• Nenhum resultado encontrado

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.4 Universo da pesquisa

4.4.1 Conhecendo a realidade do IFCE

Criado oficialmente no dia 29 de dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o IFCE congrega os extintos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (Cefets/CE) e as Escolas Agrotécnicas Federais dos municípios de Crato e de Iguatu.

As raízes da instituição remontam ao começo do século XX, quando o então presidente Nilo Peçanha, pelo Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, instituiu a Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo de um século de existência, a instituição teve sua denominação alterada, primeiro para Liceu Industrial do Ceará, em 1941, depois para Escola Técnica Federal do Ceará, em 1968. No ano de 1994, a escola passou a chamar-se Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), ocasião em que o ensino foi estendido ao nível superior e suas ações acadêmicas acrescidas das atividades de pesquisa e extensão. Assim, estavam fincadas as bases necessárias para a criação do IFCE. A Figura 1 mostra o histórico do IFCE, ou seja, o caminho percorrido desde a constituição da Escola de Aprendizes e Artífices (1909) até se chegar ao formato que se tem atualmente.

Figura 1 – Linha do tempo – IFCE

Fonte: Site do IFCE (2020).

O projeto de expansão do IFCE possibilitou uma maior cobertura das ações do instituto, contemplando atualmente 32 municípios, conforme demonstra a Figura 2.

Figura 2 – Mapa de distribuição de unidades (campi) do IFCE

Fonte: Site do IFCE (2020).

É importante destacar que existem cursos de licenciatura em Matemática em outros campi do IFCE, todavia optou-se por conhecer o curso do campus de Fortaleza de forma mais detalhada, trazendo a realidade da capital, e de um curso do interior. Como existem outros cursos nos campi do interior, buscaram-se elencar realidades distintas, adotando o princípio do distanciamento, justificando-se, assim, a escolha pelo campus de Juazeiro do Norte.

Campus de

Fortaleza

Campus de

4.4.1.1 Campus de Fortaleza

A partir de 2002, com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior, houve um direcionamento para a oferta de cursos de licenciatura plena. Através da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, foram definidos “[...] os princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular de cada estabelecimento de ensino e aplicam-se a todas as etapas e modalidades da educação básica”. Dessa forma, os institutos federais começam a se organizar no sentido de ofertarem cursos em nível superior. Nesse contexto, o curso de licenciatura em Matemática do IFCE do campus de Fortaleza tem seu início registrado no primeiro semestre de 2002.

Como objetivo geral do curso, destaca-se a intenção de formar profissionais para o ensino da Matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência no ensino fundamental e médio com embasamento teórico-prático, de modo a contribuir para a melhoria do desenvolvimento da educação básica.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o perfil do egresso visa à formação de um professor para atuar no ensino fundamental e médio, o qual, ao concluir o curso de licenciatura em Matemática, deverá estar habilitado a compreender o processo de ensino e aprendizagem relacionado à prática escolar, abordando conteúdos específicos, mas contextualizados, utilizando métodos que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento, cuja abordagem privilegiará problemas concretos dimensionados a partir da proposição de projetos interdisciplinares.

Atualmente o curso conta com uma média de 25 professores, distribuídos nas diversas áreas de formação. Sua oferta anual é de 30 vagas por semestre, com turmas nos horários matutino e vespertino, e utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como forma de acesso.

4.4.1.2 Campus de Juazeiro do Norte

Na realidade do campus de Juazeiro do Norte, o primeiro curso superior ofertado foi o de licenciatura em Matemática, em 2003, sendo reconhecido em 2009 pela Portaria nº 192, de 6 de fevereiro. O curso tem a duração de oito semestres (quatro anos). Adota como forma de seleção o Enem através do Sisu. Oferta semestralmente 35 vagas, com horários de funcionamento matutino e noturno. Atualmente o curso de licenciatura em Matemática do

campus de Juazeiro do Norte conta com 21 professores, distribuídos nas suas diversas áreas de composição.

Consoante o PPC, espera-se que, ao concluírem o curso, os egressos da licenciatura em Matemática do IFCE do campus de Juazeiro do Norte sejam capazes de: apresentar forte embasamento nos conhecimentos específicos e na prática pedagógica; analisar a sua prática profissional de modo crítico e reflexivo; desenvolver projetos interdisciplinares, trabalhando em equipe, demonstrando liderança quando necessário; utilizar as diversas metodologias, recursos tecnológicos e materiais concretos como ferramentas para que seus alunos tenham efetiva aprendizagem da Matemática; elaborar planos de aula e programas de disciplinas de forma clara e eficiente, atendendo às especificidades do curso, da escola e da região em que a instituição está inserida; avaliar a aprendizagem de seus alunos através de diversos métodos de forma qualitativa e sistemática, intervindo sempre que necessário; compreender as principais características da Matemática, seus métodos, ramificações, aplicações e relações com outras áreas do conhecimento; expressar-se com clareza, precisão e objetividade, quer no processo de ensino e aprendizagem, quer em palestras, quer na produção e apresentação de artigos científicos, dentre outras habilidades necessárias ao pleno exercício da profissão docente na área supracitada.

Outline

Documentos relacionados