• Nenhum resultado encontrado

PARTE A – BIOGRAFANDO UM LÍDER NEONAZISTA

A.7 Homenagens pós-morte

Logo depois de sua morte iniciou-se de uma profunda comoção no meio neonazista. Entre as muitas homenagens feitas a ele, escolhi descrever um vídeo que começa a narrativa do ―herói‖ morto. Aos poucos essa ideia vai se disseminando, junto com o vídeo e sua discussão, por todo o movimento neonazista. Acho que esta descrição ajudará a entender o que sua morte significou na narrativa neonazista, visto que cenas deste vídeo foram copiadas em outras manifestações de tributo, e imagens deste vídeo foram copiadas por vários sites. Parece-me que foi a primeira manifestação pública após o funeral. Esse vídeo/manifestação também serviu para divulgar o site ―Tributo a David Lane‖, que concentra a sua ―obra espiritual‖, a ―Pirâmide Profética‖, e traz material a respeito dA Ordem e textos tanto de quanto sobre Lane. Neste vídeo ele é denominado de ―A Lenda‖, de ―Líder Espiritual‖, e isso é bastante elucidativo das questões que emergem do estudo de sua autobiografia também, como veremos posteriormente.

Uma característica dos vídeos neonazistas é que são postados por vários perfis diferentes, em várias plataformas: Youtube, Vimeo, canais próprios, e não há como saber se os perfis pertencem a uma, duas ou várias pessoas diferentes, a não ser seguindo-os em redes sociais da WEB por meses e vendo suas interações nos espaços específicos de blogs e fóruns. Nesses espaços alguma identificação já é possível, mas não porque os próprios perfis acabam assumindo quem de fato seriam ou porque terceiros os identificam, pois sempre existem dúvidas de se a auto-identificação é verdadeira, ou de se esses terceiros estão corretos. A identificação ocorre por análise textual de elementos como estilo da escrita e erros repetidos na forma de escrever determinadas palavras, principalmente em debates acalorados e postagens rápidas, em que isto não pode ser copiado ou mimetizado.

Os vídeos ficam pouco tempo no ar, mas é o suficiente para os neonazis de outras localidades realizarem seu download. Muito poucos permanecem por anos seguidos, e são escolhidos para essa permanência apenas para marcar posição. Poucas pessoas comentam nos vídeos com medo da identificação pelos membros do FBI, ―the Feebs‖ que sempre podem estar por perto. Muitos preferem acessar todo o material por meio de rede TOR, ou com navegação anônima. Controle de proxy142 também é muito comum, permitindo ou não o acesso e download, ou upload de material. Para além disso, há também um site ―Tributo a

David Lane‖ que tem conseguido se manter por meio de doações e muito trabalho voluntário dos neonazistas, em especial do trabalho da WAU143.

Voltando ao vídeo analisado, ele se inicia na frente da sede do FBI em Los Angeles, que anteriormente era um campo de golfe. Um dos sites neonazistas sugeriu que esse prédio em especial foi escolhido porque Lane fora campeão amador do esporte. Descobri isso porque os ativistas param no monumento aos mortos do FBI, em frente ao prédio e localizei a imagem, posteriormente, graças ao recurso do Google Images.

O vídeo se inicia com a apresentação de um texto: ―Em 28 de maio de 2007, nosso amigo, irmão, e lenda e espiritual Líder, David Eden Lane, principiou sua jornada para o Valhalla...‖. Uma música de fundo acompanha o vídeo.

A imagem muda e o texto prossegue: ―Ele dedicou sua vida para nosso povo e morreu como um soldado branco encarcerado. Nós sempre lembraremos dele, de suas 14 palavras e o que ele significou‖.

A imagem muda novamente e aparece a foto mais conhecida imagem de David Lane, com o martelo de Thor no peito, tendo a parede de pedra atrás144. Aqui, o vídeo acrescenta à foto uma moldura vermelha e o nome de David Lane também em vermelho sobre a imagem.

A imagem corta, e o vídeo da manifestação em Los Angeles se inicia. A câmara recua para ilustrar um cartaz de fundo branco com imagens e palavras em tinta preta, que fala sobre David Lane. Esse cartaz traz o nome e a conhecida foto de Lane; suas datas de nascimento e morte; a runa Algiz, nas posições normal e invertida; e duas linhas. Uma é a frase: ―MORTO PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS‖, em letras maiúsculas; a outra é o endereço na web do site construído para abrigar sua trajetória. Em outros cartazes a estrutura será idêntica à deste, mudando apenas a primeira frase, como um grito de guerra.

A câmera corta, e pode-se ver uma parte dos manifestantes. São seis homens, cinco mais ou menos de frente para a câmera e um de costas. Todos têm a mesma camisa branca com uma imagem na frente. Um deles está com um walk-talk. Alguns estão de bermuda cargo, verde militar, outros de calça jeans. A câmara vai para esquerda aparece mais um homem, trajado igual aos outros. O homem de walk-talk acende um cigarro.

143

Em geral, os sites neonazistas mantêm-se com doações e vendas de produtos

A câmera começa uma panorâmica. Aparecem mais quatro pessoas, todos com o mesmo tipo de vestimenta. Nos pés, identifico tênis e coturnos. A câmera se move para a direita, mais dez pessoas aparecem, Todos com a mesma camisa. Os corpos, parados, rígidos. A maioria dos homens está de cabeça raspada. Muitos têm tatuagens neo-nazis.

A câmera se move novamente, mais quatro homens na tela aparecem, e um deles mostra as costas da camisa: vejo o endereço do site sobre Lane abaixo da imagem inicial desse site: uma águia

Há uma mulher no canto esquerdo da imagem: de cabelos presos e mãos na cintura, parece impaciente. Outra mulher surge no canto inferior esquerdo por uma fração de segundo. Depois volta. Ela está com uma camisa diferente da dos demais, uma regata, que deixa ver o ombro tatuado. Há mais um jovem a frente dela.

A câmera volta a andar, um dos homens vai na direção do homem de walk-talk e percebo que algumas camisetas são de gola pólo, inclusive a dele e a do rapaz de walk-talk. Há mais duas pessoas com gola pólo: um rapaz encostado numa árvore e uma mulher que surge à direita. Os outros todos vestem camiseta, mas todas as camisas e camisetas têm a mesma estampa: o brasão dA Ordem na frente, e o endereço e a imagem inicial do site dedicado a Lane nas costas. Surgem mais seis pessoas, já contando um homem com uma camiseta preta e óculos sobre a cabeça careca. Ele está de braços cruzados.

O vídeo prossegue. Mais uma mulher, que passa as mãos nos cabelos, o único gesto natural que vi até agora. O vídeo corta e começa uma espécie de marcha. O homem de camisa preta vai em frente, e ao lado dele, olhando para a câmera, marcha um neonazi mais encorpado, de rosto fechado e rígido. Alguns olham para frente, como para o nada, outros para o chão, outros encaram a câmera com ódio na expressão facial. Alguns seguram cartazes. São 52 pessoas, 44 homens e 8 mulheres. Ambos os números parecem ter sido previamente combinados, visto que 44, nas contas neonazistas, equivalem a 8 (por meio de soma dos algarismos). Juntando-se a este 8 o número de 8 mulheres, temos 88. Uma forma numérica, para eles, de dizer Heil Hitler, visto que H é a oitava letra do alfabeto. Deduzo isto porque, para estes grupos, tudo precisa fazer sentido numérico, de modo que é válido contar o número de manifestantes e determinar se esse número faz algum sentido.

A última mulher leva uma criança num carrinho de bebê. Mais um símbolo: como a criança colocada na fundação da ordem, é a criança das 14 palavras slogan de sua luta racializada.

São exibidos muitos cartazes – só na primeira marcha são doze. O primeiro cartaz é segurado pela terceira pessoa da marcha. É uma grande fotografia de Lane, com dizeres que não podem ser lidos no vídeo. O segundo é o cartaz com as datas de nascimento e morte de Lane, que aparece antes. O terceiro cartaz traz a imagem de abertura do site com os dizeres: ―Nunca perdoar, nunca esquecer‖. Semelhante ao do close inicial, mas traz o dizer "HERÓI DO POVO BRANCO", no lugar da frase "MORTO PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS".

O quarto cartaz traz novamente a imagem de Lane e dizeres não legíveis no vídeo; o quinto cartaz aparece muito escondido entre os corpos, endurecidos, rígidos, que marcham; o sexto cartaz repete a estrutura do terceiro, mas os dizeres agora são "MORTO PELO ZOG". O sétimo cartaz repete a mesma estrutura e sua frase é "HERÓI DA RAÇA BRANCA".

O oitavo cartaz traz o emblema da The Order. O nono cartaz é uma longa faixa em papelão, coberta com o endereço eletrônico do site construído em tributo a Lane, ocupando o espaço de quatro cartazes, horizontalmente, como se fosse quatro vezes um tamanho A3. O décimo e último cartaz desta primeira marcha traz novamente o emblema da The Order.

São trinta segundos, no filme, de marcha, em direção à lateral da avenida que contorna o Monumento aos Mortos do FBI. Marcham depressa; alguns elevam os joelhos; outros fazem a saudação hitlerista; um deles tropeça numa imensa poça de água que não havia percebido e, depois, olha para trás. Uma mulher ruiva abaixa a cabeça, escondendo-se da câmera.

A câmera corta para a chegada à avenida. A música de fundo se encerra. Eles gritam três palavras que não consegui identificar, e a seguir, gritam ―Heil The Order‖. Começa outra música enquanto eles se posicionam na lateral da avenida. Ao longo da avenida, os corpos se posicionam deixando o espaço de uma pessoa entre si. Muitos fazem a saudação hitlerista, oferecendo a saudação a Lane. Os homens de camisa pólo andam atrás dos outros dando palavras de ordem e orientações – fica evidente que há uma distinção hierárquica. O vídeo tem pausas na música de fundo em que se ouvem gritos como ―Heil David Lane‖. Ou ―David Lane! Heil! Heil! 14!!‖ e ―Heil The Order‖.

Um dos líderes mostra panfletos que estão distribuindo aos pedestres e carros que param nos faróis. Os corpos são os mais diversos: há a mulher ruiva, de uns trinta e cinco a quarenta anos, bonita, preocupada em não ser revelada para a câmera; há jovens homens, magérrimos, tatuados; carecas; gordos, também tatuados e com cabelos; há uma jovem de cabelo preto, com vestido preto, mais curto, que tem uma tatuagem nórdica no braço e usa

piercing; há uma mais jovem de cabelo bem loiro e bem curto; há duas jovens aparentando cerca de 25 anos, ambas de cabelos longos, uma de cabelos pretos e outra de cabelos loiros. Mas todos os corpos são rígidos, uns muito mais, outros menos, talvez apenas a jovem loura "requebre" em um momento específico do vídeo ouvindo uma música imaginária. Muitos usam coturnos, alguns com cadarço branco, outros preto, não tenho certeza se algum vermelho, mas há um homem de cerca de trinta e cinco anos com suspensórios vermelhos, e muitos com correntes nas bermudas e calças (em alguns grupos estas cores significam algo, do que falarei posteriormente). Muitos usam calças, bermudas cargo, lisas, verde militar, ou com estampas de camuflagem; muitos estão de óculos escuros – não necessariamente para se esconder, pois o dia parece bem quente e claro no vídeo.

Depois de várias saudações neonazistas em memória de Lane eles marcham em direção à placa do FBI, que pode ser vista na Figura 20. Lá se posicionam para uma foto, que ficou famosa nos sites neonazistas e é utilizada em muitos outros vídeos e memoriais para Lane. Nesta foto há mais oito homens e mais cartazes, que aparecem posteriormente. Algumas pessoas se escondem entre outras quando a câmera passa. Todos erguem o braço e gritam ―Heil David Lane‖, mas a mulher ruiva olha para o lado, enquanto todos se deixam filmar de frente. A câmera vai fazendo uma panorâmica do ato, mostrando detalhes das pessoas e cartazes, novamente.

A imagem corta e eles marcham para fora da cena, saindo do memorial. Muitos fazem novamente a saudação neonazista. Apenas um sorri ao fazê-lo.

A câmera corta e entra uma imagem com dizeres, para finalizar o vídeo: ―no sábado, 30 de junho de 2007 nós defendemos um memorial para David Eden Lane. Ele sempre estará em nossos corações e seus escritos imortais serão inspiração todos os dias para a raça branca‖.

Figura 21 – Dados Hypermediados

Figura 22 – Citações de Lane no Twitter, análise em 2018.

Elaborada pela autora, na plataforma Canva, a partir de análise de dados do Gephi, com aplicativo para a rede Twitter.