• Nenhum resultado encontrado

3 DA LETRA FRIA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AO CHAO DA ESCOLA: ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL.

CAMPUS CURSO OBJETIVOS

AÇAILÂNDIA Eletromecânica -Capacitar jovens e adultos para atuarem numa sociedade em permanente transformação, aplicando e produzindo conhecimentos científicos e tecnológicos, alicerçados em princípios e valores que dignificam o homem e preservem o meio ambiente;

-Atender a demanda do mercado local e regional de empresas de grande, médio e pequeno porte

Florestas -Propiciar condições para que os Técnicos em Floresta elaborem, executem e avaliem projetos através de parcerias, convênios e pesquisas em sua área de atuação, objetivando atender aos mais diferentes segmentos da sociedade;

-Atender a demanda do mercado local e regional de empresas de grande, médio e pequeno porte;

BURITICUPU Vendas-PROEJA -Formação de um profissional especializado na área de técnico em vendas capaz e habilitado para planejar, executar, controlar e avaliar as ações de vendas, tanto em empresas

nacionais quanto internacionais, sob um enfoque

mercadológico orientado para o alcance dos resultados organizacionais. Ao concluir o curso terá adquirido uma postura empreendedora, podendo montar, coordenar, orientar e motivar equipes de trabalho com foco na busca de melhores resultados quantitativos e qualitativos em vendas. -Atender a demanda regional com profissionais habilitados ao planejamento, organização,

liderança e controle dos processos de gestão de vendas segundo os princípios da administração;

52 Em alguns casos, os Planos dos mesmos Campus mantém a mesma redação dos objetivos, alterando apenas o nome do cursos e alguma especificidade, razão pela qual buscamos registrar dois objetivos que dão uma ideia do conjunto.

Agronegócios -Formar profissionais que possam atuar, de forma competente e autônoma, nas áreas de produtos e de processos, integrando-se com os demais setores da economia, com uma evidente articulação com a indústria e o comércio, estruturando-se naquilo que se convencionou chamar de agronegócio ou agribusiness.

-Conhecer, organizar e executar as atividades de produção e

comercialização de produtos agropecuários e

agroindustriais, as atividades de tributação do agronegócio, atividade de avaliação e custo de produção e atividades de comercialização de produtos e serviços.

CENTRO HISTÓRICO

Artes Visuais Habilitar profissionais em Artes Visuais para atuação nos diferentes níveis e modalidades de criação, produção, fomento e divulgação das artes imagéticas.

Eventos-EJA Habilitar profissionais/cidadãos, que tendo uma visão interdisciplinar e crítica do conhecimento e da vida, sejam capazes de atuar com eficiência e ética na área de Eventos, realizando seu trabalho com equipes multidisciplinares de planejamento em instituições públicas e privadas ou de forma autônoma.

Proporcionar uma formação de base interdisciplinar, estimulando a valorização e a contribuição das diversas áreas do conhecimento na atuação do Técnico de Eventos no mercado de trabalho.

SANTA INÊS Edificações - Formar profissionais com visão empreendedora, sedimentada em valores éticos, políticos e sociais que sejam capazes de compreender a complexidade do processo de transformação científico-tecnológico que envolve o eixo tecnológico da Construção Civil;

- Desenvolver a capacidade crítico-reflexiva para atuar num mercado profissional m permanente processo de renovação científico e tecnológico a partir do gerenciamento sua própria formação continuada

Eletromecânica Formar um profissional crítico, consciente de sua atuação no desenvolvimento de atividades de planejamento, elaboração e execução de projetos e instalações de redes elétricas residenciais, prediais e industriais, bem como execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos.

Formar profissionais com visão empreendedora e capacidade de autonomia para gerenciar sua própria empresa.

ZÉ DOCA Biocombustíveis Proporcionar uma alternativa de desenvolvimento

de Zé Doca - MA formando um profissional e construindo um cidadão que com sua forma de pensar e agir resulte na melhoria da qualidade de vida da população.

Contribuir para o desenvolvimento técnico e crescimento socioeconômico das indústrias e empresas desta região do estado.

Secretaria Escolar- PROEJA

Formar profissionais/cidadãos na área de Apoio Escolar, habilitando-os para o exercício das funções de Secretário(a) Escolar de modo a contribuir para o fortalecimento da ação educativa que se desenvolve nos espaços escolares. Formar recursos humanos, capazes de articular os espaços educativos não docentes com os espaços da docência na perspectiva da melhoria da qualidade da educação escolar.

Os objetivos delineados para os cursos refletem o perfil do egresso que se deseja ter ao final do percurso. Esse perfil está bastante articulado com a ideia de um profissional competente para o mercado, que tenha a possibilidade de “empreender” e de contribuir com a sociedade.

No delineamento das disciplinas, nos planos de curso, observa-se a separação entre os conteúdos da base nacional comum e da base técnica, sem indicações de práticas interdisciplinares. Em contrapartida, também constatamos em alguns planos uma indicação de metodologias que promovam a interdisciplinaridade, a troca e o aprofundamento de conhecimentos e principalmente a produção do conhecimento.

Delineia-se a “Organização Curricular” do Curso Técnico em Eletromecânica, do Campus Santa Inês, da seguinte forma:

A organização curricular propõe o desenvolvimento de conhecimentos profissionais sintonizados com o respectivo setor produtivo. Essa organização configurar-se-á numa abordagem interdisciplinar e contextualizada viabilizada pelo trabalho docente e técnico, desenvolvidos coletivamente e planejado previamente em pactuação com docentes e alunos. É necessária a articulação e interação de conhecimentos científicos, tecnológicos, culturais e humanísticos com o mundo do trabalho que exige a interdiciplinaridade como princípio educativo.

De acordo com o Art. 8o, §2o da Resolução CNE/CEB/04/99 os cursos poderão ser estruturados em etapas ou módulos, perfazendo um total de seis módulos que serão trabalhados em seis semestres letivos.

Os módulos, de caráter interdependente, não possibilitam a certificação de qualificações profissionais e totalizam 4100 horas/aula (fora o estágio supervisionado). O Estágio Supervisionado, componente curricular facultativo, terá a duração de 400h, podendo ser iniciado a partir do terceiro Módulo o qual poderá ser inserido no currículo do aluno (IFMA, 2012d, p. 7).

Registra-se também a presença em praticamente todos os planos de cursos de objetivos delineados como competências, conforme excertos a seguir:

Quadro 1 - Excerto da ementa da Disciplina Resistência dos Materiais- Campus Açailândia

Fonte: Dados extraídos do Plano de Curso Técnico em Eletromecânica-PROEJA. (IFMA, 2009d, p.19)

Quadro 2 - Excerto da ementa da Disciplina Instrumentação e Controle-Campus Zé Doca