• Nenhum resultado encontrado

4.3 Delineamento das Etapas de Coleta e Análise de Dados

4.3.2 Capturas de Postagens

O que se pode capturar nas/das três páginas intencionais no Facebook? Em princípio, buscou-se pela página que se desejava capturar e em seguida clicou-se no ícone do softwareNcapture, no topo direito do navegador, conforme a figura 20.

Figura 20 - Captura de Tela do Software Ncapture.

Por meio do Ncapture foi possível fazer o download de postagens no mural das páginas institucionais no Facebook. E a primeira vez em que se faz a captura dos dados, a partir de cada página, foi solicitada uma autorização para que o software pudesse executá-la.

Entretanto, somente durante a gestão de dados verificou-se que as postagens e comentários capturados das três páginas versavam sobre intervalos de tempos diferentes. E quem determinou isso foi o próprio NCapture: página do CIN: de 18/06/2016 a 12/08/2019 (data da captura); página do IRD: de 10/08/2016 a 12/08/2019 (data da captura); página do CONTER: de 24/07/2018 a 13/08/2019 (data da captura).

Consoante com a figura 20 (NCAPTURE, 2019):

 selecionava-se um tipo de fonte. Havia duas opções para captura. Um conjunto de dados (Posts a Datased) ou página da Web completa como um PDF (Wabe pages as PDF). Em ambas as opções, os arquivos só abriam depois de importados. Quando se capturava um conjunto de dados, o conteúdo da página (textos, imagens, hiperlinks, por exemplo) também era coletado em um arquivo NCapture para ser importado posteriormente para o NVivo 12 Plus. Nesse caso, plug-ins de Flash, vídeos incorporados ou áudios, não eram capturados, além do layout da página que não era preservado. E automaticamente as imagens eram separadas dos outros elementos da postagem. Porém, diante dos travamentos sucessivos do computador utilizado com a captura em PDF, mudou-se de ideia e optou-se por capturar um conjunto de dados. A configuração da máquina utilizada foi de 8 GB de memória RAM50, o dobro da

mínima requerida. E como a captura de conjunto de dados não preservava os layouts das postagens e nem indicava curtidas, reações com emoticons e compartilhamentos, posteriormente fez-se capturas a partir da tecla do computador, Prints Screen.

 revisava-se o nome de origem padrão, o qual foi o nome do arquivo importado para o Nvivo 12 Plus. Mas, caso desejasse poderia ser mudado;

 inseria-se uma breve descrição (description) do que se seria capturado; o memorando (memo) foi usado para registrar os objetivos da ação, os quais vinculavam-se ao arquivo importado;

 podia-se acrescentar um ou mais “nós” (code at nodes) para os quais desejaria codificar os dados. Quando fossem importados para o Nvivo 12 Plus, toda a fonte seria

50 A memória RAM (Random Access Memory) é a de curto prazo do computador, notebook ou dispositivo análogo. Sendo assim, essa memória auxilia a execução de outros programas, mas não salvava as informações no disco rígido do notebook, equipamento usado no desenvolvimento deste projeto de pesquisa.

codificada nos “nós” especificados. Porém, optou-se por fazer uma análise manual para que se pudesse fazer uma leitura prévia dos dados coletados;

 clicava-se em capturar. À medida que o NCapture coletava as postagens e os comentários também era possível acompanhar o progresso das capturas clicando em “Show capture progress page”, localizada na parte inferior da figura 21. Mas, quantas postagens foram possíveis capturar por seção?

Figura 21 - Progresso de Captura de Dados por meio do Software Ncapture.

Fonte: Projeto do autor, 2019.

Após a primeira seção de captura, os dados de cada página eram importados pelo Nvivo 12 Plus e incorporados ao software. Nas tentativas posteriores procurou-se retroceder mais nas postagens de cada página para captura. Porém, notou-se que a quantidade de dados capturada se mantinha a mesma como atesta a figura 22.

Figura 22 - Resultados de Dados Capturados por meio do Software Ncapture.

Fonte: Projeto do autor, 2019.

As importações subsequentes mesclavam-se ao conjunto de dados existente no Nvivo 12 Plus. No entanto, esse também indicava que não havia dados diferentes para serem importados, como mostra a figura 23.

Figura 23 - Importação de Dados Capturados por meio do Software Ncapture.

Fonte: Projeto do autor, 2019.

Sendo a netnografia uma pesquisa observacional participante, os dados netnográficos podem assumir diversas formas (KOZINETS, 2014): os coletados diretamente pelo pesquisador; aqueles gerados pela captura e registro de eventos e interações comunitários online; os que o pesquisador inscreve, como no caso desta pesquisa as notificações do Facebook; mensagens privadas via Messenger; e os prints de postagens capturadas, consideradas representativas com base nos objetivos da pesquisa, no PPC e na experiência docente.

Então, para associar esses elementos era necessário realizar uma busca manual e retroceder no mural de cada página. Foram removidas fotos de perfil e nomes de usuários para impedir a sua identificação. Somente as páginas são definidas, pois são instituições públicas.

A quantidade de dados capturados determinada pelo Ncapture dependeu: do número de postagens disponível em cada uma das páginas pesquisadas no Facebook; das configurações de privacidade dos usuários, do limite do número de capturas estabelecido pelo próprio Ncapture naquele instante. Contudo, era possível interromper uma seção, mantendo as postagens capturadas até aquele momento (NCAPTURE, 2019). Dependendo da seção, a captura de dados chegou a durar de poucos minutos até quase duas horas, como no caso da

página do CONTER. O computador travava e as páginas no Facebook ficavam também sem responder por algum tempo.

Após essa etapa realizou-se a seleção do corpus de análise.