• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I Caracterização do Contexto Educativo

2. Prática Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico

2.2. Caracterização do Agrupamento

De acordo com o Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, a escola sede do agrupamento seria, no passado, uma escola técnica, Escola Comercial e Industrial de Castelo Branco. No ano de 1974, o ensino passou a ser unificado e a escola passou a ter a designação de Escola Secundária de Castelo Branco, que abarcava turmas desde o 7.º ano ao 11.º ano, sendo que mais tarde foi acrescentado o 12.º ano ao Sistema Educativo português. Posteriormente, a escola passou a designar-se Escola Secundária de Amato Lusitano.

Os agrupamentos de escolas são unidades organizacionais, dotados de órgãos próprios de administração e gestão. São constituídos por estabelecimentos de educação pré-escolar e de um ou mais níveis e ciclos de ensino, com um Projeto Educativo comum. A constituição de Agrupamento de Escolas considera, entre outros critérios relativos à construção de percursos escolares integrados, a articulação curricular entre níveis e ciclos educativos e a proximidade geográfica. Visa, ainda, garantir que nenhum estabelecimento educativo fique em condições de isolamento que possam dificultar uma prática pedagógica e educacional de qualidade

O Agrupamento de Escolas Amato Lusitano é constituído por:

Quadro 1- Escolas que constituem o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano.

Escolas Anos

Escola Secundária Amato Lusitano 7.º ano ao 12.º ano

Cursos Profissionais

EBI João Roiz 3.º ano ao 9º. ano

E. B. 1 da Quinta da Granja 1.º e 2.º ano

E. B. 1/J. I. do Bairro do Valongo Jardim de Infância e 1.º e 2.º ano

E. B. 1/ J. I. dos Cebolais de Cima e Retaxo Jardim de Infância e 1.º ano ao 4.º ano

O agrupamento disponibiliza um site a toda a comunidade educativa e não educativa que permite o acesso a todas as informações acerca das escolas, dos manuais escolares, dos horários e ementas semanais e ainda de documentos estruturantes e outras informações diversas.

2.2.1. Projeto Educativo do Agrupamento

O projeto Educativo do Agrupamento surgiu como instrumento estratégico de explicitação de princípios, valores, metas e estratégias, segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa e organizar as decisões de política educativa. Estas decisões decorrem, por sua vez, da própria Reorganização Curricular enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, assim como do Despacho n.º 5520/97, de 4 de Agosto, relativamente às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e das necessidades manifestadas pela comunidade escolar com base numa reflexão e análise dos vários diplomas e documentos que estabelecem os princípios orientadores da organização e gestão curricular do ensino básico, bem como do desenvolvimento do currículo nacional e da avaliação das aprendizagens. A partir do ano letivo de 2008/2009 foram inseridas as alterações previstas no Dec. Lei 75/2008.

O Projeto Educativo constitui-se como uma referência e um dispositivo para a construção contínua de uma mudança qualitativa na escola, a sua organização, a clarificação das intencionalidades educativas e a articulação das participações dos diversos membros desta comunidade educativa.

A grande meta que se pretende alcançar é assegurar uma educação de base com qualidade para todos, entendendo-a como o início de um processo de educação e formação ao longo da vida, o que implica conceder uma particular atenção às situações de exclusão e desenvolver um trabalho de clarificação de exigências quanto às aprendizagens e aos modos como se processam. Pensamos que o tema da nossa investigação se integra nesta componente do projeto educativo do agrupamento, uma vez que pretendemos alertar as crianças para situações de diversidade que surjam na literatura que propomos, levando-as à aceitação do Outro e à construção da sua própria identidade pessoal.

Para o Agrupamento Amato Lusitano:

O PE é, assim, o instrumento privilegiado de gestão da autonomia e de estruturação da identidade do Agrupamento. Neste sentido, este projeto é um documento orientador de processos dinâmicos, mobilizando todos os elementos da comunidade educativa, de modo a melhorar a eficiência e eficácia do Agrupamento e a gerar soluções inovadoras que permitam dar resposta à multiplicidade de desafios que o mesmo enfrenta na atualidade. (2013, p.3).

O Agrupamento define no projeto educativo que: “(…) pretende ser reconhecido como referência de excelência pelo sucesso académico, pela qualidade da formação prestada nos domínios científico, tecnológico, desportivo, artístico, educação especial e cidadania.”. A sua grande missão prende-se com a promoção do sucesso individual dos alunos ao mesmo tempo que pretende favorecer a aquisição de bases científicas que permitam o prosseguimento de estudos. O Agrupamento pretende, ainda, oferecer percursos formativos diversificados de modo a permitir a integração imediata no

mundo do trabalho e a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, através de projetos especializados.

Este Agrupamento dispõe de diversos recursos educativos, entre os quais: Serviços de Psicologia e Orientação, que desenvolve a sua ação no domínio do apoio psicopedagógico; uma Equipa Multidisciplinar, destinada a acompanhar em permanência os alunos que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar ou comportamentos de risco; a Biblioteca Escolar, que constitui um importante recurso pedagógico de apoio às atividades letivas e não letivas; um Núcleo de Educação Especial, sendo um serviço especializado dirigido a alunos com limitações significativas, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de caráter permanente; uma Equipa de Avaliação Especializada, que pretende analisar e recolher informações sobre os vários casos, elaborar pareceres e proceder ao encaminhamento para outros apoios disponibilizados pela escola; e Atividades Extracurriculares e Projetos que, pela sua natureza lúdica e pedagógica, contribuem também para a formação académica, pessoal e social dos alunos do agrupamento.

O projeto está em constante análise, por parte da comunidade educativa de modo a dar resposta aos problemas que possam surgir, considerando-se que a comunidade educativa é constituída pelos docentes, alunos, pessoal não docente, serviços técnico- pedagógicos, associação de pais e encarregados de educação.

O Agrupamento tem cerca de 1730 alunos, sendo 58% do ensino básico e pré- escolar e 42% do ensino secundário. Destes alunos, 5% têm necessidades educativas especiais de caráter permanente, sendo 34% do ensino secundário e 64% do ensino básico. Este agrupamento é uma referência para a educação bilingue de alunos surdos, para a educação de alunos portadores de cegueira e de baixa visão. Relativamente aos apoios socioeducativos disponibilizados, são apoiados 405 alunos (cerca de 23%), sendo 30% do ensino secundário e 70% do ensino básico. São apenas 2% os alunos cuja proveniência é de países estrangeiros. Assim, a diversidade cultural, étnica e linguística tem significado diminuto, estando os alunos perfeitamente integrados. Na generalidade, dominam razoavelmente a língua portuguesa e os casos mais problemáticos beneficiam do apoio educativo individual apropriado.

A APEE, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, constitui-se como ator representativo dos interesses das famílias, dos encarregados de educação e dos seus educandos e, como tal, está representada nos órgãos de cúpula da estrutura do Agrupamento que reconhece à APEE um papel fundamental enquanto parceiro educativo.