• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

5.1 Perfil dos cursos de licenciatura em Matemática analisados: o que revelam

5.1.3 PPC de licenciatura em Matemática do IFCE, campus Fortaleza

Inicialmente é importante ressaltar que o documento analisado teve sua última revisão e atualização no ano de 201222. No corpo teórico do PPC do curso do IFCE, campus

Fortaleza, a avaliação da aprendizagem é definida como “[...] o ato de acompanhar a construção do conhecimento do aluno, [...] promover o aprendizado, favorecendo progresso pessoal e a autonomia, num processo global, sistemático, participativo” (IFCE, 2012, p. 22). Destaca a importância do desenvolvimento de competências, vinculando-as à metodologia utilizada às práticas que propiciem aos alunos interagir com os conhecimentos de forma ativa, não se prendendo a práticas estáticas, passivas, possibilitando ao discente expressar suas opiniões, bem como o percurso da construção do seu conhecimento.

O acompanhamento ao estudante, ao seu progresso em sala de aula, deve ser realizado de forma sistemática, e não somente ao final do processo, conforme direciona o documento em questão. Dessa forma, “[...] a avaliação da aprendizagem será contínua, sistemática e cumulativa, tendo o objetivo de promover os discentes para a progressão de seus estudos” (IFCE, 2012, p. 23). Além disso, fica clara a pretensão de que em todo o processo avaliativo deverão predominar os “[...] aspectos qualitativos sobre os quantitativos, presentes tanto no domínio cognitivo como no desenvolvimento de hábitos e atitudes” (IFCE, 2012, p. 23).

No capítulo III do documento em questão, faz-se a vinculação das práticas de avaliação ao Regulamento da Organização Didática da instituição. Nesta seção destaca-se, de maneira muito clara, a vinculação das práticas de avaliação da aprendizagem aos objetivos definidos em cada plano de curso, aspecto que será analisado em conjunto com o tratamento dado a essas práticas em cada ementa/plano de curso analisado.

As ementas de cada disciplina ofertada no curso estão disponíveis no site da instituição em documentos distintos do PPC. A exemplo dos outros PPCs analisados, buscou- -se identificar o tratamento dado às práticas de avaliação da aprendizagem nas ementas de

cada disciplina e, ao mesmo tempo, identificar se esta aparece em disciplina específica ou como conteúdo programático de alguma disciplina.

Em grande parte das disciplinas do núcleo específico da Matemática, ao se descreverem os procedimentos de avaliação da aprendizagem, determina-se que esta será realizada de forma a valorizar o processo, numa proposta cumulativa, contemplando um conjunto de atividades distintas, seja as realizadas em sala de aula ou em contextos extrassala de aula, realização de seminários, dentre outras estratégias de avaliação (IFCE, 2012).

O Regulamento da Organização Didática do IFCE é citado na ementa da disciplina de Estruturas Algébricas, como elemento norteador das práticas de avaliação da aprendizagem na disciplina, além de listar alguns dos instrumentos utilizados para esse fim, tais como: listas de exercícios, avaliação oral e/ou escrita, apresentação de seminários, etc.

A prática da avaliação contínua é mencionada nas disciplinas: Funções de uma Váriável Complexa e Probabilidade e Estatística, descritas, respectivamente, da seguinte forma:

A disciplina constará de avaliações, sendo que as mesmas [sic] ocorrem durante o processo através de resolução de exercícios em sala, provas escritas e seminários realizados pelos alunos. Será adotada a metodologia de avaliação contínua, cujos resultados serão expressos através de duas médias. As mesmas [sic] serão formadas por atividades como: trabalhos, provas individuais, exercícios e atividades de pesquisa23.

Outras disciplinas descrevem a avaliação, destacando os procedimentos e atividades que compõem o processo avaliativo, como provas, seminários, relatório de aulas de campo, participação nas atividades propostas, dentre outras situações pedagógicas, como é o caso de Iniciação à Filosofia, de Libras e de Comunicação e Linguagem.

Nas disciplinas do núcleo de Formação Didática, como: História da Educação no Brasil, Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Políticas Educacionais, Currículos e Práticas Educativas, as concepções de avaliação estão descritas de forma mais específica, deixando mais claros os procedimentos a serem seguidos para avaliar a aprendizagem. Nestas, o processo avaliativo:

[...] terá caráter formativo, visando ao acompanhamento permanente do aluno. Desta forma, serão usados instrumentos e técnicas diversificadas de avaliação, deixando sempre claros os seus objetivos e critérios. Alguns critérios a serem avaliados: - Grau de participação do aluno em atividades que exijam produção individual e em equipe; - Planejamento, organização, coerência de ideias e clareza na elaboração de trabalhos escritos ou destinados à demonstração do domínio dos conhecimentos

técnico-pedagógicos e científicos adquiridos; - Desempenho cognitivo; - Criatividade e o uso de recursos diversificados; - Domínio de atuação discente

(postura e desempenho). Alguns instrumentos que serão utilizados: Provas escritas,

seminários, trabalhos, estudos de caso. Na prática enquanto componente curricular do ensino será avaliada a capacidade do estudante fazer a transposição didática, ou seja, transformar determinada temática em um produto ensinável24.

Nesse sentido, percebe-se um cuidado maior em descrever cada etapa do processo, bem como os aspectos a serem observados em cada procedimento utilizado para avaliar a aprendizagem. É notório que os objetivos de cada ação descrita vão muito além do contato com um único instrumento avaliativo, como a prova, por exemplo. Trata-se de habilidades ou competências a serem observadas como condição básica para a formação do futuro professor de Matemática.

Nas disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Projetos Sociais, não acontece diferente. São descritos de forma sucinta os procedimentos utilizados como parâmetros para a avaliação das disciplinas, destacando aspectos como assiduidade, participação e envolvimento nas atividades propostas, compreensão e análise crítica dos assuntos estudados, dentre outros fatores.

Em disciplinas como a de Mecânica Básica e Eletricidade e Eletromagnetismo, há direcionamento para práticas de avaliação de forma contínua e processual, todavia são listadas apenas atividades avaliativas específicas, como provas escritas, trabalhos em grupo, relatórios de práticas experimentais, seminários, dentre outros instrumentos. Não fica muito claro de que forma essas avaliações serão realizadas e quais critérios as definirão como contínuas e/ou processuais.

Como conteúdo programático, a avaliação da aprendizagem aparece no último tópico da última unidade da disciplina de Didática Geral, unidade essa intitulada: Didática e Prática Pedagógica. É uma disciplina de quatro créditos, 60 horas/aula, locada no quarto semestre. Nessa disciplina, o tratamento dado à avaliação como prática é o mesmo dado às demais disciplinas do núcleo de formação pedagógica.

Já na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, a avaliação da aprendizagem aparece de forma mais direcionada, sendo contemplada inclusive como um dos objetivos definidos para a disciplina, que é conhecer e trabalhar instrumentos de avaliação em Matemática. Como conteúdo programático, aparece na terceira unidade, que trata da relação entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos ensinos fundamental e médio, mais especificamente no item “f”.

Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Matemática: - Conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas. - O que é avaliar:

princípios básicos. - Distinção entre testar, medir e avaliar. - Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem25.

Na disciplina de TCC, a avaliação é descrita de forma sucinta e objetiva, a qual constará de uma avaliação individual através da elaboração e apresentação do TCC a uma banca examinadora.

De modo geral, a avaliação da aprendizagem parece ser encarada como um fator ao qual não se dá muito destaque, como uma atividade corriqueira; como nos demais PPCs analisados, é um processo descrito de forma generalizada na maioria dos casos, com direcionamentos idênticos para várias disciplinas.

Outline

Documentos relacionados