• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

I.5 Caracterização do Projeto (Organização da Tese)

Nesta secção descrevemos a forma como organizámos a tese e, de forma muito sumária, o conteúdo de cada um dos nove capítulos que lhe dão corpo.

O presente capítulo apresenta o enquadramento ao paradigma da e-Liderança que originou o propósito desta investigação.

No Capítulo II procedeu-se à revisão do conceito de Liderança. Definido o termo, apresentou-se uma perspetiva das abordagens de liderança, dando ênfase às abordagens comportamentais, à inteligência emocional, às competências que lhe estão associadas, às abordagens contingenciais e às abordagens transformacionais.

Proposta de Trabalhos Futuros

MODeLo de COMPTÊncias para boas práticas em E-Liderança (MODO COMPETE E-LÍDER)

Modelo de Compreensão das Competências Específicas da E-Liderança

Fundamentos, Técnicas e Práticas de E-Liderança

Abordagens Dominantes: Método Delphi com Metodologia Q-Sort Subjetiva/Argumentativa

Foram ainda referidas, outras formas de liderança, associadas às novas teorias, terminando o capítulo com a apresentação das conclusões.

O Capítulo III apresenta a evolução do conceito de liderança e gestão, confrontando a opinião de investigadores, relativamente às diferenças entre gestores e líderes.

Das duas correntes identificadas permitem-nos perceber que uns consideram que os conceitos de liderança e gestão são mutuamente exclusivos ao passo que outros, colocam estas distinções num plano organizacional, relacionado com o tipo de liderança transacional ou transformacional - considerando que estas funções, de gestor ou de líder, podem ser desempenhadas pelo mesmo indivíduo em situações distintas da vida organizacional.

O capítulo faz ainda referência ao facto das lideranças transacional e transformacional serem vistas como teorias de liderança distintas, mas não exclusivas.

O Capítulo IV é dedicado à e-Liderança, sua definição e caraterísticas. Clarifica-se que, a e-Liderança não limita a utilização de diferentes estilos de liderança mas que, obriga um e-Líder à aquisição de competências digitais, de relacionamento social e de promoção de confiança.

Confronta igualmente a relação entre e-Líder e e-Teams, descrevendo as funções de um líder em ambientes virtuais, as suas competências e as componentes necessárias a uma liderança eficaz das e-Teams.

Além das desvantagens e desafios que as equipas virtuais enfrentam, são apresentados alguns casos de estudo. Faz-se ainda breve alusão à tecnologia - remetendo o aprofundamento do tema para o capítulo seguinte - encerrando com a apresentação das conclusões por secção.

O Capítulo V aborda a Tecnologia. Apresenta uma revisão da literatura relativa aos sistemas de gestão de aprendizagem, sua adequação enquanto ferramenta LMS para suporte a ambientes virtuais colaborativos, seus pontos fortes e a forma como alguns pontos fracos, identificados na literatura, se podem tornar menos fracos ou mesmo vantajosos para estes sistemas. São ainda apresentados os conceitos de ambientes de aprendizagem pessoal e de redes de aprendizagem e conhecimento. Culmina com abordagem às ferramentas Web 2.0 de segunda geração e justificação da adoção da plataforma LMS para os trabalhos desta investigação. As conclusões apontam para a necessidade do e-Líder ter à sua disposição plataformas capazes de integrar conjuntos variados de ferramentas sociais (da geração Web 2.0), ter direitos de administração dos espaços virtuais onde desenvolve a formação das suas e-Teams e os seus projetos, de ter

capacidade para promover espírito de grupo e confiança na e-Team e de ter garantias de assistência técnica à plataforma e de acesso à internet.

No Capítulo VI, descrevemos a forma como foi organizado e planeado este trabalho de investigação.

Apresentamos de início, um conjunto de linhas orientadoras que correspondem ao posicionamento filosófico do investigador. Com base nas linhas orientadoras, foi feito o planeamento do trabalho de investigação que é apresentado e descrito de forma detalhada. Os resultados são apresentados no Capítulo VII, a partir da metodologia adotada e organizados segundo os três principais momentos de geração de dados.

Apresentados os resultados da pesquisa documental, que expressam os itens e forças identificados na literatura, aborda-se na secção 3, o Modelo de Compreensão das Competências Específicas em e-Liderança e as 19 forças interveniente no processo e- Liderança em ambientes virtuais colaborativos.

As secções seguintes descrevem o processo, a investigação e os resultados obtidos no estudo eDelphi e na entrevista de grupo, realizada através da técnica Focus Group. A sétima e a oitava secções do capítulo VII representam, respetivamente, a apresentação do Modelo MODO COMPETE E-LÍDER e a sua validação.

O MODO COMPETE E-LÍDER é descrito pormenorizadamente por Áreas: Coordenação operacional; Treino/Formação; e Arquitetura e Infraestrutura Tecnológica. Culmina com a apresentação da perspetiva futura dos «Ambientes virtuais colaborativos versus Liderança Horizontalizada».

A validação do modelo segue a linha de organização, por Áreas, do MODO COMPETE E-LÍDER, apresentando, para cada uma das três grandes áreas do Modelo, os testes de validação realizados em plataforma LMS e-raízes.redes.

O Capítulo VIII apresenta a discussão dos resultados do estudo, que seguem a mesma ordem e metodologia adotada no capítulo anterior, nomeadamente a discussão dos resultados da Pesquisa Documental, no estudo eDelphi e no Focus Group.

As secções seguintes deste capítulo descrevem e discutem os resultados obtidos em função dos dois objetivos gerais: o Modelo de Competências Específicas e Caraterísticas em e-Liderança (OG1) e o Modelo de Competências e Boas-Práticas - MODO COMPETE E-LÍDER (OG2).

Após se ter confirmado a concretização, com sucesso, do Modelo de Competências Específicas e Caraterísticas em e-Liderança (OG1) passou-se à apresentação do Modelo de Competências e Boas-Práticas - MODO COMPETE E-LÍDER (OG2). Devido à

dimensão deste modelo, optou-se por apresentar uma versão simplificada, a que chamámos versão sintética MODO COMPETE E-LÍDER - S, complementada com a apresentação de tabelas, representativas de cada uma das Áreas que constituem o Modelo. Estas tabelas representam per se, no seu conjunto, o Guia de Boas-Práticas para o e- Líder.

O Capítulo encerra com as conclusões, que refletem o enquadramento do estudo na Hipótese Geral assim como os resultados obtidos no trabalho de investigação realizado. No capítulo IX apresentam-se as conclusões e as contribuições para a comunidade académica a nível teórico, prático e metodológico.

Apresenta, ainda, um conjunto de propostas para trabalhos futuros, que visam o aprofundamento de temáticas específicas associadas ao paradigma da e-Liderança, as quais não foram objeto de discussão por não integrarem os objetivos deste estudo.