• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1. – Enquadramento teórico

2.1. Contexto de estágio pedagógico

2.1.1. A instituição de ensino

A instituição de ensino para a realização do meu estágio pedagógico no ano letivo 2018/2019 foi a Escola Secundária de Rio Tinto, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3, do Concelho de Gondomar. Deste núcleo de estágio, fez também parte a minha colega Margarida Pereira. Na disciplina de Português, contamos com a orientação da Dra. Fernanda Delindro e com a supervisão da Professora Doutora Isabel Morujão. Na área do Espanhol, fomos orientadas pela Dra. Cláudia Messias e supervisionadas pela Professora Doutora Pilar Nicolás Martínez.

Relativamente ao Agrupamento de Escolas n.º 3 de Rio Tinto (AERT3), este foi criado em 2012 e é formado por nove estabelecimentos de ensino (quatro Jardins de Infância, duas escolas básicas com educação pré-escolar e 1.º ciclo, uma escola básica com 1.º ciclo, uma escola básica com 2.º e 3.º ciclos e uma escola básica e secundária). Estes estabelecimentos distribuem-se pelas Freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte e União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. Além disso, o AERT3 é responsável pela lecionação das aulas às turmas na Casa de Acolhimento Residencial Especializado “Coração d’Ouro”.

De acordo com as informações presentes no documento relativo ao Projeto Educativo (2018/2021) do Agrupamento, o AERT3 é formado por 3040 alunos, 252 professores e 85 elementos de pessoal não docente (2 psicólogos, 2 técnicos superiores, 15 assistentes técnicos e 66 assistentes operacionais). Segundo o mesmo documento, 50 alunos possuem nacionalidade estrangeira. Quanto ao local de residência, os alunos deste Agrupamento residem, maioritariamente, nas freguesias de Rio Tinto, Fânzeres e Baguim do Monte. No que se refere à Escola Secundária de Rio Tinto, os alunos são provenientes, não só destas freguesias, como de outras e de outros concelhos.

A Escola Secundária de Rio Tinto constitui-se como escola sede deste Agrupamento, contando com excelentes infraestruturas e recursos bastante modernos (como, por exemplo, quadros interativos).

É importante salientar que esta foi uma das escolas-piloto no âmbito do Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular no ano letivo 2017/2018. Relacionado com este aspeto e com o tema deste relatório de estágio, considera-se pertinente referir que, nesta escola, se promovem diversas atividades e visitas de estudo num contexto interdisciplinar. Tal torna-se especialmente relevante quando equacionada a possibilidade da realização de uma abordagem interdisciplinar que envolva os vídeos do

YouTube, nomeadamente pela utilização das TIC, por exemplo.

2.1.2. As turmas

Importa também indicar algumas informações relacionadas com a caraterização das turmas a que lecionei aulas durante este ano letivo. Estas correspondem a 4 turmas do ensino secundário (10.º X, 12.º Y, 10.º Z e 11.º W)1. As duas primeiras turmas – 10.º X e 12.º Y - pertencem ao curso de Ciências e Tecnologias, às quais lecionei aulas no âmbito da disciplina de Português e as duas últimas – 10.º Z e 11.º W – são do curso de Línguas e Humanidades e às quais dei aulas de Espanhol.

Relativamente à turma 10.º X, esta conta com 25 alunos, dos quais 13 rapazes e 12 raparigas, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos. No que se refere ao comportamento e ao aproveitamento dos alunos, é importante ter em consideração que esta é uma turma Delta, o que significa que, no início do ano letivo, os alunos, os encarregados de educação e os professores desta turma estabelecem uma espécie de “contrato de responsabilidade e de compromisso”, com o objetivo de alcançar o sucesso escolar dos alunos desta turma. De acordo com o documento referente ao Projeto Curricular do Agrupamento, a formação de uma turma delta

Tem como premissa a organização de um grupo (turma) de alunos por níveis de capacidades (cognitiva e/ou desempenho) que favoreça as aprendizagens. Tal possibilitará aos professores empenhar-se apenas na transformação/evolução de um grupo homogéneo, o que constituirá um ganho incomensurável em tempo e

1

O código utilizado para a designação das turmas não corresponde à sua designação real, uma vez que as letras que identificam cada turma foram alteradas. Esta decisão tem como objetivo assegurar o anonimato

aproveitamento de recursos. Turma(s) formada(s) por inscrição de alunos com bom desempenho escolar que se sujeitam a um horário com a mesma carga horária que as restantes e à obrigatoriedade de frequência de todas as atividades e apoios propostos pela equipa de docentes (Projeto Curricular do Agrupamento, AERT3, 2018, p. 27).

Neste sentido, o 10.º X destaca-se positivamente a nível de aproveitamento e de comportamento. Os alunos desta turma demonstraram ser bastante empenhados e participativos durante as aulas. Como média final do ano letivo, esta turma alcançou 15,99 valores.

À semelhança desta turma, também o 12.º Y conta com bons resultados, com uma média final de 17,17 valores correspondente ao ano letivo 2018/2019. No que toca ao comportamento, os alunos do 12.º Y não apresentaram grandes problemas disciplinares, destacando apenas alguns focos de conversa facilmente controlados pelas docentes. Esta turma é formada por 30 alunos, sendo que 9 dos estudantes são do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Os alunos desta turma têm idades compreendidas entre os 17 e os 18 anos.

Relativamente às turmas de Espanhol - 10.º Z e 11.º W -, estas apresentam maiores dificuldades, tanto a nível de aproveitamento, como a nível de comportamento. A média de final do período da turma 10.º Z à disciplina de Espanhol foi de 13,93 valores e da turma 11.º W, 13,41 valores. Quanto ao comportamento, os alunos destas turmas são bastante faladores, distraindo-se facilmente durante as aulas. Na disciplina de Espanhol em particular, os estudantes destas turmas demonstram alguma resistência em comunicar na língua estrangeira (neste caso, o Espanhol), o que faz com que a docente sinta a necessidade de fazer várias interrupções na aula para proceder a uma chamada de atenção relativa a este aspeto. Quanto ao número de alunos, a turma 10.º Z conta com 27 alunos, 7 deles rapazes e 20 raparigas, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. A turma 11.º W é constituída por 23 estudantes (10 rapazes e 13 raparigas) com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos de idade.