igreja Batista Renovada)

“Por exemplo, eles têm uma reunião fixa que é no sábado a noite. Eles têm também os seus grupos pequenos que se reúnem nas casas semanalmente. Fora isso eles têm retiros anuais que eles fazem, que eles vão, ... festas.” (pastora L, 37 anos, igreja Batista Renovada)

“...Como grupos de leitura da palavra, grupos de interpretação da palavra, grupos de participação, por exemplo, em movimentos na cidade. Que é o caso dos vicentinos, que realizam um trabalho social no asilo.” (padre S, 56 anos, igreja Católica Apostólica Romana com enfoque carismático)

“Nós temos no sábado, às dezoito horas, nós temos uma transmissão de estudos que vem do Espírito Santo. Que a gente chama Manain, são perguntas do ponto de vista bíblico. Esses estudos são voltados para os jovens e para os obreiros... Fora isso, nós temos o que a gente chama de vigília... na quarta-feira após o culto nós temos uma reunião com todos os jovens das nossas igrejas de Viçosa... No domingo pela manhã, são estudos. Estudos bíblicos.” (pastor J, 43 anos, Igreja Maranata)

“Nós fazemos retiros espirituais, palestras, gincanas, estudo bíblico, culto jovem, um monte de atividades para os jovens”. (pastor G, 62 anos, igreja Assembleia de Deus)

“Então já houve jornadas para jovens, gincanas. Inclusive com equipes de jovens vindos de fora que trabalham com jovens. Promovendo semanas inteiras com jovens. Há grupos de jovens na paróquia. A própria pastoral da juventude... encontros para namorados.” (padre w, 51 anos, igreja Católica Apostólica Romana).

De acordo com os padres e pastores existem temáticas específicas para o público jovem, que são abordadas segundo a orientação bíblica, permitindo ao jovem uma orientação cristã sobre questões importantes nesta fase da vida:

“A gente trabalha relacionamento amoroso, relacionamento interpessoal, a gente trabalha fé, relacionamento com Deus. Essa questão de comportamento fora da igreja. Questão de obediência aos pais. Questão de respeito a todo tipo de autoridade: professor, pai, mãe. Respeito entre irmãos. Ah, sucesso pessoal. A busca de um crescimento, de um desenvolvimento profissional, acadêmico. Além de espiritual.” (pastor M, 39 anos, igreja Batista Renovada)

“Mas o que eu tenho focado mais ... é exatamente a questão de fazer uma fé operante. Uma fé realizante. Uma fé transformadora. Que não é apenas o vir à igreja, não é apenas o ouvir a palavra, não é apenas participar da celebração. Mas é o sair daqui com o comportamento melhor, sobretudo mais humanizado, mais fraternizado.” (padre S, 56 anos, igreja Católica Apostólica Romana com enfoque carismático)

“Tudo na nossa igreja gira em torno de uma vida espiritual, o nosso objetivo é falar de Jesus... Então a gente procura ensinar: como que é o namoro na Bíblia? Como é o seu relacionamento no trabalho do ponto de vista bíblico? A Bíblia diz que você tem que respeitar o seu patrão. Como que é a sua atitude lá fora? Em relação por exemplo a contas que você tem que pagar? A Bíblia diz que Jesus pagou o imposto. Ele diz: daí a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus. Então Ele pagou o imposto! Então nós temos que pagar nossos impostos. A gente ensina isso. Todos os segmentos da vida.” (pastor J, 43 anos, Igreja Maranata)

“Os temas mais trabalhados com os jovens envolvem questões como: sexo, namoro, doenças, dons espirituais, casamento, família, drogas. Tudo segundo as escrituras, levando o jovem a ter uma vida de comunhão com Deus, de santidade.” (pastor G, 62 anos, igreja Assembleia de Deus)

A) Missas e cultos

Entre as igrejas evangélicas pentecostais os cultos de domingo de manhã (cultos da família) são precedidos de estudo bíblico. Os estudos bíblicos são divididos em turmas de acordo com as faixas etárias. Em geral, as turmas são divididas em crianças pequenas (de 3 até 7 anos), intermediárias (dos 7 aos 11 anos), adolescentes (dos 11 aos 15 anos) e turmas de jovens e adultos. Em geral, a turma de adultos contém pessoas já casadas. As turmas são divididas por faixa etária para facilitar o entendimento e possuem material e abordagem condizente com a idade da turma, o que pode facilitar a aprendizagem e a participação. No momento do culto, todos se juntam no salão. Durante os cultos, vários hinos são cantados e não é raro ver uma pequena apresentação de teatro ou dança relacionada à pregação. Tais recursos animam as crianças e prendem a atenção delas nas atividades. Também é comum que as crianças sejam estimuladas a orarem e participarem. No sábado e domingo à noite, geralmente acontecem apenas cultos e mensagens.

Nas igrejas católicas visitadas para este trabalho, as famílias assistem à missas juntas, que não são precedidas de estudos bíblicos. A primeira missa da manhã de domingo nas igrejas tradicionais são dedicadas às crianças, que cantam hinos animados durante a celebração. Os outros horários de missas são para toda a família. Na celebração da igreja com enfoque carismático acontece a missa dos jovens no domingo à noite. Essa paróquia direciona suas

atividades para os jovens universitários da cidade. Os hinos são cantados por jovens, as leituras também são realizadas por eles. Não é raro uma apresentação de dança ou teatro referente a uma temática discutida na missa.

B) Grupos de oração

No contexto evangélico, existem vários grupos que realizam orações, entre eles o grupo de jovens. As reuniões de senhoras são destinadas a mulheres já casadas de todas as idades e se constituem num momento de encontro para confraternização e oração. As mulheres oram por intenções pessoais, familiares, de amigos e de outras pessoas.

Outro tipo de grupo de oração é o atendimento do pastor a casais de namorados ou casados. Segundo o relato dos pastores e de algumas entrevistadas, este momento de oração pode indicar “orientações e a revelação da vontade do Senhor” em relação a diversas questões por meio da oração.

Existem também o grupo dos discipulados, que pode ocorrer em atendimentos individuais ou entre dois casais e é destinado a pessoas de todas as idades. O casal destinado ao atendimento (discipuladores) são pessoas que foram qualificadas para desempenhar a função. As reuniões ocorrem semanalmente e possuem a finalidade de troca de experiências, orações e orientações dos discipuladores aos atendidos.

Outro grupo importante é o grupo de jovens que se destina aos solteiros e que busca confraternização, troca de experiências, orações, orientação sobre diversos temas (estudo, namoro, vida profissional, entendimento da palavra, relação familiar). Os jovens são incentivados a realizarem atividades como passeios, festas, gincanas, visitas, entre outros programas.

De acordo com muitos relatos de pastores e de entrevistadas, muitos dos atendimentos de oração citados acima são destinados a jovens que apresentam um interesse em iniciar um namoro, mas que buscam primeiro “uma resposta de Deus” para iniciar o relacionamento. Eles alegam que é necessário que “o Senhor os mostre” primeiro se o relacionamento será bom para os dois antes que ele comece. Segundo os relatos, esta seria uma forma de cumprir os “desígnios de Deus” para a vida deles, evitar o envolvimento em vários relacionamentos e desilusões. Outro motivo de oração comum entre os

jovens é para a decisão de quando se casar. As orações são realizadas na intenção da “revelação de Deus” sobre o momento em que deve ocorrer a união, revelando se eles estão prontos para assumirem a responsabilidade ou se precisam de mais um tempo de preparação. Os grupos de oração também atendem a casais que buscam orientação para alguma questão da vida familiar ou passam por problemas.

Na igreja católica, também existem grupos de jovens e grupos de oração tradicionais e carismáticos e são destinados a oração, reflexão bíblica, orientação, intercessão e confraternização.

O grupo de oração carismático se destina a pessoas de todas as idades, mas grande parte dos frequentadores são jovens. As reuniões são precedidas por uma missa. Em seguida são realizadas orações como à reza do terço ou parte dele. Ao término desta etapa, inicia-se a pregação de uma passagem bíblica e sua discussão. Depois são feitas orações por intenções particulares. Não é raro acontecer alguma intercessão no final, que são orações específicas para uma pessoa no intuito de pedir a Deus uma “resposta a alguma questão particular” ou pedir uma “revelação”.

Nas igrejas tradicionais, existem grupos de oração específicos para jovens e também para adultos. Geralmente, os grupos realizam um estudo bíblico, fazem orações, discutem diversos temas e realizam encontros de confraternização.

C) Estudo bíblico

O estudo bíblico em geral é feito por temáticas e cada grupo possui um líder que encaminha a leitura e a discussão. Nas igrejas evangélicas é comum que as classes sejam divididas por faixa etária e realizem uma lição com perguntas e reflexões para cada reunião.

Na igreja católica também existem grupos para as crianças, geralmente para aquelas que farão primeira comunhão ou serão crismadas. Existem também grupos de estudo para jovens e adultos.

D) Preparação de casais

Entre as igrejas evangélicas, a igreja batista possui um curso de noivos. Este curso é destinado aos casais que estão com o casamento já marcado e tem o objetivo de prepará-los para esta nova etapa da vida. As temáticas abordadas estão relacionadas a papéis sociais, criação de filhos, finanças, relacionamento sexual, comunicação, conflitos e vida espiritual.

Nas igrejas Maranata e Assembleia de Deus não são ministrados cursos, mas aconselhamentos que terão enfoques diferenciados de acordo com a demanda do casal.

Nas igrejas católicas também existem cursos para noivos e abordam as questões relacionadas com o curso de noivos da igreja Batista renovada e também questões de planejamento familiar natural.

De acordo com as entrevistas, todas as temáticas são abordadas segundo a palavra de Deus e dogmas religiosos. Por exemplo, a questão da virgindade é abordada tanto na igreja batista quanto na católica como importante até o casamento, ou seja, o casal deve estar em castidade. Já a contracepção é abordada pela igreja católica como sendo um pecado e por isso é ensinado um método natural para contraceptivo. No material do curso batista para noivos a questão de contracepção não é abordada. Entretanto, os evangélicos não veem a contracepção como um pecado, ao contrário, o número de filhos deve ser pensado pautado da disponibilidade de tempo e recursos financeiros do casal.

Todas as atividades descritas acima propiciam o maior entendimento de como os ensinamentos religiosos e sua abordagem feita por cada igreja pode influenciar o comportamento dos fiéis, refletindo seu maior ou menor grau de conservadorismo, rigidez e adesão das pessoas.

A análise das falas dos padres e pastores permite concluir que tanto as igrejas católicas quanto as evangélicas pentecostais estudadas no trabalho de campo oferecem atividades voltadas para os jovens e adultos e em geral, abordam questões como fé, afetividade, sexualidade, relacionamento, estudo da bíblia e dos mandamentos. Entretanto, nas igrejas evangélicas estudadas nesta tese, parece existir uma maior divulgação das atividades, bem como grande incentivo à participação. Além disso, o caráter minoritário permite que

os pastores e líderes religiosos estejam em constante contato com os membros para fazer convites individuais e questionamentos sobre as atividades. Outra questão importante é que, nestes casos, as famílias podem participar juntas de atividades, isso porque as igrejas oferecem simultaneamente atividades para pais e filhos.