• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO II DELINEANDO CAMINHOS: PERCURSO METODOLÓGICO

2.3 Cenário Investigativo: Caracterizando o Lócus de Pesquisa

2.3.3 Caracterização Histórica da EEEFM Luiz Paulino Mártires

Figura 3 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Paulino Mártires

Fonte: http://professoraanglica.blogspot.com.br/.

Quando falamos de Educação na cidade de Bragança, temos que citar a EEEFM Luiz Paulino Mártires. Uma das instituições de ensino mais antigas de Bragança: completou neste ano de 2017, 48 (quarenta e oito) anos de existência. Sua criação se deu a partir da construção do Ginásio Luiz Paulino Mártires, considerado uma das mais relevantes iniciativas para a educação deste município.

De acordo com dados fornecidos pela gestão atual, constatado por meio da leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola (2016), foi em virtude dos apelos e das lutas da população por maior desenvolvimento cultural, especialmente por conta do crescimento do número de estudantes, que se efetivou a criação de uma escola estadual, na época com curso ginasial.

O Ginásio Estadual Luiz Paulino Mártires foi uma iniciativa do Prefeito de Bragança naquele ano, Sr. Emilio Dias Ramos; e do Governador do Estado do Pará, Cel. Alacid da Silva Nunes. Em 1º de agosto de 1967, através do Decreto nº 47, foi criada a Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP). A área para instalação e construção da Escola Agro- Artesanal do Bairro do Taíra ficou sob a responsabilidade da FEP, que trabalharia para a conclusão da obra.

Em 07 de abril de 1969, foi inaugurada a escola, passando a funcionar somente em 18 de maio de 1970, com a primeira turma da 1º série do Curso Ginasial, nos termos da Lei nº 4024. A escola foi mantida pela FEP durante cinco anos e a partir de janeiro de 1976, pelos efeitos da Portaria nº 701/55, foi transferida para a gestão da SEDUC.

A implantação do Ensino de 1º Grau se deu de acordo com a Lei nº 569171, iniciando uma progressiva substituição das séries do Curso Ginasial pelas do 1º Grau. Autorizada a funcionar em caráter definitivo através do Parecer nº 154/75, do Conselho Estadual de Educação.

Com base na Resolução nº 050, de 11 de abril de 1983, a Escola Estadual Luiz Paulino Mártires ficou autorizada a funcionar em caráter definitivo na modalidade de Ensino de 1º grau, da 5ª a 8ª série. Em 1990, foi implantado o Ensino de 2º Grau do Magistério, pela Portaria nº 0235/90, e em 1991 o Curso de Contabilidade, autorizado pela Portaria nº 792/92. Os dois cursos passaram a funcionar com a Autorização de n° 395, de 21 de outubro de 1994. Em 1998, foi implantado o curso de Ciências Humanas; e em 1999, o curso de Ensino Médio em Educação Geral, que foram substituindo gradativamente, os cursos existentes.

A escola possui uma área total de 7.802,80 m², sendo 3.127,27 m² de área construída. O prédio é todo em alvenaria, mantido pelo Governo do Estado do Pará, sob a administração da SEDUC; e se encontra em condições favoráveis para atendimento da clientela estudantil.

Desde a sua fundação, houve uma pequena reforma e aparelhamento em 1998 (banheiros, quadros de giz e telhado, que passou a ter telhas cerâmicas); em abril de 1999, o Governo do Estado autorizou várias reformas e ampliações para melhor atendimento da escola (foram construídas mais 05 (cinco) salas de aulas, 06 (seis) banheiros para alunos e

professores, copa, cozinha, auditório, quadra de esportes descoberta, passarelas, poço artesiano, refeitas suas instalações elétricas e realizada a pintura de todo o prédio).

Outras intervenções foram possíveis com a destinação e repasse de valores do Programa Dinheiro na Escola (PDDE) e do Fundo Rotativo, tais como: reforma e instalação de uma sala de aula para a implantação do laboratório de informática, bicicletário, banheiro para a sala dos professores, instalação de bebedouros, compra de móveis e utensílios. Foi possível reconstruir a parte que desabou do muro, a limpeza e troca de instalações hidráulicas do poço artesiano, reparos das instalações elétricas, iluminação para a quadra de esportes, dedetização específica para cupins, reforma da área para a colocação e guarda de bicicletas dos discentes e reparos diversos nos equipamentos.

No ano de 2007, foi contemplada pelo Programa Escola de Portas Abertas, programa estadual inspirado no Programa Escola Aberta, do MEC, coordenado pela SEDUC e que visava contribuir com a melhoria da qualidade da Educação pública. Esse projeto propiciou atividades de educação, lazer, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, cidadania digital, direitos humanos e diversidade.

Aos finais de semana, a escola procura dinamizar sua função, criando espaços para a comunidade participar de processos de socialização, utilizando a infraestrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, por meio da mobilização de talentos da comunidade, profissionais qualificados de diversas áreas, alunos comunitários e diversos segmentos da sociedade civil.

De acordo com a coordenação pedagógica, desde 2010 a escola desenvolve vários projetos que buscam melhorar a qualidade do ensino aprendizagem em todos os seus aspectos, o esforço conjunto de todos os profissionais que atuam na EEEFM Luiz Paulino Mártires, favorece o alcance dos objetivos propostos para a comunidade escolar que segundo a fala da gestão, é a formação básica do cidadão.

Entre os principais projetos, consta o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), voltado para revitalização do Ensino Médio e o “Mais Educação”, que se propõe a desenvolver atividades sócio educativas do Ensino Fundamental, ambos com objetivos de corrigir as distorções série/idade e diminuir o índice de repetência, considerado por todos como a problemática que mais aflige a vida da escola.

Por conta disso, a equipe gestora tem demandado grandes esforços para amenizar essa problemática. E ressalta que, em certa medida, tem conseguido tais objetivos através dos seus projetos internos e também com outros como o Mundiar, programa implementado pela SEDUC, que atende jovens que estavam sem estudar.

Além desses, trabalha de forma contundente com a proposta de inclusão, através do Projeto “Mãos que Falam”, na perspectiva de incluir alunos com deficiência. Ressalta-se que a escola, através desses projetos, tem elevado os índices de aprendizagem, tornando-se referência de educação para a comunidade. O repasse da merenda escolar é realizado pelo Serviço Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE), haja vista a municipalização do sistema em Bragança. O cardápio é composto por produtos da agricultura familiar e por produtos industrializados, orientados por nutricionista.

Quanto aos recursos humanos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as resoluções do Conselho Estadual de Educação do Pará, os docentes possuem habilitação específica em Licenciatura Plena em Nível Superior, com pós-graduação em diversas áreas.

2.3.3.1 Demonstrativo da infraestrutura da EEEFM Luiz Paulino Mártires

Tabela 1 - Distribuição dos espaços físicos da EEEFM Luiz Paulino Mártires.

Espaço Quantidade

Salas de Aula 16

Salas Administrativas 03

Sala dos Professores 01

Sala de Informática 01 Sala de Áudio/Vídeo 01 Sala de Arquivo 01 Auditório 01 Laboratório Multidisciplinar 01 Biblioteca 01 Banheiros 08 Depósitos 02 Copa/Cozinha/Refeitório 03

Quadra Poliesportiva (Não coberta) 01

Bicicletário 01

Cantina 02

Atualmente a escola conta com um total de 75 (setenta e cinco) servidores públicos estadual, conforme é possível perceber na descrição da tabela abaixo:

Tabela 2 - Distribuição dos servidores da EEEFM Luiz Paulino Mártires.

Servidores públicos Quantidade

Diretora 01 Vice-diretores 02 Técnicos em educação 05 Professores 48 Secretário 01 Auxiliares administrativos 02 Professoras readaptadas 02 Merendeira 01 Serventes 08 Vigias 03 Porteiros 02

Fonte: Secretaria da EEEFM Luiz Paulino Mártires, 2017. Esses servidores atendem a seguinte clientela:

Tabela 3 - Distribuição de turmas da EEEFM Luiz Paulino Mártires.

1º TURNO ano ano ano ano ano ano ano

Ensino Fundamental de Nove Anos 02 03 02 02

Ensino Médio 03 02 02

2º TURNO

Ensino Fundamental de Nove Anos 03 02 01 02

Ensino Médio 02 01 01

1º Segmento 2º Segmento

Mundiar/ Ensino Fundamental: 02 02

3º TURNO

Ensino Médio 01 02

MUNDIAR/Ensino Fundamental 01

MUNDIAR/Ensino Médio 01

Fonte: Secretaria da EEEFM Luiz Paulino Mártires, 2017.

A escola possui uma programação anual bastante rica, que é sistematizada de acordo com o calendário anual da SEDUC e aprovada junto à comunidade escolar, por meio do PPP, com avaliação sistemática dos resultados. O foco nessas programações é o discente e a comunidade, que devem ser compreendidos por suas estruturas e seus problemas relacionando-os com o cotidiano.

Segundo o PPP da Escola, os trabalhos com os discentes passam por dois focos principais que estão atrelados a situações de risco da aprendizagem: uma que se refere aos problemas ou barreiras que dificultam a aprendizagem; e a outra assumida a questões relativamente interligadas a fatores de ambiência, que possam inibir e prejudicar na condução da aprendizagem em seus vários aspectos. Para tanto, busca ações compartilhadas, através de uma gestão democrática, escolhida pela própria comunidade escolar.