• Nenhum resultado encontrado

Processos de implementação

Dimensão 3: Concepções dos

4.4 COLABORADORES E PROCEDIMENTOS

As especificações e quantidade de colaboradores e a técnica utilizada na coleta dos dados estão sistematizadas no Quadro 5:

Quadro 5 – Especificação dos colaboradores e técnica de coleta utilizada

Posição dos colaboradores Quantidade Técnica de coleta

Gestores 3 Entrevista

Funcionários (agentes

implementadores) 10 Entrevista

Representantes estudantis 4 Entrevista

Estudantes usuários 420 Questionário

Total 437 -

Fonte: Elaboração do autor, 2017.

A entrada do pesquisador no campo de pesquisa para a coleta de dados ocorreu no dia 26 de abril de 2016, na oportunidade da primeira apresentação pública da Minuta54 com o

54 Trata-se do processo de elaboração de um documento para ser submetido à apreciação dos Consuni, que tinha

objetivo de apresentar a proposta de regulamentação da Assistência Estudantil na UFBA, realizada na Faculdade de Enfermagem. Esse foi um momento oportuno para conhecer a equipe gestora e se apresentar publicamente como pesquisador interessado na temática em foco. No respectivo mês, teve-se a oportunidade de apresentar a proposta de pesquisa a gestores da Pró- Reitoria, ao tempo em que foram feitas observações informais das rotinas do órgão.

Inicialmente, foi realizado o pré-teste do roteiro de entrevista com uma das assistentes sociais da Proae, quando se pôde avaliar a clareza e pertinência das perguntas. Vale enfatizar que, posteriormente, foi feito o pré-teste do questionário com três estudantes voluntários, etapa fundamental para a redefinição ou acréscimos de perguntas.

As 17 entrevistas foram realizadas entre os meses de maio e outubro de 2016, o que totalizou um período correspondente a seis meses nas tentativas de agendamento e realização da coleta dos dados. Esse percurso, aparentemente longo, se deu em razão da notável carga de trabalho e atribuições dos servidores que muitas vezes não dispunham de tempo suficiente para a realização das entrevistas, o que acarretou em constantes remarcações da agenda.

Com relação aos procedimentos nas entrevistas, foram adotados os seguintes passos: (a) agradecimento pela colaboração voluntária com a pesquisa; (b) apresentação dos objetivos; (c) apresentação do termo de consentimento para a assinatura do entrevistado; (d) apresentação do roteiro de entrevista impresso; (e) consulta sobre a permissão do registro de áudio com gravador digital; (f) realização da entrevista ao tempo em que eram feitas anotações sobre as falas do entrevistado. No segundo momento, as entrevistas gravadas foram transcritas na íntegra, o que gerou um documento com aproximadamente 100 páginas.

A aplicação do questionário on-line com os estudantes usuários da política ocorreu entre os meses de novembro de 2016 e março de 2017. Esse período foi estendido por cinco meses em razão das dificuldades no acesso aos endereços eletrônicos dos estudantes cadastrados na Proae. Inicialmente, o formulário foi enviado para 822 estudantes vinculados ao Programa Bolsa Permanência do MEC e para 574 estudantes assistidos pelo Programa Permanecer, ações estas que eram geridas pela CAAED.

processo de elaboração dessa Minuta foi definido em quatro fases: (1) elaboração, (2) publicização, (3) consulta pública, e (4) deliberação. Inicialmente, foi elaborada uma versão da proposta pela equipe técnica da Proae e apresentada ao CSVU. Após reunião no dia 16 de março de 2016, o referido Conselho indicou o encaminhamento para as etapas de Publicização e Consulta Pública à comunidade. Desse modo, foi elaborado um cronograma que previa seis apresentações da Minuta em Unidades da UFBA. Durante a coleta dos dados da presente pesquisa, foi possível observar duas dessas seis apresentações e discussões sobre o documento: a primeira, realizada no dia 26 de abril de 2016, na Escola de Enfermagem e, a segunda, realizada no dia 3 de maio na Faculdade de Educação da UFBA. Destaca-se que a participação estudantil estava prevista por meio de representantes nas reuniões do CSVU, em apresentações públicas abertas à comunidade interna e externa a UFBA, por meio de Consulta Pública e com representação estudantil na Comissão de sistematização da versão final da Minuta.

No segundo momento, o formulário foi encaminhado para a lista de endereços proveniente do processo de renovação55 semestral o que limitou o acesso a estudantes vinculados àqueles programas que não necessitaram passar por essa atualização dos dados junto a Proae, processo pelo qual foi possível coletar os endereços de e-mail naquele período. Esse processo é gerenciado pela CPAE e feito para os benefícios de Auxílio Moradia, Auxílio Transporte, Bolsa de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, Serviço Alimentação e Serviço de Residência Universitária, dos quais se obteve maior incidência de respostas dos estudantes usuários. O formulário foi encerrado quando se obteve o total 420 de estudantes respondentes.

Após os procedimentos de coleta, os dados foram sistematizados para realização da análise. Esse processo foi orientado pelas quatro dimensões definidas a partir do conceito de implementação de política.

Com fins de descrição e condução da análise, os participantes da pesquisa foram categorizados em quatro grupos, os quais representaram funções distintas no contexto de implementação da política estudada. Portanto, os colaboradores que ocupavam cargos de gestão, funcionários, representantes estudantis56 e estudantes-usuários das políticas de permanência compuseram esses grupos, conforme Figura 6:

55 Houve dificuldade em acessar os dados secundários na Proae, em alguns casos, por essas informações não

estarem sistematizadas no órgão. A obtenção dos endereços de e-mail via coleta durante o processo de renovação, em parte, justifica os casos de programas que não houve respondentes ou se teve baixa incidência de respostas dos estudantes, apesar de terem sido listados no questionário. Dos 24 estudantes que integravam o Programa Bolsa de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, 17 renovaram, mas não aparecem respostas no questionário. A Creche da UFBA conduz esse processo independente da Proae e, por isso, não houve um número de respondentes significativo. O Programa Bolsa Esporte passou a não ter edital de renovação e por isso não foi possível acessar os e-mails daqueles que ainda eram atendidos. Com relação ao auxílio acolhimento, este é recebido em parcela única e por isso não gerou continuidade e renovação. Há programas de monitoria financiados pela Proae que são bolsas acadêmicas, mas não são submetidas a este processo atualização dos dados. O PEC-G não obriga os estudantes a serem cadastrados na Proae e não vincula benefícios automaticamente. Então, os estudantes usuários do PEC-G, que em 2016 totalizavam 27 estudantes, respondem à renovação na medida em que se tornam usuários diretos das políticas de permanência da Proae.

56 Apesar de serem identificados apenas como representantes estudantis, para fins de procedimentos metodológicos

da pesquisa, ressalta-se que esses quatro estudantes entrevistados eram usuários dos programas de permanência ofertados pela Proae, optou-se por esta denominação como uma maneira de distinguir as lideranças que representam dos estudantes na UFBA daqueles que são identificados somente como estudante-usuário.

Figura 6 – Grupos de colaboradores da pesquisa categorizados de acordo com suas funções no processo de implementação das políticas

Fonte: elaboração do autor, 2017.

Esses grupos de colaboradores, representados na Figura 6, foram utilizados na descrição e análise dos dados, com a finalidade de identificação dos colaboradores e compreensão dos conteúdos das falas e das perspectivas dos atores ao interpretar os processos de implementação da política.

O perfil dos colaboradores que participaram por meio de entrevistas pôde ser caracterizado com relação a área de formação e o tempo de experiência no órgão gestor – quando eram servidores da Proae – e tempo de experiência nos espaços de representação estudantil – quando eram lideranças dos estudantes entrevistadas.

Quadro 6 – Colaboradores entrevistados na pesquisa de acordo com a formação em nível de graduação e tempo de experiência profissional na Proae

Colaboradores Formação em nível de graduação Tempo de experiência na Proae / Função de representante estudantil Gestores Psicologia 2 anos

Serviço Social e Pedagogia 2 anos

História 2 anos

Funcionários CPAE

Serviço Social 8 anos

Serviço Social 13 anos

Serviço Social 2 anos

Pedagogia 25 anos Psicologia 6 anos Psicologia 2 anos Letras 2 anos Colaboradores da pesquisa Gestores Funcionários Representantes estudantis Estudantes-usuários

Funcionários CAAED

Pedagogia 2 anos

Pedagogia 10 anos

Pedagogia 9 anos

Representante dos estudantes –

DCE Direito (em curso) 3 anos

Representante da Assistência

Estudantil – DCE Educação Física (em curso) 3 anos Representante das Residências

Universitárias Serviço Social (em curso) 2 anos Representante dos estudantes

Quilombolas Fisioterapia (em curso) 1,5 anos

Fonte: Pesquisa do autor, 2017.

A amostra dos estudantes-usuários que responderam ao questionário foi composta em sua maioria por aqueles com idade entre 18 e 24 anos, faixa etária de jovens considerada mais adequada para inserção na educação superior, de acordo com o PNE 2014-2024. Nesse sentido, destaca-se que 72% dos estudantes usuários têm idade entre 16 e 24 anos. Vinte e quatro por cento indicaram idade entre 25 e 34 anos, e os demais (4%) estão situados na faixa entre 35 e 60 anos.

Gráfico 1 – Idade dos estudantes atendidos em programas desenvolvidos pela Proae/UFBA em 2016 (N=420)

Fonte: Pesquisa do autor, 2017.

Com relação às áreas do conhecimento em que cursam a graduação, a amostra contemplou as cinco áreas definidas pela UFBA. Desse modo, a Área I – composta por cursos

1 1 16 23 30 67 57 45 38 24 21 16 1513 10 6 6 6 1 5 1 2 2 3 1 1 3 1 1 1 3 0 10 20 30 40 50 60 70 80 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 41 42 44 53 56 60 Nã o r e sp o n d eu Total

ligados às engenharias e às ciências físico-matemáticas – aparece com percentual de 22% dos estudantes respondentes. Área II, que tem cursos voltados às ciências biológicas e às áreas de saúde, se apresenta com 36% de respondentes. A Área III, representada por cursos do campo das ciências humanas, como Pedagogia, Filosofia e Administração, foi composta por percentual de 25% dos respondentes. A Áreas IV (Letras) aparece com 4% e a Área V (Artes) se mostrou com percentual de 2% dos estudantes colaboradores que responderam ao questionário (Gráfico 2).

Gráfico 2 – Área do conhecimento que cursa a graduação na UFBA (N=420)

Fonte: Pesquisa do autor, 2017.

A maioria (82,2%) dos estudantes-usuários que participaram da pesquisa se encontra na faixa entre primeiro e oitavo semestres de curso. Acima dessa faixa, aparecem os percentuais de 12,1% para aqueles que se encontram entre o nono e o décimo semestres, seguidos do percentual de 3,8% para aqueles que se encontram entre o 11º e 12º semestres e 1,2% para aqueles que estão acima do 13º semestre.

10% 22% 36% 25% 4% 2% BI I II III IV V

Gráfico 3 – Tempo em que cursam a graduação na UFBA (N=420)

Fonte: Pesquisa do autor, 2017.

É relevante destacar que os principais critérios para o envio do formulário para os e-

mails dos colaboradores que responderam ao questionário foi ter o cadastro na Proae com

recebimento de algum tipo de benefício ofertado por essa instância administrativa da UFBA. Obviamente, trata-se de estudantes matriculados em cursos de graduação que, supostamente, encontram-se em situação de vulnerabilidade social e econômica.