• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 Introdução

9 ESTUDO DE CASO – RUA OSCAR FREIRE – SÃO PAULO

9.1 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO 1 LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

9.1.3 CONTEXTO HISTÓRICO DO LOCAL

No século XIX, a região da área de estudos era formada por chácaras que abasteciam a cidade de São Paulo. A Rua Oscar Freire foi aberta em 1897, aparecendo nos mapas de 1905 (Ilustração 86) e 1916 (Ilustração 90) com o nome de Rua São José. Recebeu em 1923 o nome de Rua Oscar Freire, em homenagem ao Dr. Oscar Freire de Carvalho (1882-1923), que foi convidado em abril de 1918 pelo professor Arnaldo Vieira de Carvalho para fundar e reger a cátedra de Medicina Legal. Aos 14 anos de idade matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, diplomando-se em 1902. Dedicou breve período a cirurgia, e passou a dedicar-se ao campo da medicina legal. Foi um dos fundadores do Instituto Médico-Legal de São Paulo. Fundou ainda a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia, e a Sociedade de Educação e Ensino. Era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma. Como professor de medicina e cientista, deixou numerosos trabalhos, além de artigos na imprensa diária sobre a história do ensino na perícia, com centenas de laudos periciais e pareceres médico-legais, lições, artigos e estudos. É Patrono da Cadeira nº 93 da Academia de Medicina de São Paulo. (BEGLIOMINI, s/d; EMANUEL, 2008).

Ilustração 86 - Montagem com recortes do mapa da cidade de São Paulo de 1905. Fonte: PMSP, s/d.

Ilustração 87 - Mapa de 1905 em superposição com imagem do Google Earth 201436. Fonte: Composição feita pela autora com mapa 1905 (PMSP, s/d) e imagem (Google Earth, 2014).

No mapa de 1905, a área dos Jardins aparece sem ruas e denominada como Villa América, já aparecendo no mapa de 1916 com suas ruas delineadas (Ilustração 90). Em 1915 a Companhia City, empresa inglesa de construção e urbanização, lançou o bairro Jardim América (Ilustração 88), o primeiro da cidade com o conceito de “cidade-jardim”, com uma área total aproximada de um milhão de metros quadrados com 669 lotes, fazendo limite com o bairro de Cerqueira César onde se encontra a Rua Oscar Freire, impulsionando o desenvolvimento desta área como área residencial.

36 Imagem do mapa (de 1905) em superposição a imagem do Google Earth. A imagem semitransparente do mapa foi escalonada e posicionada para coincidência de pontos de referência com o Google Earth nos eixos Av. Paulista, Av. Rebouças e Av. Dr. Arnaldo. Dessa forma a Av. Rebouças (em amarelo) e as ruas transversais (em branco) da imagem do Google Earth são visualizadas no mapa de 1905, permitindo a localização das ruas do mapa da época em coincidência com as denominações atuais. Vê-se então que a rua Oscar Freire (retângulo em vermelho para mostrar os quarteirões da área de estudo) é nomeada de Rua São José no mapa de 1905, outras ruas como Av. Rebouças e Rua Dr. Mello Alves, já aparecem com esses mesmos nomes à época. .

Ilustração 88 - Planta parcial do loteamento Jardim América. Fonte: CIA.CITY, s/d.

Ilustração 89 - Fotos da implantação do Bairro Jardim América. Fonte: CIA.CITY, s/d.

Comparando com os anteriores, o mapa de 1930 (Ilustração 91) já mostra uma considerável evolução na ocupação da área, com os bairros mais consolidados e o nome Oscar Freire já constando no mapa.

A região apresentava muitos contrastes na década de 1930, como se pode observar pela foto da Casa Santa Luzia estabelecida em 1926 na esquina da Rua Oscar Freire com a Rua Augusta (Ilustração 92 - foto de 1930), enquanto em registros fotográficos da mesma época (Ilustração 93 – fotos de 1938), vê-se que a Rua Oscar Freire, na parte do Bairro de Pinheiros era uma região pobre, com cortiços em casas de alvenaria e precárias condições de higiene.

Ilustração 91 - Montagem com recortes do Mapa Sara Brasil de 1930. Fonte: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL, 2010.

Ilustração 92 - Interior da Casa Santa Luzia na esquina da Rua Oscar Freire com Rua Augusta em 1930. Fonte: BARTABURU, 2013. p. 26.

Ilustração 93 - Cortiços na Rua Oscar Freire em 1938. Fonte: DUARTE, 1938.

Com o crescimento da Rua Augusta como centro comercial de alto padrão nas décadas de 1950 e 1960, a área tornou-se mais comercial e cresceu em importância a partir da metade dos anos 1970, quando a mesma Rua Augusta em decadência,

foi sendo substituída em importância para o comércio de alto padrão pela Rua Oscar Freire, sendo apontada nos jornais da década de 1980 como ponto de encontro de políticos e empresários. Nos anos 1990 com a abertura do mercado brasileiro para produtos importados as maiores grifes do mundo instalaram suas lojas nessa rua dando novo impulso econômico a área. (FYSKATORIS e BRAGA, 2014).

No início dos anos 2000, apesar do sucesso da área, vários problemas foram identificados na rua os quais atrapalhavam a circulação dos pedestres, apresentava- se poluição visual e problemas com higiene, tais como (SOLUÇÕES PARA CIDADES, s/d):

 Falta de condições adequadas para a circulação dos pedestres e dos portadores de necessidades especiais, pelo excesso de obstáculos no passeio público. Ilustração 94 (a, b)

 Excesso de postes e fiação aérea, dificultando a circulação e principalmente ocasionando poluição visual, além de problemas com a vegetação. Ilustração 94 (c, d), Ilustração 95 (b).

 Más condições de higiene por lixeiras mal conservadas e acumulo de lixo. Ilustração 94 (a).

 Más condições de conservação das arvores e copas mutiladas interferência com a fiação aérea. Ilustração 95 (a, b).

 Má conservação dos passeios e da via. Ilustração 95 (c).

Ilustração 94 - Obstáculos e lixo no passeio publico. Fonte: (a), (b), (c) SOLUÇÕES PARA CIDADES, s/d, apud VIGLIECCA & ASSOCIADO, 2002), (d) VIGLIECCA & ASSOCIADO, 2002.

Ilustração 95 - Obstáculos e lixo no passeio publico. Fonte: SOLUÇÕES PARA CIDADES, s/d, apud VIGLIECCA & ASSOCIADO, 2002.

Ilustração 96 - Fotomontagem com fotos da Rua Oscar Freire antes da intervenção urbana. Fonte: VIGLIECCA & ASSOCIADO, 2002.