• Nenhum resultado encontrado

A realização da primeira intervenção da proposta didática construída nesta pesquisa foi feita no período entre 16 a 20 de julho de 2012 em um curso de extensão universitária que denominamos Astronomia no Ensino de Ciências: da Observação aos Modelos. Este curso forneceu certificados com carga horária total de 40 horas-aula para professores da cidade de São Paulo e foi oferecido junto aos demais cursos do 4º Encontro USP-Escola8.

Esse curso contou com a participação presencial da orientadora desta dissertação no início do mesmo; um colega do grupo de pesquisa desempenhou o papel de ‘professor’ em conjunto com a elaboradora desta dissertação; outro colega ministrou a aula do Stellarium e nos auxiliou em algumas filmagens e organização dos materiais.

Cada atividade teve cerca de uma hora e trinta minutos de duração (1h30), ocorrendo no total quatorze (14) atividades em sala de aula. O curso também contou com uma visita e observação do céu realizada no “Observatório Abraão de Moraes”, da Universidade de São Paulo, situado na cidade de Valinhos-SP, no interior do estado.

8

Programa dos cursos de extensão oferecidos a professores de São Paulo através do 4º Encontro USP- Escola. Disponível em: http://web.if.usp.br/extensao/sites/default/files/folder_4encVERA.pdf. Acesso em 15 de julho de 2012.

Momento 1

Duração (min.): 10

Síntese das atividades de movimentos dos planetas

Problematização sobre quem se movimenta em torno de quem, a Terra ou o Sol Momento 2 Duração (min.): 60

Debate Júri Simulado sobre a questão inicialmente proposta Momento 3

Duração (min.): 20

Síntese dos argumentos que podem ser apresentados no Júri Simulado Responder a questão síntese sobre a decisão entre o movimento da Terra ou do Sol

108

Na primeira aula do curso foi realizada uma apresentação dos ministrantes e cursistas, buscando assim nos conhecermos de imediato. Foi proposto aos cursistas a leitura do texto Introdução a Metodologia dos “Três Momentos Pedagógicos” (anexo D) em que trazemos a tona o significado dos 3MP, visando assim apresentar o referencial metodológico que guiou a construção das atividades.

Nesta aula solicitamos também que os professores respondessem ao questionário inicial intitulado O professor e a Astronomia, que visava conhecer de maneira mais específica o perfil do professor participante desta pesquisa e brevemente conhecer o envolvimento deles com o conhecimento astronômico. Ainda nesta aula, foi apresentado o “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” (optativo aos cursistas) requerido por razões éticas de pesquisa e coleta de dados.

As atividades propostas procuraram problematizar inicialmente aspectos vivenciáveis e observáveis, principalmente na etapa da Problematização Inicial. Posteriormente, propõem- se estratégias e caminhos que permitem a Organização do Conhecimento, construindo e aprofundando no conhecimento científico e astronômico tratado. Por fim, conclui-se com perguntas e encaminhamentos de reflexões que permitam uma retomada ou Síntese da situação problema inicialmente explorada ou então feita uma extrapolação dos conceitos em outra situação astronômica.

Todas as atividades envolveram momentos em grupo e individual. Foram formados 5 grupos de 3 a 5 professores. Durante todo o momento das atividades os professores permaneciam em grupo, de maneira que todas as questões foram debatidas ao menos num grupo pequeno. Em cada atividade indicávamos aquelas questões que deveriam ser pensadas individualmente e aquelas que se tratavam da discussão do grupo.

Ao final de cada atividade, solicitávamos que os professores apresentassem sua síntese das discussões para os demais professores. Por fim, os professores-investigadores realizaram uma pequena síntese das respostas fornecidas e evidenciaram a interpretação que esperávamos (embora saibamos que em algumas questões propostas não havia uma única resposta correta, porém sempre havia alguma que se aproximava mais daquilo que encontramos nos modelos científicos atuais).

A atividade 5 foi remanejada de horário e data, ocorrendo com sucesso no dia 20/07, visto que, por se tratar de uma atividade que envolve observar diretamente a incidência dos

109

raios solares num globo terrestre didático, não foi possível ser feita no dia 17/07 devido à chuva e nebulosidade. Assim, todo o cronograma e as demais atividades que a sequenciavam foram adiantados e não houve perda de significado ou estratégia destas.

A atividade 9 teve duração de 2h30, com 1 hora de excesso em relação ao planejado. Isso se deu em razão do grande envolvimento dos professores na elaboração do modelo que explica o movimento de revolução da Terra em relação às demais estrelas.

A observação do céu, realizada no Observatório Abraão de Moraes da Universidade de São Paulo, situado em Valinhos – SP, no interior do estado, foi realizada com sucesso no horário e data prevista e não houve atrasos ou mudanças devido à nebulosidade local.

As atividades 12 a 14, embora não tenham sido analisadas nesta pesquisa, ocorreram de acordo com o planejado e a atividade 14 foi retomada no primeiro horário do dia 20/07, devido aos professore apresentarem grandes dúvidas com relação ao tema eclipses.

Ao final, na aula 16 somente foi realizada uma oficina de utilização do software Stellarium, devido ao grande interesse dos professores participantes em aprender a manusear este software. Por fim, no momento de fechamento do curso, foi realizada uma avaliação em conjunto, em uma “roda de discussão”, em que os professores cursistas indicavam suas percepções positivas ou negativas do curso.

Vale ressaltar que os professores participaram do curso por livre e espontânea vontade, não tendo sidos convocados por suas respectivas diretorias de ensino e não tendo recebido remuneração por nenhuma das partes. Desta maneira, o único critério para a participação foi o interesse pessoal dos professores em participar do curso e desta pesquisa. Para receberem o certificado de participação, o critério estabelecido foi de 75% de presença mínima nas aulas.

110

Tabela 5.2.1 - Cronograma planejado para a 1ª intervenção do curso “Astronomia no Ensino de Ciências: da observação aos modelos”

Horários 16/07 17/07 18/07 19/07 12/07 8h30 – 10h00 Apresentação e Questionário Metodologia dos 3 momentos pedagógicos Atividade 4: Interação Planetas – Sol

Incidência dos Raios Solares nos Planetas

Atividade 8: Interação Planetas-Sol Fenômenos – Dia e noite

Aula Vaga

Atividade 14: Interação Sol – Planetas –

Luas Eclipses 10h00 – 10h30

10h30 – 12h00

Atividade 1:

Forma dos Planetas A forma dos planetas e

sua observação

Atividade 5: Interação Planetas – Sol Globo Terrestre Paralelo

Atividade 9: Interação Planetas-Sol Movimentos dos planetas II

Gravidade e Translação

Atividade 11 Interação Planetas-Sol

O dia, a noite e as estações do ano nos

planetas Atividade 15: Características e Elementos de Observação do Céu 12h00 – 14h00 14h00 – 15h30 Atividade 2:

Forma dos Planetas O que significa morar

em um planeta?

Atividade 6:

Forma dos Planetas A Gravidade como causa

da forma esférica Atividade 10: Interação Planetas-Sol Fenômenos – Estações do Ano Gravidade e Translação Atividade 12: Interação Sol – Planetas –

Lua Movimentos da Lua Atividade 16: Movimentos da esfera celeste Stellarium, Coordenadas celestes, Pontos cardeais 15h30 – 16h00

16h00 – 17h30

Atividade 3:

Forma dos Planetas O que há por detrás das

sombras?

Atividade 7 Interação Planetas-Sol

Movimento dos planetas I Observatório Valinhos - USP Marte e Saturno

Planetas

Atividade 13: Interação Sol – Planetas –

Lua Fases da Lua

Fechamento e Confraternização

111