• Nenhum resultado encontrado

Trabalhar com a comunidade local em torno das necessidades exigidas por qualquer espaço social em plena transformação é o desafio para o qual a Metodologia desenvolvida pela InovaCity se propõe contribuir. A estratégia de atuação visa incluir os diversos atores do Ecossistema de Inovação Local, que têm um papel relevante na governança e vivência da Cidade. A interface usuário-tecnologia/metodologia visa estreitar as relações entre os atores da Quádrupla Hélice. Por conseguinte, possibilita a participação ativa de todos os atores na vida da sua Cidade, transformando a Prefeitura no Elo Integrador do Ecossistema de Inovação local, o que traz um enorme valor acrescentado, independentemente do panorama da Cidade. A interface se faz através do uso de uma Plataforma disponível online, onde é possível integrar as melhores práticas e iniciativas de inovação co-desenhadas e co-criadas por cidadãos e comunidades. Após o mapeamento das iniciativas ocorre a análise das melhores práticas para validação e implementação em outros bairros da cidade, e a partir de então, as iniciativas são escaladas como soluções tecnológicas para outras cidades.

10 TRAJETÓRIA DA GESTORA EM INOVAÇÃO: CIO – CHIEF INNOVATION OFFICER

Esse capítulo apresenta a trajetória da mestranda Irani Santos, na condição de Gestora em Inovação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Relata as ações realizadas, no âmbito da Metodologia de Gestão de Inovação Governamental para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas, validada no município de Natal/RN, no período de julho de 2015 a novembro de 2017.

A trajetória da gestão da inovação aponta a mestranda como idealizadora e coordenadora da proposta metodológica, no exercício da função de Diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento- SEMPLA -, da Prefeitura Municipal de Natal – PMN.

As referências para comprovação estão baseadas em Declarações e Relatórios Institucionais, Publicações no Diário Oficial do Município de Natal, notícias veiculados em sites e jornais locais, nacionais e internacionais (anexos D e E).

O case de Natal, baseado no programa Natal, Cidade Inteligente e Humana teve início no ano de 2015 com o estabelecimento de parcerias e adesão a Redes Nacionais e Internacionais de Cidades Inteligentes. No âmbito local, a estratégia foi idealizada, coordenada e articulada pela Diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da SEMPLA/PMN, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A proposta esteve focada na celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no mês de setembro de 2015. O mesmo período foi marcado pela organização da visita técnica do Prof. Álvaro de Oliveira da Universidade Aalto de Helsinque, Finlândia, Presidente emérito do ENoLL (ícone internacional da área das cidades inteligentes e humanas), que fez um diagnóstico dos principais recursos locais existentes (tecnológicos, humanos e financeiros). No mesmo ano, a mestranda defendeu proposta, no âmbito do acordo bilateral entre Governo Europeu e Brasileiro, numa reunião ocorrida no ICT 2015, Lisboa PT. A nível regional foi criado, no âmbito do Conselho Metropolitano de Natal, um grupo de trabalho para debater a temática de cidades inteligentes e Humanas com as cidades da Região Metropolitana.

No ano de 2016, a mestranda articulou junto a Prefeitura a celebração de compromisso com a Comissão Europeia para o uso da Plataforma FIWARE, e aconteceu em Natal o Evento

Brazil-EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop. A iniciativa passa a ser vista como um case na área de cidades inteligentes e humanas, em função da forte articulação com a academia, o que levou o município a participar de vários eventos nacionais e internacionais, além de participar de publicações e artigos científicos a exemplo do que aconteceu na segunda edição da IEEE International Smart Cities Conference (ISC2 2016), Trento Itália com três artigos de autoria de integrantes do programa, dentre os quais destaca-se: A Smart City Initiative: The Case of Natal, de autoria de Nélio Cacho, Frederico Lopes, Everton Cavalcante e Irani Santos. Durante a Conferência de Trento, o município de Natal, através do IMD/UFRN foi convidado para liderar a Rede Mundial de Smart Cities dos países lusófonos. Ainda no mesmo ano, durante o 3º Brics Urbanisation Forum, realizado em Vizac, Índia, a cidade foi destaque de um capítulo do livro Urban Transition In Brics - Human Smart Cities - The Case of Natal / Natal Human Smart City, de autoria de Álvaro de Oliveira e Irani Santos.

No ano de 2017, os resultados do Programa conduziram a inserção da proposta no Plano Plurianual 2018-2021. A mestranda é convidada pela Frente Nacional de Prefeitos para apresentar o Programa Natal Cidade Inteligente e Humana como “boa prática”, durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - IV EMDS. Evento que reuniu mais de dez mil pessoas, em Brasília/DF. Natal foi escolhida para realizar a Primeira Edição Nacional do Prêmio BID Urban Lab, concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe - ALC. Em Natal, o Bairro da Ribeira foi o território contemplado. Ainda em 2017, nasce o primeiro Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte, através da Lei Municipal de Incentivos a criação de Parques Tecnológicos em Natal, fruto da forte articulação entre Prefeitura e Academia, articulada e coordenada pela mestranda, estabelecida dentro do Programa Natal, Cidade Inteligente e Humana. Além disso, são lançados o Aplicativo Visit Natal, Fala Natal e as evoluções da Plataforma de Gestão Smart Geo Layres, produtos do Programa. Também foram publicados nesse ano, dois artigos em eventos nacionais e internacionais, de autoria da coordenadora do Programa. E por fim Natal é convidada para assinar o Smart City as a Platform Manifesto, como cidade signatária junto a TM Fórum, a maior associação mundial de empresas de telecomunicações.

Figura 11 – Trajetória do Programa Natal Cidades Inteligente e Humana

As atividades listadas a seguir foram coordenadas, organizadas ou tiveram participação de Irani Santos, na condição de palestrante, autora e/ou co-autora de artigos científicos, bem como, serviram de base para a criação e desenvolvimento metodológico do Programa Natal Cidade inteligente e Humana, objeto de pesquisa do PPGCTI.

No período de 23 a 26 de julho de 2015, durante o Campus Party Recife/PE, a PMN e o IMD aderiram à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. Na ocasião, Irani Santos apresenta painel: “Iniciativas e articulações para tornar Natal uma cidade mais inteligente".

No período de 28 a 30 de setembro de 2015, coordenou evento intitulado “Visita técnica a Natal do Prof. Dr. Álvaro de Oliveira”, com objetivo de Conhecer o Ecossistema de Inovação do município e da sua Região Metropolitana, para análise de futuros investimentos.1

Em 28 de setembro de 2016 organizou e coordenou evento de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre PMN e UFRN, no auditório Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com a participação do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, da Magnífica Reitora da UFRN, Ângela Paiva, do Prof. Álvaro de Oliveira e representantes da gestão pública municipal, academia, entidades empresariais e financeiras.2

De 20 a 22 de outubro de 2015, no ICT 2015 - Innovate, Connect, Transform, em Lisboa, Portugal, representou a Prefeitura de Natal, em articulação com a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e Comissão Europeia em evento específico para adesão de acordo bilateral com o Governo Brasileiro.3

No dia 26 de outubro de 2015, contribuiu com criação do Grupo de Trabalho de Cidades Inteligentes e Humana da Região Metropolitana de Natal, durante a Reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano na Escola de Governo do RN.

No período de 29 a 30 de outubro de 2015, representou a prefeitura de Natal no II Workshop Cidades Inteligentes - WCID 2015 - IMD/UFRN.

No dia 09 de dezembro de 2015, no auditório B220 do Instituto Metrópole Digital – IMD/UFRN, organizou e coordenou a 1ª Oficina do Programa Natal, Cidade Inteligente e Humana. A oficina teve como público alvo, técnicos e gestores da PMN e professores da

1 Fonte: NATAL (Prefeitura). Natal avança na proposta de Cidade Inteligente e Humana. Natal: Prefeitura

Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-22448.html>. Acesso em: 15 nov. 2017

2 Fonte: NATAL (Prefeitura). Prefeitura assina parceria com a UFRN no programa Natal Cidade Inteligente.

Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-22497.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

3 Fonte: NATAL (Prefeitura). Natal participa de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa. Natal:

Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-22688.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

UFRN, envolvidos no projeto para operacionalização do Termo de Cooperação Técnica realizado, rumo a Implementação do Programa Natal, Cidade Inteligente e Humana.

No dia 15 de fevereiro de 2016 organizou e coordenou uma audiência entre a Prefeitura de Natal e representantes da Comissão Europeia, com o objetivo de estabelecer compromissos para o uso da Plataforma FIWARE, no âmbito do Programa Natal Cidade inteligente e Humana.4

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro de 2016 ocorreu na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), na cidade de Natal/RN, o “Brazil-EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop”, participou na condição de organizadora e palestrante. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), atendendo solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Comissão Europeia. Participaram do evento convidados da comunidade acadêmica brasileira, de empresas, do Governo Federal, representantes da União Europeia, lideranças políticas do Governo do Rio Grande do Norte, Natal e Região Metropolitana.

No dia 22 de fevereiro de 2016, durante o Seminário Internacional de Belém/PA. Pela primeira vez o case do programa Natal, cidade inteligente e humana, baseado no Termo de Cooperação formalizado com a UFRN serve de referência para outro município brasileiro. Durante o evento, apresentou painel intitulado “Colaboração Universidade e Prefeitura, como desenvolve e implementa: o caso da Prefeitura de Natal”

No dia 02 de março de 2016 foi publicado no site da Prefeitura Municipal de Natal “Nota de reforço” a parceria para iniciativas em cidades inteligentes e humanas, entre Prefeitura de Natal e Comissão Europeia. O compromisso foi articulado por Irani Santos e assumido publicamente pela Comissão Europeia, representada pelo Sr. Jesus Vilasante, Chefe da Unidade de Net Innovation da DG Connect da Comissão Europeia, e o Sr. Carlos Eduardo Nunes Alves, Prefeito da Cidade do Natal.5

No dia 15 de março de 2016, durante cerimônia realizada no Instituto Metrópole Digital da UFRN, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ao lado da magnífica reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assinou o projeto de lei que autoriza a criação de Parque Tecnológico em Natal. A iniciativa que prevê a redução de impostos municipais

4 Fonte: NATAL (Prefeitura). Prefeito recebe Comissão Europeia de representantes do Programa Cidades

Inteligentes. Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-

23538.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

5 Fonte: NATAL (Prefeitura). Prefeitura e Comissão europeia reforçam parceria para iniciativas em cidades inteligentes e humanas. Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-23643.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

(IPTU, ISS e ITIV) para empresas que se instalarem no parque faz parte das ações do Programa Natal Cidade inteligente e Humana, no Eixo integração do ecossistema, coordenado e articulado por Irani Santos. O projeto inicialmente assinado pelo prefeito seguiu, conforme trâmites legais, para discussão com os atores do ecossistema local e a apreciação dos vereadores na Câmara Municipal com a realização de 5 audiências públicas e reuniões dos Conselhos de Ciência e Tecnologia - COMCIT e do Conselho da Cidade – CONCIDADE.6

A Lei inicialmente proposta evoluiu para um Projeto de Lei de Incentivo a Criação de Parques Tecnológicos no Município, que permitiu criar o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

No dia 07 de abril de 2016, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Natal RN, realizou a primeira reunião do seu grupo de trabalho “Cidades Inteligentes e Humanas”. A reunião aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do RN, e reuniu técnicos e gestores da Grande Natal para debater ações e projetos relacionados à temática.7

De 27 a 29 de julho de 2016, durante o Beyond 2020, em Olinda/PE, promovido pela Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, a Prefeitura de Natal, representada pela Diretora de Desenvolvimento Socioeconômico e Coordenadora do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana, Irani Santos, apresentou o case de Natal como experiência bem- sucedida.

De 15 a 16 de agosto de 2016 a Prefeitura de Natal em parceria com a Rede de Eficiência Energética em Edificações (R3E), da qual faz parte o LabCon da UFRN realiza evento na perspectiva de implementar a ação normativa para eficiência energética de edifícios e desenvolver ações de conservação de energia elétrica, no âmbito do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana.

No período de 12 a 15 de setembro de 2016 ocorreu a segunda edição da IEEE International Smart Cities Conference (ISC2 2016), com uma presença significativa do Projeto Smart Metropolis e Natal Cidade Inteligente e Humana. Três artigos de autoria de integrantes dos projetos foram aceitos para apresentação no evento, realizado em Trento, Itália, dentre eles

6 Fonte: NATAL (Prefeitura). Prefeito assina projeto de lei que autoriza criação do Parque Tecnológico de Natal. Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-

23735.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

7 Fonte: RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Conselho Metropolitano vai integrar ações de Cidades Inteligentes no RN. Disponível em:

<http://www.seplan.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=111324&ACT=null&PAGE=null&PARM=n ull&LBL=MAT%C3%89RIA>. Acesso em: 15 nov. 2017.

A Smart City Initiative: The Case of Natal, de autoria de Nélio Cacho, Frederico Lopes, Everton Cavalcante e Irani Santos.8

De 14 a 16 de setembro de 2016, o Prof. Álvaro de Oliveira esteve presente no 3º Brics Urbanisation Forum, na Índia, onde levou a experiência do Brasil e o case de Natal, no contexto das Cidades Inteligentes e Humanas.

No livro, produto do evento, consta um capítulo que cita a experiência do Brasil no contexto das cidades inteligentes e humanas, e o case da Prefeitura de Natal- Urban Transition In Brics – Human Smart Cities - The Case of Natal / Natal Human Smart City. A diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da SEMPLA/PMN Irani Santos, foi co-autora do capítulo que teve como autor o Prof. Álvaro de Oliveira.

No dia 11 de novembro de 2016, Irani Santos, a convite do Sebrae PE, representou a SEMPLA/PMN na Feira do Empreendedor, na cidade de Caruaru/PE, apresentando o case de Natal, Cidade Inteligente e Humana.

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2016 foi realizado em Natal o III Workshop de Cidades inteligente, promovido pelo IMD/UFRN e PMN.

De 23 a 25 de novembro de 2016 ocorreu a 9ª edição da Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações - EPOCA 2016 - realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN que teve como tema “Desafios e caminhos para o desenvolvimento de cidades Inteligentes no RN”. Nesta edição, o EPOCA incluiu a Prefeitura de Natal como destaque em painel relacionado a temática, apresentado por Irani Santos.

No período de 16 a 17 de fevereiro de 2017, o Governo Municipal de Jardim do Seridó-RN promoveu evento, que constou da visita técnica do prof. Álvaro de Oliveira e de Irani Santos com o objetivo de analisar as potencialidades de desenvolvimento socioeconômico do município e propor recomendações estratégicas para futuros investimentos na área de Cidades Inteligentes e Humanas.

Como resultado, a cidade passa a aplicar um modelo de cidades inteligentes e humanas similar as relações de parcerias institucionais ocorridos em Natal/RN. Pela primeira vez o modelo de Natal seria aplicado numa cidade de pequeno porte. O município de jardim do Seridó conseguiu recursos de emenda parlamentar para implementar uma Rede de Fibra Óptica na cidade para dar suporte aos serviços do programa Jardim cidade inteligente e humana.

8 Fonte: NATAL (Prefeitura). Projeto de Cidades Inteligentes de Natal será apresentado na Itália. Natal:

Prefeitura Municipal do Natal, 2015. Disponível em: <https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-24587.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

Durante os meses de fevereiro a maio de 2017 foram discutidos com a população e conselhos locais, eixos e ações a serem inseridos no PPA-2018-2021. O Programa Natal Cidade Inteligente e Humana foi contemplado como ação específica, e seus projetos e ações foram transformados em metas para serem realizados dentro do período de 4 anos pela Prefeitura. Além das metas estabelecidas nessa ação, outros eixos, programas e ações contemplam metas do Programa, a exemplo do desenvolvimento e incentivo a criação de Parques Tecnológicos, Lei de Inovação, Plano Municipal de Inovação, Propostas relacionadas as secretarias de meio ambiente, educação, saúde, mobilidade, turismo, dentre outras. Todos coordenados e articulados por Irani Santos.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. A edição do evento reuniu mais de dez mil pessoas.

O município de Natal/RN, representado pela Diretora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Irani Santos participou do debate do último dia do evento, discorrendo sobre boas práticas de cidades inteligentes e humanas no Brasil, na oportunidade apresentou o case do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana.9

Nos dias 01 e 02 de junho de 2017 o Banco Mundial, por meio de seu escritório em Brasília e da Prática Global de Proteção Social em Washington visitou o Município de Natal para realização de uma missão de Intercâmbio de Cooperação Sul-Sul entre Rússia e Brasil, como o objetivo de conhecer a experiência do Orçamento Participativo - OP do município e o Programa Natal Cidade Inteligente e Humana. Na oportunidade Irani Santos apresentou painel e participou de mesa de debates e de visitas técnicas.

No dia 25 de junho de 2017, no Salão Nobre da Prefeitura de Natal, foi lançado o aplicativo de Turismo Visit Natal, primeiro produto fruto da parceria PMN e IMD/UFRN, no âmbito do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana. Participaram da cerimônia secretários municipais, representantes de instituições de ensinos, de entidades do comércio, do turismo, da secretaria estadual de Turismo, Câmara Municipal de Natal e do Senado.10

9 Fonte: FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS. Detalhes do palestrante. Brasília: FNP, 2017. Disponível em:

<http://www.emds.fnp.org.br/palestrantes?limit=20&start=220>. Acesso em 15 nov. 2017.

10 Fonte: NATAL (Prefeitura). Visit Natal é lançado pela Prefeitura do Natal. Natal: Prefeitura Municipal do

No dia 25 de julho de 2017, foi formalizado o acordo para a realização da Campus Party 2018 em Natal, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A articulação foi realizada pela Prefeitura de Natal (Irani Santos), Governo do Estado e o UFRN.11

No período de 06 a 11 de agosto de 2017 ocorreu em Natal/RN a Edição 2017 da IEEE S3C. No primeiro dia, foram apresentados desafios enfrentados pelo município de Natal/RN e formados grupos multidisciplinares de estudantes e técnicos da Prefeitura de Natal, que utilizaram os conhecimentos compartilhados pelos palestrantes para desenvolver soluções conceituais para cada um dos desafios. Ao todo a Prefeitura apresentou 14 desafios, dentre os quais escolhidos 9 a ser trabalhados. A cada dia houve uma reunião de orientação dos grupos com apoio dos palestrantes e as soluções desenvolvidas foram avaliadas e premiadas na Sessão de Encerramento da IEEE S3C 2017. Ao final, a comissão cientifica do evento elegeu três grupos: Segurança, na categoria "empoderamento do cidadão"; Urbanismo e Meio-Ambiente, que tratou da revitalização do Centro Histórico, na categoria "engajamento da cidade"; Educação, categorizado em "visualização de dados".

O trabalho referente à Prefeitura foi articulado e coordenado por Irani Santos, além