• Nenhum resultado encontrado

Com a missão de agregar valor ao ecossistema de inovação da Ribeira, transformando- o no vetor do desenvolvimento socioeconômico de Natal e a visão de transformar a Ribeira no primeiro bairro inteligente e humano de Natal, no âmbito da nova economia responsável, baseada na criatividade e inovação, com foco no bem-estar e felicidade das pessoas, o empreendimento “Centro de Inovação Ribeira Living Lab”, simbolicamente inicia-se com a recuperação e o reuso de prédio histórico (figura 7). Assim como as demais construções, o prédio tem as costas voltadas para o Rio Potengi, um dos mais belos cartões postais da cidade do Natal (CONFERÊNCIA ANPROTEC, 2017).

Figura 7 - Ribeira de costas para o cartão postal ‘Rio Potengi’

Fonte: Elaborado pela autora com o auxílio da ferramenta Google Maps.

Na direção de construir um espaço que se configura como vetor de desenvolvimento do bairro e da cidade, a primeira estratégia é estimular que a Ribeira se aproprie do Rio Potengi. Para isso, a frente do prédio histórico será direcionada para o Rio (figura 8). Para atrair as pessoas para a região, a partir do Centro de Inovação-Ribeira Living Lab, será construído um deck, que conectará vários prédios históricos, em sua interface com o Rio Potengi, incentivando, assim, que outros empreendimentos se apropriem do cenário do Rio Potengi.

Figura 8 - Ribeira se apropria do ‘Rio Potengi’

Outra estratégia do Centro de Inovação Ribeira Living Lab é implementar uma plataforma de inovação tecnológica e social, e estimular uma reação em cadeia em todo o bairro, engajando os seus moradores na co-criação do plano de reabilitação da Ribeira, atraindo investidores para a sua implementação a partir da Lei de Operação Urbana.

Figura 9 -Ribeira Living Lab – Transformação de Ideias em Negócios

Fonte: Elaborado pela autora.

O Centro de Inovação Ribeira Living Lab está organizado, como se apresenta na figura 9: Os espaços de inovação estão orientados para a transformação das ideias em negócios, cobrindo todo o ciclo da inovação.

Essa iniciativa está orientada para transformar a cultura de inovação do bairro e da cidade, assumindo-se como o vetor de dinamização da requalificação urbana e estímulo ao talento local. A descrição do impacto do Centro de Inovação Ribeira Living Lab é descrito a seguir.

As revitalizações de zonas portuárias têm vindo a ser objeto de políticas públicas promovendo com sucesso a sua função social e o desenvolvimento sustentável recuperando o sentimento de pertença e comunidade conduzindo ao orgulho do lugar a semelhança dos exemplos de Barcelona, Londres, Helsinki, Boston e Belém do Pará.

Reformular e co-criar hábitos e infraestrutura urbana constituem mecanismos de transformação dinâmica para moldar um futuro mais sustentável. A revitalização da Ribeira orquestrada pelo Centro de Inovação-Ribeira Living Lab promoverá uma estratégia para

atenuar impactos ambientais e urbanos aumentando a longevidade do ambiente já construído e removendo o problema recorrente da marginalização atual.

A requalificação e manutenção do espaço público será alicerçada no ecossistema de inovação e na comunidade local através de metodologias de inovação participativas promovidas pelo Centro de Inovação Ribeira Living Lab, que trabalhará no sentido de promover a percepção dos cidadãos e da motivação para a co-criação transformadora de soluções para os grandes desafios urbanos atuais. Pretende-se engajar e estimular a participação dos cidadãos na utilização de metodologias participativas de inovação e experimentação do tipo Living Lab, Fab Lab, Co-working e WINs que conduzam a verdadeiras comunidades co- desenhando e co-criando valor de maneira aberta e transparente com o potencial para desenvolver novos modelos sociais e econômicos de forma sustentável.

O Centro de Inovação Ribeira Living Lab atrairá diferentes tipos de atores envolvidos na cadeia de valor da inovação desde as escolas e universidades, administração pública e organizações privadas e empresariais, em particular promotores imobiliários que entendam o valor agregado da inovação e sustentabilidade na requalificação material e cultural do bairro da Ribeira, transformando em um bairro modelo, Inteligente e Humano com capacidade de influenciar as políticas de desenvolvimento socioeconômico de Natal, do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Integrar respeito às construções históricas ao mesmo tempo em que se cria uma consciência da dinâmica das cidades contemporâneas se faz imprescindível para estruturar o planejamento do futuro na compreensão dos principais fatores que caracterizam as Cidades Inteligentes e Humanas, a Economia Digital 4.0 e as inevitáveis transformações demográficas, ambientais, econômicas, sócio espaciais e na estrutura institucional das cidades.

O objetivo é transformar a Ribeira em um bairro inteligente e humano onde os cidadãos são estimulados a encontrar soluções para os seus problemas e da comunidade utilizando práticas tecnológicas, não tecnológicas, culturais e sociais descobrindo as tecnologias Frugais mais apropriadas ao cidadão e ao bem comum, pilar da Nova Economia que está emergindo no contexto da digitalização e conexão ubíqua em paralelo com princípios ativistas de inovação social, economia justa e inovação da própria democracia caminhando seguramente na direção da Cidade Inteligente e Humana.

A figura 10 representa o ambiente atrativo e inspirador, que o Centro de Inovação Ribeira Lab proporcionará no estimulo a fixação de talentos onde a Ciência, as Tecnologias e as Artes se encontram em sintonia com o novo movimento da inovação STARTS (Science, Technologies and Arts), conforme proposta da Net Futures para a nova Economia Digital.

Figura 10 - Ribeira Living Lab onde o talento criativo se encontra

Fonte: CONFERÊNCIA ANPROTEC, 2017.

Impactos esperados para os Cidadãos:

• Conhecimento e acesso as tecnologias;

Promover a interação online com base em interesses comuns;

• Otimização da prestação de serviços à sociedade;

• Informar e dar acesso a serviços públicos;

• Dar voz aos cidadãos;

• Informar sobre negócios / serviços disponíveis;

Oferecer serviços e vantagens online.

Impactos esperados para o governo da cidade:

• Transparência e responsabilização da administração pública;

• Criação de serviços com base nos dados recolhidos por Plataformas abertas;

• Monitorização e melhoria contínua dos serviços prestados, baseados em informação real-time prestada pelos cidadãos;

• Estreitamento da relação entre a Administração da Cidade e os cidadãos;

• Coleta de informação de elevado valor acrescentado para a administração e gestão da Prefeitura;

• Auxílio na tomada de decisão;

• Ganho de eficiência;

• Otimização de recursos.

• Acesso a informação massificada e localizada para o desenvolvimento de aplicações e serviços;

• Ecossistema em torno dos Dados Abertos;

• Comunicação entre provedores e consumidores de dados;

• Criação de oportunidades de negócios;

• Diminuição de barreiras na criação e exploração de ideias;

• Acesso ao serviço de mentores que melhora a qualidade das decisões de gestão e potencializa a capacidade de lucro;

• Estímulo ao empreendedorismo e inovação.

Alinhar os objetivos estratégicos para criação do Centro de Inovação-Ribeira Living Lab com os vetores de transformação das Cidades Inteligentes e Humanas, nomeadamente ser um espaço para refletir e contribuir para a inovação da democracia, significa em última análise, dinamizar o ambiente para a criação de riqueza, empregos, novos modelos de negócio e prosperidade sustentada, o que conduz ao desenvolvimento socioeconômico local e apoia o ambiente criativo da Ribeira e suas manifestações de índole cultural, social e tecnológica.