• Nenhum resultado encontrado

Cerimonial de Abertura de Evento Esportivo

CHECK LIST

Check list são listas de verificações com itens a serem observados, tarefas a serem cumpridas, materiais a serem comprados, ou seja, é uma lista onde você coloca itens que podem fazer falta em alguma tarefa ou em algo que esteja planejando ou executando, evitando, assim, futuros esquecimentos, falhas, faltas.

Ele pode ser usado não somente por empresas, mas por qualquer pessoa que quer organizar algo a ser feito, no caso Esportivo.

Segundo Atul Gawande, autor do livro The Check list Manifesto (O manifesto do check list: Como fazer a coisa certa), que está fazendo grande sucesso nos Estados Unidos, seria uma checagem simples. É a chave de prevenção para que um pequeno engano não se transforme num desastre de enormes proporções.

Gawande adotou check lists em oito hospitais, de um centro comunitário na Tanzânia a um moderno instituto médico em Seatle.

Em todos, a redução de óbitos por complicações médicas foi de 35%, na média – um número impressionante, uma vez que estamos falando de vidas. O check list na sala de cirurgia, por exemplo, incluiu itens simples, como: que cada um na sala soubesse o nome da outra pessoa. O check list não é uma prática recente nos negócios e pode trazer inúmeras vantagens. da pira olímpica for prioridade, deve-se acender a pira no último momento da

abertura.

Organização de eventos esportivos

Ainda segundo Gawande:

Segurança: A lista funciona como uma rede de segurança cognitiva. Detecta falhas mentais que costumam brotar da complexidade do trabalho moderno.

Eficiência: Para o médico, as equipes tornam-se mais rápidas e eficientes quando se acostumam ao check list.

Exatidão: Esse é o desafio das equipes modernas. Gawande diz que já somos muito bons. O que precisamos melhorar é a exatidão dos nossos procedimentos.

Foco: Quando a equipe adota o check list, o óbvio é latente, deixa de atrapalhar e os profissionais ficam livres para se concentrarem no que é realmente importante.

Humanidade: Existe um benefício psicológico quando os profissionais, especialmente os mais orgulhosos, têm de engolir o check list. Gawande acredita que ele os torna mais humanos.

Acredito que adotar o check list no dia a dia é algo que não só as empresas deveriam fazer, mas também as pessoas. A execução de tarefas e a organização da sua vida no trabalho e, até mesmo, na vida pessoal se tornarão muito mais fácil. Antes de começar o dia, por exemplo, faça uma lista de coisas que precisa fazer durante o dia, mas separe o que é de trabalho do que é pessoal.

Seria interessante também a prática de check lists mentais e vá acostumando a sua mente a pensar dessa forma. Isso poderá ser muito útil em coisas simples, como arrumar as malas para viajar ou ir à padaria. Independente da forma que irá fazer o check list, saiba que ele não é algo ultrapassado e inútil, ao contrário, ele é uma ferramenta que pode ajudá-lo(a) diariamente a organizar as suas atividades, poupando seu tempo e evitando erros e falhas.

Fonte: Disponível em: <http://www.sucessonews.com.

br/checklist>. Acesso em: 10 set. 2012.

Protocolos, Cerimoniais, Segurança e Check List Capítulo 4

Atividade de Estudos:

1) Faça o teste agora, adote um check list para sua vida pessoal, o que vai precisar fazer amanhã. Depois faça um check list de um evento de seu interesse, visando a todos os aspectos comentados por Gawande.

Ao contrário do que muitos autores acreditam, ato de se pensar em Segurança ou de defender-se de algo que lhe apresente algum tipo de ameaça não é um pensamento dos homens modernos ou algo que surgiu conforme a evolução humana, mais do que isso tudo, a Segurança já começou a tornar-se evidente nos tempos em que os homens ainda moravam em cavernas e usavam instrumentos feitos de ossos e pedras para se defender.

A Segurança é uma condição básica para a realização de qualquer atividade humana. Em um evento, seja ela de qualquer natureza, a falta de segurança pode gerar dificuldades organizacionais, instabilidade emocional dos participantes e até uma tragédia.

Organização de eventos esportivos

Sabemos que quando o evento acontece com plena segurança, e tudo acontece tranquilamente sem imprevistos, quem aparece são os artistas, os astros, os atletas, os patrocinadores e o espetáculo é claro. Por outro lado, se alguma coisa acontece, a responsabilidade cai para os organizadores do evento.

Mas temos outra análise a ser lembrada que também pode gerar transtornos e descontentamento por todos do evento, que seria a infraestrutura ruim, local de alto risco, falta de equipamentos de segurança, atendimento médico precário ou inexistente, possibilidade de ter um veículo furtado, entre outros. Caso isso ocorra, os organizadores não terão uma nova oportunidade para fazer um evento seguro e apagar a péssima imagem deixada.

Temos providencias de praxe para um evento visando a segurança:

• contratação de um médico;

• kit de primeiros socorros;

• apoio da força policial;

• ambulância e/ou U.T.I móvel.

Lembrando que quando se monta uma arena esportiva, um palco, uma arquibancada ou coisas afins, é necessário um “projeto técnico”, ou seja, a famosa A.R.T (anotação de responsabilidade técnica), você já ouviu fala dela? Pois bem, A.R.T é o instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas por meio de contratos (escritos ou verbais) para o qual este foi contratado.

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento constituído por formulário padrão a ser preenchido através do sistema Creanet Profissional, cujo preenchimento é de responsabilidade do profissional devidamente habilitado com registro/visto no CREA de seu estado. A partir disso, vejamos alguns exemplos de cuidados que devem ser observados: áreas construídas com mais de 750 metros quadrados, por exemplo, e que serão usadas para eventos devem possuir: extintores, hidrantes, alarme, luz de emergência, sinalização de rota de fuga, sinalização dos equipamentos de segurança, entre outros. Se for um local ou área construída para um público maior de 50 pessoas, o local deverá possuir portas que se abrem no sentido da rota de fuga, se for superior a 100 pessoas as portas devem, além de abrir na rota de fuga, possuir barras antipânico.

Fonte: Disponível em: <http://www.crea-sc.org.br/portal/

index.php?cmd=faq,>. Acesso em 10 set. 2012.

Protocolos, Cerimoniais, Segurança e Check List Capítulo 4

Quando realizarmos eventos, devemos nos preocupar com os custos, tempo de execução, retorno financeiro, etc. Entretanto, devemos lembrar que nenhuma economia de dinheiro ou tempo vale a perda de vidas.

Importante: Acreditamos que uma verificação da legislação básica e uma consulta ao corpo de bombeiros do município diminui drasticamente a chance de um infortúnio.

Temos que ter em mente que improvisação, incompetência e inconsequência não combinam com segurança e sucesso em nenhum lugar do planeta. Contrate equipe de segurança privada experiente para o seu evento.

Atividade de Estudos:

1) Relate algum evento do qual participou em que não foram observados os quesitos de segurança abordados anteriormente, gerando consequências desconfortáveis aos organizadores, e aponte o que poderia ser feito para evitar tais transtornos.

__________________________________________________

Organização de eventos esportivos

Check List Completo para

No documento ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS (páginas 97-102)