• Nenhum resultado encontrado

Explicação II: das companhias analisadas a CPFL apresenta-se como a que tem a melhor comunicação de RSC e também, baseando-se apenas em seu balanço social, a que melhor

III. INS LT – Legitimidade: categoria e código instrumental e que indica ações que visem dar legitimidade a uma organização perante seus pares.

4.4.5. COPEL – Companhia Paranaense de Energia

A Copel - Companhia Paranaense de Energia foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná, abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 (Bovespa) e tornou-se, em julho de 1997, listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Européia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. A partir do dia 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa (COPEL, 2009).

109 A Companhia atende diretamente a 3.571.230 unidades consumidoras em 393 municípios e 1.108 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 2,8 milhões de lares, 64 mil indústrias, 296 mil estabelecimentos comerciais e 343 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por 8,5 mil empregados (COELCE, 2009).

Segundo informações encontradas no site da Bovespa, para a COPEL responsabilidade social Empresarial é a "forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais" (BOVESPA, 2009) .

O critério utilizado para escolha das ações a analisar foi a aceitação da ação por parte do Programa “Em Boa Companhia” da Bovespa e sua divulgação no site. A única ação de responsabilidade social corporativa da COPEL disponível para ser analisada no Em Boa Companhia foi:

Quadro 34 – Ações listadas no site “Em Boa Companhia”- COPEL - 01 Tributo ao Iguaçu

Área de Atuação Comunidade

Público-Alvo Comunidades situadas ao longo da Bacia do Rio Iguaçu.

Objetivo Estimular e facilitar o desenvolvimento de comunidades auto- sustentáveis na Bacia do Iguaçu.

Investimento R$ 745.000,00 Período de Realização 01/2004 até 12/2014

Descrição

O Programa Tributo ao Iguaçu foi criado para estimular e facilitar o desenvolvimento de comunidades autosustentáveis na Bacia do Iguaçu. Essa missão está alinhada com a missão da Copel que é a de gerar, transmitir, distribuir e comercializar energia, bem como prestar serviços correlatos.

Análise de Racionalidade Subjacente

Código Explicação

INS - ES

A COPEL inclui estas ações de RSC em seu planejamento estratégico e as considera no rol de ações de apoio à cidadania. A ação é realizada somente em regiões onde a COELCE atua.

INS - IM O projeto é vinculado a ações de cidadania da Secretaria de Educação do Governo Estadual do Paraná. Ademais o Rio Iguaçu tem várias das hidrelétricas da COPEL que trouxeram grandes impactos à população quando do alagamento.

De todas as empresas analisadas a COPEL apresenta o Balanço Social mais superficial, sendo que o documento foi utilizado apenas para uma análise das ações de responsabilidade social corporativa daquela empresa. A análise da racionalidade subjacente

110 aos discursos da COPEL, como das demais empresas, foi realizada por meio da lista completa dos indicadores criados para a pesquisa, a indicação da identificação de tais indicadores nos documentos analisados e, no caso de identificação positiva a explicação correspondente. Esta mesma regra valeu para as demais companhias analisadas nesta pesquisa.

I. INS-IM - Imagem: categoria e código instrumental e que indica ações que visam a fins específicos. Neste caso melhorar a imagem da organização perante os Stakeholders.

Identificação COPEL:Positiva.

Explicação: vide projeto de RSC analisado.

II. INS-LG –Legal: categoria e código instrumental e que indica ações que visam cumprir regras governamentais ou evitar sanções pelo não cumprimento.

Identificação COPEL: Negativa.

III. INS - LT – Legitimidade: categoria e código instrumental e que indica ações que visem dar legitimidade a uma organização perante seus pares.

Identificação COPEL: Negativa

IV. INS - DS – Desempenho: categoria e código instrumental e que indica ações que visem aumentar a satisfação e o desempenho dos empregados, visando também aumento na produtividade.

Identificação COPEL: Negativa.

V. INS-MX – Maximização: categoria e código instrumental e que indica ações que visem a maximização dos recursos sem questionamentos éticos em seu tratamento.

Identificação COPEL: Negativa.

VI. INS-ES – Estratégia: categoria e código instrumental e que indica ações caracterizadas como organizacionais, sistemáticas, com objetivos estratégicos, frutos de uma decisão consensual e que necessitam de gerenciamento.

Identificação COPEL: Positiva

Explicação : A COPEL inicia seu balanço social informando que a Empresa foi “certificada como “Empresa Cidadã” pelo Conselho Regional do Rio de Janeiro, em cerimônia de outorga do certificado em 2005. A certificação tomou como base, principalmente, as informações contábeis e sociais contidas nos Balanços Sociais das empresas. A publicação do Balanço Social também rendeu à Copel o direito de utilização do Selo Balanço Social IBASE/Betinho 2005, equivalente a uma certificação ISO brasileira de balanço social, e autorizado em 2005 para apenas 64 empresas de todo o Brasil (COPEL, 2009).

111 VII. INS-MK – Marketing: categoria e código instrumental e que indica ações de responsabilidade social acompanhadas de técnicas de marketing institucional.

Identificação COPEL: Negativa.

VIII - SBS-VO – Valores: categoria e código substantivo e que indica ações voluntárias que embora tenha fins, não se baseiam neles e sim em valores reais.

Identificação COPEL: Negativa.

IX - SBS-JU – Juízo: categoria e código substantivo e que indica deliberações julgadas com base em juízos de valor (bom/mau, verdadeiro/falso).

Identificação COPEL: Negativa.

X - SBS-SO - Sociedade: categoria e código substantivo e que indica que a organização sempre busca na sociedade o respaldo para suas ações.

Identificação COPEL: Negativa

XI - SBS-NG – Negociação: categoria e código substantivo e que indica que o rendimento dos indivíduos é aferido coletivamente, em reuniões periódicas, havendo abertura para o diálogo e a negociação.

Identificação COPEL: Negativa

XII - SBS-EQ – Equilíbrio: categoria e código substantivo e que indica que as ações são dirigidas por princípios interrelacionados: ação coletiva, respeito à individualidade, busca do equilíbrio entre empregados e organização, calcadas em identidade de valores.

Identificação COPEL: Negativa.

XIII - SBS-NA - Não-Avaliação: categoria e código substantivo e que indica que são precários os mecanismos para avaliar sistematicamente a satisfação do usuário.

Identificação COPEL: Negativa

Explicação: Neste caso, é importante apresentar que a COPEL tem mecanismos estruturados para mensurar todas as ações de RSC, principalmente aquelas que têm como beneficiados o público interno. Demonstração evidente disso são os relatórios de resultados encontrados em seus balanços contábeis e sociais. Evidencia a ausência de racionalidade substantiva, considerados os indicadores criados nesta pesquisa.

XIV - SBS-AS - Avaliação Social: categoria e código substantivo e que indica que a organização se expressa, em termos sociais, pelos valores que esposa.

112