• Nenhum resultado encontrado

A Duke inicia seu Balanço Social informando que suas ações de RSC estão concentradas nas comunidades próximas aos ativos da Companhia, ao longo do

rio Paranapanema, e tiveram como principal público-alvo os moradores dos municípios da região. A Duke não foge à regra das outras sete companhias analisadas. II. INS-LG –Legal: categoria e código instrumental e que indica ações que visam cumprir regras governamentais ou evitar sanções pelo não cumprimento.

Identificação DUKE: Negativa.

Explicação: Neste caso, embora não se tenha detectado indícios da racionalidade legal nos documentos analisados, considerado o amplo arcabouço jurídico brasileiro, não se pode afirmar que aqui há evidência da racionalidade contrária, creditando-se a não localização às restrições relacionadas à escolha dos documentos analisados.

III. INS - LT – Legitimidade: categoria e código instrumental e que indica ações que visem dar legitimidade a uma organização perante seus stakeholders.

Identificação DUKE: Positiva.

Explicação: A Duke, em 2008, fez a limpeza do rio Paranapanema - iniciativa organizada pela Associação Ambientalista defensora da Bacia do Paranapanema S.A. com o objetivo recolher o lixo que se encontra na margem do rio na altura do município de Bernardino de Campos (SP). Na ocasião, foram retirados 300 kg de lixo em cerca de 4 km de margem. Participaram da ação por volta de 80 voluntários. O evento teve grande visibilidade, conforma informa a própria empresa (DUKE, 2009). IV. INS - DS – Desempenho: categoria e código instrumental e que indica ações que visem aumentar a satisfação e o desempenho dos empregados, visando também aumento na produtividade.

Identificação DUKE: Positiva.

Explicação: A Duke faz a manutenção do foco empresarial em uma cultura de Zero Enfermidade & Lesão e na melhoria do ambiente de trabalho, em continuidade ao programa Fale Comigo, foi desenvolvida por meio da implantação do Programa de Padrões Comportamentais de Segurança, sendo realizadas avaliações das percepções dos empregados nos quatro segmentos funcionais da Companhia: Executivos, Gerentes, Supervisores e Empregados, a fim de identificar a percepção desses públicos quanto aos aspectos de saúde e segurança praticados (DUKE, 2009).

115 V. INS-MX – Maximização: categoria e código instrumental e que indica ações que visem à maximização dos recursos sem questionamentos éticos em seu tratamento.

Identificação DUKE: Positiva.

Explicação: vide projetos de RSC analisados.

VI. INS-ES – Estratégia: categoria e código instrumental e que indica ações caracterizadas como organizacionais, sistemáticas, com objetivos estratégicos, frutos de uma decisão consensual e que necessitam de gerenciamento.

Identificação DUKE: Positiva

Explicação : O Balanço Social da Duke também é bastante restrito, sendo que a maioria das informações se resumem a números, demonstrando o crescimento de ações entre os períodos considerados.

VII. INS-MK – Marketing: categoria e código instrumental e que indica ações de responsabilidade social acompanhadas de técnicas de marketing institucional.

Identificação DUKE: Positiva.

Explicação: A Duke promoveu ao longo do ano de 2008 oito seminários com seus stakeholders, nos quais, além de prover informações úteis, apresenta as ações de RSC da empresa (DUKE, 2009).

VIII - SBS-VO – Valores: categoria e código substantivo e que indica ações voluntárias que embora tenha fins, não se baseiam neles e sim em valores reais.

Identificação DUKE: Negativa.

IX - SBS-JU – Juízo: categoria e código substantivo e que indica deliberações julgadas com base em juízos de valor (bom/mau, verdadeiro/falso).

Identificação DUKE: Negativa.

X - SBS-SO - Sociedade: categoria e código substantivo e que indica que a organização sempre busca na sociedade o respaldo para suas ações.

Identificação DUKE: Negativa

XI - SBS-NG – Negociação: categoria e código substantivo e que indica que o rendimento dos indivíduos é aferido coletivamente, em reuniões periódicas, havendo abertura para o diálogo e a negociação.

Identificação DUKE: Negativa

XII - SBS-EQ – Equilíbrio: categoria e código substantivo e que indica que as ações são dirigidas por princípios interrelacionados: ação coletiva, respeito à individualidade, busca do equilíbrio entre empregados e organização, calcadas em identidade de valores.

Identificação DUKE: Negativa.

XIII - SBS-NA - Não-Avaliação: categoria e código substantivo e que indica que são precários os mecanismos para avaliar sistematicamente a satisfação do usuário.

116 Identificação DUKE: Negativa

Explicação: Neste caso, é importante apresentar que a COPEL tem mecanismos estruturados para mensurar todas as ações de RSC, principalmente aquelas que têm como beneficiados o público interno. Demonstração evidente disso são os relatórios de resultados encontrados em seus balanços contábeis e sociais. Evidencia a ausência de racionalidade substantiva, considerados os indicadores criados nesta pesquisa.

XIV - SBS-AS - Avaliação Social: categoria e código substantivo e que indica que a organização se expressa, em termos sociais, pelos valores que esposa.

Identificação DUKE: Negativa.

4.4.7. Grupo Energisa/Cataguases-Leopoldina

O Grupo Energisa teve origem na Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, com sede na cidade de Cataguases, Minas Gerais, criada em 1907, sendo a terceira sociedade anônima a obter registro na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Adotando o nome de Energisa somente em 2008, o grupo tem na distribuição de energia elétrica a principal base de seu negócio. Com cinco distribuidoras no Brasil, das quais três na região Nordeste (Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A, nova denominação de Energipe, no Estado de Sergipe, Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A, nova denominação de Saelpa e Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A, nova denominação de CELB na Paraíba), uma na Zona da Mata de Minas Gerais (Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de CFLCL) e uma em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo - Distribuidora de Energia S/A, nova denominação de CENF), abrange 91.180 Km² de área coberta. Ao todo, são aproximadamente 2,2 milhões de consumidores e uma população atendida de 6,5 milhões de habitantes em 352 municípios. Atualmente, mais de 4,9 mil colaboradores diretos e indiretos fazem parte das suas empresas (ENERGISA, 2009).

Segundo informações obtidas no site da Bovespa a Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina (CFLCL) entende a importância de, adicionalmente aos serviços de distribuição de energia elétrica que oferece, promover maior bem estar à sociedade. Assim, a empresa constituiu, em 1985, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que centraliza as atividades de responsabilidade social do Sistema Cataguases-Leopoldina (SCL). Atuando junto às comunidades carentes das regiões urbanas em que operam as empresas do SCL, a Fundação tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e programas de cunho cultural, voltados ao público jovem (BOVESPA, 2009).

117 O critério utilizado para escolha das ações a analisar foi a aceitação ação por parte do Programa “Em Boa Companhia” da Bovespa e sua divulgação no site. As ações de RSC da CFLCL escolhidas para análise foram:

Quadro 37 – Ações listadas no site “Em Boa Companhia”- ENERGISA - 01 Projeto Café com Pão Arte ConFusão Área de Atuação Cultural

Público-Alvo 700 crianças e jovens de baixa renda da comunidade .

Objetivo Propiciar o fazer artístico por meio de oficinas de dança, teatro, percussão, artes visuais, artesanato e capoeira, objetivando a melhoria na auto-estima, socialização e performance escolar.

Investimento R$ 300.000,00 Período de

Realização

Permanente.

Descrição

Em outubro de 2000, nascia o Projeto Café Com Pão Arte ConFusão e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho finalmente conseguia concretizar um grande sonho: dotar a cidade de Cataguases de um espaço democrático de formação artística, inserido no seio de uma comunidade de baixa renda, um projeto voltado para crianças e jovens de toda a cidade.

Análise de Racionalidade Subjacente

Código Explicação

INS - ES

A ENERGISA inclui estas ações de RSC em seu planejamento estratégico e as considera no rol de ações culturais. A ação é realizada somente em regiões onde a ENERGISA atua.

INS - IM No caso da Energisa Borborema, por exemplo, a ação também é considerada como ação do Governo do Estado da Paraíba.

INS - MK A ENERGISA utiliza massiva campanha de divulgação do evento, associando sua marca em todas as situações pesquisadas.

Quadro 38 – Ações listadas no site “Em Boa Companhia”- ENERGISA - 02 Projeto Cia Ormeo Teatro-Dança Área de Atuação Capacitação Profissional.

Público-Alvo 20 jovens de 14 a 19 anos, anteriormente em risco social.

Objetivo Formação profissional nas áreas de dança, teatro, canto, cinema, música e artes visuais, preparação e encaminhamento para curso universitário.

Investimento R$ 140.000,00/Ano Período de

Realização

Permanente.

Descrição

O projeto Cia Ormeo Teatro - Dança é um desdobramento do projeto Café com Pão Arte Confusão, ambos voltados para a arte educação de crianças e jovens de baixa.

Análise de Racionalidade Subjacente

Código Explicação

INS - ES A ENERGISA inclui estas ações de RSC em seu planejamento estratégico e as considera no rol de ações de capacitação e cultural. A ação é realizada somente em regiões onde a ENERGISA atua.

INS - MK A ENERGISA utiliza massiva campanha de divulgação do evento, associando sua marca em todas as situações pesquisadas.

118 Friburgo e Borborema, mas as análises são consolidadas, sendo que iniciativas similares em unidades diferentes serão consideradas, quando possível, apenas uma vez.

A análise da racionalidade subjacente aos discursos da ENERGISA, como das demais empresas, foi realizada por meio da lista completa dos indicadores criados para a pesquisa, a indicação da identificação de tais indicadores nos documentos analisados e, no caso de identificação positiva a explicação correspondente.

I. INS-IM - Imagem: categoria e código instrumental e que indica ações que visam a fins específicos. Neste caso melhorar a imagem da organização perante os stakeholders.

Identificação ENERGISA: Positiva.