• Nenhum resultado encontrado

Explicitando a Metodologia de análise dos dados

Seguindo a tradição de inúmeras pesquisas recentes em educação, optamos nesta pesquisa por uma metodologia qualitativa, visto que se buscou estudar como se dá a construção do conhecimento astronômico durante um o processo de confecção de um curso, não se limitando apenas aos produtos, mas sim buscando compreender as diferentes perspectivas e significados dos resultados obtidos (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.49).

Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, buscamos de maneira descritiva recolher os dados a partir dos documentos e das transcrições da observação do ambiente estudado. Procuramos assim analisar toda a riqueza dos dados, buscando respeitar a forma que os mesmos foram registrados, tendo a palavra escrita uma grande importância no registro e disseminação dos resultados (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.48-49).

O investigador participou como “observador participante”, em que houve uma interação constante com os sujeitos investigados em função de o processo ter ocorrido em sala de aula. Isso se deu em razão do investigador, em parte desta pesquisa, ter atuado na função de professor, participando de todos os momentos da obtenção dos dados, e influenciando diretamente na condução do ambiente natural (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.125).

Nesta pesquisa qualitativa, por sua vez, o investigador é tido como o instrumento principal e sua participação no ambiente natural de coleta de dados é essencial (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.47). Os dados obtidos através das gravações em áudio e vídeo, por sua vez, puderam ser complementados pela informação que o investigador obteve através do contato direto ou então revistos e selecionados para melhor compreensão, o que caracteriza o investigador como instrumento chave para a análise. Desta maneira, concordamos com Bogdan e Biklen (1994) que na pesquisa qualitativa:

... Os dados que são recolhidos tendem a ser descritivos, consistindo em relatos mais ou menos vívidos que as pessoas fazem dos acontecimentos e atividades. A apresentação dos resultados também envolve a sua descrição. A investigação tende a ser conduzida nos locais onde os programas se estão a desenrolar... Enfatiza-se o processo – como e que as coisas acontecem e não como é que um resultado específico foi alcançado; e existe uma preocupação pelo significado – como é que os vários participantes no programa veem e entendem o que aconteceu... A ênfase consiste em relatar o que aconteceu, sob diferentes perspectivas, e conhecer as consequências da

116

intervenção, tanto as não esperadas como as desejadas. (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p.269).

Após a leitura e releitura dos dados, foi possível voltar nosso olhar para detectar elementos que permitiriam inferir sobre o conhecimento dos professores. A inferência é de extrema importância na análise de conteúdo, pois nos possibilitará em nosso trabalho a passagem da descrição à interpretação (FRANCO, 2005). Esse procedimento seguiu as técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (1995), definidas resumidamente pela autora como:

[...] um conjunto de técnicas de análises de comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens [...] é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção e de recepção das mensagens, inferência esta que recorre a indicadores... (BARDIN, 1995, p.42)

Neste trabalho, a inferência nos guiará para responder a seguinte questão central: como os professores percebem as relações entre o conhecimento observável no cotidiano e o modelo teórico atualmente aceito para a forma e os movimentos dos planetas?

Desta maneira, vale ressaltar que não esperamos que os resultados aqui encontrados sejam também localizados em outras pesquisas desenvolvidas em contextos com variáveis semelhantes àquelas que encontramos. Pretendemos que os resultados apresentados em nossa pesquisa permitam ampliar o conhecimento da área de investigação sobre as questões em foco, porém não generalizá-los para todos os casos.

6.1.2. Materiais de análise do curso

Os materiais que fizeram parte da gama de dados analisados nesta pesquisa constituíram em documentos e transcrições de áudio e vídeo das aulas desenvolvidas.

Os documentos analisados foram obtidos com as respostas escritas pelos professores às questões propostas nas aulas. Em todas as atividades foi solicitado ao professor responder no papel questões inicias que chamamos de Questões para Reflexão e o Diálogo, evidenciadas na tabela 6.1.1. Ao final das atividades 5, 6, 9 e 12 foi solicitado que respondessem questões finais que denominamos de Questões para a Síntese, apresentadas na tabela 6.1.2. As questões foram respondidas em um documento em papel e as respostas foram transcritas na íntegra para posterior análise.

117

Tabela 6.1.1 - Questões propostas como problematizações iniciais nas atividades de forma da Terra e Movimentos dos Planetas

Aula Questões propostas como Problematizações Iniciais

Aula 1 Qual é a forma da Terra para você? Em nosso dia-a-dia, qual é o formato da Terra que você observa?Qual a relação entre sua primeira e sua segunda resposta? Há contradições?

Aula 2

Duas representações de nosso planeta são comumente feitas quando se trada do planeta Terra: o desenho e o modelo com bola de isopor. Compare o desenho que você fez com a construção do

modelo respondendo:

Quais as vantagens de se representar a Terra em um desenho? E as desvantagens? E para representar as pessoas em sua superfície?

Quais as vantagens dos modelos para representar a Terra? E as desvantagens? E para representar as pessoas em sua superfície?

Aula 3

Para você, o que significa fisicamente a palavra gravidade?

Onde podemos perceber a gravidade em nosso dia a dia? Como é a gravidade neste caso (qual sua direção, seu sentido, seu valor)?

E a gravidade fora da Terra, onde podemos perceber? Como é a gravidade neste caso (qual sua direção, seu sentido, seu valor)?

Qual(is) a(s) relação(ões) entre a gravidade terrestre e a gravidade fora da Terra? Existem algo que as unem?

Aula 4

De que maneira o planeta Terra é iluminado pelo Sol? Descreva detalhadamente. O que percebemos em nossa vida cotidiana que evidencia a maneira como a luz do Sol ilumina

a Terra? Como é a iluminação neste caso? Descreva com detalhes a sua percepção.

Aula 6

Nesta atividade, é importante retomarmos o que aprendemos nas atividades anteriores. Muitos dos conteúdos, conceitos e discussões que nos deparamos até o momento do curso serão bastante úteis para discutir a questão central da atividade 6 (A Terra é esférica ou não?). Por

isso, escreva uma síntese de cada atividade em 4 linhas (exatamente), explicando os vários assuntos que você aprendeu sobre o tema forma da Terra, detalhando-os o máximo que puder. Aula 7

Quem se movimenta em torno de quem: o Sol em torno da Terra ou a Terra em torno do Sol? Em nosso dia-a-dia, quem é que você observa se movimentar, o Sol ou a Terra? Como é denominado este movimento? Qual a relação entre sua primeira e sua segunda resposta? Há

contradições?

Aula 8 Qual é a definição de dia e noite para você? Quais as causas físicas e astronômicas do dia e da Como você percebe em seu cotidiano o dia e a noite? Há variações? noite? Há dia e noite, da maneira como você definiu, em todo o planeta Terra? Justifique. Aula 9

Como você percebe em seu cotidiano as estações do ano? Há variações? Explique. Qual é a definição de estações do ano para você? Quais as causas físicas e astronômicas? Explique. Em um mesmo período (tempo) há a mesma estação do ano em todo o planeta?

Aula 11

Você já observou algum planeta se movimentando no céu? Qual a forma do(s) planeta(s) que você observou? Qual o nome do(s) movimento(s) do planeta que você obsevou? Caso tenha

observado, cite o nome do planeta e com qual instrumento você observou (a olho nu, telescópio, ou outros instrumentos).

Como podemos, localizados na Terra, evidenciar no céu que um planeta está se movimentando? Há influências do referencial (posição em que está o observador) na observação dos movimentos dos planetas? De qual referencial podemos observar os movimentos dos planetas?

Aula 12

Nesta atividade, é importante retomarmos o que aprendemos nas atividades anteriores. Muitos dos conteúdos, conceitos e discussões que nos deparamos até o momento do curso serão bastante úteis para discutir a questão central da atividade 12 (A Terra quem gira ao redor do Sol

ou o Sol ao redor da Terra?). Por isso, escreva uma síntese de cada atividade em 4 linhas (exatamente), explicando os vários assuntos que você aprendeu sobre o tema forma da Terra,

118

Na tabela 6.1.2 apresentamos as questões que foram respondidas ao final de cada aula especificada, denominadas Questões para Síntese.

Tabela 6.1.2 - Questões propostas como síntese das atividades da forma da Terra e movimentos dos planetas

Além dos documentos obtidos com as questões propostas, todas as aulas foram gravadas em áudio e vídeo. Selecionamos as aulas 6 e 12 para a transcrição e análise, visto que foram atividades que realizou-se debates sobre o conhecimento trabalhado e a interação e argumentação foram dados essenciais para esta pesquisa.

Nas seções seguintes, apresentamos os resultados e análises das percepções dos professores interpretadas a partir dos materiais explicitados.