• Nenhum resultado encontrado

4. Projecto SER MAIS

4.5 Avaliação

4.5.2 Avaliação da eficácia e eficiência do projecto

Os resultados de um projecto ou programa são as modificações ou transformações que se produziram com a implementação do referido projecto ou programa num dado grupo ou num contexto determinado. Como refere Froufe Quintas (1998), a avaliação dos resultados tem a ver com “as mudanças que foram previstas ou

esperadas e aos não previstos”. O mesmo autor refere que é também importante salientar que não podemos esquecer os impactos que um projecto pode produzir à sua volta, nem os efeitos colaterais que pode provocar.

Tomando como base os argumentos referidos, é importante destacar alguns aspectos que fomos detectando ao longo do processo. Colocaremos os resultados traduzidos em potencialidades e fragilidades do Projecto.

Potencialidades

a) - Consideramos a avaliação do processo de diagnóstico muito positiva pelos factos que salientamos: Muito boa receptividade e aceitação da nossa proposta por parte do Conselho Executivo e Conselho Pedagógico da Escola EB 2,3 de S. Lourenço – Ermesinde. Boa colaboração e disponibilidade por parte de todos os Directores de Turma. Muito boa a maneira, sempre simpática e cooperante, como todos os alunos acolheram o Projecto.

b) - A participação dos alunos inscritos nos fóruns foi, na nossa opinião, bastante boa. Na imagem nº 13 apresentamos os três fóruns principais.

Imagem nº 13 – Layout da página dos Fóruns da Plataforma LiveLearn.

Como podemos comprovar pela tabela nº 39, registaram-se bastantes intervenções e o número de visitas aos fóruns é francamente positivo. Estes dados fazem-nos pensar que o Projecto esteve presente nas vidas dos alunos. Contudo, a participação nos fóruns denota, provavelmente, o pouco à vontade e falta de hábito para participar em fóruns e debates.

Fórum principal Tópico Mensagens Vistos Temas sobre educação para a

sexualidade 10 178

Caixa de Perguntas 3 68

As minhas dúvidas!

duvidas 17 210

educação para a sexualidade 7 110

olá a todos espero que esteja a correr

tudo bem! 4 45

continuar ... 2 19

nós e o caminho... 6 104

sexo e sexualidade 3 42

Sexualidade & Anticoncepcionais 2 21

namoro 6 51 Educação para a Sexualidade A Sexualidade está em Nós! 4 28 SESSÃO SÍNCRONA 1 9 79 SESSÃO SÍNCRONA 2 4 37 SESSÃO SÍNCRONA 3 2 20 SESSÃO SÍNCRONA 4 4 27

protecção para as DST e gravidez 1 18

SESSÃO SÍNCRONA 5 2 18

SESSÕES SÍNCRONAS – a tua opinião

E AGORA?????? 8 41

Total 89 1.116

Tabela nº 50 – Participação dos alunos nos Fóruns do Projecto SER MAIS

c) – A avaliação final feita pelos alunos participantes através do fórum “E agora?” e do Inquérito Final é muito positiva, porquanto este Projecto contribuiu para uma melhor informação e esclarecimento das questões ligadas à Educação para a Sexualidade. Importa aqui referir que o grupo de alunos participantes nas sessões síncronas ficaram muito tristes e despontados pelo facto do Projecto ter chegado ao fim, nomeadamente as sessões síncronas. Este grupo, que foi sempre muito assíduo ao longo de todo o projecto, insiste, com muita frequência e quase em tom de exigência, que o projecto continue. Estes “desabafos” dos alunos nos corredores da escola levam-nos em crer que, efectivamente, esta forma de abordagem das questões ligadas à sexualidade está num bom caminho.

d) – O Projecto SER MAIS teve também impacto mediático. Dois meios de Comunicação Social ligados à educação: educare.pt – Portal da Educação e A Página – Jornal da Educação fizeram notícia do desenvolvimento do Projecto. No anexo XI apresentamos as notícias publicadas. Já no decorrer da avaliação do Projecto tivemos, também, o contacto de uma jornalista do Jornal de Notícias com o intuito de fazer reportagem de uma sessão síncrona.

e) – Este Projecto contribuiu, também, para uma maior sensibilização da utilização das novas tecnologias ao serviço de uma educação mais activa e participativa por todos os actores envolvidos nesta nobre tarefa de construir saberes e aprendizagens. Neste aspecto, muito contribuiu o congregar de saberes, quer a nível técnico, quer científico.

f) – A utilização da sala de aula virtual da Plataforma LiveLearn com todas as suas potencialidades, quer técnicas quer pedagógicas, foi, sem dúvida, uma mais valia para este Projecto e a que mais cativou os alunos. A disponibilidade e apoio dos responsáveis pela plataforma permitiram que este projecto se concretizasse.

O áudio e o vídeo em tempo real produzido nas sessões síncronas permitiu criar uma atmosfera de sala de aula e, como tal, de proximidade entre o professor/técnico e os alunos.

Fragilidades

a) – A grande fragilidade deste projecto situa-se nos aspectos temporais do mesmo. Pelo facto de termos apenas e pontualmente realizado algumas actividades e usado apenas algumas ferramentas da Plataforma LiveLearn, não nos permitiu fazer uma avaliação global do processo para podermos fazer uma retroalimentação eficaz como prevê a metodologia adoptada.

b) – A fraca participação nas sessões síncronas e, de uma maneira geral, a pouca adesão ao projecto, deve-se, no nosso entender, a alguns factores a ter em conta, como por exemplo:

• O factor inovador do Projecto trouxe consigo uma certa desconfiança e descrédito por parte dos alunos.

• O facto das questões relacionadas com a sexualidade ainda serem consideradas do foro íntimo e pessoal resultante de uma educação/formação parental associada a esses comportamentos.

• O pouco à vontade para se exporem, mesmo que de forma virtual.

• Poucos hábitos de participação em debates, fóruns e expressão das suas ideias e opiniões pessoais.

• A geral desmotivação dos alunos para aderirem aos projectos que se vão fazendo na escola.

• O facto do Projecto se desenvolver num espaço temporal bastante curto, não permitindo solidificar uma prática continuada que, provavelmente, se traduziria numa bola de neve.

• A limitação do Projecto a uma única comunidade escolar. Tivemos vários pedidos de adesão de alunos de outras escolas.

c) – Algumas fragilidades na Plataforma LiveLearn dificultaram a realização de algumas actividades síncronas, nomeadamente as salas de chat. Esta Plataforma não permite a criação de salas de conversação para trabalhos de discussão em grupo. Na única sala de chat que possui, esta também não permite saber quem se encontra presente na sala naquele momento.

Em síntese, podemos afirmar que o desenvolvimento do Projecto SER MAIS foi positivo e, de certa forma, podemos referir que os alunos estão mais à vontade neste ambiente virtual para debaterem as questões ligadas à sexualidade humana.