• Nenhum resultado encontrado

Assembleia de Representantes

Divisão I Estrutura e Eleição Artigo 31.° (Funções)

A Assembleia de Representantes é o órgão representativo da comunidade de docentes, estudantes e funcionários não docentes.

Artigo 32.º (Composição)

Compõem a Assembleia de Representantes 20 docentes, 20 estudantes e 10 funcionários não docentes.

Artigo 33.° (Cadernos eleitorais)

1. O Conselho Directivo em exercício diligência para que, até 20 dias após a abertura das aulas do novo ano lectivo, sejam elaborados e publicados os cadernos eleitorais actua- lizados dos corpos dos docentes, estudantes e funcionários não docentes, os quais podem consistir quanto aos estu- dantes, na pauta escolar.

2. Dos cadernos eleitorais são extraídas as cópias que se prevejam necessárias para o uso dos escrutinadores das mesas de voto e para os delegados das listas concorrentes.

Artigo 34.° (Data da eleição)

1. As eleições para a Assembleia de Representantes reali- zam-se entre o 30º e o 45º dia posterior ao início do ano lectivo.

2. As eleições são marcadas pelo presidente do Conselho Directivo, ouvidos este Conselho e o presidente da Assem- bleia de Representantes.

Estatutos da Faculdade de Direito

DR n.º 198, II Série, 28 de Agosto de 1990

3. As eleições podem decorrer em dois dias consecutivos e só podem efectuar-se em dias de aulas.

4. A marcação faz-se com a necessária publicidade, com a antecedência mínima de 15 dias e salvaguardando uma margem mínima de cinco dias entre a publicação dos cader- nos eleitorais ou das pautas escolares e a data em que têm de ser apresentadas as candidaturas.

Artigo 35.° (Candidaturas)

1. Até ao 10° dia anterior à data das eleições são entregues ao presidente do Conselho Directivo, as listas dos candida- tos concorrentes à eleição por cada um dos corpos, sendo rejeitadas as que sejam entregues após aquela data. 2. As candidaturas têm de ser subscritas por um mínimo de 2% dos elementos que constituem o colégio eleitoral dos estudantes e por um mínimo de 10% dos que constituem os colégios eleitorais dos docentes e dos funcionários não docentes.

Artigo 36.º (Regularidade das listas)

1. O presidente do Conselho Directivo verifica, no próprio dia da apresentação das candidaturas, a sua regularidade. 2. No caso de reconhecer deficiências nas candidaturas, o presidente promove, de imediato, a sua correcção junto dos próprios candidatos ou dos seus representantes.

3. São rejeitadas as candidaturas que não corrijam as defi- ciências até ao dia de início da campanha eleitoral.

Artigo 37.° (Comissões eleitorais)

1. Até à abertura da campanha eleitoral o Conselho Directi- vo nomeia como presidente da comissão eleitoral de cada um dos corpos um dos seus membros, ou da Assembleia de Representantes em exercício, que não seja candidato ou subscritor de qualquer lista.

2. Não sendo possível, é nomeada pessoa de reconhecida idoneidade.

3. Ao elemento designado pelo Conselho Directivo compete à direcção das reuniões, com direito de voto apenas em caso de empate e devendo informar o Conselho Directivo de qualquer facto que comprometa o andamento da campanha eleitoral, a realização das eleições ou a igualdade de trata- mento entre as listas concorrentes.

4. Os proponentes de cada lista, simultaneamente à sua apresentação, identificam dois elementos que a represen- tem na comissão eleitoral do respectivo corpo.

Artigo 38.° (Campanha eleitoral)

A campanha eleitoral inicia-se no 3° dia anterior ao da elei- ção e cessa 12 horas antes.

Artigo 39.°

(Funções das comissões eleitorais) 1. Compete às comissões eleitorais:

a) Distribuir instalações por cada uma das listas, para efeitos de propaganda eleitoral, e distribuir o seu tempo de utilização, sem prejuízo do fun- cionamento normal da Faculdade;

b) Distribuir os delegados de cada lista pelas

assembleias de voto e dividir estas em secções quando o número de eleitores justificar;

c) De um modo geral, superintender em o que respeita à preparação, organizar funcionamento do acto e da campanha eleitoral;

d) Decidir sobre os recursos da não aceitação de candidatura pelo Presidente do Conselho Directi- vo.

2. Qualquer candidato pode apresentar ao presidente da Comissão Eleitoral protesto fundamentado em grave desi- gualdade de tratamento ou irregularidade cometida durante a campanha eleitoral, devendo aquela julga questão de imediato.

Artigo 40.° (Votação)

1. As assembleias de voto abrem às 9 horas e encerram às 22 horas.

2. As assembleias de voto podem ser divididas em secções. 3. Não é admitido voto por procuração ou correspondência.

Artigo 41.° (Apuramento)

1. O apuramento efectua-se no próprio dia das eleições ou, no seu segundo dia, quando se efectuar em dois dias con- secutivos.

2. Após o fecho das urnas procede-se à contagem dos votos, elaborando-se uma acta assinada por todos os mem- bros da mesa, onde são registados os resultados finais. 3. Qualquer elemento da mesa pode lavrar protesto na acta contra decisões da mesa.

4. As actas são entregues no próprio dia ao Conselho Direc- tivo, que procede à afixação dos resultados no prazo de 24 horas, depois de decidir sobre os protestos lavrados na acta.

5. Nas 24 horas seguintes ao apuramento dos resultados, o Conselho Directivo elabora um relatório a enviar ao Reitor, de onde constam os resultados da eleição, os nomes dos candidatos eleitos, as deliberações proferidas nos termos do n.° 3 do artigo 36.° e quaisquer outros factos relevantes.

Divisão II

Competência e Funcionamento Artigo 42.°

(Competência) Compete à Assembleia de Representantes:

a) Eleger o Conselho Directivo e destituí-lo;

b) Aprovar o orçamento e o plano de actividades apresentado pelo Conselho Directivo;

c) Apreciar o relatório do Conselho Directivo res- peitante ao ano anterior e, em geral, fiscalizar os actos desse Conselho, sem prejuízo da com- petência própria dele;

d) Apreciar e discutir os problemas fundamentais de orientação e funcionamento da vida escolar; e) Designar quatro membros do Conselho Consulti-

vo;

f) Aprovar alterações aos presentes estatutos, nos termos dos artigos 90.° e seguintes.

Estatutos da Faculdade de Direito

DR n.º 198, II Série, 28 de Agosto de 1990

Artigo 43.°

(Eleição do conselho directivo)

1. O Conselho Directivo é eleito na primeira reunião ordiná- ria da Assembleia de Representantes após a sua eleição. 2. Os titulares correspondentes a cada corpo no Conselho Directivo são eleitos pelos elementos da Assembleia de Representantes do respectivo corpo.

Artigo 44.°

(Destituição do conselho directivo)

1. A Assembleia de Representantes só pode destituir o Con- selho Directivo em reunião expressamente convocada para o efeito com antecedência mínima de 10 dias. 2. A deliberação de destituição é fundamentada e exige maioria de dois terços dos membros da Assembleia em efectividade de funções.

Artigo 45.° (Mesa)

1. A mesa da Assembleia de Representantes é constituída por um presidente, um vice-presidente e dois secretários, eleitos por maioria simples das listas concorrentes. 2. O presidente é sempre um docente.

3. Compete ao presidente dirigir as reuniões e estabelecer as relações da Assembleia com os demais órgãos da facul- dade e com o Reitor.

Artigo 46.° (Reuniões)

A Assembleia de Representantes reúne-se ordinariamente de dois em dois meses durante o ano lectivo e extraordina- riamente por iniciativa do seu Presidente ou a requerimento de um terço dos seus membros em efectividade de funções.

Artigo 47.°

(Participação nas reuniões)

Quando não sejam membros da Assembleia de Represen- tantes, podem participar nas reuniões e nelas usar da pala- vra os membros do Conselho Directivo e os presidentes do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico e do Conselho Consultivo.

Secção III