• Nenhum resultado encontrado

Percepções sobre o perfil dos professores cursistas

Nesta seção apresentamos o perfil geral dos docentes que participaram da segunda intervenção proposta, descrita na seção 5.3. Os dados aqui expostos foram obtidos com o questionário O professor e a Astronomia.

Aula Questões propostas como Síntese

Aula 5

Se a Terra fosse plana: De que maneira seria nossa percepção e qual seria o modelo físico de gravidade? De que maneira seria nossa percepção da iluminação do Sol nos pontos

sobre a superfície terrestre? Pensando na geometria e nos processos físicos, qual é a relação da forma do planeta com o modelo de gravidade e o estado de iluminação de

nosso planeta?

Aula 6

Podemos “decidir” somente com nossa percepção cotidiana de fenômenos e eventos se a Terra é plana ou esférica? O que necessitamos para tomar esta “decisão”? Cite exemplos.

Em nossa vida cotidiana, quais as diferenças que você acredita que teríamos ao viver em uma Terra plana (ou de forma não esférica) com relação a viver em uma Terra esférica (levando em conta os fenômenos luminosos, gravitatorios, sistema de referência local e

espacial e outros aspectos que julgar importante de serem considerados)?

Aula 9

Como seria o DIA E A NOITE na Terra: a. Sem movimento de rotação; b. Sem movimento de translação; c. Sem inclinação do eixo de rotação.

Como seriam as ESTAÇÕES DO ANO na Terra: a. Sem movimento de rotação; b. Sem movimento de translação; c. Sem inclinação do eixo de rotação.

Aula 12

Podemos “decidir” somente com nossa percepção cotidiana de fenômenos e eventos se a Terra gira em torno do Sol ou se o Sol gira ao redor da Terra? O que necessitamos para

tomar esta “decisão”? Cite exemplos.

Em nossa vida cotidiana, quais as diferenças que você acredita que teríamos ao viver em uma Terra estática com o Sol girando a seu redor (ideia Geocêntrica) com relação a viver

119

No total, participaram 23 cursistas que chamaremos de professores ao longo desta pesquisa. Na primeira aula do curso participaram 24 professores, dos quais apenas 1 não frequentou no mínimo 75% das aulas. Visando não revelar a identidade dos professores- cursistas nesta pesquisa, os participantes foram numerados de 1 a 23.

Ao mencionarmos os investigadores desta pesquisa, chamaremos os mesmos como professor-investigador. Desta maneira, desde o início do curso, procuramos estabelecer uma relação de igualdade, em que todos ali eram professores, ainda que estivessem na condição de aprendizes.

Na tabela 6.2.1 apresentamos uma síntese dos dados obtidos no questionário, buscando caracterizar o perfil dos professores cursistas.

120

Tabela 6.2.1 - Dados do Questionário Inicial O professor e a Astronomia Professor Graduação em que Escola

leciona Tempo de aula (anos) Disciplinas que Ministra (ou) Fez curso de astronomia Ministrou aulas de astronomia Já fez observação do céu 1 Ciências Pública Mais de 15 Ciências Sim Sim Sim 2 Ed. Física e Ciências leciona Não 0 Matemática Física e Sim Não Sim 3 Ciências Pública Até 3 Física e

Matemática Não Sim Sim 4 Física Privada Mais de

15

Física e

Matemática Não Não Não 5 Ciências Pública e

Privada 4 a 7 Ciências Não Sim Não 6 Matemática Pública 4 a 7 Matemática Sim Sim Sim 7 Letras e

Ciências Pública 4 a 7

Ciências e

Português Sim Sim Sim 8 Geografia Pública 4 a 7 Geografia Não Sim Não 9 Engenharia Privada e

Superior 8 a 12

Física e

Computação Sim Não Não 10 Geografia Pública e

Privada Até 3

Geografia e

História Não Sim Não 11 Pedagogia Pública Até 3 Ciências Não Sim Não 12 Ciências Pública 4 a 7 Ciências e Biologia Sim Sim Sim 13 Geografia Pública 4 a 7 Geografia Não Sim Não 14 Química Pública 8 a 12 Ciências e Física Não Não Não 15 Matemática Pública Até 3 Matemática Não Não Não 16 Ciências Letras e Pública Mais de 15 Português e Inglês Sim Não Não 17 Física e

Matemática Pública

Mais de 15

Física e

Matemática Não Sim Sim 18 Física Pública Mais de

15

Ciências e

Física Sim Sim Não 19 Ciências e

Biologia Pública

Mais de 15

Ciências e

Matemática Sim Sim Não 20 Ciências e

Biologia Privada 8 a 12

Ciências e

Física Não Sim Não 21 Geografia e

Pedagogia

Pública e

Privada Até 3

Geografia e

História Não Sim Sim 22 Geografia Pública 8 a 12 Geografia Não Sim Não 23 Física Pública Até 3 Matemática Sim Sim Sim

121

Dentre os 23 professores que responderam este questionário (ou seja, todos os professores que participaram de alguma atividade), apenas 3 professores lecionam em escolas privadas e 19 deles lecionam em escolas públicas. Um professor ainda não leciona e no momento do curso era graduado em engenharia e trabalhava neste campo, porém estava cursando uma nova graduação em licenciatura em ciências.

Ao questionar por quanto tempo atuam nesta profissão, 6 deles disseram ministrar aulas por um período de até 3 anos; 6 entre 4 a 7 anos; 4 entre 8 e 12 anos; 6 um período superior a 15 anos (6 professores).

A área de formação na graduação reflete um espectro diversificado da formação dos participantes desta pesquisa, em que: 9 professores disseram ministrar aulas de Ciências; 4 de Física; 5 de Geografia; 2 de Matemática,1 de Química; 1 de Pedagogia e 1 de Engenharia.

A diversidade dos participantes do curso também ocorre nas disciplinas em que lecionam suas aulas: 9 Ciências; 5 Física; 5 Geografia; 3 Matemática; 1 Português.

Quando perguntamos aos professores se já haviam realizado algum curso de astronomia, 10 (dez) deles responderam já ter feito algum curso de astronomia, citando cursos de extensão oferecidos pela USP, ou pelo planetário de Campinas e do Ibirapuera; 13 (treze) deles nunca realizaram um curso de astronomia, o que representa metade de nossa amostra.

Dentre os professores que realizaram algum curso de Astronomia, 14 (quatorze) disseram nunca ter realizado atividades de observação do céu, e apenas 9 (nove) já participaram de algum tipo de atividade desta natureza.

Embora cerca da metade dos professores disseram nunca ter participado antes de cursos de Astronomia, grande parte deles (17 professores) disseram ter ministrado assuntos de astronomia em suas aulas. Isso pode estar relacionado com a necessidade que muitos professores sentem em ministrar aulas de astronomia, embora nunca houvessem participado de algum curso de astronomia.

Na questão em que perguntamos aos professores se em algum momento já realizaram alguma atividade de observação do céu, cabe aqui esclarecer que consideramos apenas os tipos de observação relacionados ao ato de observar o céu a olho nu ou com telescópios, seja uma atividade guiada ou livre. Desta maneira, desconsideramos as respostas que

122

mencionaram ter feito observação do céu em visitas a um planetário ou em softwares, como o Stellarium.

Uma percepção interessante referente do perfil dos professores cursistas, foi que alguns deles (4 professores) disseram estar atualmente realizando o curso de Licenciatura em Ciências à distância oferecido pela USP onde neste já haviam se deparado com disciplinas de astronomia. Ao questionarmos, informalmente, o porquê de suas presenças neste curso, todos disseram sentir a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre astronomia que se depararam nesta graduação.