• Nenhum resultado encontrado

O guia de discussão, a transcrição e a análise dos resultados

3.2 Efeitos diretos

4.2.5 O guia de discussão, a transcrição e a análise dos resultados

O principal objetivo da análise qualitativa é investigar se a religião influenciou o padrão de formação familiar das mulheres de 20 a 29 anos e, mais especificamente, quais os mecanismos de influência da religião estão presentes no processo desta formação.

O roteiro utilizado nas entrevistas (Apêndice 1) foi elaborado a partir dos objetivos propostos neste estudo, considerando o marco conceitual e teórico. As principais questões abordadas nas entrevistas com as mulheres de 20 a 29 anos unidas e residentes na cidade de Viçosa envolvem temas como período do namoro com o marido (quando e onde se conheceram; idade que tinham no início do namoro, percepção sobre as orientações e as regras dos pais em relação ao namoro, tempo de duração do namoro, conversas sobre o namoro, auxílio em momentos difíceis durante o namoro e percepção sobre os namoros

atualmente) e questões sobre casamento (idade ao se unir, tempo de união, tipo de união, características importantes no parceiro, superação de problemas no casamento, redes de apoio, percepção em relação à união formal e informal, motivos para a escolha pelo tipo de união, influência da família).

As questões abordadas nas entrevistas com os padres e pastores envolvem questões que identificam os mecanismos de influência da religião na vida dos jovens:

1) Efeitos diretos: ordem moral (diretrizes e normas morais, experiências de conversão e modelos de comportamento) e coação,

2) Efeitos indiretos: formação de competências (técnicas de liderança, habilidades de enfrentamento, capital cultural) e laços sociais e organizacionais (capital social, construção de redes e habilidades extra-comunitárias.

Nas entrevistas, as falas das participantes são o material utilizado para conhecer os valores, as opiniões e a experiência a respeito do tema investigado. É importante esclarecer que, para este estudo nem todas as questões exploradas nas entrevistas foram utilizadas.

Após realizadas as entrevistas que foram gravadas procedeu-se a transcrição das falas. O material coletado foi transcrito por uma equipe de profissionais especializada que utilizaram a mesma metodologia de transcrição, apresentando as falas sem correções de erros de concordância, permitindo assim, que as falas representem fidedignamente o que foi dito pelas participantes.

Durante a apresentação das falas, são utilizadas as reticências. No início da frase, o símbolo indica que a frase é uma continuação de uma fala anterior. No meio da frase indicando uma pausa e no final significando frase inacabada.

As participantes foram identificadas pelas iniciais dos nomes para se manter a confidencialidade e respectiva idade das mesmas.

Em seguida utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo, que é um conjunto de técnicas de análise das comunicações, um método empírico que depende do tipo de “fala” e do tipo de interpretação que se pretende com os objetivos de trabalho (BARDIN, 2011). A análise de conteúdo tem sido muito

utilizada na análise de comunicações nas ciências humanas e sociais. Segundo Minayo (2000) este é o método mais comumente adotado no tratamento de dados em pesquisas qualitativas.

De acordo com Bardin (2011), a análise de conteúdo abrange as iniciativas de explicitação, sistematização e expressão do conteúdo de mensagens, tendo por finalidade gerar deduções lógicas e justificadas a respeito das mensagens. Dessa forma, ela permite o enriquecimento da pesquisa exploratória, além de permitir o surgimento ou verificação de hipóteses.

Neste estudo, utilizou-se a análise de conteúdo temática que permite uma análise dos “significados” das falas para dividir o texto das entrevistas nos principais temas abordados para tabulação (BARDIN, 2011). Esta proposta analítica é uma forma de organização dos dados qualitativos em temas seguindo etapas propostas por Bardin (2011): 1) pré-análise: esta etapa consiste numa leitura detalhada das falas e definição do corpus de análise, formulação das hipóteses e dos objetivos da análise e também elaboração dos indicadores que fundamentam a interpretação final. Nesta fase se identifica quais partes das falas são pertinentes ao estudo e deverão ser analisadas; 2) codificação dos dados: é a codificação do material segundo segmentos que possuam relevância para a análise; são transformados sistematicamente e agregados em unidades de registro. Nesta fase é realizada a definição das unidades de significação ou temas, sendo que cada unidade de significação ou tema é composto por um conjunto de unidades de registro; 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação: nesta etapa é realizada uma quantificação simples (frequência). O agrupamento é realizado segundo critérios teóricos ou empíricos e as hipóteses de análise. Os resultados podem ser apresentados em forma de descrições cursivas, acompanhadas de exemplificação de unidades de registro significativas para cada categoria. Posteriormente é feita uma discussão dos resultados e retorno ao objeto de estudo (OLIVEIRA, 2004; BARDIN, 2011).

Neste capítulo buscou-se descrever os dados e os métodos utilizados nas análises quantitativa e qualitativa desta tese. O próximo capítulo descreve os principais resultados encontrados neste estudo.

5. Resultados quantitativos e discussões

Neste capítulo são apresentados os resultados quantitativos. Na primeira seção é apresentada a análise descritiva da amostra que busca caracterizar sócio demograficamente as mulheres de 20 a 29 anos das religiões católica e evangélica. Na segunda seção são apresentadas as idades médias à primeira união por categoria religiosa. Na terceira seção se encontram as análises estatísticas que buscam verificar se as fiéis da religião evangélica possuem maior chance de estarem unidas no momento do censo e verificar entre as que estão em união, se as evangélicas apresentam maior chance de estarem em uma união formal. Na quarta e última seção encontram-se as taxas de endogamia religiosa que indicam quais uniões correntes ocorrem entre indivíduos da mesma categoria religiosa.

5.1 Análise descritiva da amostra