• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV PESQUISA DE CAMPO

3. Jogos Dramáticos

13 Proporcionar práticas dos jogos dramáticos que contribuem para a expansão da imaginação, percepção, sensibilização e representação das relações humanas, aguçando a criatividade, a expressão de ideias, contribuindo para o desenvolvimento social, emocional, físico e da comunicação humana.

4.

Brincadeiras Populares

49 Valorizar a brincadeira popular e folclórica como tradição cultural presente nas várias regiões do Brasil; Ensinar e incentivar a prática das brincadeiras populares, estimulando a cultura infantil, as diversas

formas de convívio social e o prazer de brincar nos espaços do ensino formal, não formal e informal.

Total geral 155

(Fonte: GRACIANI, M. S. et al. Caderno de Atividades Lúdicas: Brincar, Brinquedos e Brincadeiras - Formação Inicial. Brasília: FENABB: FBB, 2011).

O Caderno de Atividades Lúdicas (2011) subsidiam as práticas educativas que abrangem os domínios Sociopedagógico, Sociocultural e Sociopolítico, preconizados pela Pedagogia Social, pois disseminam o autoconhecimento, valorizam a cultura, promovem o convívio harmonioso, a criatividade, a percepção, a imaginação e a cidadania.

O Caderno Pedagógico (2011) em relação à Pedagogia Social dá maior enfoque nos domínio Epistemológico das práticas educativas, referendando a didática e a metodologia utilizada no cotidiano do Programa Integração AABB Comunidade. Em relação à Psicologia Social, o referencial pedagógico se articula com o incentivo político de participação ativa, protagonismo da criança e do adolescente, fortalecimento da vinculação afetiva e a atuação comunitária.

O Caderno de Procedimentos (2011) é um importante instrumento norteador das diretrizes administrativas, pedagógicas e financeiras da gestão e execução das premissas do Programa Integração AABB Comunidade.

A Cartilha do Conselho Deliberativo Participativo - CDP (2012) é um documento de efetivação, regulação e monitoramento do engajamento dos vários segmentos que integram, administram, decidem e avaliam as ações realizadas.

Estes quatro materiais (Cadernos de Atividades Lúdicas - 2011, Pedagógico - 2011, de Procedimentos - 2011 e do Conselho Deliberativo Participativo - 2012) disponibilizados na formação inicial compõem a estruturação, fundamentação para o subsídio teórico e prático do Educador Social do Programa Integração AABB Comunidade. Acrescenta-se a estes, um livro sobre a lei 8.069 de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O segundo momento da formação consiste na realização do Encontro Nacional ou Regional dos Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade, que são realizados a cada dois anos, tendo como instituidores a FENABB e a FBB, contando com a assessoria pedagógica do NTC/PUC-SP e de convidados especialistas a partir das temáticas a serem desenvolvidas.

No ano de 2010, na cidade Luziânia – GO foi realizado o VII Encontro Nacional de Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade, no período de 09 a 13 de agosto, sendo oito horas diárias, totalizando trinta e duas horas de participação cujos objetivos principais enfocados foram: aprofundar os temas trabalhados nos dois anos, socializar as ações desenvolvidas com êxito, refletir e planejar as novas iniciativas, propiciar trocas de experiências, organizar a ação multiplicadora dos conteúdos vivenciados no evento e levantar os futuros temas para estudos na terceira etapa da formação, a Educação Continuada à Distância - EAD.

O evento contou com a presença de 400 Coordenadores do Programa Integração AABB Comunidade, os Presidentes e Instituidores da FENABB e FBB, a Coordenação Pedagógica do NTC/PUC-SP, a presença pela primeira vez dos Presidentes dos Clubes AABB, alguns representantes da CESABB, o palestrante Roberto Carlos Ramos, que discorreu sobre sua história de superação diante da exclusão e das práticas de infrações que culminaram para o seu sucesso como Educador Social e a presença de Jader Denicol do Amaral, que realizou a capacitação específica sobre os Jogos Cooperativos.

A formação pedagógica do VII Encontro Nacional de Educadores Sociais (2010) foi organizada por meio de mesas de comunicação oral com a apresentação de nove experiências dos educadores de diversas localidades do Brasil, uma palestra sobre contação de história (Roberto Ramos), uma capacitação específica sobre os Jogos Cooperativos, sete oficinas de aprendizagem, um momento de troca de experiências, cine-fórum a partir do assistir e debater o filme “Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá51”, aplicação da

pesquisa dos temas de interesse para compor a Educação Continuada à Distância, orientações para as ações de multiplicação dos conteúdos aprendidos, reflexão sobre as várias formas de

51 Este filme foi dirigido por Silvio Tendler em 2006 e retrata a visão de Milton Santos sobre a globalização e os impactos do capitalismo, dando destaque a três formas de interpretá-los: o mundo que nos fazem ver (globalização como fábula), o mundo como é (globalização como perversidade) e o mundo como pode ser (por outra globalização).

avaliação em Programas Sociais e por fim, a avaliação dos aspectos vivenciados em todo o Encontro.

Para cada participante do evento foi disponibilizado os seguintes materiais: folder da programação e dois livros, “Saber Cuidar: Ética do Humano – Compaixão Pela Terra”, de autoria de Leonardo Boff e “Jogos Cooperativos” do professor e autor da capacitação com este tema, Jader Denicol do Amaral.

A seguir, apresentaremos as principais temáticas abordadas, seus objetivos e textos de referencias:

Tabela 7. Temas, Textos e Objetivos do VII Encontro Nacional de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade

Temas Textos de Referências Objetivos 1. Apresentação

do Programa e seus resultados pela FBB e FENABB

1. Diretrizes e orientações para a realização das ações pedagógicas planejadas do Programa Integração AABB Comunidade;

2. A matricidade curricular integrada do Programa Integração AABB Comunidade.

Refletir sobre as ações realizadas e seus resultados para os educandos, escolas, famílias e a comunidade; Compreender a articulação entre a família, escola, comunidade e os educandos, como protagonistas da prática educativa do Programa.

2. Educação em

Direitos Humanos

1. Educação em Direitos Humanos: questões pedagógicas e seus desafios e perspectivas.

Conhecer o histórico de criação dos Direitos Humanos e suas principais características;

Promover e qualificar os educadores para as metodologias de Educação em Direitos Humanos em iniciativas sociais.

3. Preconceito e

sua superação

1. As interfaces da violência e sua relação com os direitos humanos.

Refletir sobre as várias formas de construção, perpetuação e superação do preconceito social,

racial, econômico, cultural e político.

4. Educação