• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

RESULTADO DO ENEM DA UNIDADE ESCOLAR NOS 4 ÚLTIMOS ANOS

2.3 MODALIDADES E DESAFIOS EDUCACIONAIS

2.3.4 Qualidade da Educação Básica

A lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional da Educação - PNE introduz metas bem claras para o pais no tocante da qualidade da educação básica. Ademais, os municípios, na elaboração dos Planos de Ações Articuladas (PAR), nos últimos anos, têm assumido compromissos dessa natureza para a melhoria do Ensino Público.

O sistema de Avaliação da educação Básica (Saeb), conforme Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP), tem como principal objetivo avaliar a educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura, também, oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e nos anos avaliados.

Tabela 19. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental 2005/2013

Âmbito de Ensino

Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental

IDEB Observado Meta

s IDEB Observado Meta s 2005 2007 2009 2011 2013 2021 2005 2007 2009 2011 2013 2021 Br a sil Total --- 4.0 4.4 4.7 4.9 5.7 --- 3.4 3.6 3.8 3.8 5.1 Rede Estadual --- 4.3 4.9 5.1 5.4 6.1 --- 3.6 3.8 3.9 4.0 5.3 Rede Estadual do seu Município --- --- --- --- - --- --- --- 2.5 3.1 3.4 2.7 4.4 Rede Municipal do seu Município --- 3.1 3.2 3.1 3.5 5.0 --- 2.6 2.6 2.8 2.9 4.3

Fonte: Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ide/2008/gerarTabela. php>. Acesso em: 16 jan. 2014.

A Prova Brasil é uma avaliação censitária que engloba os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Quem participa da Prova Brasil são os alunos da 4ª série/5ª ano e alunos da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais das escolas públicas, urbanas e rurais. O seu objetivo é avaliar o sistema de ensino das escolas, cidades e estados brasileiros. Seu resultado é um dos componentes utilizados no cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que, ao utilizar outros fatores no cálculo, define uma nota que pode ir de 0 até 10 para as escolas, cidades, estados e para o Brasil. Não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por questão de logística e custo, nas diferentes edições da Prova Brasil, algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.

Na Prova Brasil, a escala Saeb é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos. A

Prova Brasil não é para definir a aprovação ou reprovação do aluno. Ela procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas aos anos anteriores ao que ele está matriculado e também à anos posteriores. O conjunto dessas habilidades são organizadas em competências.

 Matemática: Capacidade de resolução de problemas matemáticos

 Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos.

Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das redes de ensino públicas e privadas. O resultado desse trabalho foi organizado nas Matrizes de Referência, que são a referência para a construção dos itens (questões) da Prova Brasil.

Na Prova Brasil as habilidades de língua portuguesa estão associadas a competência de leitura e interpretação de textos e as habilidades de matemática estão associadas a competência em resolução de problemas.

O Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa - INEP incluiu em 2013 a área de ciências na avaliação. O resultado, no entanto, não foi divulgado, já que se tratava de um teste para que o órgão pudesse aprimorar a forma de avaliar esta área nas próximas edições da prova.

De acordo os dados da tabela acima, o município encontra-se em situação de alerta pelo fato de não ter alcançado a meta preestabelecida que seria 3.8, porém adquiriu 3.5 tendo um avanço de pontos percentuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental tirou 2,9 tendo um avanço de 1,0 ponto percentual, enquanto a média proposta seria de 3.1. Sendo assim, cabe ao município criar metas que possam elevar a qualidade do ensino dos Anos Iniciais representada pela média 5.0 e nos Anos Finais para 4.3.

No município há 97 escolas, sendo que 23 são avaliadas pelo Ideb. Para obter a meta esperada pela prova intitulada pelo governo, o município mobiliza os gestores

escolares para informar sobre a situação dos resultados obtidos na avaliação externa, no ano anterior comparando os dados e apresentando a comunidade escolar na busca de mecanismos para sua melhoria.

Partindo do pressuposto que esta avaliação é de muita valia para as escolas e o município faz-se necessário utilizar-se das diretrizes pedagógicas para a Educação Básica dos Parâmetros Curriculares Nacionais comuns, com diretrizes e objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento dos estudantes, para cada ano do Ensino Fundamental na elaboração do Plano de Curso, no PPP, PDE e Regimento Interno. Vale ressaltar que esses documentos no município estão em processo de elaboração e revisão.

Outro aspecto que interfere na qualidade da educação é a disponibilidade de livros didáticos. A cada três anos, através do Plano Nacional de Livro Didático, as escolas fazem a escolha dos livros didáticos com todo o corpo docente e equipe pedagógica fazendo a analise e indicando o que acham melhor para a proposta de ensino.

O município ofereceu em 2013 formação continuada para a realização da Prova Brasil para os professores dos 5º e 9º anos. A formação foi sobre os Descritores de Aprendizagem de Língua Portuguesa, com orientação para a realização de atividades com base nos descritores da Prova Brasil.

O município não tem aplicado exames periódicos para aferir a aprendizagem dos alunos com base na Matriz de Referência. Porém, são aplicados diagnósticos no início do ano letivo e avaliações no decorrer das quatro unidades do ano letivo, nas escolas. Através do departamento de coordenação pedagógica os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino, são orientados para articular ações e avaliações tendo como base a matriz referencial da Prova Brasil com o intuito de alcançar os resultados esperados dos níveis de aprendizagem.

De acordo com o município, o Plano de Ações Articuladas (PAR), é formalizado e executado dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a Educação Básica Pública. Os gestores municipais orientam as políticas públicas das redes e sistemas de ensino, de forma a buscar atingir as metas do Ideb, diminuindo a diferença entre as escolas com os menores índices e a média nacional.

O município precisa verificar também o nível de proficiência. Vale salientar que proficiência corresponde às ideias de competência, habilidade, capacidade e desempenho como mostra a tabela a seguir.

Fonte: Disponível em : < http://www.qedu.org.br/cidade/5091-camamu/proficiencia > Acesso em: 12 mar. 2015.

Em língua portuguesa e matemática os anos iniciais estão no nível 8. Já nos anos finais estão no nível 4 em língua portuguesa e em matemática nível 3.

É bem relevante os dados que confirmam a aprovação nos anos iniciais no município e este resultado agrega-se a implementação do ciclo de alfabetização. Nos anos finais alguns fatores impedem os alunos em adquirir as competências e habilidades preestabelecidas um melhor resultado na Prova Brasil (IDEB) tais como: distorção idade/ano; localização/estradas vicinais; climatização; remanejamento de professores; busca de oportunidades de trabalho durante o verão e a safra do café entre outros. A disciplina que mais reprova é matemática, pois, os alunos apresentam muita dificuldade nas áreas de Ciências Exatas.

O município desenvolve ações tais como: a organização curricular, a inovação pedagógica, para que os materiais didáticos contribuam para a melhoria do processo de ensino aprendizado. Articula também entre os sistemas de ensino de organização e gestão do trabalho escolar, melhoria das condições do trabalho, formação e desenvolvimento profissional de todos aqueles que atuam na educação escolar. Existem mecanismos para acompanhamento individualizado entre professor e aluno do Ensino Fundamental, durante o ano letivo e no decorrer do processo das distribuições das unidades, como diários escolares, livro de ponto, acompanhamento da equipe gestora.

O Governo Federal tem mandado muitos livros literários e de formação dos professores para as escolas, no entanto muitos ficam esquecidos nas estantes. O objetivo do PNLD é promover a democratização do acesso ao livro e a outras praticas letradas em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica que necessita de indivíduos não somente alfabetizados, mas também capazes de utilizar a leitura e a escrita de maneira autônoma e critica, assim é preciso criar uma meta para que isto efetivamente ocorra com os educadores e com os alunos.

Para construir uma sociedade letrada é necessário, além da redução dos níveis de analfabetismo, desenvolver ações em que as praticas de letramento sejam valorizadas.

No documento “Indicadores de Qualidade na Educação” (Ação Educativa,2004), a qualidade é vista comum caráter dinâmico, porque cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade do seu trabalho, de acordo com os contextos socioculturais locais. Segundo o autor, os indicadores de qualidade são sinais adotados pra que se possa qualificar algo, a partir dos critérios e de prioridades institucionais. Os referenciais e indicadores de avaliação são componentes curriculares que facilitam a aproximação entre a escola que se tem e aquela que se quer, traduzida no projeto politico-pedagógico.

Os recursos financeiros que chegam à escola são executados com o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Educação, garantindo a gestão e a comunidade escolar um bom planejamento e aplicabilidade desses recursos. Existe uma contrapartida pelo município na aquisição de equipamentos e mobiliários para as escolas públicas buscando sempre a melhoria e, através do Fundeb e de ações financiadas através do Plano de Ações Articuladas (PAR) a Secretaria da Educação também vem equipando as escolas gradativamente, principalmente as creches.

O município assegura transporte gratuito para todos os estudantes da Educação do Campo, na faixa etária da educação escolar obrigatória e também asseguram para a maioria das unidades de ensino, água tratada, saneamento básico e energia elétrica. A acessibilidade a pessoas com deficiência, acesso a biblioteca, aos espaços para à prática de esportes, aos bens culturais, à arte, ainda são aspectos a serem melhorados, assim como a disposição de laboratórios de ciência.

Está informatizando parcialmente a gestão das escolas públicas e os departamentos da Secretaria de Educação e visa ampliar a diversidade de métodos e propostas pedagógicas dentro das tecnologias educacionais com o Programa Educação Digital Inclusiva, sendo que a formação continuada para professores e tutores está acontecendo apenas para as escolas de Ensino Fundamental dos anos finais, e para as demais escolas, apenas para os secretários escolares.

A implementação da Inclusão digital garante inovação nas práticas pedagógicas, utilizando-se dos recursos educacionais abertos, assegurando a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos alunos.

A Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 garante a exploração dos conteúdos da História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas, nos currículos e ações educacionais, assegurando-se a implementação das respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. Partindo do pressuposto da obrigatoriedade dessas leis, o município garante a exploração desses conteúdos no currículo, dispondo de uma coordenação específica que orienta as escolas localizadas nas comunidades indígenas e quilombola, fortalecendo as práticas socioculturais e língua materna de cada comunidade produzindo e disponibilizando materiais didáticos específicos inclusive para os alunos com dificuldade.

O município promove a articulação dos programas da área da educação, de âmbito local e nacional, com os de outras áreas como: saúde, trabalho e emprego, a assistência social, esporte, cultura, possibilitando a criação de rede de apoio integral às famílias, como condição para a melhoria da qualidade educacional e também existem esforços para garantir políticas de combate à violência na escola, mas falta maior envolvimento com a parceria entre o Sistema Educacional e os órgãos competentes.