• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

FONTE: (1) IBGE CENSO 2000 E 2010 E CONTAGEM 2007; (2) IBGE 2008, A PREÇOS CORRENTES (1 000 R$); (3) ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PNUD 2000; (4) ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA

2.1.1.5 Aspectos Culturais

O Brasão do Município de Camamu é um símbolo que representa a sua Cultura, os aspectos da história e do costume de um povo. O símbolo tem um estilo quadrimensional nas cores vermelho, branco, azul, amarelo e verde, com as representatividades das suas riquezas, onde estão contidas na parte vermelha principais vegetais como: seringueira, coco da praia e dendê, na faixa branca encontramos as riquezas minerais, no quadrilátero azul o cacau que demonstra ser uma região cacaueira, no quadrilátero amarelo toros de madeira o que caracteriza ser um pólo madeireiro, no seu frontal a origem da cidade colonial. Sendo Camamu a 3ª cidade mais velha do país, possuindo um litoral banhado pelo Oceano Atlântico, onde encontramos a bela Baía de Camamu com 42 (quarenta e dois) km de belas praias e lindos coqueirais, na parte baixa do brasão o termo latino “SALUS ET EDUCATION”, que significa Saúde e Educação.

São inúmeros os atrativos naturais da maravilhosa Baía de Camamu, dentre as ilhas existentes na Baía, destaca-se a Ilha Grande, por ser a maior de todas e contar com uma pequena infra-estrutura de serviços oferecidos como pousadas, bares, restaurantes onde são servidos frutos do mar, onde pode se ter uma vista parcial da Baía de Camamu. A Ilha de Pedra Furada, de muita beleza é cercada de rochas alternadas por praias águas mornas, cristalinas e tranquila, local paradisíaco e seu nome deriva da existência de uma rocha no meio da ilha que tem uma fenda arredondada no centro, por coincidência as pedrinhas ai encontradas também são furadas.

Outros atrativos são as inúmeras cachoeiras como a do Acaraí, lindas paisagens e manguezais preservados. Passeios de barcos pela baía de Camamu torna-se uma opção extremamente paradisíaca. Tem uma vasta culinária com características africanas, indígenas, e européia.

A cidade tem um patrimônio cultural material e imaterial generoso como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ela possui imagens bizantinas e arquitetura barroca além de uma estrutura de proporções gigantesca, a Igreja de Senhor do Bomfim,

localizada na cidade baixa próximo ao píer e a Igreja de São Benedito que fica no centro na cidade alta.

A cultura da cidade é diversificada com várias festas populares em muitos povoados da região com grupos folclóricos, grupos de teatro e dança, fanfarras, romaria do Senhor do Bomfim, Bonecos Gigantes, Bumba meu boi, Burrinha, Mandú e festas que existem a muito tempo como Terno Reis da comunidade de Tapuia, Esmola de São Benedito.

No dia 1º de janeiro é realizada a festa em louvor ao Glorioso Senhor do Bomfim, antecipada pelo novenário e a tradicional romaria marítima que movimenta centenas de embarcações das mais sofisticadas a mais simples, em Fevereiro é realizada a festa de carnaval na localidade de Ilha Grande, existe uma grande consideração com a celebração da Paixão de Cristo. Além disto, a Festa de São Pedro é comemorada no povoado do Acaraí, com Arraiá e bailes residenciais. A cidade faz aniversário de emancipação política no dia 27 de junho e a festa da padroeira é comemorada no dia 15 de agosto, tendo grande afluência de pessoas e participação da população que demonstra a sua fé.

Nas comunidades indígenas, as manifestações da cultura só são reforçadas quando chega visita no local, não obstante, os índios moradores da Cultrosa, vivem com rotina do homem branco, com hábitos alimentares e vestimentas parecidas. Já nas comunidades quilombolas, é visto com maior frequência o sentimento de pertencimento e as pessoas se orgulham em apresentar as suas danças, lendas e cultura local.

Vale mencionar que apesar da cidade de Camamu ser colonial e ter uma cultura miscigenada com origens indígenas, afrodescendente e europeia, faz-se necessários que este espírito seja fortalecido entre os seus moradores que muitas vezes estão deixando algumas tradições acabarem. Os poderes públicos por sua vez, precisam olhar para a cultura com mais atenção, pois um povo sem historia, sem raízes fortalecidas e sem vínculos culturais é um povo sem valores que ajudam a cidade a crescer e se desenvolver.

A cidade revela algumas curiosidades:

 Existe um túnel que liga a Igreja de São Benedito à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos Jesuítas com a finalidade de proteção contra as invasões existentes na época.

 Existem ao redor da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ossos de índios e escravos que morriam de acidente na construção da mesma e eram enterrados no local.

 Nas lutas de Independência da Bahia, Camamu remeteu alimentos para Cachoeira onde se centravam os revoltosos.

 Por ocasião do terremoto de Lisboa em 1.756, Camamu remeteu farinha e madeira. Além de contribuir anualmente com uma grande quantia em dinheiro para reestruturação de Lisboa.

 No século XVIII, Camamu assumiu a liderança econômica de toda região.  Para prevenir ataques de holandeses e corsários, os Senhores de engenhos,

os escravos, jesuítas e índios entulharam os canais de acesso ao porto com enormes pedras que ainda nos dias de hoje dificultam a passagem de barcos de maior porte a chegarem no porto da cidade.

 O povoado mais importante da cidade era o Acaraí onde aconteciam feiras e barganhas entre negociantes da época.

A cidade revela um esplendor atrativo para os seus moradores e visitantes que são as suas riquezas naturais, suas praias, enseadas, como a Enseada, Furado, Cantagalo, Taiti e Caravelas.

Praias atrativas como Pedra Furada, Ilha Grande e Taipu de fora, fazem de Camamu um ponto de saída e chegada de turista de todo o mundo.

Não obstante, a cidade tem a sua culinária baseada em pratos que são regados ao

azeite de dendê e frutos do mar como moquecas, acarajé, peixes, caranguejo, guaiamuns, siris e outros mariscos encontrados na região.

HINO DO MUNICÍPIO DE CAMAMU

(Refrão)

Cidade de dois andares Esplendor do baixo Sul Teus filhos de ti têm orgulho Majestosa Camamu.

No império eras vila Em cidade se tornou Por meio de Carta Régia O estado descreveu. (bis) O progresso é tua meta Pois tu mereces crescer Estamos todos a postos

Para cumprir nosso dever. (bis) Teus produtos de qualidade E tua natural beleza

És uma reserva ecológica Para salvar a natureza. (bis) Avante Camamu, avante O Teu povo em ti confia És uma faz grandes cidades Do estado da Bahia. (bis)