• Nenhum resultado encontrado

Quando confrontados com a seguinte questão: “Qual a missão da EMARVR que

justifica a sua existência?” todos os líderes inquiridos são unânimes em afirmar que a EMARVR tem como principal missão o Abastecimento de Água e Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos. A Drenagem de Águas Pluviais e a Drenagem de Esgotos surge-nos como o segundo objectivo mais referido por estes líderes.

A totalidade dos inquiridos afirmam que procuram assegurar a divulgação da sua missão a todos os funcionários da organização. As formas que os líderes declaram utilizar para assegurar essa divulgação junto das partes interessadas (colaboradores internos e externos), são as seguintes:

 Comunicações internas verbais (28,6%);

 A divulgação feita de forma oral em contactos estabelecidos no dia-a-dia (28,6%);

 Comunicações internas escritas (14,3%);

 A divulgação feita de forma oral em reuniões (14,3%);

 Divulgação feita através dos meios de comunicação social (jornais, Internet, anúncios e avisos na rádio) (14,3%).

Melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a eficiência interna, promover a imagem da empresa no meio envolvente, preservar o ambiente e valorizar os recursos

humanos são os principais objectivos que, no entender dos seus gestores, a EMARVR

prosseguirá a curto prazo, como podemos constatar pela análise da Figura 4.1.

3,7% 3,7% 7,4% 7,4% 7,4% 7,4% 11,1% 11,1% 11,1% 14,8% 14,8%

Clarificar/redefinir a missão da empresa Implementar a qualidade total Aumentar a produtividade Flexibilizar a estrutura organizacional Melhorar as condições de trabalho Modernizar a tecnologia Valorizar os recursos humanos Preservar o ambiente Promover a imagem da empresa no meio envolvente Aumentar a eficiência interna Melhorar a qualidade dos serviços prestados

O b je c ti v o s Percentagem

Figura 4.1 – Objectivos da EMARVR a curto prazo (%)

No entanto, reconhecem a existência de barreiras funcionais entre os diferentes serviços, que dificultam a divulgação da missão e dos objectivos da EMARVR, por parte da organização. Nesse sentido, e a avaliar pelas respostas dadas, afirma-se que existe a preocupação de potenciar a eliminação dessas barreiras funcionais entre os vários serviços da EMARVR, através das seguintes medidas: simplificação de procedimentos; realização de reuniões entre os vários sectores; sensibilização dos funcionários para a importância da ligação entre os vários departamentos, procurando que o trabalho seja desenvolvido em parceria entre os diferentes sectores; participação de todos os funcionários na resolução dos problemas; rotação de funcionários dos diversos serviços e promoção do diálogo entre dirigentes e funcionários.

Os líderes da EMARVR responderam que o envolvimento dos funcionários no

alcance dos objectivos estabelecidos é assegurado através da realização de reuniões com os responsáveis de cada sector e serviços (50,0%); do estabelecimento de contactos directos com os funcionários (25,0%) explicando-lhes o que se pretende e quais os benefícios, tanto para os

clientes da EMARVR como para eles próprios (25,0%).

Apresenta-se na Figura 4.2, a pontuação média atribuída, numa escala de 1 a 5 (correspondendo 1-Nunca; 2 -Raramente; 3-Por vezes; 4-Com frequência; 5-Habitualmente),

a cada um dos itens4 que compõem a escala utilizada para avaliar a frequência com que os líderes da EMARVR adoptam determinados procedimentos, de forma a fomentar a criatividade na organização e nos funcionários.

Figura 4.2 – Frequência média com que os líderes da EMARVR adoptam procedimentos relativos à criatividade

A Figura 4.2 mostra que os procedimentos frequentemente adoptados pelos líderes da EMARVR, no que concerne a potenciar a criatividade, são os seguintes:

 Dar oportunidade aos colaboradores para exibirem criatividade no trabalho (4,7);

 Promover e patrocinar as ideias dos colaboradores (4,3);

 Procurar novas tecnologias, procedimentos e ideias criativas para os serviços (4,3);

 Sugerir ideias novas e práticas para melhorar a performance (4,0);

4 Os oito itens em análise são variáveis ordinais. Porém, verificando-se a normalidade ou pelo menos a simetria de cada item, aceita-se

trabalhá-los como variáveis medidas em escala de intervalo (o que pressupõe que as distâncias entre valores consecutivos é idêntica). Embora seja mais seguro classificá-las como ordinais, existem vantagens em tratá-las como variáveis medidas em escalas de intervalo, principalmente ao nível das medidas estatísticas que é possível determinar.

 Sugerir novas formas de melhorar a qualidade (4,0).

A totalidade dos líderes inquiridos afirma sugerir, com frequência, quer ideias novas quer práticas para melhorar a performance da organização bem como novas formas de melhorar a qualidade. Procurar novas tecnologias, procedimentos e ideias criativas para os serviços e ainda promover e patrocinar as ideias dos colaboradores, são outros procedimentos que dois dos líderes da EMARVR, responderam adoptar com frequência, de forma a proporcionar um ambiente de trabalho de incentivo à criatividade. A totalidade dos líderes inquiridos afirma, desenvolver, por vezes, planos e programas adequados para a implementação de novas ideias, sendo que dois dos líderes afirmam por vezes, sugerir novas formas de alcançar metas e objectivos e procurar ter abordagens novas de modo a solucionar os problemas. Dar oportunidade aos colaboradores para exibirem criatividade no trabalho é outro dos procedimentos que um dos líderes diz adoptar com frequência. Também, outros dois dos inquiridos afirmaram adoptar habitualmente tal procedimento.

A totalidade dos líderes afirma adoptar processos de trabalho, procedimentos administrativos e métodos de gestão orientados para a obtenção de maior eficácia, eficiência e transparência nas suas funções, nomeadamente através de:

 Promoção de uma cultura de diálogo e comunicação aberta entre dirigentes e funcionários;

 Publicitando o que fazem e como o fazem;

 Traçando metas;

 Prevendo a aquisição de meios técnicos e informáticos adequados.

Do inquérito aplicado foi, ainda, possível apurar quais os mecanismos externos que a EMARVR utiliza para, de forma apelativa, divulgar os serviços prestados à população, nomeadamente, através de: divulgação de notícias através da comunicação social; distribuição de panfletos informativos; envio de cartas; publicação em editais; participação em entrevistas aprofundadas e realização de acções, em escolas, sobre a actividade desenvolvida.