• Nenhum resultado encontrado

5.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESTRATEGISTA SEGUNDO MODELO DE IDENBURG

5.2.4 Caracterização da Visão de Incrementalismo Lógico

A visão de incrementalimo lógico abordada nesse trabalho refere-se ao potencial que a empresa possui para realizar a convergência dos seus esforços (recursos, financeiros, pessoas) para atingir os objetivos. Caracteriza-se pelo grande esforço da organização para a dimensão da busca de objetivos (o que) com a dimensão da busca do melhor processo (o como). A empresa que consegue realizar a convergência dos esforços de seus colaboradores, dos seus esforços de investimentos, mobilização de todos os seus recursos, de uma forma geral, teria uma maior possibilidade de que seus objetivos se concretizem, por outro lado, caso haja uma condução dos recursos e dos esforços de forma desencontrada e não direcionada, a empresa poderia perder o seu foco, e os esforços poderiam ser mal direcionados e levariam a empresa para outros caminhos, e não a seus objetivos estratégicos.

Para buscar informações junto aos entrevistados que pudessem identificar características representativas com relação à visão de incrementalismo lógico, foram aplicadas algumas perguntas de caráter qualitativo e que se encontram presentes na entrevista semi-estruturada deste trabalho. Seguem as perguntas aplicadas aos entrevistados buscando identificar características da visão de incrementalismo lógico:

• O que o(a) Sr.(a) faz para incentivar os seus funcionários?

• Existem muitas opiniões divergentes? (quanto aos objetivos da organização). • O(a) Sr.(a) acredita que seus funcionários são comprometidos com a

empresa?

• O que pensa e visualiza para o futuro da empresa? • Como gerencia os investimentos na empresa?

I - Pergunta: O que você faz para incentivar os seus funcionários? (Visão incrementalismo lógico)

Essa questão busca identificar qual o potencial da empresa com relação a incentivar o seu funcionário para o seu trabalho, para que seus esforços e resultados possam ser convergidos rumo aos objetivos estipulados pela administração. Se o empresário tem consciência de que seus funcionários são importantes, bem como a sua contribuição de sugestões para melhoria da empresa, um processo de incrementalismo lógico teria uma possibilidade maior de acontecer na empresa.

O fator incentivo ao funcionário colocado neste trabalho não está relacionado apenas ao incentivo financeiro como salário, bônus, prêmios, o que seria algo como uma premissa para que o funcionário se sinta valorizado e colabore com a organização. Porém, a abordagem que se procura visualizar nesse trabalho refere- se ao incentivo, além do ganho financeiro, seria aquele incentivo relacionado a fatores como abertura da empresa para realização de treinamentos para desenvolvimento do potencial profissional do funcionário, a manutenção de um ambiente aberto e de comunicação, abertura para a contribuição de sugestões, pois diante desse contexto, um processo de convergência de esforços baseado no incrementalismo lógico teria grande possibilidade de acontecer, como o comentário de um empresário atacadista: “Oferecemos plano dentário, incentivamos a fazer cursos, elas tem total liberdade de expressão, bom ambiente de trabalho, uniforme, salário é bom em relação ao que o mercado paga, salário, comissão, bônus, tanto é que a rotatividade e baixa aqui”.

Por outro lado o empresário que acredita que apenas o incentivo financeiro, como comissões e salários, pode incentivar e satisfazer os funcionários, não estaria atento a outros ingredientes que facilitariam o processo de incrementalismo lógico, como a comunicação, abertura para sugestões. Não adiantaria apenas incentivo financeiro, pois se no momento da comunicação o funcionário não se sinta à vontade para opinar e colocar sugestões de melhoria, podendo ser caracterizadas como barreiras para o estabelecimento de um processo de incrementalismo lógico, como o comentário de outra empresária atacadista: “Não sei acho que hoje em dia todo mundo precisa tanto trabalhar que está tão ruim...vou ser bem sincera....tá tão ruim o emprego hoje em dia que eles mesmos se empenhem pra continuar na

empresa entendeu. Não faço nenhuma ação específica para incentivar meus funcionários. Só comissão e bonificação, mas isso pra mim é normal, é básico”.

De uma forma geral a empresa que costuma incentivar os funcionários no que diz respeito ao desempenho de seus trabalhos teria maiores possibilidades de torná- los mais próximos aos objetivos da organização. De certa forma, quanto mais o funcionário estiver incentivado, terá assim uma maior facilidade para acatar e incorporar as intenções e os objetivos. Por outro lado, quanto menos incentivado, pode existir uma dificuldade para que o empresário consiga realizar a convergência dos esforços de seus funcionários na busca dos objetivos.

A falta de comunicação, problemas com desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário, a falta de relacionamento interpessoal são questões que poderiam dificultar o processo de incrementalismo lógico, daí a sua importância e valorização em uma empresa e não apenas a questões de auxílio financeiro tais como premiações e auxílio monetário.

Os resultados da pesquisa que mostram se a empresa costuma incentivar os seus funcionários, podem ser vistos no quadro 64:

Questão (atacadistas) Empresas Qtde empresas Costuma incentivar seus funcionários – INCREM. LÓGICO A, C, E 03 Não costuma incentivar seus funcionários / apenas financeiro D 01

Questão (varejistas) Empresas Qtde empresas Costuma incentivar seus funcionários – INCREM. LÓGICO G 01 Não costuma incentivar seus funcionários / apenas financeiro F, H, I, J 04

Questão (processadores) Empresas Qtde empresas Costuma incentivar seus funcionários – INCREM. LÓGICO M 01 Não costuma incentivar seus funcionários / apenas financeiro K, L, N, O 04

Quadro 64: Incentivo aos funcionários (atacado, varejo e processador)

II - Pergunta: Existem muitas opiniões divergentes. (Quanto aos objetivos da empresa) (Visão incrementalismo lógico)

Essa questão refere-se ao fato de que caso haja opiniões divergentes de funcionários na empresa, seria mais difícil que um processo de incrementalismo lógico flua pela organização. Quando há muita divergência de opiniões quanto aos objetivos, existe uma dificuldade para que ocorra um entendimento entre funcionários e alta administração, assim seria difícil a convergência dos esforços. Mesmo que a empresa tenha objetivos específicos e coerentes (o que) voltados para o sucesso, mas se no momento de aplicar os esforços na prática existirem muitas opiniões divergentes, o processo (o como) pode encontrar dificuldades de se realizar.

Por outro lado, a empresa que não conta com muitas opiniões divergentes de funcionários, poderia significar de uma forma geral que os objetivos teriam uma maior possibilidade de serem alcançados uma vez que a alta administração estipularia os objetivos e os colaboradores não teriam tantas idéias de contrariedade. Assim, os esforços poderiam ser convergidos de uma forma melhor para atingir esses objetivos e não esbarrariam muito nas questões caracterizadas por idéias divergentes.

O fato de ocorrer muitas opiniões divergentes com relação aos objetivos da empresa pode refletir na dificuldade do empresário em mobilizar e fazer convergir os esforços de seus funcionários rumo aos objetivos, por outro lado caso não ocorra muitas opiniões divergentes pode existir, de certa forma, uma facilidade maior do empresário para a convergência e mobilização dos esforços dos funcionários.

Todas as empresas disseram que existem poucas opiniões divergentes quanto aos objetivos da empresa por parte de seus funcionários como pode ser visto no quadro 65.

Questão (atacadistas,varejistas e processadores) Empresas Qtde empresas Não existem opiniões divergentes – INCREM. LÓGICO Todas 15 Existem opiniões divergentes (quanto aos objetivos) Nenhuma 00

Quadro 65: Existem opiniões divergentes (quanto aos objetivos) (atacado, varejo e processador)

III – Pergunta: Você acredita que seus funcionários são comprometidos com a empresa? (Visão incrementalismo lógico)

Nessa questão busca-se identificar se o entrevistado acredita que seus funcionários são comprometidos com a empresa. Quanto mais eles se mostrarem comprometidos, o processo de incrementalismo lógico teria uma possibilidade maior de acontecer. Na empresa em que os funcionários são comprometidos, a convergência dos esforços tem maior possibilidade de acontecer uma vez que esse comprometimento pode estar ligado diretamente à dimensão do processo (o como). Segue o comentário de um empresário que acredita que seus funcionários são bastante comprometidos: “Meus funcionários aqui são 100% comprometidos, eles não faltam no serviço, sempre atendem com disposição, a gente nota isso, estão sempre sorrindo para o cliente, eles se esforçam bastante”.

Ao contrário daquela empresa que acredita que seus funcionários não são completamente envolvidos e comprometidos com a organização, um processo de incrementalismo lógico teria uma menor possibilidade de acontecer, visto que a empresa não contaria com o apoio total de seus funcionários para a busca dos objetivos da organização. Segue o comentário de um empresário que não acredita no comprometimento total de seus funcionários: “Nem todos são comprometidos, eu sei que alguns vestem a camisa realmente e outros não, ou ainda eles não dão valor para aquilo que eles tem aqui dentro, só dão valor quando perdem”.

O fato dos funcionários serem comprometidos com a organização pode levar a crer que a empresa está fazendo a parte dela e que seu funcionário de certa maneira está satisfeito em trabalhar ali, e assim ele pode contribuir para que os objetivos sejam alcançados.

Os resultados da pesquisa que mostram se os funcionários são comprometidos ou não com a empresa, podem ser vistos no quadro 66:

Questão (atacadistas) Empresas Qtde empresas Funcionários são comprometidos – INCREM. LÓGICO D, E 02 Nem todos os funcionários são comprometidos A, C 02

Questão (varejistas) Empresas Qtde empresas Funcionários são comprometidos – INCREM. LÓGICO F, G, H, I ,J 05 Nem todos os funcionários são comprometidos Nenhum 00

Questão (processadores) Empresas Qtde empresas Funcionários são comprometidos – INCREM. LÓGICO K, L, N, O 04 Nem todos os funcionários são comprometidos M 01

Quadro 66: Comprometimento dos funcionários (atacado, varejo e processador)

Fonte: Resultados da pesquisa.

IV – Pergunta: O que pensa e visualiza para o futuro da empresa (Visão incrementalismo lógico)

Nessa questão buscou-se identificar se o empresário possui uma visão de futuro para sua empresa. No processo de incrementalismo lógico existe a atenção ao processo (o como) que pode ser representado pelo potencial da convergência dos esforços dos funcionários, ao seu comprometimento. Por outro lado, também deve ser considerada a questão do objetivo (o que), pois de nada adianta que uma empresa consiga o processo de convergência (o como), se ela não sabe para onde está indo, que não tenha a visualização de seu objetivo.

A empresa que possui objetivos definidos teria maiores chances de desenvolver um processo de incrementalismo lógico, uma vez que além de conseguir a convergência dos esforços de seus colaboradores teria um direcionamento uma vez que conhece e visualiza os objetivos.

Por outro lado, a empresa que não possui objetivos definidos, seria mais difícil que um processo de incrementalismo lógico aconteça, uma vez que mesmo que existam funcionários, prestativos e comprometidos com a organização, ela não conseguiria direcionar nem potencializar os seus esforços, uma vez que ela não saberia para onde está indo, não existem objetivos para futuro.

Os resultados da pesquisa que mostram se a empresa possui objetivos para o futuro, podem ser vistos no quadro 67:

Questão (atacadistas) Empresas Qtde empresas Possuem objetivos claros p/ futuro – INCREM. LÓGICO A, C, E 03 Não possuem objetivos claros para o futuro B, D 02

Questão (varejistas) Empresas Qtde empresas Possuem objetivos claros p/ futuro – INCREM. LÓGICO G, J 02 Não possuem objetivos claros para o futuro F,H, I 03

Questão (processadores) Empresas Qtde empresas Possuem objetivos claros p/ futuro – INCREM. LÓGICO M, N 02 Não possuem objetivos claros para o futuro K, L, O 03

Quadro 67: Objetivos claros para o futuro (atacado, varejo e processador)

Fonte: Resultados da pesquisa.

V – Pergunta: Como gerencia os investimentos da empresa (Visão incrementalismo lógico)

Nessa questão buscou-se identificar se a empresa consegue realizar a convergência de seus recursos financeiros rumo aos objetivos.

À medida que a empresa conhece e estipula objetivos e também possui recursos financeiros de forma coerente voltados para ele, existe aí um processo de convergência de esforços acontecendo e conseqüentemente um processo de incrementalismo lógico também, uma vez que os investimentos são realizados e direcionados de forma coerente aos objetivos e metas da empresa.

Por outro lado, a empresa que não possui os investimentos direcionados aos objetivos e metas da organização e sim são destinados a outros fins, torna-se assim mais difícil que um processo de incrementalismo lógico aconteça, pois não existe a convergência dos investimentos, podendo assim, serem mal direcionados. Dessa maneira, algo negativo que aconteça no futuro teria uma possibilidade maior de afetar a empresa, uma vez que ela não possui uma consistência e base para administração desses investimentos.

Os resultados da pesquisa que mostram se a empresa possui convergência com relação ao gerenciamento de seus investimentos, podem ser vistos no quadro 68:

Questão (atacadistas) Empresas Qtde empresas Investimentos são voltados p/ objetivos – INCREM. LÓGICO A, C, E 03 Investimentos não são direcionados à empresa B, D 02

Questão (varejistas) Empresas Qtde empresas Investimentos são voltados p/ objetivos – INCREM. LÓGICO F, G, I, J 04 Investimentos não são direcionados à empresa H 01

Questão (processadores) Empresas Qtde empresas Investimentos são voltados p/ objetivos – INCREM. LÓGICO M, N, O 03 Investimentos não são direcionados à empresa K, L 02

Quadro 68: Gerenciamento de investimentos (atacado, varejo e processador)

Fonte: Resultados da pesquisa.

VI - Pergunta: Os objetivos e metas são compartilhados por todos os funcionários (Visão incrementalismo lógico)

Nessa questão buscou-se identificar se a empresa costuma valorizar o compartilhamento dos objetivos e metas da organização com os funcionários. Quando existe o compartilhamento de objetivos, os funcionários possuem a consciência de onde a empresa quer chegar e assim podem trabalhar e operar em função dos objetivos.

Ao contrário da empresa que não divulga nem compartilha seus objetivos e metas com seus funcionários, dessa maneira, os funcionários não possuem consciência dos objetivos da organização e assim um processo de convergência de esforços e incrementalismo lógico teria uma menor possibilidade de acontecer, uma vez que não conhecendo os objetivos, os esforços acabariam sendo mal direcionados e não teriam uma convergência.

Todas as empresas (atacadistas, varejistas e processadores) disseram que os objetivos e metas são compartilhados por todos os funcionários como pode ser visto no quadro 69.

Questão (atacadistas,varejistas e processadores) Empresas Qtde empresas Os objetivos e metas são compartilhados – INCREM. LÓGICO Todas 15 Os objetivos e metas não são compartilhados Nenhuma 00

Quadro 69: Os objetivos e metas são compartilhados com os funcionários (atacado, varejo e processador)

Fonte: Resultados da pesquisa.

Essas foram as questões e os resultados referentes à visão de incrementalismo lógico identificadas entre os entrevistados. A seguir a análise dos comentários, resultando na construção de um quadro demonstrativo sobre os resultados da pesquisa que servirão para caracterizar o entrevistado segundo as visões de orientação estratégica segundo o modelo de Idenburg (1993) (Planejamento racional, aprendizado, emergente, incrementalismo lógico).