• Nenhum resultado encontrado

Perceber e identificar a relação com a série Once Upon a Time

Capítulo 3. Análise de Resultados

3.3. Análise das Entrevistas

3.3.3. Perceber e identificar a relação com a série Once Upon a Time

A primeira pergunta feita aos vidders neste particular foi se estes ainda viam Once Upon a Time (P.8)194. Dos 19 entrevistados, 73.7%.

A segunda pergunta, “O que lhe interessa em Once Upon a Time” (P.9)195 revelou semelhanças nos gostos dos vidders e também nos defeitos que estes colocam à série. Existem três razões principais, que fazem com que Once Upon a Time seja atractivo para os vidders: a relação de Emma e Regina (vidders 2, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 17, 18 e 19); o facto de a história ser sobre personagens de contos de fadas com um “twist”; ser um programa de fantasia (vidder 2, 3, 6, 10, 16, 18, 19) e ainda a dinâmica de Emma, Henry e Regina (vidders 3, 12, 13, 14, 17, 19).

Existem três vidders que referem que o que os atrai na série é o trabalho de Lana Parrilla, a actriz que interpreta Regina Mills (vidders 1, 6, 11 e 16). Dois vidders referem ainda que gostam do facto de a história ter personagens femininas fortes,

194 Esta é a 8ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Do you still watch Once Upon a Time?” (Consultar o Anexo 4)

195 Esta é a 9ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “What interests you about this show?” (Consultar o Anexo 4)

Emma Swan e Regina Mills (vidders 5 e 8) e gostam principalmente da personagem Regina Mills (vidder 5, 9, 12). Por fim, dois vidders referem que a componente

flashbacks196 presentes nos episódios também é um dos factores que lhes chama a atenção na série (vidders 4 e 13).

A esta mesma pergunta, os vidders referiram ainda os aspectos que não apreciam na série: desinteresse da história a partir da segunda temporada (vidders 13 e 18), a existência de plotholes197 (vidders 2 e 19) e um dos vidders referiu os efeitos especiais e classificou-os como maus: “Na maioria das vezes nem suporto ver a série por causa dos maus efeitos especiais ou do mau plot.” (Vidder 19).

A terceira pergunta, “O que lhes interessa mais para além da relação de Emma e Regina em Once Upon a Time?” (P.23)198. Obteve respostas na maioria semelhantes às da pergunta P.9, mas incluíram ainda 4 novos motivos que os levam a gostar da série para além de Emma e Regina: A dinâmica e a relação das personagens de Rumple e Belle (vidders 9, 10), a relação de Emma com os pais (vidder 4), a actriz Rebeca Madder, que interpreta a personagem de Zelena (vidder 1) para além de outras personagens secundárias (vidder 2).

A quarta pergunta deste objectivo, “Identifica-se com algum aspecto da série?” (P.10)199, permitiu descobrir que a maioria dos vidders se identifica mais com a personagem de Emma Swan. Essa identificação tem a ver com a personalidade de Emma para alguns vidders (vidders 1, 4 e 14) e para outros tem a ver com a própria história de Emma – órfã e sem uma família que cuidasse dela – (vidders 1,3 e 4). Outros vidders identificam-se com a personagem de Regina, uns a nível de personalidade (vidder 16) e com a sua história (vidder 6). Um dos vidders referiu que se consegue identificar “com ambas as personagens [Emma e Regina]” (vidder 15).

196 É uma cena num filme, série, literatura, etc, que acontece num espaço de tempo anterior ao da história principal.

197 Plot holes são erros na escrita de um guião. Por exemplo: falta de elementos/informações que são importantes na narrativa mas não são mencionados novamente ou eventos passados que são completamente ignorados e a narrativa deixa de fazer sentido.

198 Esta é a 23ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Is your interest on the show centered on Emma and Regina's relationship only, or do you watch it for other reasons too? (If yes please specify which)” (Consultar o Anexo 4)

199 Esta é a 10ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Do you identify with any aspect within the series? Why?” (Consultar o Anexo 6)

A última pergunta relativa a este objectivo que foi feita aos vidders foi “Considera que existe queerbaiting200 em Once Upon a Time? Se sim porquê?” (P.22)201. Todos os entrevistados responderam a esta pergunta e as opiniões não foram unânimes: oito responderam que sim (vidders 1, 6, 7, 10,11, 15, 16 e 18), seis

vidders responderam que não (vidders 2, 3, 5, 9, 13 e 17), dois vidders responderam

que achavam que umas vezes existia (vidder 8 e 14), um vidder respondeu que ao inicio achava que os autores não estavam a faze-lo mas que depois mudou de opinião (vidder 12). Por último os vidders 4 e 19, acham que existe algum tipo de

queerbaiting.

Dos vidders entrevistados, oito são da opinião que existe claramente queerbaiting em Once Upon a Time, uma vez que consideram que os argumentistas da série escrevem a dinâmica de Emma e Regina com a intenção de suscitar diferentes interpretações desses mesmos comportamentos: “Existe de certeza queerbaiting em Once Upon a Time. Se eles quisessem que Emma e Regina tivessem apenas uma dinâmica de amigas/inimigas eles utilizariam formas diferentes de o fazer e não demonstrariam que apoiam Swan Queen com pequenas pistas aqui e ali.” (vidder 1)

Para os vidders toda a relação de Emma e Regina pode ser interpretada como romântica da maneira como está escrita, a nível de diálogos e cenas: “Swan Queen pode ser definitivamente interpretado como romântico, pela maneira como é escrito.” (vidder 7). Este vidder refere ainda que tem esperança que Swan Queen possa vir a acontecer, mas julga que não: “(...) mas os argumentistas nunca as vão tornar canon. Mas eu tenho sempre esperança (...)” (vidder 7). Para estes vidders existem inúmeros exemplos ao longo das temporadas de diálogos/cenas que podem ser interpretadas como românticas. Este vidder inclusive refere o facto de os autores/produtores da série serem ambíguos nas respostas que dão aos espectadores quando confrontados com essas mesmas cenas no twitter:

“Acho que sim (...) Eles dão nos deixas como “How to get this Savior to taste my forbidden fruit?”, “Do I look like I can pry them off with my teeth?” e não esperam que as interpretemos como um flirt? Eles dão-nos falas como “You may

200 Queerbaiting é um termo recentemente utilizado para um fenómeno sócio-cultural que afecta os

media fãs das comunidade LGBT. Exemplo: Quando os produtores/autores “provocam”

deliberadamente “subtexto” sem terem intenção de realmente tornarem o par romântico do mesmo sexo canon na série, é denominado “queerbaiting

201 Esta é a 22ª pergunta da entrevista e encontra-se traduzida. Na entrevista a pergunta em inglês é a seguinte: “Do you think there's queerbaiting on Once Upon a Time? (If yes please specify why)?” (Consultar o Anexo 6)

not be strong enough, but maybe WE [ênfase no original] are.” e “But maybe I need YOU [ênfase no original].” e não esperam que nós o leiam-mos (especialmente as mulheres homossexuais) como romântico? Eles dão-nos continuamente Emma e Regina a salvarem o dia, a combinarem a sua magia e a sacrificarem-se uma pela outra (mais do que uma vez), eles têm-nas a criar um filho juntas, elas discutem (...). E depois eles negam tudo. Eles continuam a alimentar, a provocar, mas nunca o confirmam. Eles (os produtores executivos) fazem tweets com a hastag e respondem a perguntas de uma forma ambígua e mesmo assim nada.” (vidder 16)

Estes mesmos vidders que consideram que os argumentistas quando escrevem as cenas de Emma e Regina o fazem com uma intenção deliberada referem ainda que isso acontece por uma questão de marketing, uma vez que existem muitos espectadores que percepcionam a relação de Emma e Regina como romântica “(...) para mim é tudo Marketing! pq [porque] sabem que grande parte de ouat fanbase [sic] são sq [Swan Queen]! Basta analisar todos os mid-seasons/ seasons finales [sic] em que na sua maioria acabam num “confronto” Emma-Regina”(vidder 10).

As questões de marketing e de audiência são ainda referidas por um outro vidder como uma das razões que a levam a pensar que existe queerbaiting na série, uma vez que o fandom de Swan Queen é muito vasto, “talvez...um pouco...por causa das audiências... o fandom de Swan Queen é grande.” (vidder 4) e um outro vidder reforçou ainda que uma grande parte dos espectadores vêem a série por causa de Swan Queen e que os autores/produtores sabem isso: “Eles sabem que um número vasto da sua audiência vê todas as semanas por causa da dinâmica de Swan Queen.” (vidder 19).

Dois dos vidders deram ainda exemplos de como o marketing é virado para a dinâmica de Emma e Regina. Para eles, os produtores sabem que o fandom de Swan Queen é grande e por essa razão, as promos e previews dos episódios são focados nestas duas personagens: “Os produtores executivos da série têm conhecimento da popularidade do Ship e lançam regularmente clips com um preview do episódio e promos que as destacam para atrair espectadores.” (vidder 16) e que a nível de produção e marketing utilizam a hastag de Swan Queen: “(...) a maneira como eles fazem promoção com a hastag #SwanQueen (...)” (vidder 18).

Existem ainda seis vidders que não concordam com os anteriores, defendendo que não existe queerbaiting em Once Upon a Time, porque consideram que os autores não tinham a intenção de criar as personagens de Emma e Regina como um par potencialmente romântico “Acredito que eles foram alheios ao facto de

escreveram Emma e Regina de uma forma romântica, eu acho que eles não estavam à espera que as pessoas percepcionassem a relação delas dessa maneira.” (vidder 13) e que não estavam à espera que a audiência percepcionasse a dinâmica destas duas personagens dessa forma “A série é tão cheia de heteronormatividade que não existe espaço para queerbaiting.” (vidder 13).

Por fim, dois dos vidders têm uma opinião mista relativamente a este assunto, na medida em que consideram que há cenas na série que realmente os levam a pensar que por vezes existe queerbaiting e outras vezes não.Os factores que os levam a pensar que existe têm a ver com a forma como as interacções entre Regina e Emma acontecem: “Algumas das cenas escritas entre Emma e Regina são sentidas como se aquelas personagens devessem ser um casal, mas eu acho que os autores de Once Upon a Time estão apenas a tentar escreve-las como melhores amigas, eu não acho que haja intenção de fazerem queerbaiting deliberado” (vidder 8). O outro vidder tem uma opinião mista não pela série em si, mas por causa do comportamento que os autores/produtores têm nas redes sociais: “Às vezes eu acredito que existe

queerbaiting. Quando os autores da série utilizam frases como ‘continua a ver’ e

depois não fazem qualquer tipo de interacção social a dizer que apoiam Swan Queen ou se as vão tornar canon isso incomoda-me.” (vidder 14).

3.3.4.!Identificar e caracterizar os conteúdos remix que produzem para além