• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de traçar contextos gerais das pesquisas selecionadas, procurou-se identificar quais assuntos de Astronomia foram propostos nas intervenções realizados pelos trabalhos estudados. Verificamos um amplo espectro de temas, indo desde as características do planeta Terra, do Sol, do Sistema Solar, conhecimentos astronômicos mais explorados nas séries finais do ensino fundamental, até evolução estelar, formação das estrelas, teorias do Universo, leis de Kepler, leis de Newton e Cosmologia, temas mais presentes nas diretrizes e livros escolares do Ensino Médio.

Os conteúdos encontrados nas teses e dissertações foram organizados a partir de temas considerados de certa forma gerais no âmbito do conhecimento Astronômico.

 Astronomia Galáctica e Extragaláctica: composição da Via Láctea e de outras galáxias do Universo; constituição das galáxias.

 Astronomia de Posição: observação sistemática, descrição e registro das posições; movimentos e características dos corpos na esfera celeste; orientação e pontos cardeais; relação entre a contagem do tempo e o movimento anual; diferentes tipos de calendários; observação e orientação das constelações; astrofotografia.

 Características dos corpos do Sistema Solar: conhecimentos das características dos astros pertencentes ao Sistema Solar e de suas interações; modelos de Sistema Solar; comparação entre características físicas dos astros do Sistema Solar; formação do Sistema Solar; características do planeta Terra, evolução das estruturas internas e externas, da forma, do tamanho do Planeta Terra.

 Cosmologia: modelos de mundo por diferentes culturas e épocas; descrição do funcionamento do Universo como um todo; estudo do Universo como um todo; descrição dos modelos cosmológicos atuais de Universo; modelos do Big Bang e alternativos ao mesmo.

 Gravitação: estudo das leis físicas que regem os corpos no Universo, como as Leis de Kepler, Leis de Newton e a Relatividade; características da gravidade no planeta Terra; característica da gravidade no sistema Terra-Sol-Lua.

 História e Filosofia da Astronomia: evolução do conhecimento astronômico ao longo da história antiga, moderna e contemporânea; contribuições de personagens conhecidas como Copérnico, Galileu, Newton, Kepler, Einstein, Lemaître, Hubble e Gamow no desenvolvimento do conhecimento astronômico e cosmológico; evolução dos modelos de Sistema Solar ao longo da história; abordagem histórica dos modelos geocêntrico e heliocêntrico; universo estático e em expansão, Big Bang e teorias alternativas.

31

 Fenômenos do sistema Terra-Sol-Lua: conhecimentos sobre os movimentos do Sol, a Terra e a Lua; fenômenos causados por esses movimentos e por características desses astros, tais como: ciclo de dia e noite; estações do ano; horário de verão; fases da Lua; eclipses; marés; interações entre a Terra, o Sol e a Lua e os demais astros como outros planetas, cometas e corpos menores.

Na tabela 1.2.1 apresentamos os temas e conteúdos de astronomia, de acordo com as classificações enunciadas anterior, nas teses e dissertações estudadas.

Tabela 1.2.1 - Os conteúdos de Astronomia, segundo as categorias elaboradas, propostos pelos autores estudados

Todos os trabalhos estudados tratam mais de um conteúdo geral de astronomia. Os assuntos relacionados às características do Sistema Solar são explorados por grande parte dos trabalhos (cerca de 80% - 9 trabalhos).

Assuntos como características físicas dos astros do Sistema Solar e de suas interações, modelos de Sistema Solar, formação do Sistema Solar e características do planeta Terra são frequentemente explorados, assim como os conteúdos relacionados às interações entre o Autores Conteúdos Propostos Astronomia Galáctica Astronomia de Posição Características dos corpos do

Sistema Solar Cosmologia

Fenômenos do sistema Sol-Terra-Lua Gravitação História e Filosofia da Astronomia Nascimento (1990) Bisch (1998) Furtado (2005) Gatti (2005) Bretones (2006) Leite (2006) Gonzaga (2009) Iachel (2009) Langhi (2009) Darroz (2010) Henrique (2011)

32

sistema Sol-Terra-Lua, apresentando também aspectos dos fenômenos que surgem da interação destes astros, como fases da Lua, estações do ano, eclipses, dia e noite, dentre outros.

O segundo tema mais presente nos trabalhos de pesquisa analisados, (5 trabalhos - cerca de 50%), se trata de assuntos relacionados à Gravitação, como encontramos atividades que explorem o estudo de leis físicas, como Leis de Kepler, Leis de Newton e Relatividade, características da gravidade no planeta Terra e característica da gravidade no sistema Terra- Sol-Lua. Também verificamos em cinco dos trabalhos analisados propostas de atividades que tratam de conteúdos relacionados ao estudo de conteúdos relacionados à Astronomia de Posição, como a descrição e registro das posições, os movimentos e características dos corpos situados na esfera celeste, a orientação e os pontos cardeais, a relação entre a contagem do tempo e o movimento anual, os diferentes tipos de calendários, a observação e a localização das constelações, dentre outros.

Outros conteúdos de astronomia presentes nos trabalhos pesquisados são: Cosmologia (4 trabalhos), que envolve assuntos como modelos de mundo por diferentes culturas e épocas, descrição do funcionamento do Universo como um todo, estudo do Universo como um todo e descrição de modelos cosmológicos atuais; Astrofísica estelar e Astronomia Galáctica e Extragaláctica (3 trabalhos), que envolvem conhecimentos relativos às características dos modelos físicos atualmente aceitos pela ciência para a evolução e constituição das estrelas, da composição da Via Láctea e de outras galáxias do Universo, dentre outros; e por fim, História e Filosofia da Astronomia, como evolução do conhecimento astronômico ao longo da história antiga, moderna e contemporânea; contribuições de personagens conhecidas como Copérnico, Galileu, Newton, Kepler, Einstein, dentre outros, no desenvolvimento e evolução do conhecimento astronômico, evolução dos modelos de Sistema Solar ao longo da história; abordagem histórica dos modelos geocêntrico e heliocêntrico.