• Nenhum resultado encontrado

Manifesta preocupação com a remuneração do trabalho e como essa remuneração pode garantir a sobrevivência.

Provavelmente considera que esse trabalho não remunera ou não remunera o suficiente para garantir a sobrevivência de quem o pratica e dos que dele eventualmen- te dependem. Pode até considerar como um não trabalho. Professor, a atividade a seguir aprofunda a discussão que a atividade 6 – b introduz.

Resposta pessoal. Professor, a leitura da fábula “A cigarra e a formiga”, versão de Monteiro Lobato para a história de La Fontaine, pode ampliar a discussão sobre esse assunto, permitindo que se trate da função social da arte. Na fábula, o assunto é a música e seu possível papel na vida das pessoas. Ver em Fábulas. 51. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Não. Com essa atitude, o pai demonstrou respeitar a decisão do filho.

Resposta pessoal. Professor, provavelmente, sem a leitura do texto, os alunos dirão que a expressão compreende a ideia de alguém não ser capaz de dizer a verdade.

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da indepen- dência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pe- daço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jo- gar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para trans- portá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.

AndRAde, Carlos drummond de. Contos plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

O próximo texto nos fala sobre a descoberta de outro menino poeta: Carlos Drummond de An- drade, um grande poeta da nossa língua.

Observe apenas o título e responda: O que você compreende da expressão “A incapacidade de ser verdadeiro”?

ANTES DE LER

A incapacidade de ser verdadeiro

Jót

POR DENTRO DO TEXTO

1. Que motivos conduziram as pessoas a achar que Paulo era mentiroso?

2. Apesar de ser castigado, Paulo continua relatando à mãe situações fantasiosas. Por que você acha que isso ocorre?

3. Releia o diagnóstico do médico:

– Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.

• A afirmação do médico confirma a ideia de que Paulo é mentiroso? Explique sua resposta. 4. Depois de ler o texto, explique por que Paulo é incapaz de ser verdadeiro.

5. Que outro título poderia ter o texto?

6. Você costuma escrever textos poéticos? Já mostrou para alguém? Por quê? Resposta pessoal.

TEXTO E CONSTRUÇÃO

1. Ao escrever a expressão “caso de poesia”, o autor fez referência a outra expressão muito usada pelas pessoas no dia a dia. Ele reescreveu uma expressão conhecida, dando-lhe um novo sentido de acordo com as ideias do texto. Você sabe que expressão é essa? Escreva-a. “Caso de polícia”.

2. Assim como acontece no texto de Drummond, muitas outras expressões são recriadas no dia a dia. Leia algumas e, em seguida, escreva no caderno as frases que lhes deram origem.

a) Água mole em pedra dura tanto bate até que molha tudo. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

b) Devo, não pago. Nego enquanto puder. Devo, não nego. Pago quando puder.

c) Depois da tempestade, o trânsito para! Depois da tempestade, a bonança!

d) Devagar... nunca se chega. Devagar se vai ao longe.

e) Os últimos serão desclassificados. Os últimos serão os primeiros.

f) Em terra de cego quem tem olho é caolho. Em terra de cego quem tem olho é rei.

DE OLHO NO VOCABULÁRIO

1. Como você já sabe, às vezes, uma mesma palavra pode ter vários significados. O sentido só pode ser determinado pelo contexto, isto é, de acordo com a situação em que a palavra foi usada.

• Observe a definição da palavra “fama” no dicionário:

fa.ma s.f.1 renome; notoriedade: O cantor alcançou a fama rapidamente. 2 reputação; conceito:

Meu avô tem fama de ranzinza.

CegAllA, domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia editora nacional, 2013.

Ele chegava em casa relatando que viu seres imaginários, falando coisas improváveis, mencionando acontecimentos fantásticos – considerando-se a realidade concreta, ele falava coisas improcedentes.

Professor, espera-se que o aluno reconheça que Paulo tem uma imaginação fértil e que, possivelmente, como escritor, gosta de imaginar situações, inventar histórias.

Não, o médico acha normal a imaginação criadora do menino e diz que ele tem dons poéticos.

O menino é incapaz de ser verdadeiro conforme o que a mãe julgava correto. Ele criava outra realidade, a “realidade” da fantasia, do sonho, da imaginação. Professor, o título revela a capacidade da personagem de ir além de uma visão comum das coisas. O poeta é alguém que dá outro significado às palavras e à forma de ver o mundo. Um título possível seria: “Poeta por natureza”.

• Em que sentido foi usada a palavra “fama” no texto 1, de Carlos Drummond de Andrade? O que significa dizer que alguém “tem fama de mentiroso”?

2. Releia a fala do médico no texto “A incapacidade de ser verdadeiro” e responda: O que você en- tendeu por “poesia”? Resposta pessoal.

3. Procure no dicionário o significado da palavra “poesia”. Transcreva para o seu caderno e compare com a sua resposta. Que semelhanças e diferenças há entre as duas definições?

4. Reescreva no caderno os trechos abaixo, dando um sentido contrário às palavras destacadas. a) “Paulo tinha fama de mentiroso.” Sincero, verdadeiro.

b) “A incapacidade de ser verdadeiro.” Capacidade.

5. Observe o uso do prefixo in- ou de sua variação i- nas palavras a seguir:

i + legal = ilegal

in + adequado = inadequado

a) O que aconteceu com o sentido das palavras ao receberem esse prefixo e sua variação?

b) Utilizando o prefixo in- ou sua variação i-, forme outras palavras com sentido oposto às dos qua- dros a seguir: Intolerante, impossível, indelicado, irreal, inafiançável, impaciente, indiscreto, irregular, impróprio, irresponsável.

tolerante

paciente possível

discreto

delicado regular real

próprio

afiançável responsável

c) Em quais das palavras formadas o prefixo in- sofreu alteração para im-? Por que houve essa alteração?

d) Em quais das palavras formadas o prefixo in- sofreu alteração para ir-? Explique essa alteração.

As palavras e expressões com sentidos opostos, contrários entre si, são chamadas antônimos.

“Possível” e “impossível” são antônimos.

IMPORTANTE SABER

6. Pesquise outras cinco palavras iniciadas com o prefixo in- ou uma de suas variações e forme uma frase com cada uma delas. Resposta pessoal. Sugestões: Infeliz, inadmissível, incapaz, imbatível, inflexível, indesejável, indiscreto, imprevisto.

“Fama”, no contexto, significa voz geral, voz pública, reputação, conceito. Quando alguém tem fama de mentiroso, isso quer dizer que é voz geral, é sabido de todos que é mentiroso. Portanto, a definição 2.

Professor, é importante acompanhar esse trabalho e explicar aos alunos que as definições encontradas no verbete não se referem apenas ao poema, mas ampliam essa noção. Uma delas refere-se ao belo, ao que comove, emociona.

As palavras passaram a ter um sentido contrário.

Professor, comente com os alunos que o prefixo in- e sua variação i- têm sentido próprio de negação.

Nas palavras “impossível”, “impaciente” e “impróprio”. A alteração foi por causa da consoante “p”, porque na língua portuguesa usa-se sempre “m” antes de “p” e “b”. Nas palavras “irreal”, “irregular” e “irresponsável”. A alteração ocorreu por

Prática de leitura