• Nenhum resultado encontrado

Acompanhamento Avaliação

4.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a prática educativa por meio da análise do Plano Pedagógico de Atividades dos Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade, partindo dos enfoques da Pedagogia Social e da Psicologia Social Comunitária. Foram também realizados como objetivos específicos, a reflexão crítica das práticas educativas propostas a partir das seguintes categorias da Psicologia Social Comunitária: participação ativa, impacto comunitário e fortalecimento de vínculos afetivos e da Pedagogia Social Comunitária foram utilizados os quatro domínios desta ciência da Educação, a saber: Epistemológico, Sociopedagógico, Sociocultural e Sociopolítico.

Goldenberg (1997, p. 18) destaca que “[...] a observação sistemática dos fenômenos

da realidade através de uma sucessão de passos, orientados por conhecimentos teóricos”, constituem características essenciais do método científico de investigação.

Foi utilizada nesta pesquisa a abordagem qualitativa de investigação científica, que segundo Haguette (1987), enfatiza a especificidade do estudo de um fenômeno, indicando suas origens, razões de existência, significados não explícitos, tendências ideológicas, motivações comportamentais e referências sociais reveladas através de uma amostragem não representativa.

Afirma Martins (2000) que a investigação científica baseada na pesquisa qualitativa imbricada com as ciências humanas, analisa o ser humano do ponto de vista de como ele se constitui, constrói os sentidos de sua existência, participa, interage e integra as várias possibilidades de atuação pessoal e social frente à vida.

Neste sentido, ressalta Richardson (1999, p.90) que a pesquisa qualitativa é uma tentativa de compreensão dos fenômenos a partir de uma análise dos “significados e

características situacionais apresentadas”, propiciando uma interpretação da realidade social revelada.

O pressuposto desta pesquisa é de que, a partir da análise da prática educativa, identificam-se às configurações conjunturais e estruturais da sociedade, levando em consideração os fatores determinantes desta realidade. Parte-se da premissa que os

fundamentos da Psicologia Social Comunitária e da Pedagogia Social podem contribuir para a compreensão da prática educativa realizada em projetos sociais, como o Programa Integração AABB Comunidade.

Estes fatores justificam a opção por uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da análise documental, onde segundo Amado (2000, p.1) por meio de uma descrição objetiva do documento, se consegue inferir “as condições, as intenções, representações, pressupostos

e os quadros de referências” sociais, históricas e culturais, advindas dos autores que

produziram esta comunicação escrita, cabendo ao pesquisador promover o processo de investigação destes significados.

Aponta Oliveira (2007, p.70) que a pesquisa documental caracteriza-se como uma fonte primária de informações, diferenciando-se das referências bibliográficas, onde diversos autores contribuem sobre um tema específico.

Explicita Gil (2002, p. 44) que a “[...] pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base

em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”, e aponta que a diferença entre esta e a pesquisa documental é a natureza de suas fontes, já que esta abarca materiais que ainda não receberam tratamento analítico.

May (2004) defende que os documentos devem ser situados no tempo e no espaço, onde o teor de seu conteúdo deve estar inserido numa contextualização teórica, a fim de propiciar sua compreensão. Nesta propositura, a revisão bibliográfica da literatura, artigos científicos, ensaios e livros possibilitam o entendimento do contexto da criação de um documento.

Acrescenta Cellard (2008) que além do contexto de um documento, é importante compreender a identidade do autor, sua forma de expressão, motivação e interesses. Outros aspectos a serem considerados são: a autenticidade, a confiabilidade, a natureza e os conceitos-chave do texto, a fim de poder investigar os vários sentidos, significados e tendências, realizando uma interpretação coerente com a proposta do documento.

Nesta pesquisa, além da revisão bibliográfica e da fundamentação teórica da Psicologia Social Comunitária e da Pedagogia Social, foi realizada uma análise do

documento, denominado Plano Pedagógico de Atividades, oriundo das práticas educativas de Educadores Sociais brasileiros, enviadas aos instituidores do Programa Integração AABB Comunidade, a fim de participarem da concorrência do Concurso Capa da Agenda do ano de 2013.

Os documentos analisados nesta investigação contemplaram as práticas educativas, advindas das cinco regiões do Brasil, encaminhadas por email com pseudônimos, evitando a identificação de qual Programa Integração AABB Comunidade são provenientes. Estas práticas educativas foram elaboradas e enviadas de forma espontânea, a fim de serem selecionadas para compor a capa nacional da Agenda do ano de 2013 deste Programa. Além destas, os Educadores Sociais poderiam enviar fotos e desenhos dos educandos, para concorrerem à ilustração da composição do corpo desta Agenda, a ser entregue para todos os participantes das cinco regiões do Programa Integração AABB Comunidade.

A agenda do ano de 2013 foi composta por doze desenhos criados pelos educandos que se referem às práticas educativas vivenciadas por eles durante convívio no Programa Integração AABB Comunidade56. Todas estas foram utilizadas nesta pesquisa, ao longo de todo o texto com a finalidade de ilustrar as articulações entre as teorias da Pedagogia Social e da Psicologia Social Comunitária com as ações pedagógicas explicitadas por eles.

Segundo a FENABB (2012) o Concurso da Agenda 201357 teve por finalidade “divulgar atividades e trabalhos realizados por educadores e educandos, além de estimular o

desenvolvimento de práticas pedagógicas relativas ao tema escolhido de cada ano”. O tema

gerador desta agenda foi à comemoração de 25 anos do Programa Integração AABB Comunidade.

A comissão de avaliação dos Planos Pedagógicos de Atividades foi composta pela Coordenação do Núcleo de Trabalhos Comunitários NTC/PUC-SP e uma educadora social, um assessor da FBB e a Coordenação Nacional da FENABB. Para tal, foram utilizados os seguintes critérios para a escolha das doze melhores experiências do Brasil referentes às

56 A comissão de avaliação das ilustrações escolhidas do Concurso da Agenda de 2013 foi composta pelos Instituidores do Programa Integração AABB Comunidade (FBB e FENABB) e as localidades ganhadoras receberam um relógio.

57 A reportagem completa sobre o concurso da Agenda de 2013, esta disponível em: http://www.aabbcomunidade.org.br/default.php?p=noticias.php&id=870

práticas educativas enviadas por cada região: consonância com os objetivos e premissas do Programa, criatividade, originalidade, relevância, estética imaginativa e a qualidade informativa do conhecimento.

Os critérios para a escolha das práticas educativas consistiram em analisar todas as experiências enviadas ao Concurso da Agenda do ano de 2013, totalizando 105 Planos Pedagógicos de Atividades. Estas poderiam variar em quantidade, temas, conteúdos, objetivos a serem alcançados e formas de avaliação.

Dos 105 Planos Pedagógicos de Atividades, foram selecionadas doze práticas educativas ganhadoras de uma máquina fotográfica destinada ao uso coletivo no Programa Integração AABB Comunidade, dispostas da seguinte maneira: duas da região Centro-Oeste contemplando os temas da Família e Fraternidade e da Importância do Contrato Didático, duas da região Norte, dando ênfase na Leitura ao Alcance de Todos e a Valorização da Melhor Idade, duas da região Sudeste englobando o jogo Bingo Matemático e a criação do Jornal do Programa Integração AABB Comunidade, três da região Nordeste abarcando as questões do contexto vivido nos Bairros, a busca pela Igualdade de Raças e Etnias e o resgate da realidade da Caatinga e as últimas três da região Sul, incluindo o Projeto de Intercâmbio entre Brasil - Angola, a Brincadeira do Xadrez Gigante e a abordagem sobre a Sexualidade.

Quanto ao processo de coleta de dados teve como objetivo inicial a aceitação e a assinatura do termo de utilização de dados (Anexo A) referente à intenção de estudo e pesquisa científica das práticas educativas e das ilustrações do Programa Integração AABB Comunidade, entregue a Coordenação do Núcleo de Trabalhos Comunitários da NTC/PUC- SP.

Para à análise dos dados foram utilizadas as seguintes estratégias propostas por Minayo (2012, p. 27): primeiramente foi feita uma ordenação dos dados por região, na sequência foi procedida uma classificação destes dados, estabelecendo categorias a partir das dimensões suscitadas pela análise e por último, foi realizada uma busca das interfaces entre estes e o referencial teórico proposto da Pedagogia Social e da Psicologia Social Comunitária.

Em relação ao estabelecimento da formulação de categorias a partir da análise documental de conteúdos referentes aos Planos Pedagógicos de Atividades dos Educadores

Sociais, foram utilizadas as três categorias da Psicologia Social Comunitária (participação ativa, impacto comunitário e fortalecimento dos vínculos afetivos) e os quatro domínios da Pedagogia Social (Epistemológico, Sociopedagógico, Sociocultural e Sociopolítico).

Bardin (1977, p. 16) define que “a análise de conteúdo é uma técnica de investigação

que tem por finalidade a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto da comunicação.”.

Gomes (2012) acrescenta que as categorias para análise dos dados estabelecem classificações, agrupam ideias e expressões em torno do tema pesquisado, apresentando representações sociais da realidade estudada.

Ludke e André (1986) propõem duas fases para a análise de conteúdo: a unidade de registro, onde o pesquisador seleciona a frequência de conteúdo para reflexão dos dados e a unidade de contexto delineada pelo meio e representações onde ocorrem a as manifestações deste.

Foram consideradas para a interpretação e resultados dos dados as referências apontadas por Minayo (2012) garantindo-se a sua correspondência com os objetivos da pesquisa e a articulação com o referencial teórico, conforme descreve Gomes (2012, p. 92), o pesquisador deve buscar a:

“[...] compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando-o com o contexto cultural da qual faz parte” (GOMES, 2012, p. 92).

Assim, buscou-se estabelecer uma relação com os dados das práticas educativas por Regiões e entre elas, destacando suas articulações em suas dimensões científicas dos quatros domínios da Pedagogia Social e das três categorias da Psicologia Social Comunitária, também foi realizada uma reflexão crítica sobre o método proposto em sua abrangência e limitações e por fim, executamos a retomada do referencial teórico com os resultados obtidos.