• Nenhum resultado encontrado

5.INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA

5.3. CASOS DE ESTUDO

Tendo como foco principal o design de interação e o design centrado no utilizador em interfaces digitais e que proporcionem ao utilizador a possibilidade de efetuar pesquisas de informações online, para obtenção de conhecimento próprio. Foram selecionados três casos distintos, mas com o objetivo comum de compreender a sua organização, participação do utilizador e consequentemente a sua interação com este. A escolha dos motores de pesquisa Google e

DuckDuckGo como dois dos casos de estudo a investigar, surgiu da afluência de utilização, por parte de 65 indivíduos que participaram num questionário desenvolvido no âmbito desta dissertação. Contudo, pretendíamos alargar o nosso estudo também a um tipo de motor de pesquisa que, possibilitasse ao seu utilizador a filtragem das suas pesquisas por filtros. Assim surgiu-nos a hipótese de estudar o motor de pesquisa TRICAGO, sendo este considerado o maior do mundo na procura de hotéis e periféricos, a partir da comparação de resultados de diferentes sites.

“The participation of users in these activities ensures the user-centered evaluation that the usability testing proved essential to avoid critical errors.” 45 (Zaphiris & Ang 2009 p.505)

Como tal, considera-se que a importância do utilizador e seus contributos, é indispensável na conceção de qualquer objeto ou serviço. Isto acontece, pois, o objetivo do designer é conceber um produto que tenha como base as preocupações do utilizador e a sua relação com o objeto ou o serviço.

Com a utilização do método de análise de casos de estudo, onde se observaram pontos fortes e fracos de 3 casos, pode resultar numa síntese que possibilitou a comparação entre todos, e recolha dos pontos fortes de cada para um possível aproveitamento no desenvolvimento do projeto a concretizar nesta dissertação. 45 T.L. "A participação dos

utilizadores nestas atividades, garante uma avaliação centrada no utilizador e testes de usabilidade, garantido assim, esta ser uma forma essencial para evitar erros críticos."

5.3.1. GOOGLE

O primeiro caso de estudo está ligado ao grupo dos motores de pesquisa convencionais. Este é a Google, onde a sua missão se concentra em “Our mission is to organize the world’s information and make it universally accessible and useful” 46 (Google 2019). Com este objetivo, esta empresa resolveu criar um serviço de pesquisa, pelo qual é possível pesquisar qualquer tipo de conteúdo online, através de palavras-chave. Apesar do seu grande impacto e sendo que, segundo Alexa (2019), este é o motor de pesquisa mais popular em todo o mundo. Esta empresa deixou claro que dois dos pontos essenciais para o seu sucesso, é a simplicidade e a clareza. “Devido a isso, é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são facilmente localizáveis” (Alecrim 2004).

Este tipo de serviço, é um motor de pesquisa convencional, que possui a sua própria base de dados. Quanto á sua estruturação, o motor de pesquisa Google, inicia-se por uma página branca onde podemos visualizar o Lettering correspondente ao logotipo da marca Google, no seu centro. Imediatamente a baixo deste logotipo, encontra-se uma barra de pesquisa, onde se pretende que o utilizador escreva as query que deseja (fig. 19).

Quando efetuada a pesquisa, o serviço disponibiliza uma página web, composta por um cabeçalho, uma listagem de resultados, e um rodapé (fig. 20 pág. 98). O cabeçalho, contem mais uma vez o logotipo e a barra de pesquisa, mas que desta vez, são também apresentados alguns filtros que possam ser utilizados na pesquisa do utilizador, como por exemplo, pesquisar apenas imagens ou apenas vídeos. A listagem de resultados, a partir de uma hierarquia de informação, iniciam-se pelo título da informação dessa página

(1), seguidamente pelo URL dessa (2) e por último um pequeno parágrafo representante da informação que esta contém (3).

46 T.L."A nossa missão

é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis."

Figura 19 | Página inicial do motor de pesquisa Google (Autora 2019).

Figura 20 | Página de resultados de uma pesquisa no motor de pesquisa Google (Autora 2019).

No final da página, é fornecido ao utilizador, uma pequena lista de pesquisas relacionadas com as query estabelecidas e o número de páginas adjacentes que compõem a lista de resultados. Por fim, o rodapé, fornece a localização do utilizador e algumas ligações, como por exemplo para a página de ajuda.

Este motor de pesquisa, apesar de ser uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje por todas as gerações, é uma ferramenta que é utilizada para uma panóplia imensa de níveis, tanto a nível do lazer, da aprendizagem, a um nível profissional, entre outros.

No entanto, a pesquisa efetuada neste motor, apesar de ser filtrada pelas query fornecidas pelo utilizador, os resultados que são apresentados derivam muito entre si. Isto é, por exemplo numa pesquisa sobre usabilidade, os resultados fornecidos podem apresentar uma ligação a diversas áreas de estudo, devido a este motor de pesquisa não conter filtros de afunilamento de informação para cada área.

Esta incapacidade, pode dificultar a procura de informação por parte do utilizador e irá requerer uma parcela de tempo muito maior, por parte do indivíduo, para encontrar e analisar a informação, ligando-a à área e matéria que este pretende recolher.

Figura 21 | Página inicial do motor de pesquisa TRIVAGO (Autora 2019).

5.3.2. TRIVAGO

O segundo caso de estudo está englobado no grupo dos motores de pesquisa meta-search. Este caso é o TRIVAGO, este é um motor de pesquisa que tem como objetivo procurar e comparar preços de hotéis e periféricos 47. Este serviço, é atualmente considerado o maior do mundo, pelo qual “compara preços de mais de 700 000 hotéis e periféricos em mais de 200 sites de reserva e compra” (Imirante 2017).

Este tipo de serviço, num motor de pesquisa meta-search, funciona a partir de uma plataforma, que possibilita ao utilizador uma pesquisa rápida e intuitiva, comparando mais de 3 milhões de hotéis e características dos mesmos, incluindo mais de 1,8 milhões de características alternativas, tais como alugueres de férias, apartamentos etc. e em mais de 190 países do mundo. Ou seja, este motor de pesquisa trabalha a partir da recolha de dados, que se encontram em bases de dados diversas e adjacentes a estes.

No entanto, apesar de toda a pesquisa ser realizada, neste motor de pesquisa, quando o utilizador pretende efetuar uma reserva, este serviço direciona-o para o site correspondente ao anúncio escolhido, sendo aí que o utilizador irá concluir a sua reserva (fig. 21). A utilização deste serviço pode ser realizada nos mais diversos dispositivos, tendo a TRIVAGO, como objetivo, fornecer uma experiência e comunidade consistente e de utilização familiar para o utilizador (Trivago 2019).

Quanto á estrutura deste serviço, este inicia-se por uma página branca, onde como primeiro elemento, é apresentado o lettering 48 correspondente ao logotipo da marca TRIVAGO. Logo a baixo deste logotipo, encontra-se uma frase explicativa sobre o que se pode encontrar neste motor de pesquisa.

Posteriormente, temos uma barra de pesquisa, para as query do utilizador, no entanto aqui mais explícitas, com o objetivo de serem exclusivamente referentes ao local para onde se pretende viajar. Nesta mesma barra, o utilizador depara-se com mais três locais para preencher, sendo dois deles referentes aos dias de check-in e de check-out que pretende e o último campo é referente aos quartos/ número de pessoas. No fim desta barra, quando o utilizador termina de preencher os dados todos, este pode iniciar a sua pesquisa, 'clicando' no botão de 'pesquisar'.

Para além desta parte de pesquisa mais direta com o utilizador, a página inicial deste motor de pesquisa, contém também algum texto e quatro janelas referentes a artigos que o utilizador possa querer ler sobre férias e viagens. Por último, tem-se o rodapé, onde se encontra a estrutura do serviço, com diversas ligações a outras páginas, tais como o quem somos, carreiras, emprego, etc., ligações às redes sociais, localização do utilizador e possibilidade de subscrição por via email da newsletter.

47 Aparelho que envia e recebe

informações de um computador.

48 Processo de escrita, desenho

ou impressão de letras ou palavras, que são realizadas à mão (Oxford 2019).

Depois de efetuada a pesquisa pelo utilizador, o motor de pesquisa direciona-o para uma outra página (fig. 22), onde esta é composta por um cabeçalho com o logotipo da marca e botões de acesso ao menu, alteração da moeda de pagamento e registo e início de sessão.

Imediatamente a baixo, é apresentado de novo a barra de pesquisa igual à da página inicial, no entanto, com mais alguns filtros pelos quais o utilizador pode melhorar a sua pesquisa. Estes filtros correspondem ao preço por noite máximo que o utilizador pretende gastar, o tipo de alojamento, tipo de avaliação do local, localização e possibilidade de acrescentar um tipo de filtro composto por query do próprio utilizador.

Nesta página tem-se acesso a um mapa do local que assinalámos como viagem e possibilidade de ordenar os resultados por outros tipos de especificações, tais como preço, distância, recomendações, entre outros.

Posteriormente, é apresentada a lista dos resultados da pesquisa, propriamente dita. Esta lista é dividida por diversas caixas, onde cada uma representa um local de alojamento, composto por fotografias, pela sua localização, preço, avaliação e as várias ofertas existentes para aquele mesmo local, em diversos sites. Quando o utilizador pretende ver a oferta de um determinado alojamento, este 'clica' sobre o local das ofertas desse local, e imediatamente o serviço irá direcionar o utilizador para a página do website referente à proposta mais barata desse alojamento. No fim da página é novamente apresentado o rodapé idêntico à página inicial do serviço.

Este tipo de motor de pesquisa, possibilita ao utilizador, uma análise automatizada e rápida das diversas propostas existentes para o mesmo local de alojamento. Este aspeto irá possibilitar uma redução de tempo e desgaste do utilizador, garantindo-lhe uma maior eficácia no resultado da sua pesquisa.

Figura 22 | Página de resultados de uma pesquisa no motor de pesquisa TRIVAGO (Autora 2019).

49 Application Programming

Interface

50 T.L. "Uma start-up que

pretende tornar mais fácil para o utilizador, a procura de informação na internet."

51 T.L.Muitas pessoas acreditam

que o utilizador não pode esperar ter privacidade na Internet. Nós discordamos e por isso fizemos da nossa missão estabelecer um novo padrão de confiança online.

52 T.L. A nossa primeira e grande

revisão visual apresentou-se como um novo design, que fez com que o utilizador não quisesse fechar de imediato o browser assim que lhe era apresentada a página de resultados.

53 Interação que resulta no

ato de mover partes visuais de uma janela para cima, baixo, esquerda ou direira, de forma a se ter acesso a informações adicionais na janela de visualização (Hope 2019)

5.3.3. DUCKDUCKGO

O terceiro caso de estudo está ligado ao grupo dos motores de pesquisa meta-search. Este caso é referente a um motor de pesquisa de nome DuckDuckGo, que tem a peculiaridade de utilizar informações de origem crowdsourcing, de forma a melhorar a relevância dos seus resultados.

Crowdsourcing, consiste na prática de obtenção de informação ou inputs para uma tarefa ou projeto, listando os serviços de um número elevado de pessoas, por pagamento ou não, tipicamente pela internet (Oxford, 2019). A DuckDuckGo é original da Pensilvânia, sendo o seu fundador um empreendedor de nome Gabriel Weinberg. Este serviço foi inicialmente criado sobre APIs 49 de grandes fornecedores de bases de dados, tais como a Yahoo!, isto é, este serviço advém de um mashup ,combinação de elementos de diferentes fontes utilizados para criar um novo arquivo de computador, programa, etc. (Oxford, 2019), e do seu próprio web crawler, que utiliza formações adquiridas a partir de crowdsourcing websites. Segundo Kimerling (2008), o objetivo de Gabriel Weinberg era: “a start- up that wants to make it easier for you to find what it is that you are looking for on the Internet” 50. Para tal, Kimerling (2008), descreve que a DuckDuckGo, combina a tecnologia da pesquisa algorítmica de um mecanismo de pesquisa com o conteúdo de origem crowdsourcing, tal como a wikipedia utiliza. Este autor, refere ainda que a start-up argumenta que a combinação destas duas tecnologias irá tornar mais rápida e fácil a utilização do utilizador na pesquisa de informação online. Embora este serviço utilize bases de dados já existentes, este cria ele próprio também páginas de conteúdo próprias.

A DuckDuckGo, garante que o seu principal objetivo é o de fornecer ao seu utilizador, um serviço de pesquisa rápido e fácil, mas acima de tudo de um serviço que não colete ou compartilhe informações pessoais (DuckDuckGo s/d). Para esta star-up, a sua missão é de: “Too many people believe that you simply can't expect privacy on the Internet. We disagree and have made it our mission to set a new standard of trust online” 51 (DuckDuckGo s/d).

Quanto á estrutura deste serviço, em 2012, este sofreu um redesign “Our first major visual overhaul introduced a new design that made you not want to close your browser the second you saw our results page” 52 (DuckDuckGo, 2012).

A página inicial deste serviço, é composta por um scroll 53 (fig. 23), onde como primeiros elementos apresentados são, o logotipo da DuckDuckGo e de seguida por uma barra de pesquisa onde o utilizador poderá introduzir as suas query. Quando efetuado o scroll, são fornecidas ao utilizador algumas informações sobre a sua política de privacidade, o facto de não conterem anúncios baseados nas pesquisas do utilizador, entre outros, mas mantendo e passando sempre a mesma mensagem para o utilizador, de ser um serviço que pretende manter a privacidade do seu utilizador. Todas estas mensagens fazem-se acompanhar de ilustrações coloridas e apelativas. Como cabeçalho,

Figura 23 | Página inicial do motor de pesquisa DuckDuckGo (Autora 2019).

este serviço contém um local sobre privacidade, outro sobre redes sociais do navegador e um menu. Este menu, possibilita ao utilizador aceder a páginas adjacentes, tais como os contactos, o quem somos, entre outros. No entanto, tem uma inovação, que possibilita ao utilizador ferramentas de personalização do navegador. Aqui o utilizador, é direcionado para uma página (fig. 24), onde poderá escolher entre seis temas de paletas de cores diferentes, personalizar a aparência da página ao nível da fonte a utilizar no serviço, o seu tamanho, a largura da página, alinhamento e cor de fundo ao longo da página de navegação.

Poderá também, o utilizador, alterar a aparência do cabeçalho e da página de resultados, alterando cores dos títulos dos resultados, de sites vistos, descrições, URL’s, entre outros.

No fim de o utilizador introduzir as query e efetuar a pesquisa, é lhe apresentado uma página de resultados (fig. 25), composta por um cabeçalho, contendo logotipo, barra de pesquisa e filtros, tais como pesquisar apenas imagens ou vídeos. Este cabeçalho é composto, no entanto, também por botões sobre privacidade, redes sociais e o menu, apresentando também a possibilidade de personalizar em tempo real a página dos resultados obtidos.

Os resultados, são apresentados por uma hierarquia de informação, iniciando-se pelo título da informação da página (1), seguidamente pelo URL dessa e ícone do motor de pesquisa a que este pertence (2) e por último um pequeno paragrafo representante da informação que esta página contém (3).

No final da página, é fornecido ao utilizador, um botão de 'mais resultados', para que este possa aceder a mais páginas da lista de resultados fornecida pelo serviço. Por último, é apresentado um rodapé, onde a DuckDuckGo partilha algumas informações com o utilizador e as suas redes sociais. A DuckDuckGo, na sua forma de pesquisa, não contém uma filtragem diferenciada. Isto é, a pesquisa através de query por parte do utilizador, irá ser de uma origem variada em termos de áreas de estudo, não existindo a possibilidade de afunilamento de informação logo à partida.

Figura 24 | Página de personalização do motor de pesquisa DuckDuckGo, separador referente aos temas (Autora 2019).

Figura 25 | Página de resultados de uma pesquisa no motor de pesquisa DuckDuckGo (Autora 2019).

Assim, o próprio utilizador terá ele que avaliar e analisar a que área de estudo os diversos resultados se identificam e quais deles estão de acordo com os seus objetivos, necessitando assim de gastar uma parcela elevada do seu tempo de pesquisa para esta função.

No entanto, o ponto fundamental deste motor de pesquisa, é fornecer ao seu utilizador a privacidade que este merece, ao longo da sua navegação online. E este ponto, a DuckDuckGo exerce-o positivamente, ao contrário dos outros motores de pesquisa que não fornecem esta proteção e direito ao utilizador.

5.3.4. ANÁLISE COMPARATIVA DE CASOS DE ESTUDO

Considera-se que ambos os casos de estudo, funcionam em prol do utilizador, tentando manter ao longo de toda a pesquisa um visual simples e de fácil compreensão para o utilizador. Para além disso, consegue-se delinear um elemento comum entre todos eles, sendo essa a noção de listagem vertical dos resultados obtidos numa dada pesquisa.

O caso de estudo 3, é de certa forma, o que mais se correlaciona com a presente investigação, pois é um motor de pesquisa meta-search, que recolhe a informação de diversos serviços, aglomerando-os numa listagem que será apresentada posteriormente ao utilizador. No entanto, apesar de ser um serviço pensado para e com o utilizador, este mantém a mesma linha de pesquisa por query do caso de estudo 1. Ou seja, o tipo de pesquisa mantém-se o mesmo, tendo esta pesquisa que ser avaliada e analisada pelo utilizador de forma a restringi-la por pontos de foco, matérias e áreas de estudo, ocupando assim, uma parcela de tempo maior no momento de investigação do utilizador.

Quanto ao caso de estudo 2, compreende-se que a possibilidade de utilização de uma variante de filtros, possibilita ao utilizador, uma pesquisa mais rápida e eficiente, de acordo com os seus objetivos.

Denote-se que, a partir destes três casos de estudo, consegue-se retirar ideias fundamentais para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente a implementação de diversos filtros e disposição e simplicidade de elementos gráficos ao longo do serviço.

Considera-se por fim, que através da junção de diversos aspetos aqui presentes, é possível desenvolver um serviço que possibilitará ao utilizador, estimular e desenvolver as suas capacidades de pesquisa por meio da utilização de um serviço que irá tornar a sua experiência de pesquisa online, mais rápida, mais qualitativa e em menor número de resultados para análise, resultando numa redução e otimização de tempo gasto pelo utilizador.