• Nenhum resultado encontrado

Do Comandante Aos Diários De Turner: Uma Breve História Da Fundação Do Neonazismo Nos EUA

Figura 23 – Linha do tempo do Neonazismo nos EUA

B.4 Da KKK à National Aliance

B.4.2 Do Comandante Aos Diários De Turner: Uma Breve História Da Fundação Do Neonazismo Nos EUA

Se o homem tem um destino, esse será o de escapar ao rosto, desfazer o rosto e as rostificações, tornar-se imperceptível, tornar-se clandestino. [...] O racismo procede por determinação das variações de desvianças, em função do rosto Homem branco que pretende integrar em ondas cada vez mais excêntricas e retardadas os traços que não são conformes, ora para tolerá-los em determinado lugar e em determinadas condições, em certo gueto, ora para apagá-los no muro que jamais suporta a alteridade (é um judeu, é um árabe, é um negro, é um louco..., etc). Do ponto de vista do racismo, não existem as pessoas de fora. Só existem pessoas que deveriam ser como nós, e cujo crime é não o serem.

Deleuze e Guattari.

Nesse ponto é preciso compreender a genealogia do neonazismo nos EUA, cujo período de formação leva cerca de 40 anos: do Partido Nazista Americano criado por George Lincoln Rockwell ao desenvolvimento da National Alliance de Willian Pierce. Todo o movimento neonazista, e a própria inserção de Lane dentro desse processo, pode ser pensada de maneira mais profunda partir do exame da constituição e das ―linhagens‖ que o movimento construiu nesse período.

Rockwell, ex-aluno da escola preparatória Hebron Academy, freqüentou a Universidade de Brown a partir de 1938 para estudar filosofia e sociologia, e se casou com uma aluna de lá, Judy Rockwell Aultman. Aluno medíocre190, não obteve grau. Porém,

190 Hannah Arendt, em Eichmann em Jerusalém, usa a expressão ―banalidade do mal‖ para descrever como

pessoas medíocres e banais como Eichmann desempenharam papéis tão cruciais no Holocausto e no nazismo, na burocrática máquina de assassinato em massa alemã. Ao se definir como ―inocente no sentido da acusação‖, o oficial nazista tentava se desvincular de uma ação direta no processo genocida que matara milhões de judeus e milhares de outras pessoas durante o regime. Arendt reponde: ―Suponhamos, hipoteticamente, que foi

simplesmente a má sorte que fez de você um instrumento da organização do assassinato em massa; mesmo assim resta o fato de você ter executado, e portanto apoiado ativamente, uma política de assassinato em massa. Pois política não é um jardim de infância; em política, obediência e apoio são a mesma coisa.‖ (1963, p. 302) A

definição foi criticada porque antes de ser preso, o próprio Eichmann concedera na Argentina uma longa entrevista ao ex-oficial da SS Willem Sassen, na qual se gabou de ter ajudado a redigir a carta que ordenou a Solução Final. ―Não fui apenas alguém que recebeu ordens. Se assim fosse, eu teria sido um imbecil. Eu era um

idealista‖. Apesar disso, o termo, ―banalidade‖ ainda se aplica, visto que a mediocridade de Eichmann não se

resume na concepção que ele tem de si. A questão crucial é que o oficial nazista não era um monstro, alguém com um espírito demoníaco, mas um burocrata, ainda que anti-semita, racista ou paranóico. O neonazismo, desde Rockwell, é repleto de líderes medíocres, que tentam se exilar de sua mediocridade com suas crenças de

encontrou no campus, além da esposa, o locus de editor de arte da revista da Universidade, e por meio dela, algum destaque. Em março de 1941, alistou-se como aviador naval e participou de missões no Atlântico e Pacífico Sul durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhou no apoio aéreo naval na batalha de Guadalcanal, nas Ilhas Salomão e durante a invasão de Guam, ilha japonesa conquistada em agosto de 1944. Foi para a reserva das forças armadas com o posto de tenente-comandante e algumas condecorações em outubro de 1945191.

Novamente civil, desenvolveu atividades ligadas a publicidade e arte gráfica, como fotógrafo comercial, executivo de publicidade e outras atividades em uma editora no Maine e em Nova York. Em 1948, ganhou um prêmio de US $ 1.000 em um concurso de arte nacional patrocinado pela Sociedade Nacional de Ilustradores. Mas, com a da eclosão da Guerra da Coréia, no início dos anos 50, voltou à vida militar. No retorno, foi convocado para se apresentar na Islândia, promovido a comandante, mas ficou distante de sua esposa e filhos, que não eram permitidos no local da caserna. Como conseqüência do afastamento, sua esposa pede o divórcio.

Rockwell retorna da guerra da Coréia profundamente marcado por um anticomunismo, e atribuía a Hitler um papel histórico fundamental em seu combate, especialmente pelas crenças que vinculavam o comunismo essencialmente ao judaísmo, e volta de lá um entusiasta da doutrina hitlerista como salvação para a América. No retorno aos EUA, conhece sua segunda esposa, e escolhe como lugar de sua lua-de-mel o refúgio hitlerista conhecido como ―Ninho da Águia‖, em Berchtesgaden, nos Alpes da Baviera.

<etno 28> Rockwell: Porque quando você mistura superior e inferior, como eu te disse, o produto é inferior à média dos dois. Os judeus seriam capazes de enganar e ludibriar e, assim, manipular o homem branco miscigenado do jeito que ele já faz aos negros192. Isso é o que é, de verdade, o chamado de movimento de direitos civis, e se {...} os bons cristãos brancos deste país não acordarem e ficarem juntos antes que seja tarde demais para restaurar a ordem natural das coisas.

Haley: E o que é isso?

Rockwell: Separação. Na natureza, todas as coisas semelhantes tendem a se agrupar. Chimpanzés não andam com babuínos, eles correm com os chimpanzés. Esta é a ordem natural das

participarem de um grande povo, acima de todas as outras pessoas humanas.

191 Várias fontes dão detalhes da vida de Rockwell. Entre elas, alguns jornais, o arquivo do FBI

http://www.archive.org/stream/AmericanNaziParty/american_nazi_party_monograph_pt01_djvu.txt. Consultamos ainda fontes secundárias citadas nas referências bibliográficas.

192 Na entrevista, Rockwell usa o termo ―nigger‖, mais ou menos equivalente a ―crioulos‖, a forma histórica mais

pejorativa; tamanha é sua carga ofensiva que, até hoje, ela é frequentemente referida por eufemismos como ―the ‗n‘ word‖. Ele sempre usa ―nigger‖. Eu preferi, por imperativo moral, usar negros. Mas informo a palavra usada pelo ―informante‖. A entrevista foi concedida à Playboy, mas foi acertada sem que Rockwell soubesse que seria entrevistado por um jornalista negro. A reação dele ao repórter consta da matéria e é um dos melhores materiais acerca do racismo do comandante.

pessoas, também. Mesmo em faculdades completamente integradas, quando eu ia visitá-las, percebi que negros geralmente sentam e comem em mesas com outros negros, mesmo que eles não sejam obrigados. E os brancos sentam-se com outras pessoas brancas. Eu acho que essa é a tendência natural, e tentar perverter esta ordem é lutar contra a natureza.> Rockwell, em entrevista para a revista Playboy</etno 28> 193.

Em outubro de 1954, Rockwell fundou uma revista, a U.S Lady, voltada para mulheres de militares, que após quatro edições, seria vendida também para civis. Logo depois, conhece DeWest Hooker194, um americano abastado com inclinações pró-nazistas. Juntos eles fundariam, em 1959, o Partido Nazista Americano, posteriormente denominado National Socialist White People‘s Party. Em 1961, o partido obtém status legal no estado da Virginia. Toda a postura de Rockwell e de seu movimento recém-inaugurado era uma combinação de ódio e provocação, a exemplo da grande caravana realizada por seu grupo num ônibus denominado ―HATE BUS‖, no qual eram ostentadas a inscrição ―Nós odiamos mistura racial‖, entre outras mensagens de ódio. A caravana percorreu grande parte dos EUA em 1961 para divulgar e comemorar a fundação do partido, sendo interrompida por sua prisão em New Orleans. Imagens da caravana podem ser observadas na Figura 25.

Em 1966, o partido passa a editar o jornal mundial dos partidos nazistas, designado de National World Socialist, e Rockwell, já conhecido como ―o Comandante‖, nomeia como editor o ex-professor de física William Luther Pierce. A primeira edição apresentou um ensaio de Colin Jordan sobre os aspectos filosóficos do nacional-socialismo. A publicação de jornais e newsletters nacional-socialistas virou certamente uma marca do movimento, que produziu mais de 500 títulos diversos. Rockwell passa a discursar por todo o país, defendendo a eliminação dos judeus em câmaras de gás e a deportação dos negros para a África195. O Comandante se via como o grande apóstolo hitlerista, que levaria o nacional- socialismo a todas as nações (SALEAM, 2002196).

Em agosto de1967, o comandante nazista foi assassinado por um ex-membro do partido expulso por ―tentar contaminá-lo com idéias marxistas‖. O partido passou a ser

193 http://www.alex-haley.com/alex_haley_george_lincoln_rockwell_interview.htm

194 Seu nome real era Lendrum De West Murrelle Jr. DeWest Hooker era um corretor de petróleo e presidente da

Cooperativa Independente Refining Inc

195 O programa do Partido Nazista Americano de 1960 pediu a construção de uma ―nação industrial moderna na

África‖, financiada por alguns anos pelos Estados Unidos (Thunderbolt, 1958-1962, passim). A ideia de deportar fisicamente a população negra dos Estados Unidos foi o tema do Plano folheto de 1956, George Lincoln Rockwell, White Power, Dallas, 1967, p. 310.

196

Trata-se de tese não publicada, mas está disponível na Internet. Saleam, J. American Nazism in the context of

liderado por Matthias Koehl Jr., que preferiu fundar a New Order197 e mesclar as idéias nacional-socialistas a princípios esotéricos hitleristas, influenciado, sem dúvida, pelas ideias de Miguel Serrano. O Partido Nazista Americano atualmente é dirigido por Rocky J. Suhayda, líder também do movimento supremacista branco Creativity Movement198.

197 Ativo na WEB, o New Order divulga a obra de Serrano em várias línguas. O site Nueva Ordem traz material

em Português e o grupo tem braço no Brasil, com ramificações em vários Estados.

B.5 OS DIARIOS DE TURNER: A TENTATIVA DE DERRUBAR O