• Nenhum resultado encontrado

Perceber a relação dos conteúdos remix com a comunidade fandom e que

Capítulo 3. Análise de Resultados

3.3. Análise das Entrevistas

3.3.5. Perceber a relação dos conteúdos remix com a comunidade fandom e que

Para responder ao quarto objectivo, e consequentemente perceber a relação dos conteúdos remix com a comunidade fandom e como estes trazem benefícios para a mesma, foram feitas perguntas abertas e fechadas com escalas de concordância aos

vidders.

Foram elaboradas sete escalas de concordância para averiguar a relação entre os

vidders, a comunidade fandom e se os seus fan videos visam influenciar ou não os

208 Voice over significa narração.

outros membros da comunidade. Foram utilizados 5 níveis de concordância: discordo totalmente, discordo, neutro, concordo e concordo totalmente.

A primeira e a segunda escalas de concordância (P.21a210 e P.21b211) visam perceber se os vidders consideram que a comunidade Swan Queen influenciou a maneira como eles vêm a dinâmica de Emma e Regina e se influenciou os seus fan

videos.

Na primeira escala de concordância, dos 19 entrevistados, 47% concordaram totalmente que a comunidade Swan Queen influenciou a maneira como eles vêm a dinâmica de Emma e Regina. 21% dos entrevistados concordam com esta afirmação, 21% dos entrevistados têm uma posição neutra em relação a esta afirmação 11% dos entrevistados discordam com esta afirmação. (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.8). A maioria dos entrevistados, reconhece assim, que a comunidade molda e influencia a maneira como os indivíduos que a constituem percepcionam a dinâmica de Emma e Regina na série Once Upon a Time.

Na segunda escala de concordância, dos 19 entrevistados, 26% concordaram totalmente que a comunidade Swan Queen influenciou os seus fan vídeos; 37% dos entrevistados concordam com esta afirmação; 27% dos entrevistados têm uma posição neutra em relação a esta afirmação e 5% dos entrevistados discordam com esta afirmação e outros 5% discordam totalmente com esta afirmação (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.9). A partir daqui é possível afirmar que a maioria dos entrevistados, reconhece que a comunidade molda e influencia a narrativa e as características dos seus conteúdos

A terceira e a quarta escala de concordância visam perceber se os vidders fazem os fan videos para si ou para a comunidade (P.21c)212 e (P.21d)213.

Na terceira escala de concordância, dos 19 entrevistados a maioria, 53%, concorda que os seus fan videos não são feitos única e exclusivamente para si próprios, 32% dos entrevistados concordam com esta afirmação, 10% discordam

210 Esta é a 21aª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “The Swan Queen community influenced the way I see Regina and Emma's dynamic” (Consultar o Anexo 4)

211 Esta é a 21bª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “The Swan Queen community influenced my fan videos” (Consultar o Anexo 4)

212 Esta é a 21cª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “I make Swan Queen videos only for myself” (Consultar o Anexo 4)

213 Esta é a 21dª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “I make Swan Queen videos for the community” (Consultar o Anexo 4)

totalmente com esta afirmação e 5% têm uma posição neutra (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.10).

Na quarta escala de concordância, dos 19 entrevistados, 53% concordam com a afirmação “Eu faço fan videos de Swan Queen para a comunidade”, 16% concordam totalmente com esta mesma afirmação, 21% têm uma posição neutra, 5% discordam da afirmação e igualmente 5% discordam totalmente desta mesma afirmação. (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.11)

Com estas duas escalas de concordância, foi possível perceber através das respostas dadas por estes vidders, que a sua maioria, reconhece, que os fan videos que produzem são feitos para a comunidade no seu todo e não apenas para os próprios produtores dos fan vídeo. Esta realidade prende-se não só devido à importância que os fan vídeos têm a nível de identidade e de cultura de uma comunidade, como também por causa da importância da partilha desses mesmos conteúdos. Essa partilha é importante não apenas para a comunidade em si mas para a própria satisfação pessoal que cada vidder sente em ver os seus conteúdos partilhados e elogiados por outros membros da comunidade.

Com a quinta e a sexta escala de concordância foi possível perceber se os fan

videos que os vidders produzem são um reflexo da percepção pessoal que têm da

série e se são um reflexo do desejo pessoal dos vidders relativamente à série Once Upon a Time (P.21e)214 e (P.21f)215.

A partir da análise da quinta escala de concordância foi possível verificar que 53% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação “os meus vídeos de Swan Queen reflectem a minha visão pessoal da série” (P.21e), 42% concordam com esta afirmação e apenas 5% dos entrevistados discordam desta afirmação. (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.12).

A partir dos dados recolhidos é possível afirmar que das entrevistas recolhidas, a sua maioria identifica que o conteúdo narrativo dos seus fan videos é um reflexo e uma projecção das suas visões da série Once Upon a Time.

A partir da análise da sexta escala de concordância foi possível verificar que 58% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação “Os meus vídeos de Swan Queen reflectem o meu desejo de como eu gostaria que a série Once Upon a Time

214 Esta é a 21eª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “My Swan Queen videos reflect my personal view of the show” (Consultar o Anexo 4) 215 Esta é a 21fª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “My Swan Queen videos reflect the way I wish the show would go” (Consultar o Anexo 4)

fosse” (P.21f). Dos 19 entrevistados, 37% concordam com a afirmação em cima referida, e apenas 5% dos entrevistados têm uma posição neutra relativamente à mesma questão. (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.13) A partir dos dados recolhidos é possível afirmar que das entrevistas recolhidas, a sua maioria identifica que o conteúdo narrativo dos seus fan videos é um reflexo daquilo que gostariam que a série Once Upon a Time fosse.

Com a sétima e ultima escala de concordância fomos tentar perceber se os

vidders esperam influenciar com os seus fan videos outras pessoas e trazer assim

novos shippers para a comunidade (P.21g)216.

A partir da análise dessa escala de concordância foi possível verificar que 19 dos

vidders entrevistados 21% concorda totalmente e 32% concordam com esta

afirmação. Dos 19 entrevistados, 37% têm uma opinião neutra e 5% discordam com esta afirmação os restantes 5% discordam totalmente com esta afirmação (Consultar Anexo 46 - Gráfico A. 46.14). A partir desta pergunta foi possível aferir que mais de metade dos vidders entrevistados concordam com esta afirmação.

Após se terem realizado perguntas com escalas de concordância foram colocadas mais três perguntas abertas ao mesmo número de vidders.

Fomos então tentar perceber, qual a opinião dos vidders em relação ao papel que os fan videos desempenham nas comunidades e se esses mesmos fan videos ajudam a trazer novos shippers para essas mesmas comunidades.

A primeira pergunta aberta deste objectivo foi “Acha que os fan videos ajudam a trazer novos shippers às comunidades?” (P.18)217. Dos 19 entrevistados, apenas dois

vidders (vidder 4 e 7) responderam que não a esta pergunta, um inclusive respondeu

que a própria série tem essa capacidade (vidder 7). Os restantes 17 entrevistados consideram que os fan videos são uma ferramenta que permite trazer novos shippers para as comunidades.

Os 17 vidders consideram que os fan videos trazem novos shippers uma vez que sendo um elemento visual de curta duração, que selecciona e evidencia apenas determinados pormenores que podem ter passado despercebidos à maioria dos

216 Esta é a 21gª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “With my fan videos I expect to influence others to join the Swan Queen community” (Consultar o Anexo 4)

217 Esta é a 18º pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Do you think fan videos help bring new shippers to the community? If yes please tell why” (Consultar o Anexo 4)

espectadores, quando montados com a música certa, podem alterar por completo aquilo que o espectador viu antes: “Os Fan videos mostram coisas que à partida passam despercebidas na série e a escolha da música altera a narrativa.” (vidder 1); “(...) os vidders têm olho para o detalhe que tu podes não ter reparado da primeira vez que viste, no entanto quando vês um vídeo, vês todos os paralelos e isso pode fazer-te veres as coisas de uma maneira diferente, e possivelmente passar a fazer ship do par representado nesse mesmo vídeo.” (vidder 17); “os fan videos são uma ferramenta poderosa para os novos shippers porque tu escolhes o tom do video com a música e mostra-lhes momentos que tu interpretaste de uma maneira que eles não e força-os a ver isso num contexto (...) da maneira que tu vês. Também te dá a hipótese de mostrares pequenos momentos (toques, olhares, paralelos, etc.) que eles podem não ter reparado, mas que agora estão à sua frente, e é por isso mais convincente.” (vidder 16).

Alguns vidders, referiram que receberam comentários aos seus próprios vídeos de pessoas que faziam ship de outros pares românticos com as mesmas personagens, nomeadamente Emma/Hook e Regina/Robin, e depois de verem os seus vídeos passaram a olhar para a relação de Emma e Regina de uma outra forma: “(...) eu recebo comentários e mensagens de shippers de oq [outlaw queen] e cs [Captain Swan], e de pessoas que faziam ship apenas da amizade de Swan Queen a dizer que o meu fan video os fez ver sq [Swan Queen] como um casal e que gostam da ideia de uma relação romântica entre Emma e Regina.” (vidder 2); “(...) já muitas pessoas me disseram em comentários nos meus videos de swan queen por exemplo que graças a eles essas pessoas agora fazem ship em swan queen, porque num video tu usas frases, olhares, apenas partes de algumas cenas, música...(...)” (vidder 9), “(...) tive imensas pessoas que me deixaram comentários a dizer que passaram a fazer ship de Swan Queen depois de verem os meus videos.” (vidder 15); “Já tive mais do que uma pessoa a dizer-me que começou a fazer ship de Swan Queen por causa dos meus videos. Muitas pessoas passaram a ver a série por causa deles e ficaram desiludidas quando descobriram que a relação [de Emma e Regina ]não é canon na série.” (vidder 16); “Definitivamente! Já várias pessoas me disseram que determinados videos as fizeram começar a fazer ship de Swan Queen.” (vidder 13). Os fan videos ajudam assim a que pessoas que nunca tenham visto duas personagens com um potencial romântico as passem a ver “(...) eles vão ver algo que não se tinham apercebido antes.” (vidder 11).

Dois vidders referiram que foram os fan videos que os levaram a fazer ship de Swan Queen e ficarem interessados na série Once Upon a Time (vidder 12) e outro referiu que é através de fan videos que começou a fazer ship de um outro par romântico de uma outra série, uma vez que os fan videos que viu ver algo novo que nunca tinha considerado antes: “Foi assim que eu comecei a fazer ship em alguns pares que eu nunca tinha considerado antes (...)” (vidder 19).

A segunda pergunta aberta deste objectivo foi “Acha que os fan videos ajudam a ligar as comunidades?” (P.19)218. Das respostas recolhidas 18 dos vidders concordaram que os fan videos ajudam a ligar as comunidades, tal como outros tipos de fan work, (vidder 9), uma vez que promovem o diálogo entre os diferentes elementos das comunidades (vidder 1), e possibilitam “(...) novos temas de conversa (...)” (vidder 2).

Os fan videos, ajudam igualmente a que se estabeleçam padrões sobre o que é bom ou mau para as comunidades “Eu acredito que fazer algo para os outros falarem se isso é bom ou não forma uma comunidade.” (vidder 3), promovem algo de positivo no fandom (vidder 12), e ajudam os elementos a estabelecer uma ligação entre si, principalmente os shippers (vidder 14). Os vidders consideram ainda que os

fan videos ajudam a abrir novos caminhos de pensamento para as comunidades em

relação à série, sobre o que acontece e o que pode vir a acontecer “(...)Permite que se solte a imaginação do que é possível.” (vidder 7) e possibilita a criação de novas teorias sobre a série e diferentes pontos de vista “permite expressar os diferentes pontos de vista e teorias (...)” (vidder 11). Os vidders referem ainda que os fan videos podem servir de inspiração para outros tipos de fan work (vidder 2 e 15).

Outro vidder referiu ainda que acredita que num dos motivos que levam a que as séries não sejam canceladas, para este vidder é com base na quantidade de fan work que a série tem, uma vez que se tem muito é sinal que existe uma grande base de fãs por detrás da série e que de alguma maneira se reflecte em audiência é que define assim o futuro das séries: “Eu acredito fortemente que os fan videos e os conteúdos artísticos das comunidades em relação a uma série de televisão são uma das razões pelas quais as séries têm segundas temporadas. Se houver demasiados conteúdos

218 Esta é a 19ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista o a pergunta em inglês é a seguinte: “Do you think fan videos help the engage of the community? If yes please tell why” (Consultar o Anexo 4)

baseados numa série de televisão especifica, isso significa que existe interesse numa comunidade em saber que a história continua.” (vidder 8).

Outros vidders referem ainda que os fan videos são uma partilha de emoções (vidder 4) e como tal ajudam a que elementos com os mesmos interesses e que interpretem as séries da mesma maneira estabeleçam uma relação entre si (vidder 8).

Os fan videos são uma interpretação muito pessoal sobre o que cada individuo vê de uma série, uma vez as interpretações variam de pessoa para pessoa, e não existem duas pessoas com uma visão exactamente igual sobre um determinado assunto. Desta forma os fan videos são sempre únicos e mostram sempre um novo ponto de vista, nomeadamente os fan videos sobre pares românticos, nomeadamente aquele relacionamento especifico.

Uma vez que os fan videos incorporam o que o vidder vê ou interpreta da série também é natural que os fan videos à semelhança das próprias séries, criem entendimentos e pontos de vista novos e por isso, cada espectador que veja o mesmo

fan video terá sempre um olhar diferente sobre aquele conteúdo: “Eu posso estar

numa sala com mais 10 pessoas todos nós fazemos ship da mesma coisa e mesmo assim, sairemos dali com entendimentos diferentes porque trazemos muito da nossa experiência pessoal para o ship e os nossos próprios desejos para aquele que esperamos que seja o seu destino final.” (vidder 16).

As características visuais dos fan videos permitem aos espectadores dos mesmos fiquem com uma noção muito mais clara sobre aquilo que os vidders pretendem mostrar: um fan video é assim um “(...) um argumento visual muito forte sobre a série e sobre o par romântico.”(vidder 1).

Os fan videos ajudam ainda os próprios vidders, quando vêm que são visualizados e comentados, a perceberem que existem outros com a mesma visão e isso encoraja-os a fazerem mais vídeos e a aprender mais (vidder 18), o que faz com que a comunidade passe a ter mais conteúdos e mais elementos, ou seja tudo aquilo que faz de um fandom um sucesso (vidder 9).

Um dos vidders referiu, ainda que da sua própria experiencia, que estas criações artísticas especificas lhe permitiram conhecer amigos virtuais (vidder 10) e que os

fan videos e a comunidade de Swan Queen foram uma grande experiencia a nível

educacional, por serem uma: “comunidade unida e com muito respeito pelas actrizes e “fundada” nas questões da aceitação, respeito e Tolerância.” (vidder 10). Para este

maneira diferente: “do ponto de vista de uma heterossexual ...é uma verdadeira experiencia educacional que todos os dias agradeço por ter entrado neste fandom. tornou-me sem duvida uma pessoa melhor e a não ver o mundo das relações românticas em Preto&Branco, como sempre me foi ensinado.” (vidder 10)

De uma maneira geral, os vidder consideram que os fan videos, e outros tipos de fanwork, são um elemento essencial para a sobrevivência e proliferação das comunidades fandoms.

A maioria dos vidders entrevistados, consideram que os fan videos ajudam a trazer novos elementos para as comunidades, devido às suas características únicas e as capacidades que cada vidder tem de mostrar a sua visão da série. Os vidders entrevistados atribuem assim aos vidders em geral e aos conteúdos por eles produzidos a capacidade de influenciar pessoas e, por conseguinte, alterar as visões que essas pessoas têm sobre um determinado assunto, fazendo-as olhar para as coisas com outros olhos.

A terceira e última pergunta aberta deste objectivo foi “Algum tipo de fanwork (fangifs, fan video, fanart, fan fiction, etc.,) alterou a maneira como vê a dinâmica de Emma e Regina?” (P.24)219. Dos 19 vidders entrevistados, 8 responderam sim (vidder 3, 4, 6, 7, 9, 10, 16, 18), um dos vidders refere que não se lembra se algum conteúdo o ajudou a mudar a sua opinião (vidder 19). Os restantes vidders responderam que de alguma maneira foram influenciados por outros tipos de fan work, nomeadamente fan fiction (vidder 1, 2, 5, 8, 12, 13, 14): “Eu tive sempre a mesma opinião desde que comecei a fazer ship nestas personagens, mas haverá sempre uma fan fiction (...) meta no tumblr que irá expandir a minha visão pessoal. Estes mostram-se sempre uma perspectiva que eu ainda não tinha visto (...).” (vidder 14).

Dois dos vidders (8, 13) que disseram ter sido influenciados por algum tipo de

fan work, referiram para além da fan fiction também os fan videos como o factor de

mudança para a maneira como passaram a olhar para o par romântico “Swan Queen”. O vidder 8, deu um exemplo de um fan video que a fez olhar para Swan Queen de

219 Esta é a 24º pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Did any kind of fanwork (fangifs, fanvideo, fanart, fan fiction, etc) made you change your personal views of Regina and Emma's dynamic? (If yes please specify which ones - name/type of fanwork)” (Consultar o Anexo 4)

uma maneira diferente, o fan video: “you never said goodbye;[emma/regina]” do/a

vidder XBadWolfProductionsX e o vidder 13 referiu que viu um vídeos de Swan

Queen, não referindo qual, que a fez olhar para o respectivo par romântico de maneira diferente “Sim. Eu vi fan vídeos de Swan Queen durante a primeira temporada, e foi isso que me fez perceber que havia pessoas que faziam ship nelas, e eu achei isso (...) divertido e interessante (...)” (vidder 13).

Outros dois vidder referiram ainda que nenhum fanwork especifico os fez mudar a percepção que tinham de Emma e Regina, mas que o conjunto de vários os fez mudar ao longo do tempo a sua própria visão: “Nada especificamente, mas quando mais eu via, mais eu começava a ficar mais aberta a essa ideia.” (vidder 15); “(....) um pouco de tudo (...)” (vidder 17).

O vidder 11 refere por fim que todos os tipos de fanwork influenciaram a maneira como este vê Swan Queen: “Sim! fangifs, fan video, fanart e fan fiction (...)” (vidder 11).

A partir das respostas dadas é possível concluir que apesar de os vidders terem considerado que os fan videos ajudam a trazer novos shippers para as comunidades, estes vidders em especifico não se sentiram influenciados por nenhum fan video, à excepção de três vidders (vidder 8, 11 e 13). No entanto dos 19 vidders, 16 desses

vidders têm opiniões contraditórias em que 8 dizem ter sido influenciados por algum

tipo de fanwork e os outros 8 dizem que não foram influenciados por nada, ou seja a sua opinião foi formada unicamente através forma como os vidders percepcionam a série.

Apesar de os vidders reconhecerem a importância que os fan vídeos têm para trazer novos elementos para as comunidades, estes vidders específicos referiram também que nem todos foram influenciados por esses mesmos conteúdos. É pertinente por isso referir que apesar de os fan vídeos serem um factor influenciador dos novos membros da comunidade fandom, o conteúdo audiovisual original também tem um papel igualmente importante. São também os diversos elementos que compõem a narrativa de uma série que ajuda a definir o tipo de descodificação das mensagens contidas nos objectos originais que os espectadores, neste caso os membros da comunidade fandom fazem das leituras de texto e subtexto das séries de televisão. Apesar disto, é possível, no entanto afirmar que ainda que os fan vídeos, não sejam os únicos responsáveis por influenciar a maneira como cada membro da

comunidade fandom vê a série original, são uma característica fundamental de cada comunidade. Estes atraem novos membros para as respectivas comunidades e subcomunidades, uma vez que ampliam as descodificações individuais e de grupo que os elementos fazem da série original, permitindo assim que estas se perpetuem e se proliferem, dando assim corpo à identidade de uma comunidade.