• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I Caracterização do Contexto Educativo

1. Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar

1.4. Caracterização da sala de atividades

A sala da educadora onde realizámos a nossa Prática localiza-se no primeiro andar do edifício, o seu acesso é feito através de umas escadas que possuem, por questões de segurança, um corrimão à altura das crianças e encontram-se vedadas por uma “porta” de segurança com fecho, que só os adultos conseguem abrir. Tem como título “O mundo encantado” e encontra-se decorada com elementos bastante sugestivos para as crianças, como fadas, meninos e meninas, um cavalo mágico com estrelas à volta e, em cada estrela, encontra-se a foto de cada criança e a sua data de aniversário.

Figura 3 - Entrada e perspetiva da sala.

Na sala há ainda o dragão do tempo (figura 4), que tem a seguinte função: todos os dias, a criança que fica designada como chefe do dia vai à janela da sala espreitar o tempo e colocar no dragão o tempo meteorológico desse mesmo dia, tratando-se de figuras em feltro que a educadora elaborou, por exemplo, num dia de sol, a criança que é chefe do dia, coloca a figura do sol, em feltro, no dragão. A criança que fica designada chefe do dia coloca a sua fotografia no castelo encantado (figura 5) e usa o colar do chefe do dia. Convém salientar que todas as crianças têm a sua fotografia, devendo colocá-la no cantinho da sala onde estão a brincar.

colocá la no cantinho da sala onde estão a bri a bririncar.

criança e a sua data de aniversário.

A sala dispõe de uma manta com 4 cores (figura 6), onde as crianças se sentam para iniciar o dia e verem as surpresas e motivações que a educadora ou as estagiárias trouxeram. É de salientar que cada criança tem o seu lugar marcado na manta, o que permite que comecem a gerir o seu espaço pessoal e o dos colegas, e o facto de a manta ter 4 cores ajuda a que as crianças “memorizem” melhor o seu lugar. Na sala há ainda dois armários onde a educadora guarda materiais, como pincéis, tintas, lápis, canetas, entre outros e um quadro de ardósia ao lado do armário maior. Há também duas estantes onde a educadora guarda alguns trabalhos das crianças (figura 7) e placards em duas paredes da sala, onde são expostos os trabalhos de todas as crianças (figura 8).

8).

Figura 6 - Manta

Figura 7 - Estantes.

Quanto à sala em si, tem duas grandes janelas, o que permite que tenha luz natural durante a maior parte do dia, é ampla, é um espaço cómodo e acolhedor e, pela disposição da mobília, facilita o controlo do grupo de crianças e apresenta materiais diversificados que promovem a curiosidade e privilegiam o interesse e motivação das crianças desta faixa etária.

A sala encontra-se organizada por cantinhos (cantinho da casinha, cantinho dos carros, cantinho da leitura, cantinho dos jogos/mesa, cantinho da manta, cantinho da quinta e cantinho da mesa). No cantinho da casinha (figura 9), as crianças reproduzem certas situações do seu quotidiano familiar. É de salientar que este é o cantinho preferido da maioria das crianças do grupo. Aqui, as crianças recriam experiências do quotidiano ou situações imaginárias. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-

Escolar (2016) atribuem a designação de Jogo Simbólico a este tipo de atividades e

defendem que esta é uma atividade espontânea da criança, em que esta “recria experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utiliza livremente objetos, atribuindo-lhes múltiplos significados.” (p.52).

Quanto ao cantinho dos carros (figura 10), nele as crianças podem divertir-se com diferentes tipos de veículos, como por exemplo, carros, tratores, retroescavadoras. No cantinho da leitura (figura 11), as crianças têm acesso a um vasto conjunto de livros, desde os mais lúdicos até alguns mais pedagógicos. Neste espaço há dois sofás de plástico e uma cadeira, onde as crianças se sentam para folhear e consultar os livros. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016, p. 66) destacam a importância do livro na descoberta do prazer da leitura, apresentando o livro como instrumento fundamental para o contacto das crianças com a escrita, pois é através dele que descobrem o prazer da leitura e da sensibilidade estética.

No cantinho dos jogos (figura 12), as crianças têm à sua disposição muitos jogos pedagógicos e lúdicos, como por exemplo puzzles, jogos de encaixe e jogos que permitem treinar a sua motricidade fina e desenvolverem-se cognitivamente enquanto jogam. As crianças realizam os jogos nas duas mesas redondas que se encontram na sala, cada mesa com cadeiras para que se possam sentar e brincar/jogar confortavelmente. O cantinho da manta (figura 13) permite às crianças brincarem com legos, jogos de encaixe, blocos lógicos matemáticos. Segundo as Orientações

Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), o educador promove aprendizagens

do Domínio da Matemática, no que respeita ao reconhecimento e operação com formas

geométricas e figuras, assim como à identificação de padrões sempre que disponibiliza,

às crianças, “materiais diversificados que promovam a manipulação e a reflexão sobre as propriedades das formas, figuras e objetos: geoplano, blocos lógicos (…)”. (p.81).

Figura 10 - Cantinho dos carros. Figura 11 - Cantinho da leitura.

Figura 12 - Cantinho dos jogos/mesa.

Relativamente ao cantinho da quinta (figura 14), nele as crianças podem brincar com diversos animais de plástico, não só animais domésticos como também animais selvagens. Por fim, no cantinho da mesa (figura 15), as crianças brincam, por exemplo, com massa de sal, utilizando moldes e utensílios próprios da plasticina e podem também jogar alguns jogos.

Os cantinhos da sala são variados e diversificados, promovendo o desenvolvimento global das crianças e a sua imaginação através do Jogo Simbólico, facilitando ainda as relações sociais de cada criança com os colegas, assim como com a educadora e a auxiliar. Pensamos que cada um destes espaços se encontra adequado à faixa etária das crianças e aos seus interesses, possuindo materiais diversificados que mantêm as crianças envolvidas nas atividades que realizam em cada um deles. Os cantinhos permitem ainda que as crianças se organizem na sala de forma cada vez mais autónoma.

p pr p po

Figura 14 - Cantinho da quinta.