• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS DADOS SELECIONADOS DAS TRÊS PÁGINAS

5.2 Conteúdos Postados no âmbito da Física das Radiações nas Páginas do

5.2.2 Eventos e Cursos Diversos nas Páginas do CIN, IRD e

As posições, instâncias de poder, que as instituições ocupam são diferentes, mas no âmbito da física das radiações e da divulgação científica podem ser consideradas complementares.

O quadro 8 elenca a miscelânea de conteúdos relacionados a eventos e cursos diversos nas páginas do CIN, IRD e CONTER. Em geral os eventos, os cursos e outras divulgações na página do CIN estão focados no “fazer ciência”, procedimentos e compreensões dos resultados de pesquisas, considerados princípios basilares para a formação profissional e o desenvolvimento tecnológico.

Com base na TAR, a força das associações condiciona a sua persistência, isso porque o seu alcance e a sua intensidade podem ser inferidos a partir das ações em curso, dos acoplamentos e dos afetamentos. Desse modo, a divulgação de eventos, na perspectiva de redes, a composição que possuir mais elementos associados pode-se tornar mais perene, forte e possível de ser rastreável (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013a). Por isso, os eventos e cursos diversos publicados nas páginas do CIN, IRD e CONTER podem formar redes de ensino-

aprendizagem a fim de compreender relações entre essas instituições e processos que envolvem uma diversidade de manifestações de energia.

Quadro 8 - Miscelânea de Conteúdos relacionados a Eventos e Cursos Diversos nas Páginas do CIN, IRD e CONTER.

UNIDADE DE ANÁLISE OU “NÓS”

TÓPICO OU

“CASO” SUBTÓPICOS OU “CLASSIFICAÇÕES DE CASOS”

Tema Postado no âmbito da Física das Radiações Eventos e Cursos Diversos

Página do CIN: chamada pública de propostas de eventos científicos; editais de processos seletivos; divulgação de inscrições para concursos, cursos de aperfeiçoamento; guias e boletins informativos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); divulgação de treinamentos online, oficinas, eventos comemorativos; editais de pós-graduação;

Página do IRD: processos seletivos para a pós-graduação; divulgação de inscrições para cursos de aperfeiçoamento sobre metrologia das radiações e proteção radiológica; intercâmbio científico para alunos de mestrado e doutorado; fotos e vídeos de conferência, palestras, congressos, seminários presenciais e

online, semana da pós-graduação, feiras de ciências e mostras

científicas; vagas de iniciação científica e estágios para graduandos; homenagens a membros do instituto; visitas técnicas de autoridades científicas e de anônimos ao IRD; divulgação de palestras e seminários; datas comemorativas;

Página do CONTER: divulgação de congressos, simpósios e cursos online; consultas públicas; diretrizes e normas de radioproteção; exercício ilegal da profissão; regulamentos para os profissionais das técnicas radiológicas no país; direitos e deveres profissionais; demandas da categoria relacionadas ao mercado de trabalho, carga horária, remuneração (piso salarial), anuidades e outras deliberações do conselho; formação profissional, carteira de identidade profissional, uso de dosímetros; fiscalizações de irregularidades no âmbito das categorias radiológicas; profissionais de destaque na área; denúncias de irregularidades na área da radiologia no país.

Fonte: o autor, 2020.

A publicação da figura 37 parece não só destacar cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo IRD, mas tornar o que a instituição faz mais visível aos seguidores informando o seu entrelaçamento com os conhecimentos científicos. De acordo com a TAR e a ADD, os discursos são cadeias de referências que (re)constroem conhecimentos por meio dos híbridos que se formam. Os enunciados “Inscrições abertas” e “Pós-graduação [...]” são convites para quem? Estimula que tipo de posicionamento? Enculturação científica?

Para Bakhtin (2006) a compreensão é considerada resposta, pois é ativamente responsiva. A compreensão é o ato de incorporar sentidos, é uma forma de diálogo a partir da significação, das ressonâncias ideológicas provocadas nos seguidores.

Figura 37 - Exemplo de Curso divulgado na/pela Página do CIN.

Fonte: Página do CIN no Facebook, 2017.

Chama atenção o questionamento de uma seguidora, se o curso é EaD, modalidade que cresce no país. Moran (2018a, 2018b) defende que as tecnologias devem possibilitar a integração de todos os possíveis espaços e tempos. Sabe-se que existem pessoas distantes geograficamente que teriam interesse na formação e não conseguiriam fazê-la se não por meio dessa modalidade. Nesses contextos, essas páginas institucionais podem estar articuladas a metodologias ativas, como se discutiu na seção 2.

Na Página do IRD além dos cursos destacados na figura 38 e outros elencados no quadro 7, também chama atenção, a promoção de atividades simuladas sobre “ações de

respostas a emergências radiológicas”. A mensagem, foto de participantes em atividade simulada, procura mostrar para os seguidores como o curso acontece. Divulga que nas ciências os termos emergência e radioproteção, em questão, têm sentidos específicos, nem sempre coincidentes com aqueles utilizados na linguagem comum. Em termos bakhtinianos se a polifonia aumenta há maior tendência ao diálogo e possibilidade de que o seguidor seja compreendido em sua capacidade múltipla de interagir.

Se esse tipo de curso parece ser um dos mais procurados por que, por essa via, aparentemente houve pouco engajamento, somente duas curtidas e nenhum comentário e compartilhamento?

Diante da inconclusividade e heterogeneidade, grande parte da controvérsia consiste em tentar saber para quem essas associações podem possuir valor educativo. Os elementos da postagem passam a ideia de “mão na massa”, expõem o compromisso do IRD no que se refere à carga semântica dos termos radioproteção e emergência, ou seja, coloca em circulação protocolos interdisciplinares que fazem parte desse tipo de atividade. Logo, uma compreensão cada vez mais satisfatório desses conteúdos pelos cursistas e/ou seguidores pode gerar efeitos positivos para a instituição, como maior reconhecimento.

Figura 38 - Exemplo de Curso divulgado na/pela Página do IRD.

Fonte: Página do IRD no Facebook, 2018.

E no caso da página do CONTER sublinha-se na figura 39, um curso de Física das Radiações para profissionais da área da saúde, não gratuito, na modalidade EaD e organizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Dentre os elementos que compõem a

mensagem destaca-se a enculturação científica e digital: o modelo atômico com o núcleo representando o trifólio; o agenciador o QR Code, código de resposta rápida, que pode ser lido a partir do próprio aplicativo em smartphones; o site para se inscrever; e a UNICAMP instituição promotora.

Nos comentários dessa postagem, nota-se que duas técnicas em radiologia mencionaram o custo do referido curso e uma delas até sugere um equivalente e gratuito. Seria esse o atrativo considerando que muitas pessoas teriam dificuldades de arcar com os custos de um curso dessa natureza? É o que parece refletir, de algum o modo, a sua condição de ser-estar-no-mundo.

Figura 39 - Exemplo de Curso divulgado na/pela Página do CONTER.

Fonte: Página do CONTER no Facebook, 2019.

As postagens que versam sobre eventos e cursos diversos via Páginas do CIN, IRD e CONTER expressam aspectos fundamentais sobre a formação profissional no âmbito da física das radiações. Porém, existe uma indefinição de qual(is) elemento(s) vai(ão) se tornar actante(s): Facebook? Página institucional? Curso? Seguidores?

Com base na ADD a alteridade entre os elementos que compõem os enunciados da postagem é percebida, mas fica difícil perceber qual ator parece ser mais relevante. Pelos enunciados verbais e não verbais as postagens versam sobre subtópicos que não podem deixar de ser divulgados ou ensinados e que profissionais ou estudantes, por exemplo, deveriam de aprender. Portanto, os eventos e os cursos diversos postados nessas páginas permitem avançar no dialogismo mostrado (BAKHTIN, 2006, 1997): o conhecimento sobre física das radiações

integra o patrimônio cultural da humanidade, suas características e aplicações têm um papel fundamental na construção de uma visão de mundo crítica e consciente.

5.2.3 Sondagens e Divulgação de Fontes, Métodos e Resultados de Pesquisas