• Nenhum resultado encontrado

Comparando os três cursos de LPI das IES/RJ

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 34-37)

1. OS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS/ITALIANO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

1.3 Comparando os três cursos de LPI das IES/RJ

Como foi possível observar, na forma de descrever o curso de Letras, cada universidade apresentou seu curso em LPI de uma forma. A UFF e a UERJ apresentaram o curso de Letras como um todo e a UFRJ dedicou uma seção exclusivamente para cada habilitação da Faculdade de Letras.

Foi possível observar que somente no site da UFRJ encontra-se um detalhamento maior em relação à habilitação Letras português/Italiano. Logo, o aluno, antes de ingressar em sua jornada universitária, pode consultar informações pertinentes ao curso e averiguar se seus interesses realmente serão atendidos.

Uma característica relevante do Curso de Letras da UFRJ é o oferecimento de cursos lato sensu e stricto sensu, como fora observado nos pontos anteriores. A UFRJ é a única IES do Estrado do Rio de Janeiro que oferece cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado, em estudos literários e estudos linguísticos, dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas. A UERJ oferece somente cursos de pós-graduação lato sensu em língua italiana - tradução, mas não oferece cursos stricto sensu. Até o presente momento a UFF somente oferece cursos de graduação.

No que tange a temática do Ensino a distância (EaD), observou-se que somente a UFF, Universidade Federal Fluminense, contempla esta possibilidade. Assim, se o aluno quiser se graduar a distância em letras por uma IES/RJ, a UFF se demonstra a única opção. Contudo, é de grande relevância alertar que o curso de EaD em Letras está disponível, até a presente data, somente para a habilitação Licenciatura em Letras Português/Literatura. Portanto, o aluno que, por ventura, visasse obter a graduação em Letras Português/Italiano deverá passar por um processo de reingresso e cursar presencialmente as disciplinas referentes à língua italiana, literatura italiana e pesquisa e prática de ensino da língua e literatura italiana.

Outro ponto no qual as universidades se diferenciam é a forma de ingresso. Na UFF e na UFRJ o ingresso é feito através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A UFRJ aderiu em 2011 ao ENEM para realizar o exame de ingresso (<http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ufrj- acaba-com-vestibular-enem-2011-sera-unica-forma-de-acesso-2787854> acesso em 11/06/2014), já a UFF foi a última universidade a aderir ao ENEM para realizar seu exame de seleção, a UFF somente aderiu a partir de 2013. (<http://www.engenharia.uff.br/eventos/188-uff-decide-abandonar- vestibular-e-adotar-so-o-enem-a-partir-de-2013.html> acesso em 11/06/2014). A UERJ difere das universidades federais, pois, continua realizando seus próprios exames de ingresso.

Além do sistema de ingresso, a conclusão dos cursos não se faz de maneira homogênea. Os alunos de LPI da UFF não têm a necessidade de realizar uma monografia para concluir o curso. A Faculdade de Letras exige 200h em atividades complementares como: I - Iniciação à Pesquisa Científica; II - Monitoria; III - Iniciação à Docência (PIBID e PID); IV - Iniciação à Extensão; V - Monografia de Conclusão de Curso - Letras; VI - Estágio Curricular Não-obrigatório; VII - Vivência Profissional Não-docente; VIII - Participação em Eventos; IX - Atividades Culturais e Artísticas; X - Intercâmbio; XI - Tutoria em EAD; XII - Programa de Tutoria – Letras/UFF. (<http://www.letras.uff.br/graduacao/sites/default/files/resolucao_02-10_-

_atividade_complementares_-_alterada_pela_01-2011.pdf> acesso em 11/06/2014) .

A UERJ com a deliberação 004/2008 atribui a obrigatoriedade no cumprimento de Atividades Acadêmico-científico-culturais(AACC) (<http://www.febf.uerj.br/delibera_atividades_004-08.pdf> acesso em 11/02/2014). Na Faculdade de Letras da UFRJ a apresentação da monografia é exigida para a obtenção do diploma (RESOLUÇÃO Nº 01/2013 - Art. 1º Fica instituída a obrigatoriedade de apresentação de monografia final para a conclusão do curso de graduação em Letras e obtenção

do diploma <http://www.letras.ufrj.br/index.php?

option=com_docman&task=doc_download&gid=388> acesso em 11/06/2014).

Portanto, no que concerne a conclusão do curso de Letras, as três universidades procedem de maneira diversificada. A UFF dá a opção da produção da monografia ou o cumprimento de 200h em atividades complementares, A UERJ exige as 200h de atividades Acadêmico-científico-culturais para a graduação em letras e a UFRJ, além das 200h de atividades complementares, requer a produção da monografia para a obtenção do diploma em Letras.

disciplinas disponibilizada por cada curso. Cada instituição de ensino tem em sua grade curricular disciplinas com fundamentos exclusivamente voltados para o ensino da língua, da cultura e da literatura italiana, porém, cada curso de LPI possui sua particularidade e quantidade de disciplinas. Assim, cada IES, do Estado do Rio de Janeiro que tem o curso de LPI, tem seus objetivos e seus atributos, também, demonstrados e caracterizados por suas disciplinas que são ofertadas em seus cursos.

As disciplinas elencadas a seguir se referem àquelas que são exclusivas do curso de italiano:

A UFF oferece 17 disciplinas para o curso de Bacharelado em LPI e 20 disciplinas para o curso de Licenciaturas em LPI.

A UERJ oferece 14 disciplinas para o curso de Bacharelado em LPI e 22 disciplinas para o curso de Licenciatura em LPI.

A UFRJ oferece 16 disciplinas para o curso de Bacharelado em LPI e 18 disciplinas para o curso de Licenciatura em LPI.

Legenda: B. = Bacharelado / L. = Licenciatura (figura 7)

Os gráficos demonstram visualmente a quantidade de disciplinas ligadas à língua italiana ofertadas por cada IES analisada.

UFF – B. UFF – L. UERJ – B. UERJ – L. UFRJ – B. UFRJ – L. 0 5 10 15 20 25

Nos dois primeiros índices são indicados os cursos da UFF, no terceiro e quarto índices são representadas as disciplinas da UERJ e os dois últimos, quinto e sexto, respectivamente, são os índices que representam a UFRJ.

No gráfico fica evidenciado o reflexo do número da carga horária que diferencia os cursos das três universidades analisadas, contudo elas não representam todas as disciplinas do curso de LPI.

A seguir a carga horária total do curso de LPI das IES/RJ: A UFF requer 2420h para graduar o aluno como bacharel e na habilitação licenciatura 3360h. Na UERJ para se graduar em LPI na habilitação bacharelado são necessárias 2700h e em licenciatura 4570. A UFRJ necessita de 3260h para formar o aluno em bacharel em LPI e 4080h para o aluno graduar-se em licenciatura.

Os números referidos acima, adquiridos através dos sites das IES, demonstram a visão de cada universidade perante o curso de LPI. Constata-se a quantidade de horas mínimas que cada universidade exige para a conclusão do curso de bacharelado e o curso de licenciatura em LPI.

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 34-37)