• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV PESQUISA DE CAMPO

12. Projeto Publicação Literária

4.1.4 Contextualização das Práticas Educativas

A seleção das práticas educativas do Programa Integração AABB Comunidade são planejadas pela equipe Pedagógica de forma coletiva e participativa, por meio da criação de um Plano de Trabalho Anual, um Planejamento Semanal Temático e um Plano Pedagógico de Atividades, considerando a disponibilidade do espaço físico do Clube AABB, número de participantes, definição da composição da faixa etária, material disponível e a adequação as finalidades pedagógicas.

O Caderno de Procedimentos (2011, p. 34) estabelece que o planejamento das práticas educativas devem estimular as participações referentes às três áreas de desenvolvimento: a primeira inclui as atividades pedagógicas que abarcam os temas como meio ambiente, tecnologia digital e complementação socioeducacional, a segunda engloba as artísticas, culturais e esportivas e a terceira contempla as iniciativas de cidadania que estimulam as reflexões sobre a inclusão e os Direitos Humanos. Também estão previstas a execução dos Projetos Transversais e a viabilização de exames e acompanhamento médico-odontológico, visando promover a saúde integral dos educandos.

O planejamento das práticas educativas também deve incluir atividades de interação e de integração com as famílias, as escolas parceiras e a comunidade local, por meio de reuniões, palestras informativas e oficinas, visando garantir o compartilhar de interesses e conhecimentos interdisciplinares, contribuindo para o enfrentamento das necessidades e criando soluções coletivas de transformação da realidade vivida pelos participantes do Programa Integração AABB Comunidade.

Em relação ao Plano de Trabalho Anual, são planejados sobre os seguintes aspectos: a organização da formação das turmas informando o número de educandos, a quantidade de oficinas internas e externas ao Clube AABB, a planilha de compra de materiais pedagógicos, roteiro de assinatura do convênio no município, a realização do Curso do Educador Social, a grade das reuniões do Conselho Deliberativo Participativo, as reuniões no CMDCA, na Escola, na Comunidade e com as famílias dos alunos.

O Planejamento Semanal Temático consiste na organização de um quadro sintético das principais oficinas que ocorrerão a cada período de sete dias, às três áreas de desenvolvimento: atividades pedagógicas; artísticas, culturais e esportivas e de cidadania.

Quanto ao Plano Pedagógico de Atividades, estas são sistematizadas e registradas a partir de cada prática educativa a ser realizada envolvendo as seguintes características: definição do tema proposto, justificativa, objetivos, metodologia, avaliação, recursos materiais e humanos, tempo de duração e o público participante.

A organização dos itens do Plano Pedagógico de Atividades busca abranger a um tema gerador de conteúdo que envolva um interesse dos educandos e simultaneamente dos educadores, uma contextualização da proposta a ser realizada, a definição do objetivo a ser percorrido pelos participantes, a identificação dos caminhos didáticos passo a passo a ser ministrado pelos educadores, a análise dos resultados obtidos, a especificação dos materiais pedagógicos, o tempo de duração e o público a ser atendido diante da atividade proposta.

Outra prática educativa prevista é a constituição, implantação e execução contínua do Conselho Deliberativo Participativo - CDP, por meio da eleição dos vários representantes de cada segmento que compõem o Programa Integração AABB Comunidade. O CDP deve realizar pelo menos uma reunião a cada semestre, registrando os assuntos numa ata oficial assinada pelos vários participantes, garantindo a possibilidade do exercício colaborativo e democrático, envolvendo tanto o planejamento, avaliação e monitoramento das principais ações a serem realizadas no Programa Integração AABB Comunidade.

O CDP é uma oportunidade de treino da expressão da opinião, da prática da tolerância às diferenças, da construção coletiva dos saberes, da cidadania proativa e das diretrizes educacionais que o Programa Integração AABB Comunidade almeja para seu município. Destacamos alguns exemplos destas práticas educativas: campanha de combate a dengue, organização cívica municipal da comemoração de 7 de setembro, execução do Encontro Regional Esportivo dos Educadores Sociais da Região Nordeste e a participação nas Conferências Lúdicas dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes a cada dois anos.

Para a realização do funcionamento regular do Programa Integração AABB Comunidade em cada município, faz-se necessário registrá-lo no Conselho Municipal dos

Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, onde este comunicará seu funcionamento ao Conselho Tutelar e ao Poder Judiciário, conforme preconiza a lei 8.069 de 1990 (ECA, art.91). Destaca-se que durante a prática educativa realizada no Programa Integração AABB Comunidade, os participantes estão sob a responsabilidade dos Educadores Sociais, do Coordenador Pedagógico e do Representante do Clube AABB.

As práticas educativas são desenvolvidas com as crianças e adolescentes em três dias na semana, num período de quatro horas diárias, dez meses no ano, utilizando os diversos espaços das dependências dos Clubes AABB: quadras esportivas, piscinas, parquinho, jardins, quiosques, palco para apresentações artísticas, salão de jogos, almoxarifado para guardar material pedagógico, artístico e esportivo, salas de atendimentos, banheiros e a cozinha.

Algumas atividades educativas podem ser realizadas em outros espaços municipais, devido à peculiaridade do planejamento pedagógico. Para tal, é solicitado previamente transporte público, bem como a organização da autorização dos pais dos educandos. Por vezes, eles também podem participar de algumas iniciativas, tais como: passeios, visitas, reuniões municipais e palestras em outras organizações.

Para a formação das turmas são considerados os seguintes critérios: faixa etária, interesse pessoal dos educandos, ter no mínimo dez e no máximo vinte e cinco integrantes no grupo, para cada Educador Social.

Os materiais educativos para a realização das atividades pedagógicas, artísticas, culturais, esportivas e da cidadania são planejados de acordo com o número de participantes por turma. Este é solicitado a FENABB e a FBB pela Coordenação Pedagógica do Programa Integração AABB Comunidade, com aprovação do Presidente do Clube AABB e do Gerente da Agência do Banco do Brasil, que após a análise de sua viabilidade encaminha o recurso financeiro anual para a agência do Banco do Brasil que o disponibiliza aos responsáveis locais do Programa.

O monitoramento do desempenho no Programa Integração AABB Comunidade é realizado de forma direta pela FENABB e pela FBB por meio de três instrumentos elaborados em conjunto com o Clube AABB e o parceiro local. O primeiro instrumental é o “Relatório de

de funcionamento do CDP e a descrição das principais práticas educativas realizadas até o mês de junho de cada ano. O segundo instrumento é o “Relatório Parcial de Execução”, onde é destacado de forma quantitativa as despesas, a inscrição do Programa no CMDCA, o número de práticas educativas pedagógicas, artísticas, culturais, esportivas e de cidadania realizadas até setembro de cada ano. O terceiro instrumento é o “Relatório Final”, enviado no mês de novembro no encerramento geral das iniciativas promovidas naquele ano, apontando avanços e desafios qualitativos e quantitativos dos processos educativos vivenciados por todos.

As avaliações dos educandos, das participações das famílias e da comunidade são organizadas de forma local por cada município onde o Programa Integração AABB Comunidade esta implantado. Porém, também são realizadas avaliações internas Institucionais organizadas e aplicadas pela FBB e FENABB. A cada quatro anos ocorrem outra avaliação de nível externo por uma empresa, instituição ou universidade contratada pelos gestores do Programa Integração AABB Comunidade, com o objetivo de averiguar os avanços nos indicadores das ações executadas neste período. Os resultados deste processo pedagógico são publicizados no Jornal do Educador com tiragem trimestral e distribuído em rede nacional.

A seguir, apresentamos um quadro sintético do processo das principais práticas educativas realizadas no Programa Integração AABB Comunidade no território nacional, abrangendo o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação.

Figura 13. Processo das Práticas Educativas do Programa Integração AABB Comunidade no Território Nacional

(GRACIANI, Juliana Santos. Processo das Práticas Educativas do Programa Integração AABB Comunidade no Território Nacional. São Paulo: NTC/PUC-SP, 2014b).

As práticas educativas são planejadas pela equipe pedagógica e são executadas por todos os participantes do Programa Integração AABB Comunidade. O monitoramento e a