• Nenhum resultado encontrado

5.3 PROCEDIMENTO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS

5.3.1 Contexto DEI

5.3.1.1 Características da DEI

A disciplina – DEI – na qual se implementou a adaptação do MDC desta pesquisa, corresponde a um componente curricular eletivo que teve como objetivo aprofundar os pressupostos de dois modelos teóricos da psicologia, a saber: Modelos Teóricos Cognitivos e Modelo Comportamental. Uma diferença em relação à implementação do MDC na disciplina

na qual foi adaptado por Leitão (2012) no Brasil (DIP), é que os temas debatidos na disciplina usada naquela adaptação não se restringiram a uma perspectiva teórica específica, e incluíam também temas de caráter sociocientífico.

Esta disciplina foi selecionada tendo em vista que busca, também, o desenvolvimento de competências (produção de textos argumentativos, reflexão crítica de conteúdos, expressão crítica e o respeito de ideias) que acreditam ser compatíveis com a proposta da adaptação do MDC no Brasil. A diferença entre estas duas está em que no Brasil as controvérsias visam sobre temas sócio-científicos e científicos e na Colômbia tiveram apenas o sentido científico.

Para sua organização curricular, a Universidade colombiana privilegia um sistema de créditos acadêmicos que leva em consideração o trabalho de acompanhamento realizado na sala de aula e o trabalho independente do estudante. A disciplina-alvo deste estudo localiza-se no terceiro período da grade curricular e está composta de três créditos acadêmicos. Isto é, possui uma carga horária de três horas semanais (equivalente a 180 minutos) de trabalho na aula com acompanhamento do professor, (corresponde ao típico trabalho em sala de aula, no qual interagem estudantes e professores), e seis horas de trabalho independente (realizado pelos estudantes, fora da aula, sem a presença do professor, como por exemplo, tarefas de leituras, pesquisas na internet, elaboração de informes ou de ensaios, etc.). A duração do período acadêmico foi de 16 semanas. De acordo com estas condições, se realizaram quatro ciclos de debates críticos sobre tópicos que visam sob o Modelo Teórico Cognitivo-Behaviorista, também foi introduzido conteúdo sobre argumentação durante cada ciclo. Em seguida na Tabela 1 se apresentam estes tópicos.

Tabela 1. Conteúdo Programático da DEI

Ciclo Conteúdo Científico Conteúdo sobre argumentação

I Tópico geral: Suportes epistemológicos Modelo Comportamental vs. Modelo Cognitivo.

Tópico do debate: Considerar o comportamento humano como objeto da psicologia é suficiente para compreender o psicológico?

Opinião vs. Opinião Fundamentada. Identificação e construção de argumentos (Estrutura do argumento).

II Tópico geral: Princípios Skinnerianos para explicar a conduta verbal vs. cognitivos e sociocognitivos. Tópico do debate: ¿Os princípios da análise

experimental do comportamento são suficientes para explicar a conduta complexa, a conduta emocional e a verbal?

Critérios de avaliação de argumentos.

III Tópico geral: Teoria Processamento da Informação – Piagetiana, Factor G da inteligência vs. Enfoque Modular da cognição.

Tópico do debate: A Inteligência é uma habilidade geral ou específica?

Tipos de informação e Marcadores textuais.

IV Tópico geral modelos normativos vs. descritivos da Tomada de decisão.

Racionalidade vs. Emoção –Intuição.

Tópico do debate: ¿A intuição teria um papel na toma de decisão, uma vez que o ser humano é considerado um ser racional?

Reforço sobre Critérios de Avaliação do argumento (Condições ARS).

Fonte. Autora

A implementação da adaptação do MDC na disciplina-alvo foi realizada pela autora da presente tese. Assim mesmo, uma equipe de monitores constituída por uma professora auxiliar e três alunos monitores (de semestres superiores e pertencentes a grupos de pesquisa interessados em participar da monitoria) apoiaram o planejamento e desenvolvimento da disciplina.

O papel dos monitores teve dois objetivos, um, ajudar com o planejamento da DEI e o segundo, o papel mediador realizado com os estudantes. Nesse sentido, os monitores apoiaram as discussões das equipes na sala de aula, o preparo dos debates críticos nos quatro ciclos realizados, ajudaram com resolução de dúvidas sobre os tópicos tratados na DEI, motivaram aos estudantes, e deram suporte as equipes pelo whatsapp e pelo e-mail na realização das atividades fora da aula e a construção da linha de raciocínio de cada debate crítico.

A avaliação, critério obrigatório pela Universidade, foi realizada em dois momentos: o primeiro, transcorridas as primeiras oito semanas de aula, e o segundo, ao final do semestre. Segundo o regulamento da Universidade-alvo, o professor tem a liberdade de propor as formas de avaliar. Neste sentido, a avaliação se deu através do conjunto de atividades produzidas durante o andamento da disciplina (construção de linha de raciocínio para cada debate, identificação e avaliação de argumentos em textos usados na disciplina, entre outras), e a produção de um ensaio sobre um dos tópico discutidos nos debates.

Para o funcionamento da disciplina, os estudantes foram distribuídos de forma aleatória, em três equipes acompanhadas pelos monitores. Para os dois primeiros ciclos, a composição inicial das equipes foi a mesma, e só foi mudado o papel assumido por cada equipe no debate realizado em cada ciclo – equipe investigativa/avaliativa, equipe proponente e equipe oponente. Para os dois ciclos restantes, as três equipes foram reorganizadas. Cada equipe esteve formada entre seis e sete estudantes.

É importante mencionar que durante a construção dos dados, se apresentou uma greve de quatro semanas de duração, que aconteceu na metade do período acadêmico. Fazendo com que fosse necessário retomar e reforçar aspectos relativos à avaliação da argumentação, assim como recortar um ciclo de debate.

No marco do desenvolvimento da disciplina, os estudantes realizaram atividades cujo objetivo foi avaliar a argumentação produzida por outros. Dentro destas atividades se encontra a avaliação on-line de debates críticos que forma parte do corpus deste contexto – sala de aula. A seguir se descrevem ditas atividades.