• Nenhum resultado encontrado

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES QUE POSSIBILITEM O DIÁLOGO COM AS

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Julio Gomes Almeida1

RESUMO

O trabalho apresenta os resultados da primeira fase de uma pesquisa cujo objetivo é investigar as possibilidades de uma escola da rede pública municipal da Cidade de São Paulo construir indicadores de autoavaliação que possibilitem o diálogo com as avaliações externas. Esta pesquisa insere-se na abordagem qualitativa de cunho fenomenológico e no seu desenvolvimento adota-se procedimentos que contemplaram estudos teóricos de natureza bibliográfica e documental e trabalho de campo concretizado pela participação dos professores e gestores em reuniões semanais com o pesquisador responsável, organização de seminários abertos à comunidade por meio dos quais buscou-se refletir sobre os conceitos importantes para o desenvolvimento da pesquisa e compreender o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Nesta fase foi também proposto um questionário aos pais e alunos para identificar como estes segmentos entendiam avaliação na escola. Desta forma a pesquisa envolve professores, gestores, pais e alunos. Vem sendo realizado mediante parceira que estabelece o diálogo entre a Unidade Escolar e a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, com fomento da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo – FAPESP. Como resultado desta fase da pesquisa verificou-se uma mobilização da comunidade escolar em torno das discussões sobre avaliação educacional com vistas à construção de indicadores de autoavaliação.

Palavras chave: educação, qualidade, autoavaliação, intervenção

120 Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas

ABSTRACT

The paper presents the first stage results of a research whose goal is to investigate the possibilities of a public school in São Paulo City to develop self-assessment indicators that enable the dialogue with external evaluations. This research is part of the qualitative approach and, for the purpose of its development, it adopts procedures which consider theoretical studies of literature and documental nature and fieldwork accomplished with teachers and administrators participation in the weekly meetings with the responsible researcher and organization of seminars open to community. Through such activities, it becomes evident the importance of concepts for the research development and understanding of the Index of Basic Education Development – IDEB. During this stage, it was also proposed a questionnaire to various segments of school community to identify how these segments understand school assessment. Thus the research involves teachers, administrators, parents and students and is being conducted through a partnership dialogue between the School Unit and the University City of São Paulo - UNICID with fostering of São Paulo Foundation of Research - FAPESP. As a result of this stage of research there was a mobilization of the school community around discussions of educational assessment with a view to constructing indicators of self- assessment.

Keywords: education, quality, self-assessment, intervention

INTRODUÇÃO

A parceria entre a universidade e a escola produz intercâmbio institucional e pessoal, possibilitando a construção de conhecimento no espaço escolar, a partir da relação entre os domínios da teoria e da prática. Nesta fase da pesquisa, além de estudos teóricos e documentais que orientam a pesquisa, foram propostos questionários aos diferentes segmentos da comunidade escolar com objetivo de realizar uma investigação inicial sobre como os diferentes segmentos veem as avaliações que se realiza na escola. Foram também discutidos os resultados

Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas 121 obtidos pelos alunos nas avaliações internas e externas, buscando uma interface entre os resultados decorrentes destas duas formas de avaliação.

O pressuposto que norteou a elaboração do projeto e vem orientando a pesquisa foi o de que as avaliações externas não levam em conta aspectos importantes do trabalho escolar (Almeida & Nhoque, 2010) e que, por isso, são indicadores insuficientes para medir o padrão de qualidade da educação oferecida pela escola e que as avaliações internas muitas vezes envolvem outros aspectos além daqueles que são objeto do trabalho escolar e em muitos casos predomina mais os aspectos subjetivos, como acerto de contas com alunos indisciplinados. Além dos indicadores relacionados ao desempenho dos alunos – medidos por instrumentos internos ou externos – a escola levantou como necessidade a construção de indicadores que contemplassem outros aspectos que interferem na qualidade do trabalho.

As reflexões realizadas apontam que os indicadores relacionados ao desempenho dos alunos precisam ser confrontados com outros, produzidos por meio da mobilização da comunidade escolar em torno das necessidade educacionais do território e das condições em que o trabalho se desenvolve. Assim foram eleitas algumas questões norteadoras da pesquisa: é possível a escola elaborar indicadores que possam medir a qualidade do seu trabalho? Como os resultados das avaliações internas se articulam com as avaliações externas? Como é composto o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica2? Qual a interferência das condições físicas do prédio e dos equipamentos disponíveis no desempenho dos alunos?

Desta forma, de início pareceu fundamental investigar quais seriam as condições necessárias para que uma escola da rede pública de ensino possa construir indicadores de avaliação de qualidade que permitam propor ao sistema um padrão de qualidade nos moldes anunciados.

2 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB- é um indicador criado pelo Governo Federal com o objetivo de

traçar metas de qualidade educacional para o sistema. Ele reuni dois conceitos para medir a qualidade da educação: o fluxo escolar e médias de desempenho dos alunos nas avaliações externas.

122 Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas