• Nenhum resultado encontrado

Construindo um modelo teórico de meio ambiente

Como discutimos até o momento, para elaborarmos um modelo de ecossistema tal como hoje concebemos,8 precisamos entender

que os organismos ocupam determinado lugar geográfico (habitat), contudo não se encontram isolados, relacionam -se com o ambiente físico (aspecto apontado pelos geógrafos botânicos), mas não so- mente com ele. Os seres vivos estão a todo momento interagindo com outras entidades vivas, outros indivíduos, das mais variadas

8. Um sistema ecológico ou ecossistema é qualquer unidade que inclui todos os organismos (a comunidade biótica) em uma dada área interagindo com o am- biente físico de modo que um fluxo de energia leve a estruturas bióticas clara- mente definidas e à ciclagem de materiais entre os componentes vivos e não vivos. É mais que uma unidade geográfica (ou ecorregião): é uma unidade de sistema funcional, com entradas e saídas, e fronteiras que podem ser tanto natu- rais quanto arbitrárias (Odum & Barret, 2011, p.18).

formas (temos aqui a ação da seleção natural, por exemplo). Além disso, precisamos considerar que determinado grupo de organis mos de uma dada localidade (biocenose) restringe -se a ocupar locais da crosta terrestre que possibilitem a vida (biosfera).

Nessa linha de raciocínio, ao falarmos de um ecossistema, não poderíamos deixar de considerar que as relações entre as espécies, ou mesmo entre as comunidades, alteram -se no decorrer do tempo e do espaço e, nesse caso, temos o importante papel da evolução. Um ambiente se altera, é colonizado e ocupado num espaço -tempo (sucessão). Podemos ainda representar as relações tróficas entre os indivíduos por meio das cadeias alimentares e, para tanto, faz -se necessário compreender a ação de dado organismo em toda essa teia de relações, ou seja, seu nicho. Em suma, temos todo um sis- tema ecológico (ecossistema) cuja dimensão é dada artificialmente na medida em que escolhemos nosso(s) objeto(s) de estudo(s) e, concomitantemente, uma ampliação de um modelo teórico maior, o de meio ambiente.

Mediante esse arcabouço teórico adquirido, sustentado e repre- sentado pelos trabalhos discorridos, tem sido possível representar e ampliar nosso conhecimento sobre as inter -relações existentes em nosso planeta. No percurso cronológico de elaboração de cada uma dessas unidades ecológicas (habitat, biosfera, biocenose, nicho e ecossistema), a concepção de meio ambiente foi constantemente modificada, ao mesmo tempo em que também possibilitou a defi- nição desses conceitos. De acordo com o exposto, elaboramos o modelo teórico de meio ambiente (Figura 3).

De maneira simplificada e adequando -se ao referencial de Giere (1992), temos uma família de modelos, que é o meio ambiente, o qual nos permite representar as unidades ecológicas tidas como conceitos estruturantes da Ecologia. Além disso, essa represen- tação ou modelo teórico possibilita estabelecer relações conceituais e históricas entre habitat, biosfera, biocenose, nicho e ecossistema, muitas vezes não contempladas no ensino de Ecologia.

Não tratamos aqui de expor somente uma ordem cronológica contextualizada dos conceitos elaborados no decorrer da configu-

ANA MARIA DE ANDRADE CALDEIRA

Figura 3 – Construção de um modelo teórico de meio ambiente incluindo as unidades ecológicas elaboradas no decorrer da história da Ecologia

Modelo conceitual: habitat --- biosfera ---biocenose ---nicho/biosfera --- ecossistema Período: 1700 -1800 1875 1877 1923 1935 / 1942 Representantes:1 naturalistas Suess Möbius Elton/Vernardsky Tansley/Lindeman

ração da Ecologia, mas sim de considerar as unidades ecológicas como tentativas representacionais de categorização do meio am- biente. Acreditamos que o desenvolvimento da Ecologia deu -se pela constituição progressiva de unidades cada vez mais complexas e amplas (Drouin, 1991) e, assim, a definição e o estatuto ontoló- gico desses modelos conceituais refletem as diferentes represen- tações de meio ambiente (inicialmente um ambiente estático, um simples local geográfico, até um sistema ecológico onde interagem seres vivos, fluxo de matéria e energia).

Desse modo, o modelo teórico de meio ambiente apresentado pode contribuir para o ensino de Ecologia, de maneira que possibi- lite ao professor trabalhar os diferentes conceitos dessa ciência. Por tratar -se de uma representação conceitual, pode e deve ser modifi- cada e reelaborada, pois exemplifica, ou melhor, oferece um mo- delo teórico para que outros modelos mentais e conceituais sejam elaborados e propostos pelo próprio professor, considerando as inter -relações entre os conceitos e suas representações ao longo da história, enfim, favorecendo uma abordagem mais contextualizada do ensino de Ecologia.

Referências bibliográficas

ACOT, Pascal. História da Ecologia. Rio de Janeiro: Campus, 1990. 212p.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEGON, Michel, TOWNSEND, Colin R., HARPER, John L. Eco-

logia: de indivíduos a ecossistemas. 4.ed. Porto Alegre: Artmed,

2007. 740p.

CANGUILHEM, Georges. Living and its milieu. Grey Room, n.3, p.6 -31, 2001.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. O outro lado do meio ambiente: a incursão humanista da questão ambiental. Campinas: Millen- nium, 2002. 527p.

CONCARI, Sonia Beatriz. Las teorias y modelos en la explicación científica: implicancias para la enseñanza de las Ciencias. Ciência

& Educação, v.7, n.1, p.85 -94, 2001.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira

da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

DELÉAGE, Jean -Paul. História da Ecologia: uma ciência do homem e da natureza. Trad. Ana Maria Novaes. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. 276p.

DROUIN, Jean -Marc. Reinventar a natureza: a Ecologia e sua his- tória. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. 90p.

DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à teoria da ciência. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003. 150p.

GIERE, Ronald N. La explicación de la ciencia: un acercamiento cog- noscitivo. México: Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, 1992.

GILBERT, John K., BOULTER, Carolyn J. Aprendendo ciências através de modelos e modelagem. In: COLINVAUX, Dominique (Org.). Modelos e educação em ciências. Rio de Janeiro: Ravil, 1998. GRANGER, Gilles -Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo: Edi-

tora UNESP, 1994.

HUMBOLDT, Alexandre von. Quadros da natureza. Trad. Assis Carvalho. São Paulo: Editora Brasileira, 1950. v.1, 346p.

KRAGH, Helge. Introdução à historiografia da ciência. Porto: Editora Porto, 2001. 233p.

KREBS, Charles J. Ecology: the experimental analysis of distribution and abundance. 6.ed. São Francisco: Pearson Benjamin Cum- mings, 2009. 655p.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LAMARCK, Jean Baptiste de Monet Caballero de. Nature. Nouveau

dictionnaire d’Histoire Naturelle, v.22, p.363 -99, 1818.

_____. Filosofia zoológica. Barcelona: Alta Fulla – Mundo Científico, 1986.

MARTINS, Lilian Al -Chueyr Pereira. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v.11, n.2, p.305 -17, 2005.

MARTINS, Lilian Al -Chueyr Pereira. Lamarck, Virey e a concepção de natureza: uma comparação. In: LORENZANO, Pablo, TULA MOLINA, Fernando (Eds.). Filosofía e Historia de la Ciencia en el

Cono Sur. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2002. p.355-

-65.

MOREIRA, Marco Antonio. Modelos mentais. Investigações em En-

sino de Ciências, v.1, n.3, p.193 -232, 1996.

_____, GRECA, Ileana María, PALMERO, Luiz Rodríguez. Mo- delos mentales y modelos conceptuales em la enseñanza & apren- dizaje de las Ciencias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação

em Ciências (Porto Alegre), v.2, n.3, p.37 -57, 2002.

ODUM, Eugene P., BARRETT, Gary W. Fundamentos de Ecologia. 5.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 612p.

OMNÈS, Roland. Filosofia da Ciência contemporânea. São Paulo: Edi- tora UNESP, 1996.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 503p.

SPITZER, Leo. Milieu and ambiance: an essay in historical seman- tics. Philosophy and Phenomenological Research, v.3, n.2, p.169- -218, 1942.

WOOLGAR, Steve. Ciencia: abriendo la caja negra. Barcelona: An- thropos, 1991. 170p.