• Nenhum resultado encontrado

CANÇÕES TRABALHADAS COM AS PROFESSORAS NA OFICINA DE MÚSICA E APLICADAS COM AS CRIANÇAS EM SALA DE

6) CANÇÃO “A VOZ DOS ANIMAIS”

Foi Deus quem fez os bichos, Sua voz eu vou imitar, E bem igual a eles, Bonito eu vou cantar. O pato faz quá, quá; A vaca fa mu,mu; A ovelha faz mé, mé E o peru faz glu, glu, glu. O sapo faz quachar; O cachorro faz au, au; O galo co-ró-có-có

E o gato, miau, miau, miau. Pintinho faz piu, piu; Burrinho faz hip,hip; Angola faz trofac; O cavalo, chip, chi. A mula faz ploc, ploc; O grilo faz cri, cri;

Uma ave diz arara E a outra bem-te-vi. Mosquito faz zim, zim; Abelha faz zum,zum; Muitas vezes eles picam Machucando o meu bumbum. Como faz o papagaio? Vou imitar o macaquinho, Ele é muito engraçado E como é lindo o golfinho!

Atividades propostas a partir da canção:

1) Perguntar para as crianças que sons fazem os diversos animais da canção, antes deles ouvirem a mesma. Deixar que elas imitem com a voz esses sons

2) Deixar que as crianças ouçam a canção, cantar a canção com elas explorando a letra da mesma (representação gráfica dos sons dos animais).

3) Deixar que as crianças se movimentem ou pela sala ou pelo pátio imitando os animais da música enquanto a ouvem e cantam. Eles poderão imitar não só o som mas o movimento também. É importante que o professor participe dessas atividades para conduzir as mesmas e ao mesmo tempo brincar com as crianças.

4) Desenhar os animais da música: A partir do tema da canção, colocar uma tira de papel pardo (em torno de 3 metros) no chão e fazer uma fila com as crianças. As crianças andarão, em fila, em torno da tira de papel cantando a canção. Quando a música parar, todos deverão ficar no local em que pararam e desenhar no pedaço de papel que está à sua frente. Quando a música inicia novamente, as crianças voltam a caminhar em volta da tira de papel porém, ao ser a música interrompida novamente, as crianças deverão continuar o desenho que estiver à frente, mesmo que não seja o seu, da maneira como desejar. A brincadeira prossegue até que as crianças cheguem ao desenho que começaram. Feito isso, o professor pode explorar a questão da coletividade, pois o desenho não foi feito por uma só pessoa, todos tiveram participação e outras questões relacionadas a essa, deixar que as crianças expliquem a idéia que tinham originalmente e o que acham que o desenho final representou. A música deve estar sempre tocando durante a atividade, mesmo que seja necessário colocá-la mais de uma vez.

5) Pode ser solicitado às crianças uma pesquisa sobre os animais da canção. A pesquisa pode ser feita em grupos e cada grupo pode escolher apenas um dos animais para pesquisar. Depois, eles poderão apresentar para os colegas o resultado da pesquisa sobre a vida desses animais (onde vivem, o que comem, etc.)

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES: As atividades propostas a partir da canção permitem o

desenvolvimento da expressão vocal (cantando, imitando os diversos animais), da expressão corporal e coordenação motora ao imitar os movimentos desses animais, da criatividade (desenho coletivo), permitem também que as crianças conheçam melhor nosso meio ambiente por meio da pesquisa sobre os animais da canção.

7) OLÊ, OLÁ

Não chore ainda não,

Que eu tenho um violão e nós vamos cantar. Felicidade é que pode passar e ouvir, E ela for de samba, há de querer ficar. Seu padre toca o sino

Que é prá todo mundo saber, Que a noite é criança, Que o samba é menino,

Que a dor é tão velha que pode morrer, Olê, olê, olê, olá

Tem samba de sobra, Quem sabe sambar, Que entre na roda, Que mostre o gingado,

Mas muito ciudado, não vale chorar. Não chore ainda não,

Que eu tenho uma razão prá você não chorar. Amiga me perdoa,

Se eu insisto à toa,

Mas a vida é boa para quem cantar. Euplínio toca forte

Que é prá todo mundo acordar, Não fale da vida

Nem fale da morte, Tem dó da menina, Não deixe chorar, Olê, olê, olê, olá, Tem samba de sobra, Quem sabe sambar, Que entre na roda, Que mostre o gingado,

Mas muito cuidado, não vale chorar. Não chore ainda não,

Que eu tenho a impressão que o samba vem aí. É um samba tão imenso,

Que eu às vezes penso,

Que o próprio tempo vai parar prá ouvir. Luar espere um pouco

Que é pro meu samba poder chegar, Eu sei que o violão

Está fraco, está rouco, Mas a minha voz Não cansou de chamar, Olê, olê, olê, olá. Tem samba de sobra, Ninguém quer sambar, Não há mais quem cante, Nem há mais lugar, O sol chegou antes

Do samba chegar. Quem passa nem liga, Já vai trabalhar. E você, minha amiga, Já pode chorar.

Atividades propostas a partir da canção:

1) Ouvir a canção com as crianças, deixando que acompanhem com a letra, tirando todas as dúvidas em relação à mesma. Num primeiro momento a ênfase pode estar na letra da canção e posteriormente o professor pode chamar a atenção das crianças para as variações da canção: quando fica mais rápida, quando fica mais devagar, que momento é mais alegre, que momento é mais triste, como é importante o controle do volume da voz, pois mesmo quando a música está mais fraca é possível ouvir o que está sendo cantado.

2) Deixar que as crianças cantem e se movimentem livremente pela sala ou pátio acompanhando o ritmo da canção: quando o andamento for mais rápido fazer movimentos mais rápidos, quando o andamento for mais devagar, movimentar-se mais devagar.

3) Deixar que as crianças improvisem uma pequena dança para a canção acompanhando a variação de andamento da mesma (devagar e rápido)

OBJETIVOS DAS ATIVIDADES: Essas atividades permitem que a criança experimente,

com movimentos corporais, as diferenças de andamento da música: o rápido e o devagar, além de diferenciar também o forte e o fraco. Através desses movimentos a criança está também desenvolvendo o controle do espaço que explora, na medida em que pode se movimentar, mas não pode trombar ou atrapalhar os colegas.