• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da imagem global, afetiva e cognitiva do Brasil como destino

Relativamente à imagem global percebida (N=83), verifica-se que cerca de 81% dos inquiridos consideram que a imagem que possuem do Brasil como destino turístico é positiva, 19% indicam ter uma imagem global fortemente positiva, enquanto que nenhum dos inquiridos considera a sua imagem global do Brasil negativa ou indiferente (ver Figura 22). A média de resposta a este item posiciona-se nos 4,9 pontos (numa escala de Likert de 5 pontos), o que significa que em média os intermediários inquiridos têm uma imagem positiva do destino turístico Brasil, sendo, o desvio padrão apresentado de apenas 0,395.

Figura 22: Imagem global do Brasil como destino turístico. Fonte: Elaboração própria.

128 Para análise dos atrativos turísticos que foram citados espontaneamente pelos intermediários turísticos portugueses (N=83) foi realizada uma análise de conteúdo às cinco associações espontâneas ao Brasil. Sendo assim, foram criadas categorias à medida que a análise foi sendo realizada, desta forma as 61 associações espontâneas mencionadas classificaram-se em 17 categorias. Nesta análise, verifica-se, em primeiro lugar, o conjunto total das associações, sem se importar com a ordem em que foram referidas; em segundo lugar, tem-se em atenção aquelas que se destacam como primeiras, segundas e terceiras associações ao Brasil como destino turístico.

Como pode ser observado na Figura 23, verifica-se notoriamente que sol, mar e praia é a categoria que mais se destaca, representando 16,2% do total de associações feitas. Esta categoria é seguida por paisagens e atrações naturais (13,8%), vários atrativos

específicos dentro do território brasileiro (13,1%), vários destinos dentro do país (9%)

(que será analisado mais em pormenor a seguir), gastronomia (8,1%), o clima sempre associado ao calor (6,9%) e ainda as categorias correspondentes à hospitalidade e à

simpatia do povo brasileiro, assim como à cultura, à história e ao artesanato com 6,2%

cada uma.

Apesar de que cada uma das restantes categorias representar menos de 6% das associações espontâneas mencionadas, é de notar que foram também feitas referências à diversão e relaxamento, à música e ao samba, à língua, ao carnaval, à autenticidade e à diversidade do destino, à alegria do povo, ao preço e à vida noturna. Apesar destes atrativos terem uma representação baixa no total de associações espontâneas feitas, é central o fato dos inquiridos associarem o destino turístico Brasil a estes atributos, demonstrando a sua importância no posicionamento do Brasil como destino turístico.

129 Figura 23: Frequência das categorias de associações espontâneas dos atrativos exclusivos do Brasil. Fonte: Elaboração própria.

Relativamente à segunda fase desta análise (ver Figura 24), as categorias praia, sol e mar e os atrativos específicos são também as que se destacam como primeiras associações, o que significa que o Brasil como destino turístico tem um forte posicionamento nestas duas áreas. Além destas, como primeiras associações, revelam-se também alguns destinos específicos e as paisagens e atrações naturais. Como segundas associações, destacam-se a categoria paisagens e atrações naturais, seguida da categoria praia, sol e mar e clima/calor. Quanto às terceiras associações, destacam-se alguns atrativos específicos, a gastronomia e as paisagens e atrações naturais.

130 Figura 24: Associações espontâneas dos atrativos turísticos exclusivos do Brasil.

Fonte: Elaboração própria.

Desta forma, verifica-se que a categoria relativa ao sol, mar e praia está presente nas duas primeiras associações espontâneas, e a categoria paisagens e atrações naturais é a mais transversal nos três níveis de associação espontânea.

A presente investigação teve também por objetivo analisar quais são os destinos turísticos

brasileiros que foram mais promovidos pelos agentes de viagens e operadores turísticos

portugueses (N=83). Para analisar esta questão foi também feita uma análise de conteúdo a fim de reduzir a quantidade de destinos citados a categorias. Desta forma, dos 40 destinos evocados pelos inquiridos, houve uma redução para 10 categorias, como pode ser observado na Figura 25.

131 Figura 25: Destinos brasileiros mais promovidos pelos intermediários turísticos portugueses.

Fonte: Elaboração própria.

Como pode observar na Figura 25 os destinos mais promovidos pelos intermediários turísticos são o Rio de Janeiro, Salvador e Natal. Ainda foram citados na categoria outros 16 destinos que tiveram percentagens inferiores a 2%.

No que se refere às três palavras mais utilizadas para promover a imagem do destino

turístico Brasil como um todo, também foi realizada uma análise de conteúdo, utilizado o

mesmo método das análises anteriores e cujo resultado pode ser observado na Figura 26. De acordo com os intermediários turísticos inquiridos (N=83) as palavras mais utilizadas no momento de oferecer o destino Brasil aos seus clientes são em primeiro lugar, mais uma vez, as palavras que dizem respeito às praias e ao sol, esta categoria de palavras destaca- se fortemente das outras com uma percentagem de 31,7%; em segundo lugar encontram-se as palavras relacionadas com o calor e o clima do país com 13,9%, e por último, em terceiro lugar foi citada a gastronomia local com 8,3%.

A partir desta análise corrobora-se mais uma vez a vocação para o Turismo de Sol e Praia do Brasil, apesar de nos últimos anos, o marketing turístico internacional do Brasil tenha trabalhado fortemente para diversificar a imagem do Brasil apresentado outras opções de produtos turísticos, principalmente focando no segmento do Turismo Cultural.

132 Figura 26: As palavras mais utilizadas para promover o destino Brasil.

Fonte: Elaboração própria.

No que se refere à imagem afetiva do Brasil (ver Figura 27), que foi medida numa escala de 1 a 7 pontos, em que quanto mais próximo o valor atribuído estiver de uma das emoções, significa que o respondente sente muito este sentimento, verifica-se que os intermediários turísticos portugueses (N=83) avaliam o Brasil como um destino mais agradável do que desagradável, sendo este o elemento mais evidente da imagem afetiva, o qual também apresenta uma baixa dispersão em relação à média (desvio padrão de 0,861). Os inquiridos também veem o Brasil como um país mais relaxante do que stressante (desvio padrão de 1,174), mais emocionante do que aborrecido (desvio padrão de 0,975) e mais estimulante que tranquilo (desvio padrão de 1,497).

133 Figura 27: Imagem afetiva do Brasil como destino turístico.

Fonte: Elaboração própria.

Como mencionado na subsecção 5.4.1.2 da metodologia, a imagem cognitiva de Brasil como destino turístico foi analisada através de 31 atributos, que foram classificados pelos intermediários inquiridos (N=83) como oferecidos pelo destino, numa escala de concordância de 1 a 5 pontos. Na tabela 10 constam os atributos com valores médios mais elevados (superiores a 4 pontos), por ordem decrescente de média.

Atributo Média Desvio Padrão

... possui praias atraentes 4,61 0,621

... possui belas paisagens e atrações naturais 4,6 0,621

... possui clima agradável 4,55 0,701

... possui passeios panorâmicos fabulosos 4,45 0,735 ... possui uma variedade de fauna e flora 4,45 0,751 ... possui natureza intocada e vida selvagem fascinante 4,4 0,907 ... oferece oportunidades para aventura 4,38 0,775 ... apresenta uma gastronomia rica e variada 4,33 0,700 ... possui cidades interessantes e atrativas para visitar 4,27 0,782 ... caracteriza-se pela hospitalidade e simpatia da população local 4,21 0, 822 ... possui história e património interessantes 4,19 0,828 ... possui eventos e festivais culturais 4,17 0, 834 ... possui grande variedade de entretenimento e uma boa oferta de atividades

recreativas

4,15 0,752 ... possui atrações culturais interessantes e diversificadas 4,11 0,094

... é um lugar exótico 4,1 0,770

... dispõe de espaços abertos e oportunidades de atividades ao ar livre 4,07 0,725 ... oferece uma ampla oferta de alojamentos 4,06 0,782

... possui vida noturna interessante 4,05 0,820

Tabela 10: Imagem cognitiva do Brasil como destino turístico. Fonte: Elaboração própria.

134 Figura 28: Imagem cognitiva do Brasil como destino turístico.

Fonte: Elaboração própria.

Não é surpreendente o fato de os aspectos relacionados com natureza, cultura e lazer serem os atributos com valores médios mais elevados, quando se solicitou que os intermediários turísticos caracterizassem o Brasil como destino turístico, pois atualmente, estes são um dos aspectos bastante notados nas promoções realizadas através do marketing turístico do país nos últimos anos.

Inversamente, o atributo com menor valor médio (abaixo dos 3 pontos) foi apenas: “[...] é um lugar seguro” (média= 2,67). Este dado é importante uma vez que a segurança do Brasil é uma questão central. Para Chew e Jahari (2014, p.382): “além da formação da imagem de destino, a percepção de riscos é um dos vários fatores críticos determinantes da seleção de viagens para determinados destinos”. Assim sendo, os gestores responsáveis pelo planeamento do turismo no Brasil devem ter a segurança em consideração, para que possam combater o impacto negativo que a percepção do risco relacionado à falta de segurança do país pode ter na percepção da imagem do destino, uma vez que essa vulnerabilidade pode macular a imagem do Brasil como destino turístico.

135 No que diz respeito à importância dos aspectos relacionados à imagem cognitiva do

Brasil na oferta deste destino turístico, como se pode verificar na Figura 29, nenhum dos

itens obteve uma média inferior à 3,07 numa escala de concordância de 1 a 5 pontos. O item que recebeu a menor pontuação foi o se refere ao caráter massificado do destino, o que faz todo sentido, uma vez que o fato de um lugar ser considerado massificado não é atrativo.

Os outros itens que apresentaram médias inferiores a 4 pontos foram: atividades relacionadas ao turismo rural e atividades relacionas ao turismo náutico (médias = 3,74); as infraestruturas locais e de transporte e restaurantes de qualidade (médias = 3,79); acessibilidade do local (média = 3,83); oportunidade de compras e segurança (médias = 3,86); eventos e festivais culturais e boa relação custo-benefício (médias = 3,88); vida noturna (média =3,96).

Todos os outros itens apresentaram médias superiores a 4 pontos, porém os itens que mais se sobressaíram, por ter uma média próxima dos 5 pontos foram: praias atraentes (média = 4,61); clima agradável (média = 4,52) e belas paisagens e atrações naturais (média = 4,46). Estes dados são importantes para perceber qual o posicionamento do destino e o que os turistas portugueses valorizam quando estão a tomar uma decisão de passar férias no Brasil.

136 Figura 29: Aspectos importantes para oferecer no destino.

Fonte: Elaboração própria.

7.8 Caracterização das intenções de recomendação do destino Brasil