• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. Análise de Resultados

3.1. Análise dos fan videos

3.1.1. Características semelhantes dentro do mesmo subgénero de vidding

3.1.1.1. Comparação dos Fic Trailer

a)! Conteúdo sexual/romântico dos Fic Trailer

Todos os fic trailer analisados apresentam conteúdo romântico, uma vez que são trailers de fan fictions cujas personagens ficcionais, Emma Swan e Regina Mills, têm ou terão algum tipo de relacionamento amoroso.

Em relação ao conteúdo sexual, à semelhança das fan fiction, nem todos os fic

trailer apresentam conteúdo sexual implícito ou explícito. Dos quatro analisados,

apenas dois: “a fine line | regina/emma” (2013a) e “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) apresentam conteúdo sexual. O fic trailer “a fine line | regina/emma” (2013a) tem uma cena de sexo explícito (Cena 47 – Consultar o Anexo 5) e o fic trailer “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) tem duas cenas distintas de sexo implícito (Cenas 35 e 41 – Consultar o Anexo 7).

b)! Música/género utilizados nos Fic Trailer

Todos os fict trailer analisados utilizaram música para compor a banda sonora. O único cuja banda sonora não apresentava letra, foi o fan video “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013),! em que foi utilizado um tema instrumental. Os restantes recorreram a uma música do género Pop. Nenhum vidder utilizou, no entanto, a mesma música e a maioria das músicas foram identificadas, à excepção novamente do fic trailer “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013).

c)! Rating dos Fic Trailer

Os Fic Trailer “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)”(2013) e “swan queen || so does this make us both the other woman (Fan fiction trailer)” (2014c) foram classificados para maiores de 12 anos. Os Fic Trailer “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) e “a fine line | regina/emma” (2013a) uma vez que apresentam conteúdo sexual foram classificados para maiores de 16 anos.

d)! Conteúdos remix utilizados nos Fic Trailer

Todos os Fic Trailer utilizaram planos de diálogos de Once Upon a Time (2011 - ) e todos eles utilizaram música externa à série. Uma vez que os fic trailer “a fine line | regina/emma” (2013a), “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) e “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) utilizaram a técnica de Constructed Reality Vid: “taking clips from non fandom sources”, utilizaram planos externos a Once Upon a Time (2011 - ) para compor cada um dos respectivos vids. Não foi possível, no entanto, identificar a fonte original desses mesmos planos, uma vez que os vidders não disponibilizaram essa informação.

e)! Técnicas de Constructed Reality Vid utilizadas nos Fic Trailer

Após a análise individual de cada fic trailer e consequente cruzamento de dados, foi possível verificar que existem algumas técnicas de Constructed Reality Vid comuns entre eles.

As mais utilizadas por estes quatro tipos de subgénero de vidding foram: “title cards” e “taking audio out of context”. As técnicas de Constructed Reality Vid: “song choice” e “clips from non fandom sources”, foram utilizadas em três dos fic

trailer.

Por fim as técnicas, “taking clips out of context”, “clips from different fannish sources” e “reaction shots from different scenes” foram utilizadas por dois dos vids analisados (Consultar Anexo 33 - Tabela A. 33.1 eGráfico A. 33.1).

f)! Efeitos de imagem utilizados nos Fic Trailer

Existem alguns efeitos que se repetem: o efeito fade to black, que foi utilizado em todos os fan vídeos e o efeito filtro de cor que foi utilizado em apenas dois fan videos (Consultar Anexo 33 - Tabela A. 32.2 e Gráfico A. 33.2).

g)! Diálogos/Narrações utilizados nos Fic Trailer

Todos os vids apresentam diálogo, mas nenhum destes últimos é partilhado pelos

h)! Elementos que compõem a Narrativa dos Fic Trailer

Todos os vidders recorreram a planos de Once Upon a Time (2011 - ), e em alguns casos inclusive a planos externos a esta mesma série, de modo expressões, acções e olhares das personagens se assemelhassem o mais possível ao que está descrito na respectiva fan fiction. Todos eles utilizaram diálogos originais da série Once Upon a Time (2011 - ) e em alguns casos, diálogos externos à série e música para compor a banda sonora que reflectisse os sentimentos, desejos e pensamentos das respectivas personagens.

A nível de narrativa, três dos fan videos analisados: “Meet Me Halfway|SwanQueen| HunnyFresh Fanfic” (2015b), “a fine line|regina/emma” (2013a) e “swan queen||so does this make us both the other woman (Fan fiction

trailer)” (2014c), fizeram um resumo de toda a história.

O Fic Trailer “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) é o único exemplo deste subgénero que apresenta semelhanças com um trailer convencional de um filme.

Todos estes fan videos criam uma narrativa sonora à semelhança da narrativa visual. Os quatro fic trailers conseguiram inclusive recriar algumas das cenas e diálogos das respectivas fan fictions na sua totalidade. Isto acontece, uma vez que em alguns dos casos as personagens na série original, ou nas fontes de imagens externas, se encontram a fazer acções semelhantes ou noutros casos, as fan fiction são elas baseadas em situações que aconteceram na série original93.

Para comparar os diferentes fan videos dividimos esta análise de forma a dar exemplos de cada um destes elementos: música, semelhança com as respectivas fan

fictions, efeitos de imagem, diálogos/narrações e técnicas de constructed reality vid.

Nem todos os respectivos elementos se encontram descritos nesta análise, a qual se tornaria demasiado extensa. Desta forma, figuram apenas os exemplos considerados mais importantes para a compreensão de como cada um dos elementos mencionados em cima é usado94.

A análise do primeiro elemento demonstra como cada vidder articulou a música com cada um dos respectivos planos e em proveito das respectivas narrativas.

93 Um exemplo disso é a fan fiction “swan queen||so does this make us both the other woman (Fan

fiction trailer)”, que apresenta algumas cenas da própria série original.

94 Ainda assim, os diferentes fan videos analisados e cada uma das suas respectivas técnicas e características que não foram mencionados encontram-se disponíveis para consulta em anexo (Anexos 5-8).

Os quatro fan vídeos analisados, têm músicas diferentes sendo que apenas um deles, “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) não tem letra. Todos os outros vidders pensaram na respectiva letra de cada uma das músicas com o propósito desta descrever o que está a acontecer nas imagem95 ou aquilo que as personagens estão a sentir96, a pensar ou a viver.

O segundo elemento a analisar nestes quatro exemplos de fanfic são as suas semelhanças com as fan fictions. Os vidders utilizaram planos da série Once Upon a time (2011 - ) e planos externos à mesma, à excepção do fan video “swan queen|| o does this make us both the other woman (Fan fiction trailer)” (2014c), para criarem uma narrativa visual o mais fiel possível às criações artísticas nas quais foram baseadas as fan fictions. Isto acontece uma vez que os vidders procuram que o seu trabalho reflicta o mais fielmente possível a fan fiction por três motivos. O primeiro motivo prende-se com a qualidade do produto audiovisual, uma vez que quanto mais fiel possível mais qualidade terá. O segundo motivo serve para que os espectadores que estejam familiarizados com a fan fiction e estejam familiarizados com as suas cenas/capítulos as identifiquem facilmente (intertexualidade). Por último para que os espectadores que nunca tenha lido as respectivas fan fictions, percebam a narrativa, o que significa que o vidder conseguiu fazer um trailer perceptível e de qualidade.

Em doi fic Trailer analisados: “a fine line | regina/emma” (2013a), “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) e “swan queen||so does this make us both the other woman (Fan fiction trailer)” (2014c), os respectivos vidders fizeram um tipo de montagem para cuja leitura o espectador não precisa de ter lido as respectivas fan fictions. Isto acontece, porque os planos e os diálogos foram cuidadosamente escolhidos e montados para que a narrativa fosse um reflexo visual daquilo que se encontra descrito na fan fiction, fazendo um resumo da história e

95 No video “a fine line | regina/emma” (2013a), isso é bastante claro. Na cena 26 do respectivo vídeo, quando Emma está a tentar quebrar a barreira invisível que a separa de Regina através do toque das mãos de ambas, nesse momento a letra da música diz “(...) to catch your hand and make you stay.”. Esta frase coloca Emma como interprete da canção e transmite o sentimento de Emma, que é o desejo de poder tocar em Regina, para que a barreira se desfaça e Regina possa voltar a entrar em Storybrooke (Consultar o Anexo 34 – Figura 34.1)

96 No no fan video “Meet Me Halfway|SwanQueen| HunnyFresh Fanfic” (2015b), isso é demonstrado quando Emma e Regina fazem as pazes a letra da música diz “(...) I love you (...)”. Esta música coloca igualmente Emma como interpreta da canção e transmite os sentimentos desta personagem em relação a Regina. A letra da música é também reforçada através do diálogo de Emma, que também é, à semelhança da letra também esta diz “I love you.” – Emma (Cena 32 – Consultar Anexo 7)

tornando-as inteiramente perceptíveis por si só9798. O fic trailer “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013), é outro exemplo.

O terceiro elemento a analisar compreende os efeitos de imagem. Os fan videos “a fine line | regina/emma” (2013a) e “swan queen || so does this make us both the other woman (Fan fiction trailer)” (2014c), utilizaram o filtro de cor para compor esteticamente os planos. Todos os fan vídeos analisados utilizaram o fade to black para suavizar a transição entre os planos. O efeito split image, foi encontrado apenas no fan vídeo “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)”99 (2013), para o espectador conseguir ler as mensagens privadas trocadas por Emma e Regina, cujo conteúdo é igual à respectiva fan fiction.

O quarto elemento a analisar prende-se com as técnicas de constructed reality

vid. Todos os quatro exemplos de fic trailer retiraram diálogo do contexto original – taking audio out of context. Os fan videos “a fine line | regina/emma” (2013a),

“Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) e “Meet Me Halfway|SwanQueen|HunnyFresh Fanfic” (2015b) utilizaram imagens que não pertencem a Once Upon a Time (clips from non fandom sources). O fan video “Meet Me Halfway | SwanQueen | HunnyFresh Fanfic” (2015b) utilizou em diversas cenas100 planos externos à série para poder contar o mais fielmente possível a história da respectiva fan fiction. Os planos externos utilizados incluem imagens das actrizes Lana Parrilla e Jennifer Morrison, que pertencem a filmes e séries onde as actrizes

97 No fan video “a fine line | regina/emma”, o respectivo vidder conseguiu transmitir muito bem a essência da fan fiction. Logo na cena inicial do fan video, (Consultar o Anexo 5), o espectador percebe através da narração que Regina foi expulsa de Storybrooke e está a viver noutra cidade. A fan fiction começa em media rés, ou seja, o leitor da fan fiction sabe que Regina foi expulsa de Storybrooke e que não pode reentrar, uma vez que existe uma barreira a separar a cidade do resto do mundo. No fan

video o espectador percebe isso através dos planos e das narrações. No capitulo 2, Emma e Regina

tentam quebrar a barreira invisível que separa Storybrooke do resto do mundo através do toque. O

vidder ilustra essa cena com as acções das personagens, os planos e a banda sonora (como referido

anteriormente) que incorporou no fan video, criando a ilusão que Emma e Regina estão a tocar na barreira e estão uma em frente à outra (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.1), através da utilização de planos de episódios diferentes, mas cujas acções e expressões das personagens conseguem iludir o espectador.

98 O fan video “Meet Me Halfway|SwanQueen|HunnyFresh Fanfic” (2015b) também é bastante fiel à respectiva fan fiction. Um exemplo disso, é a cena 11 do fan video (Consultar Anexo 8 e 34 - Figura A. 34.2), na qual, através da junção dos planos se pretende mostrar que Regina que está dentro do seu carro a conduzir, mantendo-se através dos planos escolhidos, fiel à descrição da fan fiction: “(...) Regina drove hoping to find her way back to familiar territory, but as the street lamps began to become more and more sparse (...) Regina knew she was in a part of town she didn't want to be in.” (Capítulo 1 da respectiva fan fiction).

99 O fan video utilizou este efeito de imagem nas seguintes cenas (Cenas 8-13 e 18-25 – Consultar os Anexos 6 e Anexo 34 – Figura A.34.3).

100 As respectivas cenas encontram-se disponíveis para anexo - Cenas 3, 5, 14, 20, 22-24, 35, 37 - 39, 42, 46, 47 – Consultar o Anexo 7.

participaram (clips from the same actor from different sources)101O vidder deste fan

video utilizou ainda a técnica manipulação de imagens102. O vidder utilizou ainda a técnica de constructed reality vid na cena 21– merging clips with computer

animation techniques - para simular Emma e Regina a beijarem-se (Consultar o

Anexo 34 - Figura A. 34.5).

O autor do fan vídeo “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) também recorreu a um plano externo a Once Upon a Time (clips from non

fandom sources) na cena 14, utilizando um plano cuja personagem tem

características físicas semelhantes à personagem ficcional Emma Swan (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.6).

O quinto elemento é a utilização dos diálogos. No fan video “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) é visível na cena 1 (Consultar o Anexo 6), criando uma semelhança entre o fan video e a fan fiction: na fan fiction Regina diz “you did what?”103 e no fan video Regina diz: “I’m sorry, you did what?”.

A partir da comparação entre os fan videos, percebemos que todos eles recorreram a técnicas de constructed reality vid e utilizaram efeitos de imagem semelhantes. A nível narrativo, diálogo e banda sonora não apresentam semelhanças, uma vez que são trailers de fan fictions diferentes. No entanto, cada um cumpre o seu objectivo a nível audiovisual e tenta ser o mais fiel possível, consoante o material de imagem e som disponível (narração/diálogos), a cada uma das respectivas fan

fictions.

i)! Planos comuns nos Fic Trailer

Dos quatro fic trailers analisados apenas dois, “Meet Me Halfway|SwanQueen|HunnyFresh Fanfic”104 (2013) e “a fine line | regina/emma”105 (2013a), apresentam um plano comum: Regina a chorar sozinha no seu carro (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.7 e Figura A. 34.8).

101 As respectivas cenas encontram-se disponíveis para anexo - [(Cenas 6, 8, 11 (plano 1), 12, 14 (plano1), 24, 22, 38, 39, 42, 46, 47 – Consultar o Anexo 7)]

102 As respectivas cenas encontram-se disponíveis para anexo – (Cenas 15, 22 e 27 – Consultar Anexo 7). A cena 27 é um exemplo de como o vidder manipulou através de um programa de software o papel que Emma tem na mão, fazendo com que este se pareça com um cheque de 5.000 dólares que Cora lhe terá dado para esta se afastar de Regina (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.4).

103 Capitulo 1 da respectiva fan fiction disponível em [Internet] Disponível em:

<https://www.fan fiction.net/s/8849354/1/Incoming-Messages> [Consult. a 28 de Agosto de 2015] 104 Disponível para consulta - Cena 30 –Anexo 7.

j)! Corresponde aos critérios de Fic Trailer?

De acordo com um membro da comunidade fandom, Newkidfan, o portal

fanlore106 definiu os fic trailer de acordo com três princípios: a sua duração (deve

variar entre 30s e 1:30m); o seu formato (deve estar estruturado como um trailer convencional); pode conter diálogos e música (sendo que pode ter uma ou mais músicas à escolha do vidder) desde que esta tenha o comprimento do trailer, sirva o trailer/narrativa e por fim, que esteja montado um trailer convencional.

Esta definição é um pouco redutora e não é consensual, tal como adianta o portal

fanlore, uma vez que limita a nível criativo os vidders, que não dependem apenas de

si mas também das fan fiction aos quais estão associados, bem como do facto de nem sempre existem planos e diálogos na série original para ilustrar determinadas cenas que estão nas fan fictions.

Dos 4 fan videos analisados nenhum deles cumpre todos os requisitos definidos por esta descrição imposta por Newkidfan. A nível de duração, todos os fic trailer analisados são superiores a 1:30m. A nível de formato, o único que cumpre esse requisito é o vídeo “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013). Por fim relativamente à banda sonora, música e diálogos, todos eles cumprem esse requisito, uma vez que os quatro fan fiction trailer analisados, apresentam música e trechos de diálogo.

k)! Semelhança com os trailers convencionais

O único fan video analisado, que apresenta semelhanças com os trailers convencionais é o fic trailer “Incoming Messages (Once Upon A Time, Swan Queen)” (2013) do vidder Masque 101. Este trailer assemelha-se a um trailer convencional de um filme, uma vez que apresenta entre-títulos, denominado por

billing block107 (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.9) e o nome das actrizes e as respectivas personagens que interpretam (Consultar o Anexo 34 - Figura A. 34.10 e Figura A. 34.11).

106 Definição de fic trailer e respectiva definição das características de um fic trailer de acordo com o portal fanlore [Internet] Disponível em: <http://fanlore.org/wiki/Fic_Trailer> [última consulta a 15 de Outubro de 2015]

107 Billing Block é a lista dos nomes da equipa técnica e artística de um filme que aparecem nos posters dos filmes e nos finais dos trailer.